sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NEGATIVISMO

image by Google
.
Negativismo. Diz o dicionário Caldas Aulete: sm. 1 - Atitude sistematicamente negativa; 2 - Psi. Comportamento doentio, de recusa a qualquer solicitação. - [F.: negativ(o) + -ismo.]. 


Popularmente falando, é o comportamento mandatário da personalidade daquele que acha que nada dará certo, ou que ele próprio jamais conseguirá fazer algo de forma correta.
Que se pronuncie aquele que jamais ouviu uma afirmação do gênero: é muito difícil, nem vou tentar; // sair agora? E se chover?; // apostar em “tal coisa”? Eu não, pois tem muita gente concorrendo, e não ganharia nunca; // as piores coisas sempre acontecem comigo; // a vida não presta; // as coisas boas acabam indo sempre para os outros. Eles têm melhores salários, melhores carros, melhores amigos.


As frases acima são contundentes, e partem de pessoas que, na maioria das vezes, têm tudo para serem diferentes. Conheci, certa vez, um jovem muito talentoso. Chego a dizer que me enveredei pelas letras por seu incentivo. Quando eram meus textos, ele rasgava elogios mas, ao fazer referência aos dele, a história era sempre a mesma. Ele os considerava lixo, e dificilmente mostrava para alguém. Indubitavelmente, dizia que nunca publicaria nada, que para ele era complicado demais, e que ninguém iria gostar do que ele escrevia. Sempre indaguei se ele já havia mostrado para outras pessoas, e a resposta nunca mudava. “Não perderei meu tempo, pois ninguém iria gostar de tal lixo”. Certa vez, entrou em depressão e precisou passar por um tratamento psicológico, e talvez tenha sido sua sorte. Hoje, ele é parte integrante do grupo “Médicos Sem Fronteiras” e corre o mundo, ajudando as pessoas. Seus textos? Bom, o tempo lhe falta, mas posso garantir que suas poesias têm feito muito sucesso nas rodas de amigos.
Negativismo é um tipo de comportamento relacionado à ansiedade e depressão. Segundo estudos realizados pela pesquisadora holandesa Aline Pelle, pessoas com esse tipo de conduta, raramente expressam seus problemas emocionais ou de saúde, isso por sentirem medo de rejeição. Evitam visitas ao médico e são 6 (seis) vezes mais propensos a terem pioras repentinas na saúde. Além disso, esse tipo de indivíduo apresenta, também, maiores possibilidades de desenvolver problemas cardíacos.


É muito fácil identificar pessoas assim, pois sempre se auto-afirmam um fracasso ambulante. Segundo elas, “nada dá certo” e, na maioria das vezes, desistem de fazer algo mesmo antes de começar ou de tentar raciocinar sobre aquilo. E quão estressante ficar perto de pessoas assim? Creio que uma pessoa otimista consiga contagiar algumas pessoas ao seu redor mas, em comparação, uma pessoa negativa contamina um bairro inteiro. São pessoas que precisam de ajuda, pois raramente se dão conta de que agem dessa forma e, para piorar, jamais admitem "estar" com algum problema.


Lembro bem de um professor de português, lá no antigo 2º grau, repetindo insistentemente: “Persistência. Persista e vença”. No começo, o que ele conseguiu foi irritar toda a classe mas, com o passar do tempo e com persistência, ele embutiu na cabeça de cada um esse sentimento. Tentar sempre. Tentativa e erro, tentativa e erro, tentativa e erro. Até que chega uma hora em que você desiste. DESISTE? Sim, isso mesmo. Na maioria das vezes, depois de tanto errar, você acaba desistindo, mas não sem antes ter tentado de todas as formas. E a chance de ter acertado foi muito maior do que se tivesse desistido já na primeira vez. E quando praticamos a persistência, nos tornamos melhores em muitas coisas, pois melhoramos nossa auto-confiança. Deixamos o esmorecimento de lado. E a sensação de bater no peito e dizer “eu fiz... eu consegui”, é de um prazer inigualável. Imagine pessoas como Einstein, Grahan Bell, Ampère, Doppler, entre tantos outros, sofrendo de negativismo? O mundo estaria, talvez, “pela metade”.


É bem provável que uma pessoa ou outra que sofra desse problema venha a ler esta crônica. Não é nada simples aceitar esse fato, mas preste atenção nos seus atos e argumentos, pois você pode ser portador desse comportamento não convencional, e sua saúde poderá sofrer as consequências por isso. Não deixe de fazer um passeio por pensar que “poderá” chover. Sorte é sorte, e é igual para todos. A diferença é que aqueles que ganham algo, apostam mais. Nunca pense que não irá conseguir fazer algo sem ao menos ter tentado. Se a sensação de não conseguir já é frustrante, a de não ter tido coragem para tentar é ainda pior. E, principalmente, nunca diga que a vida não presta. Ela presta sim, aliás, é muito boa. E se os outros têm mais coisas, ou coisas melhores que você, é porque eles nunca se acomodaram diante de situações adversas. Tentar sempre, persistir e nunca esmorecer. E se não conseguir, tente de novo, mas não faça nada praguejando ou dizendo que não vai conseguir. Se nem você acredita em si mesmo, quem acreditará?
.
.
Saiba mais:
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/01/26/pessoas-com-personalidade-negativa-tem-pior-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário