quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SUA VIDA VALEU A PENA?

image by Google

Nascemos para morrer um dia. Esta é a única coisa que se pode afirmar como certa neste mundo. E isto pode acontecer amanhã, daqui um mês, um ano, cem anos. Mas um dia acontecerá. Muitos afirmam que, pouco antes de “partirmos”, assistimos a um pequeno filme de nossas vidas, e ali, constatamos todas as coisas boas e ruins pelas quais passamos ou fomos protagonistas. E nessa hora, vemos se nossa vida, realmente, valeu a pena.

Mas, por que esperar esse momento tão fatídico para fazer um balanço de nossas vidas? Por que não fazer isso de tempos em tempos, apenas para ver se está realmente tudo bem e, ainda melhor, se podemos fazer com que a vida valha ainda mais a pena? Então, mãos a obra.

Procure um lugar tranquilo, longe de barulhos irritantes, pessoas que possam atrapalhar suas divagações, desligue seu celular, enfim, tire alguns minutos para você e seu espírito poderem conversar um pouco e comece, logicamente, do começo. Sua infância. Ela valeu a pena? Você brincou tudo o que tinha direito de brincar? Correu, pulou, se machucou, “roubou frutas”, teve um cachorro, chorou o que pôde? Não? Meu amigo, a infância só passa no corpo, mas a mente e a alma sempre guardam uma criança. Nunca é tarde para fazer algumas estripulias, no bom sentido, claro. Nada pior do que um adulto que não teve uma boa infância. Ou você acha que eu me reprimo quando posso brincar, correr, pular, fazer arte? Sou uma eterna criança, e adoro isso, e não estou nem aí se alguém me taxar de bobo, de inconsequente. Bobo é aquele que não sabe aproveitar a vida, e inconsequente é aquele que, ao não brincar mais, acaba se estressando com a vida.

E a pré-adolescência? Os brinquedos são outros, as descobertas da vida iniciam, alguns começam a paquerar, achamos amigos, os esportes incitam sonhos. Viveu tudo isso? Foi bom? Eu jogo videogame sempre que me dá vontade. Só não abuso nos esportes, pois meu joelho esquerdo não gosta muito. Mas, te garanto, foi a fase da minha vida que mais aproveitei, e se deixei de fazer algo lá atrás, faço agora, só para ter o gosto de ver como é.

A adolescência. Namorar, sair, passear, estudar, namorar, namorar e namorar. Também aparece o primeiro emprego para quem precisa trabalhar. Estudou? Namorou, passeou, curtiu bem? Nem preciso falar, não é? Eu não estudei tudo o que eu queria e estou com quarenta e dois anos, mas pretendo, logo logo, mais alguns cursos, quem sabe uma faculdade também. Aliás, se deixar, passo a vida fazendo isso, pois simplesmente é um vício em minha vida. Namorei pouco, mas diria que foi com muita qualidade, e saí muito, passeei muito. Como curti essa fase. Mas quero mais, ainda existem muitos lugares aos quais quero ir e conhecer. Só o primeiro emprego não foi lá essas coisas, mas consertei depois.

Fase adulta e suas responsabilidades. E nem venha me dizer que não há como se aproveitar bem a vida nesta fase, pois é justamente aqui que mais se aproveita. O casamento, os filhos, a profissão definitiva, a liberdade e o gosto de ter o comando da própria vida, enfim, tantas coisas que esse período nos traz. Até mesmo o divórcio e os recomeços têm lá suas vantagens. Claro que um divórcio não é uma coisa boa, mas dá experiência e não tem que ser, necessariamente, regado à discórdia. Então? Tudo bem nesta etapa da vida? Não? Então, por que não faz algo para melhorar? Já estamos na idade adulta, e, com isso, seu tempo está esvaindo. Aproveite para melhorar agora, porque, se esperar muito, acaba sendo tarde.

Não posso falar muito da próxima e melhor fase, que alguns chamam de terceira idade, outros de melhor idade ou, ainda, de fase idosa. Mas, pode ter certeza de que, se Deus permitir, aproveitarei ao máximo.

Num balanço rápido, brinquei o que pude, aprontei muito, namorei pouco mas sempre foi muito proveitoso, tive bons empregos e em todos me empenhei e fui reconhecido, estudo e me informo desde que entrei numa escola, constitui família, me divorciei mas tenho uma amizade enorme com minha ex-esposa, e, para finalizar, existem duas coisas das quais muito me orgulho. A primeira é o meu namoro com as letras. Escrevo, muito, e escrevo porque gosto. Andei desmotivado, mas foi temporário, e voltei rapidinho e com a corda toda. A segunda, é meu xodó, minha maior contribuição para esse mundo, meu FILHO. Um garotão, que hoje está com 18 anos, e que se transformou num homem inteligente, honesto, carinhoso, companheiro e de um coração enorme. Minha semente para a eternidade está com ele, e tenho certeza de que será muito bem aproveitada.

image by Google
Se Deus me chamasse agora, neste exato momento, tenho certeza de que minha vida teria valido, e muito, a pena. Obviamente, iria negociar, pois ainda quero conhecer meus netos, alguns lugares onde ainda não estive, quero ler alguns livros, namorar mais um pouco, se possível ter mais uns filhos... mas a voz de nosso Pai é soberana. Creio que eu partiria sorrindo.

E você? Sua vida está valendo a pena até agora? Não? Então, está esperando o que para melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário