FAROFA


Como alguém consegue ficar imune ao carinho e sensibilidade que um animal doméstico nos transmite? Eu sei que algumas pessoas são alérgicas, outras tem medo, enquanto alguns simplesmente não gostam de animais, chegando ao extremo dos maus tratos, o que é CRIME.

Foquemos, então, naqueles que não só gostam, como os tem como parceiros, verdadeiros companheiros. No meu caso, adoro gatos, e já tive alguns. No momento, meu cúmplice caseiro é esse moleque aí de baixo, o FAROFA. E não se iluda com o rostinho fofo, porque ele é arteiro, dominador, e já "atacou" algumas pessoas que por aqui apareceram.

Então, conheça melhor meu companheirão.




Bem novinho, no maior sono em um dia frio.




Em uma de suas camas. Isso mesmo, nessa época ele tinha 3 delas.




Não se assuste. Não estava doente e nem triste. Estava acabando de acordar.




Dá-lhe sono...



Em estado de alerta? Que nada... com sono novamente.



Com sono novamente? Que nada. Tá fazendo charme.






Adoro esse detalhe do focinho e das patas apoiando o queixo.








Adora tacar os dentes quando leva uma coçadinha na barriga.









Não adianta. Ele adora um charminho.








Não, não é uma foca, e nem é o Fafoca... é só o Farofa, sendo o Farofa.









Vai aprontar...








Ops... alvo em movimento.











ops, novamente... alvo se movimentou.








Quando não está aprontando, é até calmo...


 









Mas é melhor não abusar da paciência dele.
















Alguém me chamou?










Me diz... qual gato não ama uma caixa de papelão?














Farofa cuidando da futura mamãe Lolla, uma gata de rua que passou uns tempos por aqui.





                                                      









Farofa, fica quieto, cara. A moça é braba. 















Hora do soninho.





Lolla com um dos três filhotes.








Lolla e a prole.






Imponente e poderosa.






Farofa bancando a babá.









Ser mãe dá um trabalhão...






Farofa e família.









Cúti-cúti.







Olha o passarinho... abre os olhos, Lolla.




Se segura, senão vai pro chão.



Essa é a Pulga, a filhote que ficou mais tempo conosco. Levou mais de um ano para doar, e digo, foi com dor no coração.




Fazendo charminho. Aprendeu com o Farofa.




Lindinha.





Ehhh, preguiça.




Esse olhar apaixona.








Mãe e filha, Lolla e Pulguinha.












FAROFA é um gato de raça indefinida, com mais de três anos, e com uns 3,5 kg. É castrado e vacinado, e divide somente comigo a casa. É totalmente independente, mas adora ser paparicado, e como alimentação, prefere a ração seca, desprezando sachês de ração úmida.

É exímio caçador, mas como bom preguiçoso, se absteve da prática da caça faz um bom tempo. Ah! Não dá pra esquecer... jamais segure seu rabo, pois daí sim ele esquece que é dengoso e volta para as origens dos felinos... e já viu!!!

LOLLA é uma gata de rua, que simplesmente apareceu, já prenha, e foi ficando. Após desmamar os filhotes, ficou mais uns dois meses, e voltou para a rua, e nunca mais a vi por aqui. Uma pena, pois não deu tempo para castrar.

Pulguinha, filha da Lolla, mas não do Farofa, ficou comigo apenas por um ano.




Marcio Rutes




não copie sem autorização, mesmo dando os devidos créditos.
SEJA EDUCADO (A). SOLICITE AUTORIZAÇÃO.


Imagens de arquivo pessoal.
As imagens são de autoria de Samara Bassi, que detém seus direitos autorais.

8 comentários:

  1. Nem acredito que você tornou o meu sonho realidade Márciooooooooooo!!
    Você trouxe o Farofa para eu conhecer e nem tô acreditando!!!
    Ele é muito lindo, em todos os sentidos , é cinza, e os gatos cinzas são maravilhosos!! Eles ajudam os donos no trabalho e dissipam transtornos emocionais. Sim, é sério!! Eu já li muito sobre os gatos desde que eles dominavam o antigo Egito e percebe-se que o Farofa é fiel, protetor e sente-se o DONO da casa...rsrs
    Coisa mais linda todas as fotos do pequenino desde bebê até os dias atuais!!
    Com seus aguçados olhos esverdeados, ele lembra um pequeno puma pronto para ataaaacarrrrrrr!!
    Coisa mais linda amigo, eu sei que você não consegue entrar no Blog Natureza Capixaba, mas lá eu tenho vários adendos sobre os gatos, pois sou admiradora da natureza dos felinos! Deixarei o link mas não se preocupe se não conseguir entrar tá?
    https://lindezacapixaba.blogspot.com/2020/08/quando-as-cores-gatos-e-da-musica-nos.html
    É que você precisa compreender que tem um tesouro em casa, o Farofa é seu protetor e se comporta como tal!! U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei tão empolgada que publiquei o comentário antes de encerrar... rssr
      Creio que o Farofa me seduziu com seus olhos verdes...Rapaz, que gatinho mais lindo!!
      Estou apaixonada por ele e o mais importante: denota-se que você também o tem como grande companheiro, caso contrário não teria publicado esse book de modelo, com as poses mais geniais do Farofa!! Obrigada Márcio!!
      Simplesmente adorei!!
      Me deixou feliz a ponte de me fazer esquecer as agruras da vida!!!
      Lindo final de semana!! :))))))))))))))))))

      Excluir
    2. Bom dia, Dri.
      Ele não se sente o dono da casa... ele é. rsrs. Concordo plenamente quando você diz que ele ajuda a dissipar transtornos emocionais, pois quando entre em parafuso uns tempos atrás, foi ele quem ficou ao meu lado, literalmente colado em mim. Não desgrudava um instante sequer.
      Para você ter uma ideia, precisei deitar a torre da cpu do computador, pois senão, ele derrubava, pois vivia querendo dormir em cima. Então, meu pc virou cama dele.
      Iria colocar mais imagens, mas perdi várias em uma pane do pc. Uma pena.
      Grande abraço, minha querida amiga. E o Farofa tá te mandando um "miau".

      Marcio

      Excluir
  2. Márcio, vim ver o álbum de fotos que foi devidamente ampliado com imagens que são pura fofura!! Ahhh as gatinhas que vem e depois vão, deixando o nosso coração despedaçado de tanta saudade...
    A Lolla é linda e fico encantada que a tenha acolhido Marcio! Inclusive o próprio Farofa se Incumbiu de cuidar da mamãe e dos filhotinhos...Ela teve 3 bebês lindos!!
    E eu doaria a Pulguinha com uma ferida no coração...Mas ainda bem que todos conseguiram um lar para não ter o destino da Lolla que nunca mais apareceu por aí..Onde será que ela está? Por isso é tão importante castrar os bichinhos...
    Encantei-me novamente com tanta generosidade da sua parte amigo!
    E fiquei com o coração dolorido por não saber mais o paradeiro da Lolla..
    Mas você tem notícias da Pulguinha?
    Um abraço bem gostoso para o Farofa que está muito lindo mesmo!
    E uma linda semana, com muita alegria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dri.
      Infelizmente, não vi mais a Lolla. Depois que ela resolveu voltar para a rua, a vi uma única vez, e quando tentei me aproximar, ela pulou o muro de uma casa, de um gatófilo que deve ter uns 10 gatos, e depois, não mais. Tem um consultório veterinário bem em frente de minha casa, e já havia até consultado o médico. Pretendíamos castrar a Lolla já em seguida, mas acho que ela previu a situação. Uma pena. E você nem imagina o quanto essa gata é meiga, dócil.
      Já o Farofa, com a presença dela, teve duas fases. Ele foi castrado umas duas semanas após a Lolla ter os filhotes. Antes de castrado, e com a Lolla dando cria, ele ficou indócil, agressivo. Só quem conseguia chegar perto era minha ex-esposa. Eu... nem de brincadeira. E a coitada da Lolla, ele tratava na unhada. Bastou castrar e a "ignorância" acabou assim, do nada. Segundo o veterinário, é a reação pelo cheiro do leite da gata, que vem carregado de hormônios. Cheguei a me assustar com as atitudes dele, mas tá tudo resolvido.
      Já quanto a Pulga, tenho contato com o casal que a levou. Tá vivendo nas nuvens, até pro RJ ela já foi passear. Eles optaram por tirar uma cria dela, e deu 5 filhotes, para somente depois castrar. Pelo que eles falam, virou um bicho-preguiça... rsrs.
      Se você reparar nas fotos que deixei acima, tem um filhote que coloquei a legenda como "cúti-cúti". Foi o primeiro a ser doado. O engraçado é que ele é uma falha genética. Ele tem 3 cores, e é macho. Mas, e talvez some3nte pela crendice popular, somente as fêmeas têm 3 cores. Os machos têm, no máximo, 2 cores. Isso procede? Me ajuda, Driiiii.
      Menina, linda semana pra ti.

