sábado, 2 de abril de 2011

TRAVESSURAS DA LOIRINHA: PAPAI SABE QUASE TUDO

 image by Google


Aquilo era uma debandada. Um amontoado de pernas correndo para todos os lados, em plena disparada e levando de arrasto o que encontravam pela frente. Cavalos enfurecidos? Não. Crianças saindo da escola. E a loirinha estava ali, pequeno capote rosa protegendo da garoa e um grande par de óculos escuros nos olhos, vindos sei lá de onde. Possivelmente pegara da mãe pela manhã. Parecia uma mini-gangster dos filmes do Al Capone.

O almoço foi regado a risadas e felicidades. O pai, que costumeiramente viajava, estava em casa, e a loirinha delirava. A mãe adorava a cena, principalmente por ter mais alguém para, naquele momento, auxiliar no cuidado da filha, que era por demais espoleta. Um pouco mais tarde, hora das obrigações escolares, e lá vai a mãe tentar fazer com que a filha cooperasse.

--Pode deixar, meu bem. -- o marido comentou. -- Hoje, eu cuido disso.

image by Google
--Não sei. Ela está acostumada comigo. Tem certeza?

--Claro. Eu sempre fui bom prá ensinar. Não tem coisa que eu não consiga explicar, principalmente para uma criança. Eu sou o melhor nessa arte. -- estufou o peito, como se tentasse mostrar superioridade. -- Eu sei tudo.

--Sei! Tô vendo! --ela armou uma expressão de desânimo tão grande, que até ele murchou.

Livros sobre a mesa, pai de um lado, filha do outro, e a menina ora roendo o lápis e ora dando pedaços de borracha para o periquito. Ele a mirou como se a censurasse pela atitude e ela, travessa, se fez de desentendida e armou um biquinho com os lábios para o pai, que se desmanchou todo. Hora de começar.

--Bom, filhinha. Diz pro papai o que você está estudando?

--Sistema "reprodutivo" feminino, papai.

--AMOOOOOOOOOOR! --gritou o marido --Nossa filha precisa de você. Rápido.






**************************




Enquanto isso, lá pelos lados do ARENA DAS CRÔNICAS, uma crônica viril.


MACHO QUE É MACHO...


Marcio JR

12 comentários:

  1. Bom texto e um tema corrente.
    Nem sempre estamos bem preparados para enfrentar as situações por vezes delicadas demais.

    É preciso ser humilde e deixar que eles perguntem e depois falar tão naturalmente como as coisas são.
    Porquê fazer drama de coisas simples e tão comuns...........?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Risos...
    Nessa hora ele viu que com todos os seus "conhecimentos" em ensinar a filha merecia ajuda.
    Amei!Maninho essa tua maneira de mostrar o real delicadamente é muito interessante.
    Não existe maneira de ensinar se não for explicando tudo bem explicado. E com certeza nestas coisas, a mãe leva um jeito maravilhoso.

    Beijo querido
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk!
    deixa a mãe resolver então,né?
    muito divertido porque não é com a gente!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. És muito bom! na hora do pega pra capá é com a mãe,srsr!!!


    Adorei! abração,chica

    ResponderExcluir
  6. Ola Marcio,
    Que delicia ler este conto, rsrsrs
    Marcio voce colocou uma loirinha linda e imaginar ela sapeca foi facil pois aqui eu tenho uma de cabelinhos encaracolados mas pretinhos, e a cada dia me surpreende com suas novas descobertas e travessuras.
    E como ela (Rafaela) neste momento esta morando em uma outra cidade com sua mae, me deu uma enorme saudade! Vou ve-la terça feira e ja estou esperando novidades, de seguro tera milhoes delas.

    Marcio eu deixei uma resposta para voce la no post da musica "Certe notte", pois te fiz um surgerimento sobre um tema, que eu acho que voce falando dele escreveria uma grande e boa novidade, rsrsrs
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  7. Amigo meu querido amigo do coração: vou tentar reescrever aqui o que escrevi, mas não consegui lhe mandar pois algo aconteceu e perdi tudo .
    Ontem fui ao teatro com amigas para assitir a peça caipira (ma-ara-vi-lhosa) Lugar onde o peixe Pára, e lá a minha querida e seleta amiga Ivana Marisa Altafin pergunta:

    "Aninha você leu o que o Escritor Márcio escreveu sobre você no Abismo das Vaidades?"
    Respondi que não:
    "Nossa! Como pode você não ter lido?!

    Bem!Acredite caro Márcio meu bom amigo do meu coração, a nossa vida está muito atribulada com os meus pais bem adoentados, dependentes da minha Mana Marisa Maravilhosa, de meu filho Guilherme , meu marido Durval, desta que lhe escreve, pois fico por aqui o dia todo com eles.
    Sempre entro nos blogs amigos, leio e náo vejo outros links, e hoje li o que você publicou como "Viajante", e acredite sou muito emotiva e chorei de alegria.
    Aprendi que devemos jogar longe o nosso "Eu" (Osho me ensinou, Cristo, Buda... enfim, os iluminados) e deixar salientar o "Eu" dos outros que amamos, mas em uma hora dessas de dificuldades como é bom receber palavras elogiosas de quem amamos a distância sem ao menos olhar nos olhos (não precisa). Acredite Márcio "Santo de Casa não faz milagres" e vindo de você esses elogios ao meu trabalho de formiguinha e voluntário fico enternecida. obrigada!
    Sabemos que as palavras são a alma do escritor e você com a sua generosidade abraçou a minha alma com suas palavras. Obrigada meu amigo, mil vezes obrigada.

    Desculpe se falho com você em algo Perdoa esta que admira seu trabalho por demais da conta.

    Abraços desta caipiracicabana

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  8. rsrsrs... Gostei do pormenor de "sistema reprodutivo". Realmente, meu caro Marcio, o seu olho de cronista não deixa escapar a mínima coisa quando se trata de descrever o linguajar de uma criança.

    Queria ter essa sua capacidade de síntese e de conjugar o clímax de um texto justamente nas linhas finais dele, é admirável, realmente.

    Meu amigo, essa Loirinha aí vai ainda dar muito o que falar dela, tenho certeza!!!

    Um forte abraço, Marcio, muita saúde e inspiração.

    André

    ResponderExcluir
  9. Rs...

    Tá vendo, paizão : rapadura é doce mas não é mole, néam?

    Beijo, Marcio.

    ResponderExcluir
  10. Oieeeeee!!!! ^^

    Como vc está, seu moço?! Saudades!!

    Gostei da historia da loirinha, é mesmo assim, tudo é muito bonitinho, mas dá um trabalho..rs

    Continuo longe da blogosfera, e feliz!!

    Beijão,

    Ester

    ResponderExcluir
  11. O cara costuma tratar desse assunto apenas como "sistema produtivo?" hahahaha! Ótima, Márcio! Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkk

    É Marcio tem jeito não, tem certas horas que vcs engasgam mesmo rsss e acabam mostrando que papai pode até pensar que sabe tudo, mas saber falar sobre tudo é diferente. rsssss.

    Beijocas.

    ResponderExcluir