sábado, 30 de abril de 2011

PENSANDO NA VIDA

image by Google
Nascemos para morrer um dia. Essa é a única coisa que se pode afirmar como certa nesse mundo. E pode acontecer amanhã, daqui um mês, um ano, cem anos. Mas um dia acontecerá.

Muitas pessoas afirmam que, pouco antes de “partirmos”
, assistimos a um pequeno filme de nossas vidas, e ali, constatamos todas as coisas boas e ruins pelas quais passamos ou fomos protagonistas. E nessa hora, vemos se nossa vida, realmente, valeu a pena.

Mas, por que esperar esse momento tão fatídico para fazer um balanço de nossas vidas? Por que não fazer isso de tempos em tempos, apenas para ver se está realmente tudo bem e, ainda melhor, se podemos fazer com que a vida valha ainda mais a pena? Então, mãos a obra.

música: ANANAU (grupo Alborada) - by YouTube

Procure um lugar tranquilo, longe de barulhos irritantes, pessoas que possam atrapalhar suas divagações, desligue seu celular, enfim, tire alguns minutos para você e seu espírito poderem conversar um pouco e comece, logicamente, do começo.

Sua infância. Ela valeu a pena? Você brincou tudo o que tinha direito de brincar? Correu, pulou, se machucou, “roubou frutas”, teve um cachorro, chorou o que pôde? Não? Meu amigo, a infância só passa no corpo, mas a mente e a alma sempre guardam uma criança. Nunca é tarde para fazer algumas estripulias, no bom sentido, claro. Nada pior do que um adulto que não teve uma boa infância. Ou você acha que me contenho quando posso brincar, correr, pular, fazer arte? Sou uma eterna criança, adoro isso, e não estou nem aí se alguém me taxar de bobo, de inconsequente. Bobo é aquele que não sabe aproveitar a vida, e inconsequente é aquele que, ao não brincar mais, acaba se estressando com a vida.

E a pré-adolescência? Os brinquedos são outros, as descobertas da vida iniciam, alguns começam a paquerar, achamos amigos, os esportes incitam sonhos. Viveu tudo isso? Foi bom? Eu jogo videogame sempre que me dá vontade. Só não abuso nos esportes, pois meu joelho esquerdo não gosta muito. Mas, te garanto, foi a fase da minha vida que mais aproveitei até agora, e se deixei de fazer algo lá atrás, faço agora, só para ter o gosto de ver como é.

A adolescência. Namorar, sair, passear, estudar, namorar, namorar e namorar. Também aparece o primeiro emprego para quem precisa trabalhar. Estudou? Namorou, passeou, curtiu bem? Nem preciso falar, não é? Eu não estudei tudo o que eu queria e estou com quarenta e três anos, mas pretendo, logo logo, mais alguns cursos, quem sabe uma faculdade também. Aliás, se deixar, passo a vida fazendo isso, pois simplesmente é um vício que tenho. Namorei pouco, mas diria que foi com muita qualidade, e saí muito, passeei muito. Como curti essa fase. Mas quero mais, ainda existem muitos lugares aos quais quero ir e conhecer. Só o primeiro emprego não foi lá essas coisas, mas consertei depois.

Fase adulta e suas responsabilidades. E nem venha me dizer que não há como se aproveitar bem a vida nesta fase, pois é justamente aqui que a vida nos dá mais oportunidades. O casamento, os filhos, a profissão definitiva, a liberdade e o gosto de ter o comando da própria vida, enfim, tantas coisas que esse período nos traz. Até mesmo o divórcio e os recomeços têm lá suas vantagens. Claro que um divórcio não é uma coisa boa, mas dá experiência e não tem que ser, necessariamente, regado à discórdia. Então? Tudo bem nesta etapa da vida? Não? Então, por que não faz algo para melhorar? Já estamos na idade adulta, e, com isso, seu tempo está esvaindo. Aproveite para melhorar agora, porque, se esperar muito, acaba sendo tarde.

