quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GENTILEZA E SORRISO: FERRAMENTAS PARA MELHORAR O MUNDO

image by Google
Você já tentou entender o ser humano? Independente de sua resposta, pare o que está fazendo e pense: por que reclamamos tanto da falta de gentileza, compreensão e carinho que acomete a humanidade? Esse mundo está assim, tão egoísta, que chegamos ao ponto de achar necessário tantas manifestações por uma melhoria fraternal no mundo? O pior é que está.


Vi uma cena rara dia desses. Dois adolescentes, brincando com seus “skates”, pararam o que estavam fazendo e, sem ninguém pedir auxílio, se puseram a ajudar um senhor que se locomovia pela calçada numa cadeira de rodas. E mais, eles ainda se dispuseram a conversar com esse senhor por uns dez minutos e, pasmem, abriram um sorriso por isso. Vou além, e digo que não existia grau de parentesco entre eles e muito menos qualquer amizade. Ajudaram um estranho. E isso é muito triste. Não me entenda de forma errada, pois não é o fato descrito que considero triste, mas sim a questão de ver, constatar, que esse tipo de atitude já não mais existe ou, no mínimo, a frequência com que vemos acontecer é muito pequena.


Olhe para os lados, e me diga quantas pessoas você vê esboçando um sorriso neste momento. Sei, ninguém, pois você está sozinho. Mas, você está sorrindo? Muitas pessoas vivem repetindo que a humanidade perdeu o hábito de sorrir, mas elas próprias não exercitam esse gesto tão simples e salutar. Nem sempre estamos com vontade de sorrir, eu sei, mas repare, se qualquer pessoa sorrir ao nosso lado, faremos o mesmo, por puro reflexo. É contagioso, quase igual ao bocejo. Obviamente, existem momentos de dor extrema em que isso não é possível, mas, na maioria das vezes, acontece sim. E pense, será que aquela pessoa que sorriu e te fez sorrir, tinha motivos para aquilo? Não terá sido um mero gesto de gentileza? Se for, funcionou. Resultado disso: um tão singelo sorriso, ajudou aquele que sorriu e, principalmente, aquele que foi contagiado por esse belo ato. Parece pouco, mas tornou o ambiente mais alegre.


BOM DIA. Ah! Como é bom ouvir isso. “OLÁ, TUDO BEM, COMO ESTÁ?, COM LICENÇA, ME DESCULPE, ME PERDOE”. Ninguém perderá seus dentes por falar algo gentil ou educado para outra pessoa. Sempre existem, claro, aqueles indivíduos pelos quais não nutrimos, ou sequer merecem, muitos afetos, mas nem por isso precisamos fazer de um ambiente coletivo uma praça de guerra. Não gosta de alguém? Tudo bem, apenas cumprimente e se mostre educado, mas não procure picuinhas para piorar seu dia e também o dessa pessoa. Evite provocações mútuas. Se seu desafeto só tem grosserias no vocabulário, você não precisa ser, necessariamente, igual. Ou precisa? E, além disso, os outros que estão no mesmo ambiente não têm nada com a situação de inimizade existente entre vocês.


Alguns alegam que esquecem a gentileza porque estão atarefados ou a falta de tempo os deixa estressados. Mas, que tempo se perde para cumprimentar alguém, ou pedir de forma gentil que algo seja feito? Pelo contrário, a falta dessa educação é que toma mais tempo, pois aquele que se viu espezinhado ou ofendido, fará tudo de uma forma mais amarga, mais a contragosto. Um mero “por favor”, seguido de um sorriso, pode acelerar muito as coisas. E se for acompanhado de um “agradecido, obrigado, Deus lhe pague, ótimo trabalho”, as portas para sua volta e, consequentemente, uma nova solicitação de alguma coisa, estarão sempre abertas. O exercício da gentileza pode ser demorado, mas rende excelentes frutos. O que muitos esquecem, no entanto, é que para ser tratado de forma agradável, devemos agir assim também. Normalmente, existe uma questão de reciprocidade envolvendo o tratamento. Trate bem, e assim tenderá o retorno da ação.


Fatores como situação financeira, desemprego, estresse, doença, depressão, pressão profissional, entre outros, acarretam uma alteração de humor, e relegam a gentileza e a educação para segundo plano. O engraçado é que acabamos condenando essas pessoas, mesmo sem saber que elas estão com problemas. E muitos de nós, que tanto reclamam, só o que sabem fazer é apontar a situação, mas mostrar uma solução ou tomar uma atitude, isso elas não sabem fazer. Talvez o que elas desconheçam, é que essa solução é a mais simples que se possa imaginar. Basta a iniciativa de sorrir e ser educado. Somente isso.


Muitos entenderam a mensagem, mas para os carrancudos de plantão, aqueles que teimam em achar que o mundo conspira contra eles, vou resumir e falar claramente. Não adianta reclamarmos que não existe mais gentileza e educação no mundo, se nós mesmos esquecemos de tratar os outros dessa forma. Vamos reclamar sim, claro, mas, antes de qualquer outro, nós, que tanto reclamamos, é que devemos dar o bom exemplo.


Tenho certeza de que a gentileza e a educação não irão consertar o mundo, mas, em compensação, o tornarão um lugar muito mais agradável de viver.

26 comentários:

  1. Ah, Márcio,

    que bom tê-lo como visinho na blogosfera! Já estava com saudades de ler seus textos cheios de verdades e tão necessários!

    Esse seu texto me fez lembrar de um vídeo que gosto muito, vc deve conhecer:

    - O dia que um sorriso parou São Paulo

    http://www.youtube.com/watch?v=-Hc1kFvUTT4&feature=player_embedded

    Se vc me permitir, vou fazer uma pequena campanha para as pessoas conheçam seu blog,
    não acho justo um texto incrível como este não ter visibilidade, no que depender de mim...rs

    Abraços e sorrisos ツ

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Márcio: e como é bom sorrir, Escancarar a boca num riso de alegrar os corações. Tenho essa mania gosto de viver sorrindo e com isso consigo viver bem melhor e ultrapassar os obstáculos com maior facilidade. Texto incrível. Vamos sorrir que sorrir rejuvenesce a alma e o corpo! Valeu!

    Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino. Deixe de usar as sacolas plásticas, deste modo o planeta agradece!

    ResponderExcluir
  3. Bem! Voltei para publicar um poema que fiz, após ler o seu texto, Caríssimo Márcio:

    Viajante (19/11/2010)
    Ana Marly de OLiveira Jacobino

    O sorriso largo destrona//
    Mágoas e tristezas que porventura/
    Existam nos corações dormentes//
    Pela sina do trabalho,//
    Dário e enfadonho//
    Por vezes, ou, interessante em outras.//
    Rosto sulcado//
    Pelo riso frouxo; de quem leva o sonho//
    De poder apaziguar almas//
    E gargalhar ao som da sinfonia//
    Que sai do seu “Eu”!//

    Quis ser um dia//
    Um domador de sentimento bravio//
    Interpelado, vez ou outra//
    Por uma sonora pilhéria.//
    Para ele sua vida segue//
    Por caminho sem desvio//
    Leva o céu estrelado, como ajudante//
    Nas suas passadas largas, tanto,//
    Quanto, o sorriso largo.//
    Ele, que continua vivo! Viajante//
    Solitário do riso!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Marcio!
    Sou a favor do sorriso, plenamemnte. Ano passado escrevi um post sobre isso, pois sorrir é umas das atitudes mais saudáveis que podemos oferecer a nós mesmos e aos que nos rodeiam. Parabéns pelo excelente texto. Bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. Márcio,estou te lendo tanto aqui quanto no Recanto e gostei muito do que li até agora.A sensibilidade ainda tem espaço em nossa sociedade.Tem algo dentro de mim que diz que esta dureza de sentimentos tem os dias contados.Márcio,parabéns pela sensibilidade e capacidade de expor tão bem teu pensamento!Estou afastada temporariamente do outro site.Mas aproveito para colocar meu blog em dia.Baci,luz e paz!
    Calliope

    ResponderExcluir
  6. Mas bah, guria.
    Vim pela indicação da Ester, do Uni Versos.
    Gostaria de dizer que as vezes, a pessoa nem é carrancuda, é apenas inibida...Fui assim por muito tempo, até que descobri o poder do OI!
    Gostei daqui, voltarei mais vezes.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcio!
    Ainda bem que a Ester me indicou o seu blog... Adorei o conteúdo. Veio de encontro a tudo o que sempre digo e faço!
    Gestos assim além de tornar o dia do nosso próximo melhor, encanta muito mais o nosso próprio dia.
    Voltarei mais vezes!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Márcio, que texto mais delicioso. E sabe de uma coisa? Concordo em gênero, número e grau.
    Por isso, talvez eu sorria tanto.
    Acho que acreditei na infelicidade e desprezo por muito tempo.
    Sorrir é muito mais fácil.
    Tem um amigo que me diz: em todas as situações, quando se tem que escolher entre duas opções, escolha a que se ganha, seja você ou a outra pessoa. A opção que traz o vazio não vale a pena.
    Sorrir estimula.


    Seguindo você.

    ResponderExcluir
  9. Acho até que sou educada. Não que eu tenha tido muita vontade de conversar com qq um nos últimos dias, mas procuro ser gentil com todos. Já vi quanto pode ajudar a educação e gentileza na época q trabalhava embarcada. Muitos colegas tratavam mal os "peões"... Eu sempre me dei bem com todos. E, por isso, estavam todos sempre dispostos a colaborar comigo (e indispostos a colaborar com os colegas sem educação que se sentiam sEres superiores).
    Tenh poucos motivos pra sorrir no momento... Mas posso dizer que um sorriso passou pelos meus lábios ao ler seu texto...
    BJs.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza gostaremos mais de ver os outros sorrindo, gentis e educados ao nosso lado...

    Um abraço, vim conhecer teu blog e gostei!

    Lindo fds!
    chica

    ResponderExcluir
  11. Olá, Márcio!!!
    Gentileza gera gentileza, não é mesmo!!!

    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  12. Oiê!

    Vejo que a amiga Ester tem razão!

    Bom, com relação ao seu post, creio, muitas pessoas acreditam que a OCASIÃO ENSEJA O LADRÃO, no entanto eu acredito que a OCASIÃO ENSEJA A ESCOLHA DOS CAMINHOS!

    Muito bom saber que ainda têm pessoas lutando por este ideal!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Seu blog é uma delícia, adorei...

    Bjinhos

    Mila

    ResponderExcluir
  14. Olá, vim a convite da Ester, seja bem-vindo à blogosfera, já estou por aqui, mas fico te devendo uma visita com mais calma, pois quero te ler...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Oi Márcio...estou passando para conhecer seu blog...minha querida amida Ester falou sobre..e vim aqui conferir....

    Seus textos são ricos!!!!!

    Amei esse do sorriso...veio de encontro a tudo que eu penso...sinto....

    Outra coisa...lindo o nome do blog!

    bjos e toda sorte pra vc!!!!

    Zil

    ResponderExcluir
  16. Oi Márcio chego até aqui por indicação da Ester. Gostei muito do que você escreveu. Um gesto simples como um sorriso pode fazer muita diferença.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá, Márcio!

    Parabéns pelo blog e pelo post que nos leva à reflexão.

    Recebe meu carinho e meu sorriso!