      Marcio

      Excluir
  3. Ailurófilo. É isso o que você é e não adianta desmentir. As muitas fotografias, naquelas posições mais fofas que um felino possa assumir, revela a sua paixão por gatos!
    Aprendi essa palavra, ailurófilo, quando comprei um pequeno livrinho da jornalista Sonia Hirsch em que ela, habilmente descrevia com as mais charmosas palavras, as posições dos gatinhos. Enrodilhado foi outra palavra que nunca me esqueci.

    Na minha infância eu tive muitos gatos e gatas. Infelizmente era uma época em que não tínhamos essa conscientização da necessidade ( e acesso ) à castração, à saúde e bem estar dos bichinhos. Depois, adulta, não os tive mais por perto, porém meu coração se derrete e foi o que aconteceu ao ver as poses do Farofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Gratíssimo por você ter vindo conhecer minha "gataiada". Farofa tá mandando um miauzão em agradecimento.
      Já conhecia a expressão acima, mas não na grafia que você deixou, e sim como "elurófilo", que é a pessoa que adora gatos. Gato é tudo de bom, Ana. Eu tinha outro, antes do Farofa, o Lillo, mas, infelizmente, a minha rua é muito movimentada, e ele acabou sendo vítima. Tinha um ano e meio quando partiu, e era um companheirão. Ia colocar umas fotos dele, mas ainda sinto um peso danado pela saudade, e ia maltratar um pouco. Pode me chamar de coração mole, de gelatina, mas sou assim... rsrs. To brincando.
      Se não estou enganado, vocês mudaram para uma casa, então menina, adota um gatinho, ou cachorro... nada melhor do que a companhia de um bixim, aprontando, pra gente se sentir mais terreno. Sim, terreno, pois humano, acho que esse termo já está ficando pejorativo. Tua postagem, onde citei que escrevi pela perspectiva de um animal, me fez ver as coisas em um ângulo diferente, e acho que a humanização está não em nós, mas nos animais. Adorei aquela postagem.
      Grande abraço, Ana, e linda semana pra ti.

      Marcio

      Excluir
  4. Ah que bonitas as fotos, Márcio
    Eles são muito iguais na maneira de se portar, nos olhares, nas poses,nas manias , nas formas de dormir sempre enroscados (e como dormem), faz até inveja dormir como a Pitty., porque minha insônia é o meu grande dilema, mas já acostumei varar as madrugadas... rs Sim,Márcio sou capixaba e morei no Rio por longo tempo, Aos poucos os filhos foram seguindo outros caminhos fora do Brasil ,resolvi voltar para minha terra _ Vitória é uma ilha acolhedora, estou me readaptando de novo.
    E, voltando aos gatos é uma companhia silenciosa que eu amo de paixão. Acho que ela também me ama porque vive no meu pé... está sempre me roçando são cheios de dengo - adoram um carinho.
    Gostei desse espaço felino _ quero mais fotos!
    Um abraço, moço e te cuida tá?

    ResponderExcluir