Não posso falar muito da próxima e melhor fase, que alguns chamam de terceira idade, outros de melhor idade ou, ainda, de fase idosa. Mas, pode ter certeza de que, se Deus permitir, aproveitarei ao máximo.

Num balanço rápido, brinquei o que pude, aprontei muito, namorei pouco mas sempre foi muito proveitoso, tive bons empregos e em todos me empenhei e fui reconhecido, estudo e me informo desde que entrei numa escola, constitui família, me divorciei mas tenho uma amizade enorme com minha ex-esposa, e, para finalizar, existem duas coisas das quais muito me orgulho. A primeira é o meu namoro com as letras. Escrevo, muito, e escrevo porque gosto. Andei desmotivado, mas foi temporário, e voltei rapidinho e com a corda toda. A segunda, é meu xodó, minha maior contribuição para esse mundo, meu FILHO. Um garotão, que hoje está com 18 anos, e que se transformou num homem inteligente, honesto, carinhoso, companheiro e de um coração enorme. Minha semente para a eternidade está com ele, e tenho certeza de que será muito bem aproveitada.

image by Google
Se Deus me chamasse agora, neste exato momento, tenho certeza de que minha vida teria valido, e muito, a pena. Obviamente, iria negociar, pois ainda quero conhecer meus netos, alguns lugares onde ainda não estive, quero ler alguns livros, namorar mais um pouco, se possível ter mais uns filhos... mas a voz de nosso Pai é soberana. Creio que eu partiria sorrindo.



E você? Sua vida está valendo a pena até agora? Não? Então, está esperando o que para melhora-la?


______________________________________________________



30 de abril.

Uma certa pessoa está de aniversário. Uma amiga. Não, mais do que uma amiga, uma verdadeira irmã de coração, que me atendeu em sua bondade quando precisei, que me aconselhou, que me orientou, puxou a orelha.

Gostaria de dar a ela um presente, mas, estamos distantes. Então, dou a ela essa energia tão grande e bonita que ela plantou em mim a algum tempo atrás. A energia da fé e da esperança, da amizade, da sabedoria de quem sabe olhar a vida, da humildade. Você me deu essa energia, e agora, te mando em dobro.

Ester, minha querida Hadassa.

Um dia especial, por certo, pois é seu aniversário.

No entanto, todos os dias são especiais, pois em cada dia, vejo o quanto valeu a pena ter você como amiga.

Um beijo enorme, e toda a felicidade do mundo, minha querida amiga.


Ester - blog Universos


Marcio JR

22 comentários:

  1. Chego aqui após ler teu carinho com a Mel REDI por lá no sementinhas, em seu texto, e vejo o tema morte..
    Parece que levamos a vida e de repente nos topamos cm essa SRA....A morte é a única coisa que sabemos acontecer e quando acontece perto de nós, nos abala.

    Por isso, apróveitar o melhor possível cada momento é preciso.


    Cada fase tem sua beleza e temos que descobrir e viver...

    Deixo aqui meus beijo à ESTER , desejando toda felicidade no seu dia.

    Um abração pra ti e obrigado pela força lá. Anexei ao texto da Mel, teu carinho.Fica registrado no lugar certinho.Obrigado!

    Lindo fds e te cuida,tá? abraço,chica

    ResponderExcluir
  2. Um texto feito por quem gosta de escrever e sabe fazê-lo com arte.
    Esta vida é uma passagem e todos os dias devemos analisar o que fizemos de positivo no nosso dia, com os nossos amigos e seus contrários...

    Precisamos semear boas sementes. Amar a vida e vivê-la plenamente.
    Não voltaremos a viver outro hoje, mas também nada levaremos na bagagem.
    As boas coisas falarão de nós e que as menos positivas sejam esquecidas ...

    ResponderExcluir
  3. Excelente Márcio
    Todas as fases são únicas e vive-las bem é nosso compromisso.
    Estou vivendo-as uma a uma tentando ser feliz e fazer felizes os que andam ao meu redor.
    Quando for embora deixo as sementes do me amor , que demore mais um pouqunho rs
    E hoje é dia de celebração - aniversário da nossa Ester que aprendemos a amar pelos gestos e ternuras nas palavras e celebro sutilmente os dois anos de bons momentos , bons conhecimentos, brincadeiras e amizades por aqui, nesse mundo virtual que até imaginamos bem real rsrs
    deixo abraços Márcio um bom dia

    ResponderExcluir
  4. Grande abraço a aniversáriante... Nossa querida Ester. Alias dias antes da entrevista questionei o seu breve sumiço com o Marcio... rss

    - Quanto ao texto meu amigo ... éhh!! Eu creio que já passei pelo menos umas 20 vezes neste plano térreo e espiritualmente por todas essas estrepolias e me considero um SER bastante véi vendo tudinovo.... rsss
    - Por isso aproveito o máximo, até invergá... rsss Sabe por que Amigo?
    PODE SER QUE SEJA A URTIMA ! .. Daí, Vai que eu fique cum remórso e queira vortá e num pódo mais... NÉ? Hehehehe....

    Deussssssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Márcio!

    Você nos deu neste texto, uma belíssima lição de motivação e com extrema sabedoria. Há mesmo que se fazer balanços sempre, rever sonhos, redirecionar metas, criar objetivos. O tempo é inflexível e não dá uma segunda chance, mas nós podemos fazer do tempo em curso, o momento de ser feliz, de realizar vontades, de buscar interesses, sem necessariamente cobrar dele o que nos tomou.

    Esplêndidas todas as alternativas que você mostrou de como retomar, a criança, o pré adolescente, o adolescente, que existe em todos nós e que às vezes se esconde nas entranhas, ávido por aflorar. Os adultos que somos, responsáveis pela nossa felicidade, seríamos muito mais felizes se nos dermos esse tempo de instrospeção, de reflexão, de questionamentos sobre o que tem sido a nossa vida, com mais frequência, assim como você propõe neste magnífico texto.

    Aproveito para deixar um abraço para a aniversariante Ester e desejar-lhe uma longa e feliz vida.

    Deixo-lhe também, querido amigo Márcio, os meus votos de pronto restabelecimento dos seus olhos. Queria ter deixado antes estes bons fluidos, no texto sobre o roubo das mandiocas, mas não sei porque não consigo acessar a página de comentários daquele texto. Tentarei novamente, pois como trabalho com merenda escolar e sei das dificuldades para se oferecer uma merenda de qualidade, tenho algumas coisas a mais para dizer.

    Um grande abraço, meu querido, ótimo fim de semana e vê se não força demais os olhinhos, viu?
    Celêdian

    ResponderExcluir
  6. A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
    Quando se vê, já são seis horas!
    Quando de vê, já é sexta-feira!
    Quando se vê, já é natal...
    Quando se vê, já terminou o ano...
    Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
    Quando se vê passaram 50 anos!
    Agora é tarde demais para ser reprovado...
    Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
    Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
    Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
    E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
    Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
    A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

    (...)

    ...Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
    Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
    Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
    Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
    Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
    Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
    Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
    Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
    Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
    Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
    Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
    Enfim...
    Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos
    todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
    O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas
    as nossas loucuras...
    Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação

    (...)

    No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
    que o vento não conseguiu levar:
    um estribilho antigo
    um carinho no momento preciso
    o folhear de um livro de poemas
    o cheiro que tinha um dia o próprio vento...[Mário Quintana]

    Meu querido, seu escrito me embalou profundamente e então, recolhi-me. Hibernei nos meus lençóis da pele pra dentro.
    Revivi, reavaliei, cai, me levantei...

    Cheguei assim, de um jeito, e sairei daqui, de uma forma mais renovada, sorrindo até mais, espero.

    Faço das palavras de Mário, as minhas neste momento.

    Meu carinho, querido meu.
    Samara Bassi

    ResponderExcluir
  7. Cheguei aqui pela janela mais mágica que conheci, a Chica... me encanto com ela todos os dias. Desculpe-me entrar aqui sem bater... mas seu texto é demais de verdadeiro e me emocionou muito, não deu pra ler e não chorar... acho que venho buscando por suas palavras mesmo sem antes saber onde as encontraria... encontrei aqui. Obrigada! Um abraço, Su.

    ResponderExcluir
  8. Bela reflexão proposta, Márcio!
    Fazer balanços de tempos em tempos é essencial para a conquista de uma vida que valha a pena. A atitude positiva frente a tudo que nos cerca retorna em mais energia boa. Analisar nossas ações e fazer faxina nos pensamentos faz um bem enorme para nós mesmos e para quem está próximo tb.
    Bem bom ter passado hoje por aqui, querido.
    Bjooo pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Marcio,
    Essa noite passada pensei sobre a morte. Pensei: "Meu Deus, um dia eu vou morrer... A morte, às vezes parece que é coisa que acontece com os outros. Não é!
    Viver bem essa existência é o que vale a pena. Ficar parado olhando a vida passar é burrice, pois ela passa ligeiro como um avião.
    Bom texto e adorei a forma de abordar o assunto.
    Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bem escrito com certeza, levanta a indagação sobre o que temos feito de bom ultimamente.

    ResponderExcluir
  11. Márcio, sempre que chego aqui no seu blog para fuçar um pouco e ler seus textos requesitada aqui em casa... vamos ver se consigo agora, aproveitei todas as minhas fases e ainda estou aproveitando, ja que a vida é muita curta para deixar de ser vivida, para alguns curtir a vida é sair, beber, dançar, mas para mim é curtir cada momento ao lado da família, do pessoa amada, dos amigos etc.. é está feliz... gostei daqui, estou começando a aprender mexer no blog, um dia ele sai.. abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Márcio!

    Fiquei muito comovida com teu comentário no meu blog, por isso vim te conhecer. E o que encontrei foi alguém que escreve com a alma, cheio de verdade, leveza, gosto muito disso! É clichê, mas não basta existir, tem que viver! E poucas pessoas vivem assim, com essa consciência e 'tato' com a vida!

    Um grande beijo! =))

    ResponderExcluir
  13. Oie meu querido.

    Que texto maravilhoso Marcio, já te disse que te dolooo e tudo que vc escreve?
    Eu lendo e tantas lembranças vindo em minha memória, as brincadeiras na rua, os passeios, as escolas, os amigos, os namorados, a minha familia que sempre foi importante pra mim, as pescarias, os churrascos, os estudos, os papos depois do almoço ainda sentados na mesa, as coisas ruins que passamos, as pessoas que sairam da nossas vidas, as perdas irreparáveis, mas amenizadas pelo tempo, os empregos, os micos rss, as viagens, tantos momentos que tive na minha vida, nenhum deles mudaria porque é eles que me fizeram o que sou hoje.
    Com certeza muita coisa ainda pra fazer, grandes e pequenos sonhos prontinhos pra sairem do forno, um novo amor quem sabe, fechada pra balanço, mas logo tem que abrir neh, impossível se fechar pra sempre, não sou muito de esperar milagres, mas tenho esperado um bem grandão, quem sabe Deus concede mas esse só tá nas mãos dele.
    Aí vivendo e sonhando mas fazendo por onde os sonhos acontecerem e valorizando cada tempo de vida que ainda tenho vou tocando em frente.
    Até aqui olhando pra trás, foi uma bela caminhada, com tombos feios, tropeços, escorregões, caindo mais levantando sempre mais forte.

    Mas mocinho tira essas vistas daí, e vai descansar, quero vc bem, olha o xerife, será que ele tá por aqui rsss (seu oftalmo)? rsss

    E Parabéns pra Ester, que ela tenha muita saúde e paz na vida dela e seja muito feliz, e que já doloooo ela por ser essa pessoa tão querida por vc, sinal que só pode ser alguém muito especial, e amigos são nossos anjos, aqueles que nos acolhem tanto com carinho quanto com puxão de orelha.

    Beijinhos moço que dolooo e ótimo domingo, feliz dia do trabalhador, de molho rsss.
    carinho no seu coração.

    ResponderExcluir
  14. Ah Maninho, é uma coisa muito intensa pensar nisso.
    Mas creio que tudo tem seu momento, mesmo assim devemos fazer de cada dia um ato a se orgulhar.

    Sempre me orgulhei de cada pedacinho dela e agora então!Viver sempre vale a pena. Quando você aprende isso , já está aprendendo a viver. Valorizar os detalhes, aqueles que caminham contigo, os que precisam de ti, a verdade que deve ser sempre levada na frente de tudo,o amor, a amizade,.
    Tudo isso é uma maneira de se fazer valer apena cada merecimento de se viver.

    Mocinho,
    estou preocupada contigo, Não deverias está descansando?
    Marcio não pode sair por aí visitando se está de repouso querido, a visão é coisa preciosa, não abusa viu?

    Se é um pito? Sim é.
    Quero que fiques bem, porque te amo, então se cuida maninho.

    Sinto tua falta por lá, acho que todos que te mama assim sentem, mas prefiro que se recupere primeiro.

    O texto como sempre é lindo e bem reflexivo.
    Você é um belo escritor.
    Parabéns!
    Obrigada por teu carinho lindo maninho.

    Fica bem.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Querido amigo, depois de um longo período longe do mundo da net, aqui estou, voltei pq vcs me são parte da minha vida, agora me recuperei, depois de todo o carinho de vcs...Amigo querido lendo seu texto, retornei ao Japão em pensamento, eu vi a morte de perto, vi mortos de perto, e sei que a vida é um deliocado fio, pode se romper a qualquer hora, sento isso de perto lá no Japão, agora ainda mais que nunca, dou valor a cada respirar...aqui estou com meus amigos queridos, viva...e podendo doar meu carinho, e vc amigo meu, vc é especial, e obrigada por toda a companhia e carinho nestes meses todos em que nos conhecemos!!Foi este aconcehgo que me fez voltar ao blog, foi cada palavra e carinho de vcs meus amigos!!

    ResponderExcluir
  16. Márcio,
    as vezes penso em "quando vou morrer?" stranho né?
    Minha infância teve papai noel,coelho da páscoa,bonecas,pipoca,"surra de mãe" merecida...choros,gargalhadas,balanço, gesso no braço(nos dois), abraços calorosos de mãe, pai, irmãs(e uma vc conhece a Otília que eu tirei o trono dela kkkk), da vó Nena, etc, teve cachorros,chicletes, piolhos na cabeça, bola na rua,bétis com os meninos,queimada até tarde da noite, pé na lata, arranhões , tombos, etcccccc.
    NA adolescência namorei sério,sofri,chorei, sorri.Tudo isso me fez ser a adulta que sou:
    trbalho muito,
    já errei feiooooooooooo,choro as vezes, sorrio sempre, amo ser assim e gosto de gente por perto.Gente que é gente mesmooooooo.
    Adoro a liberdade que essa fase nos dá de poder ir onde quisermos e a hora que der na telha, acho isso o máximoooooooooooooo.Ainda não tive filhos,mas quem sabe.....
    Em fim, se Deus me chamasse hoje também iria contestar, mas não muito, sei QUE ELE TEM UM CAMINHO PRA GENTE, e se eu fosse hoje, SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MINHA VIDA TERIA VALIDO TODOS OS passos.
    Márcio e quando eu leio cada texto seu, sinto mesmo que ainda tenho muito mais a viver para não perder nem mais um ensinamento seu.
    Obrigada querido.

    ResponderExcluir
  17. Ahh Esqueciiiiiiii GOSTO DE ANIMARRRRRRRRRRRRRRZINHSO POR PERTO TAMBÉM,A MEL, minha poodle, o Bob e o Shibor(da Otilia) e o MACACO que é o animarrrrrrrrrrr mais gente que conheço neste planeta dos Homens.
    Macaco I Love Youuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  18. Concordo contigo amigo!
    Pensar na vida e agir e fazer algo sempre e não apenas na hora do nosso passamento.
    Belíssima reflexão e homenagem a Ester.
    Adorei a música também.
    Muito forte e escolhida sincronicamente com o tema!
    Enviei á você um email comn novidades mas se não recebeu avise-me por favor.
    abração e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  19. Oi meu amigo querido....

    nossa que texto interessante....

    vc faz a gente pensar...e pensar...

    posso dizer que estou em paz...nem tudo foi perfeito...ou como eu gostaria...mas Deus me presenteou com um casal de filhos...hoje já um homem e uma mulher...cada um vivendo sua vida...pessoas lindas...

    no mais...ficou um pouco a desejar....mas...eu iria tranquila...rsrsrsrsr...será????

    Marcio...vc falou da Ester....bateu uma saudade...como ela faz falta...nem sabia do niver dela...ela que fez tantas festas...

    amigo desejo que vc esteja bem...de saúde...

    um grande beijo...adoro vc!

    Zil

    ResponderExcluir
  20. Eita que texto danado de lindo e gostoso de ler e precisamos mesmo todos os dias bater na teclinha, RECICLAGEM, e mudar o que esta estragado com certeza.
    Beijs meu lindo, e a Esther querida muitos e muitos beijos de carinho

    ResponderExcluir
  21. Marcio querido

    Passando só pra te dar um beijinho pra sarar logo.
    To com saudade.
    se cuida, carinho sempre pra vc.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Márcio!
    Acabo de chegar (após uns dias fora de viagem) e releio alguns dos últimos comentários deixados em minha página!
    Ora! Mas que preocupação é esta sobre sua falta de tempo ou ausência!?
    Eu sou a Rainha da falta de tempo! Eu sigo unicamente 4 a 5 blog , justamente por minha falta de tempo não permitir-me ao luxo de poder ler acompanhar ou comentar a quantidades maiores como gostaria.
    Então rodeio entre este pequeno grupo de blogueiros que sigo, e mesmo assim não posso visitá-los todos os dias!
    Ainda por cima o fato que meu teclado não tem as pontuações usuais necessárias na nossa linguagem e para usa-las tenho que digitar códigos numerais faz tudo ainda MUITO demorado e devorador de tempo!

    Então acabo de chegar e entro aqui para dar uma olhadinha nas últimas novidades...
    Deixei alguns textos recentes e fui levada a este particular texto o qual o título me deixou curiosa....e falo-te que valeu a pena!
    Não unicamente porque "pensando na vida" nos faz refletir, mas além disto este texto é um livro entre aberto onde contém grandes e pequenos fragmentos do sentir, da visão e da vida do autor! Encontro muito interessante como aprendemos aos poucos mais e mais sobre a vida pessoal dos nossos leitores/ autores.

    Deixo-te aqui meus aplausos e admiração de sempre!

    Linda noite!
    Lembranças...

    P.S. Fiquei encantada com um dos seus últimos comentários lá nas minhas "Eternas lembranças."
    Sobre a possibilidade de uma tal entrevista...ai! já fiquei nervosa!!! Sou um pouco tímida e um pouco insegura sobre meu mal português, tanto no meu expressar como literalmente no escrever... pronto! Estou perdida!

    ResponderExcluir