    :):):):):):)

    Uma beijoca,

    neli

    ResponderExcluir
  18. E quem irá dizer que não existe razão para a gentileza? Basta um gesto para mudar o dia das pessoas (para melhor ou pior). Aqui no meu bairro abriu uma segunda padaria, bem de frente para a outra , antiga. Parei de ir lá e passei a frequentar a outra. Sabe por que? não é por causa de preços nem qualidade dos produtos. Lá na outra (como é o primeiro lugar que vou no meu dia) recebo afagos de bom dia e sorrisos. O outro lado, que fazia nove anos que comprava lá, me tratavem como se tivessem fazendo favor para mim. Abração,Marcio. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Um sorriso pode mudar tudo, às vezes vale mais que palavras e outras é um abraço a aqueles mais constrangidos e não custa nada ao contrario faz nossa face ter um brilho que se expande.
    É por essa e outras que gosto das cidades pequenas, do interior da serra, os receios são menores e as pessoas são mais tranqüilas, para confraternizarem, são pessoas como em todo o lugar no mundo, tem seus momentos mais ou menos bons, porem continuam a honrar a palavra e exercitar boa conversa e todas aquelas palavrinhas mágicas .
    Bem, de já posso lhe dizer que me encantou seu blog sugerido por nossa amiga Ester.
    Bjinhos e um bom final de semana a vc.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcio,
    Amei seu texto, é lindo!
    Sensibilidade, solidariedade, carinho, entendimento vi tudo isso aqui.

    Beijinho.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  21. Olá Márcio, conheci seu blog através do blog Universos, amei... o que li somente no primeiro post... a humanidade perdeu alguns valores e conceitos, e hoje pessoas correm através da vaidade e coisas materiais... a essência da compreensão e gentileza estão extintas... é preciso que cada um reavalie seu interior e de importância a pequenos gestos e somos nós os responsáveis através da geração futura, que são os nossos filhos... Parabéns pela mensagem e reflexão, me senti em casa e estarei mais vezes por aqui. Abraços.Giovanna

    ResponderExcluir
  22. Cheguei até aqui através da divulgação da Ester.

    Depois do que li aqui Márcio fiquei sua fã, sou totalmente de acordo com tudo o que li nesse texto, sou gentil, sempre cumprimento as pessoas(mesmo aquelas que nem olham na cara da gente), sorrio para as pessoas, o mundo está precisando de mais afeto, carinho, gentileza entre as pessoas, são poucos os que fazem.
    É como relatou a Ester aqui, o dia em que o sorriso parou São Paulo eu vi e achei maravilhoso e pensei porque não ser assim todos os dias?
    Mas podemos começar pela blogsfera o que acha?

    Meu nome é Ana, será um prazer te receber em meu blog.

    Fim de semana iluminado.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  23. Vim aqui através de Universos e gostei muito do blogue e vou segui-lo. Realmente a delicadeza e um sorriso nos lábios fazem toda a diferença!
    Beijos,
    Manuela

    ResponderExcluir
  24. Márcio,


    Vim pela indicação da Ester, e encontro esse post tão bonito, sábio e verdadeiro.
    Eu sou uma pessoa que vive sorrindo, mesmo que o mundo caia sobre mim (Como diz a música rs).
    Sou muito alto astral, e é dificil alguem me ver pra baixo. Aprendi que nada nessa vida, a gente resolve de cara feia e fechada, e quando fazia meu estágio na Santa casa, percebi na pele, o quanto um sorriso cura.
    Sorriso abre portas, cura feridas, faz bem ao coração e a alma.
    Eu vou morrer sorrindo, tenho certeza disso.

    Um abraço Márcio, gostei daqui!!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  25. O dia 19 de novembro foi um dia especial, pois foi o dia em que vi que toda uma vida de trabalho, começou a ter reconhecimento.

    A Hadassa (Ester) me deu um presente enorme, e nem sei como agradecer, assim como também não sei como agradecer a todos pela visita. Bom, aos pouco, vou agradecendo pessoalmente.

    Um abraço a todos que estiveram por aqui.

    ResponderExcluir
  26. Penso que seja um ciclo vicios, pois quem foi magoado, pensa que é direito magoar novas pessoas, que por sua vez, magoa outras pessoas.

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir