sexta-feira, 5 de novembro de 2010

MELHORANDO COM A IDADE

image by Google

A natureza é algo realmente incrível. Ela nos fez quase perfeitos. Somos capazes de aprender muito com o passar do tempo, adquirindo habilidades capazes de nos sustentar na medida em que envelhecemos. Então, por mais que nos tornemos fracos com o peso dos anos, nossa sabedoria aumenta e, assim, passamos a substituir força física por astúcia e perspicácia.
Num longo período da minha vida, as coisas aconteceram num padrão ameno, com cada acontecimento ao seu tempo, e acabei por desacostumar com as correrias do dia a dia. Por vezes, reclamava que a vida andava agitada e tal, mas, analisando sobriamente, creio que reclamava “de barriga cheia”. Resultado: acomodei-me e perdi um pouco o hábito de me organizar em situações de falta de tempo.
Quem nunca passou por algum período de acômodo intelectual ou profissional? Daqueles em que você precisa fazer algo, sabe como fazer, mas as idéias não aparecem ou, simplesmente, seu cérebro se recusa em trabalhar a seu favor? Escrever, por exemplo, sempre foi um prazer em minha vida, compor, discutir, criticar, aprender, ler, “destruir e reconstruir” sites da web (não estranhe, pois sou analista de usabilidade). E tudo isso ficou estagnado por um bom tempo, até que, do nada, aquela centelha que faltava se fez, e me vi dentro de um furacão.
Desengavetei um projeto antigo e as idéias fluíram, e o que era para ser um simples site para a web ganhou corpo, módulos, conteúdo e, do nada, se transformou num portal. O tempo escasseou e aquela ansiedade de ver o projeto tomar corpo se transformou em uma grande dor de cabeça. Nesse ponto, experiências antigas ajudaram muito, principalmente a que adquiri quando abri falência numa empresa que tive há alguns anos. Talvez, numa linguagem popular, aprendi nessa época que não se deve colocar “a carroça na frente dos bois”, e era justamente o que vinha acontecendo, pois vi que perderia o controle rapidamente com a grandiosidade do projeto atual e o número muito baixo de pessoas envolvidas. Parei tudo e brequei minha ansiedade. Nada de querer acelerar ou andar mais rápido do que o próprio tempo.
Já perdi ou vi projetos naufragarem por motivos diversos, mas a pior de todas as causas, sem dúvida, é algo chamado “organização e métodos”, ou, claro, a falta disso. Por vezes, uma simples e estapafúrdia idéia pode guardar algo muito precioso em seu meio, e para esse algo precioso aparecer, basta ter alguém que saiba tocar essa idéia adiante e de forma organizada. E não faço referência a nada complexo, pelo contrário. Desde a abertura de um pequeno e simples negócio, até a construção de um foguete espacial, tudo depende do nível de organização e qualificação de quem gerenciará esse projeto. Mas, também vale muito a perspicácia dessa pessoa. Porém, num simples lampejo de desorganização ou falta de concentração, tudo pode se perder.
image by Google
Pude observar, nesses últimos dias, como amadurecemos e nos tornamos mais pacientes e atentos aos detalhes. Trabalho atualmente com uma pessoa muito astuta e talhada  para o comércio, porém, muito jovem e inexperiente. Se fosse para seguir seu ímpeto, nosso projeto estaria sendo gerido a toque de caixa, com empréstimos de capital e o que  fosse necessário para colocá-lo em prática. Até vender seu automóvel ele chegou a cogitar. E deu trabalho para demovê-lo da idéia. A força, o arrojo e a agilidade que a juventude  nos proporciona são qualidades fantásticas, mas nem sempre sabemos empregá-las. Analisar a situação com frieza e imparcialidade, medir o tempo e ter paciência, agir no  momento certo, recuar se for a melhor opção, admitir ser necessário aprender mais sobre algo e, principalmente, ser ousado, mas mantendo a humildade, são coisas que só o tempo nos  dá. Todos querem achar um meio de enriquecer e ter uma vida tranquila, e o melhor caminho para isso é tendo boas idéias e as colocando em prática. No entanto, o que as  pessoas esquecem, é que em tudo deve existir uma coisa chamada “planejamento”, sem contar a dedicação que se deve empregar, além do esforço e do investimento de tempo e  dinheiro. Nada vem de graça.
E se por um motivo ou outro o projeto não vingar, sempre haverá outra idéia. Mas, o que se deve, SEMPRE, é aprender com o infortúnio, seja seu ou de quem esteja perto. Nada supera essa experiência adquirida e que só o tempo nos traz. Errar, todos erram, entretanto, aprender com esse erro, nem todos conseguem.
Faça do tempo um aliado, deixe que ele trabalhe ao seu favor e lhe traga a experiência. Envelhecer, todos (ou quase todos) vamos, e querer brigar contra esse fato, é como mastigar pedra: você até pode, mas sua perda será extremamente maior do que seu ganho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário