sábado, 16 de abril de 2011

FÓRMULA PARA EMAGRECIMENTO RÁPIDO, CHÁS MILAGROSOS E AUTOMEDICAÇÃO. TEM LOUCO PARA TUDO.

image by Google
Reedição

Durante toda a minha vida, tenho encontrado pessoas perguntando o que é bom para curar isso, sarar aquilo, aliviar aquele outro. E sempre aparece alguém com um remédio milagroso para tudo. Muitos afirmam que nos dias de hoje, a medicina, seja no diagnóstico ou no tratamento, ou anda muito cara ou é ineficiente. Mas, o fato é que o hábito das “consultas populares” é muito mais antigo do que se pensa, e muitas vezes, causa sérios transtornos.

Uma das receitas mais esquisitas que ouvi no tocante ao emagrecimento, não que isso represente um medicamento, mas sempre aparecem fórmulas mirabolantes por aí, é o chá de pedra de rio. O(a) interessado(a) em perder alguns quilinhos deve ir até um arroio ou córrego de águas límpidas e coletar aquelas pedras cobertas de visgo verde que se acumulam no fundo do leito do córrego. Depois de limpar muito bem as pedras, as mesmas devem cozinhar, em água mineral, por uma hora. O líquido resultante deste cozimento deve ser ingerido sempre ao levantar pela manhã e antes de dormir, sendo esta a única coisa com a qual o indivíduo se alimentará por uma semana! Cá entre nós, para emagrecer dessa forma, as pedras são desnecessárias, pois ficar sem nenhum alimento sólido por sete dias, já é o suficiente para colocar qualquer um doente por inanição. O complicado é que, ao final deste prazo, a pessoa corre o risco de comer as pedras, motivado pela fome. Bom mesmo, para emagrecimento, é a Oryza Sativa, que pode ser consumida em qualquer horário, desde que moderadamente. O que é isso? Explico no decorrer do texto.

Saia Branca
A questão das fórmulas para emagrecimento foi apenas um exemplo para mostrar como as pessoas se iludem ao se entregar a qualquer conselho, de pessoas leigas, sobre medicamentos, chás ou alimentos estranhos ou desconhecidos. Um chá caseiro pode ser muito bom, como os de erva-doce, capim-limão, casca de frutas diversas e alguns outros, mas existem certos tipos que são extremamente tóxicos, como é o caso do chá de “saia-branca”, que algumas pessoas indicam como depurativo. Esta planta, também conhecida como trombeta, trombeteira ou zabumba, contém uma substância chamada “alcalóide beladonado” (atropina, escopolamina e hioscina), onde a ingestão pode provocar boca seca, pele ressecada, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia e, nos casos mais graves, pode levar até a morte. E existem muitas outras plantas, presentes em qualquer jardim ou terreno baldio, que são um verdadeiro veneno, como é o caso do popular copo-de-leite, que tem em sua composição uma substância denominada oxalato de cálcio. A ingestão de uma simples flor causa sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia, e o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Até a “mãe-boa”, uma erva rasteira e com aspecto inocente, gera graves problemas. Ela é consumida por quem tem problemas com gases intestinais, mas pode provocar o aparecimento de hepatite.

Mamona
Quer mais? A mamona é outro perigo. A presença de toxalbumina (ricina) em suas sementes pode ser letal. Se mastigadas e ingeridas, causam náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta. Em casos mais agudos, podem ocorrer convulsões, coma e óbito. Outra planta perigosa é a mandioca brava, muito parecida com a que é largamente consumida pelo povo brasileiro. Ela libera uma substância que é conhecida no meio científico como ácido cianídrico, que entre outras coisas, pode acarretar distúrbios neurológicos, tais como sonolência, torpor, convulsões e coma.

Amanita Phalloides
Não se pode confiar também em qualquer palpite no tocante à alimentação. Muitas pessoas têm o hábito de achar que qualquer cogumelo é comestível. Ledo engano. Espécies como shitake, enoki, shimeji ou crimini, entre outros, podem ser consumidos sem maiores preocupações, desde que você saiba diferenciá-los de outros que são perigosos. No meu caso, prefiro comprá-los em supermercados, onde o nome do produto esteja escrito de forma bem clara num adesivo da embalagem ou numa tabuleta, ou então esperar que alguém os consuma primeiro, para depois, e muito depois, prová-los (e ainda assim, meio reticente). Brincadeiras a parte, veja o exemplo dos três cogumelos da família “amanita”: amanita muscaria, amanita phalloides e amanita caesarea. O último é comestível e muito saboroso, podendo ser consumido inclusive sem cozimento. Já o primeiro é alucinógeno, bastando 1 grama para deixar qualquer um meio “doidão” por várias horas. Já o tal amanita phalloides, que recebe o singelo e simpático nome popular de “chapéu da morte”, leva a óbito com a ingestão de uma pequena porção de 50 gramas. E se algum maluco precisar de uma forma rápida de suicídio, ele pode fazer um cozido desse cogumelo com o acompanhamento de uma porção de “fugu”, que nada mais é do que o famigerado peixe baiacu, rico em tetrodotoxina, um veneno 10 vezes mais forte que o cianeto (o veneno é encontrado numa bolsa, perto das brânquias; neste caso, para ingerir o peixe com segurança, essas bolsas devem ser retiradas sem seu rompimento... mas nem assim eu arrisco o consumo). E, a bem da verdade, enquanto existir picanha e alcatra, para que me preocupar em comer baiacu?

Para encerrar, não poderia deixar de falar da automedicação. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), vinte mil pessoas morrem no Brasil, a cada ano, vítimas do uso inadvertido de medicamentos. As causas, na maioria das vezes, são a intoxicação e as reações de hipersensibilidade ou alergia.

Image by Google
Um dos principais males da automedicação se dá quando o indivíduo já passa por algum tratamento com determinada medicação e ingere outra, por conta própria. Um medicamento pode desestruturar a ação do outro, causando efeitos colaterais indesejáveis. Até mesmo pessoas que não passam por nenhum tipo de tratamento, podem sofrer as consequências por ingestão de medicamentos aparentemente inofensivos.

O uso prolongado de ácido acetilsalicílico (analgésicos), por exemplo, pode ocasionar lesões na mucosa gástrica, além de ter ação anticoagulante, o que pode levar a hemorragia ou sangramento interno. Um mero antigripal, em seu uso constante, tende a aumentar a pressão arterial, assim como a intra-ocular e os batimentos cardíacos. Sem contar que alguns deles apresentam substâncias em suas fórmulas que podem afetar a próstata e, dessa forma, gerar retenção urinária. E, além disso tudo, ainda existe a questão de que um medicamento serve para um fim específico, e não para um fim imaginado. Na maioria das vezes, a pessoa “acha” que está com tal problema, quando na verdade, o problema pode ser outro. Então, tomar medicamentos por conta própria é, além de irresponsabilidade, um grande risco à saúde. Mas, pergunte para qualquer pessoa o que é bom para o seu problema, seja ele qual for. Você, quase sempre, obterá uma resposta com o nome de algum medicamento ou chá que, na maioria das vezes, faz “verdadeiros milagres**”.

Oryza Sativa / Arroz Branco
E, para aquele que chegou até aqui e quer saber qual é o meu segredo para o emagrecimento, vou contar o que é a Oryza Sativa. Muitos a consomem no seu dia-a-dia, e nada mais é do que nosso bom e velho ARROZ. O que? O arroz não emagrece? Perdão pela dica errada. Ao menos, ninguém morrerá se resolver segui-la.



Marcio JR


**Ingerir medicamentos por conta própria é perigoso. Consultar um médico é sempre uma atitude mais razoável e saudável.

13 comentários:

  1. Acho que viver sem ser escravo da balança é bom para emagrecer!

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo que escreveu aqui maninho.
    São dicas de saúde boas para quem quer manter a sua.
    Emagrecer é algo que parece ter virado febre entre alguns.
    Minha mãe diz que antes quando uma pessoa dizia a outra que ela estava gorda, essa pessoa ficava toda orgulhosa, faceira. Mas hoje quando se diz essa palavra parece até que bateu forte em alguém, é pura ofensa rsss.
    Bom todos sabemos que ser obeso não é sinal de saúde, mas ao invés de buscar coisas que nem tem certeza para emagrecer , porque não ir ao certo ALIMENTAR-SE BEM E CORRETO.
    A alimentação saudável é fundamental para todos, e exercício físico é uma boa pedida sempre como uma caminhada básica, isso já irá ajudar até na pressão arterial.
    Muitos remédios são ensinados e na correria por algo que lhe esteja sendo muito desejado, alguns não percebem o perigo que correm, buscam por saúde e acabam morrendo por negligenciar na sensatez e prudência.
    Os médicos existem para serem consultados quando há algo errado em nós. Por tanto se automedicar é um perigo grande.
    Maninho,
    passei para te deixar um beijo e desejar um ótimo final de semana.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. rsssss...genial esse final...Fico pasmna como as péssoas se atiram de cara nas mais doidas e doídas receita pra perder peso...

    Linda crônica!Importante também! abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. Negóciguinte....!

    Essa nomaiada de frô e receitamentos é coisa pra maluco meRmo... Copo de Leite é bão sim... MAS EU PREFÉRU "CERVEJA".... -Mas a MAMONA é ótima - Pra subistituir as pelotas que uso em meu estelingue de caça rulinha... rss Já os CAGUMÉLICOS eu não uso pusquê são moradia dos DUENDES amigos meus..... rsss
    Quanto ao ARRÔI eu querdito nocê que seje bão... Pois conheço uma chinesada que é tudo uns vareta de virar tripa de tão magros e só comem arroz...
    Até vou te dar uma receita....
    "RÂ CUM ARROIS".... Fica muito bão ( passo por mail )... rsssss

    Éh.. amigo, muita gente sofre com o ENGORDAMENTO.. sinto isso uma paranóia mundial extrema... VAMO FAZÊ ZÊRCÍCIOS QUE È MIÓ DE BÃO... !!!! Serto mano

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Olá, cheguei aqui por acaso e gostei muito do seu espaço!
    Concordo com as suas afirmações, as pessoas preferem seguir dicas do que consultar uma pessoa especializada. Os motivos são vários, desde o preconceito até a dificuldade econômica mas, infelizmente, a prática ainda é muito difundida. Excelente alerta!
    Estarei sempre passando por aqui.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcio, realmente as pessoas vivem a dar receitas, ditas milagrosas, mesmo quando a gente não pergunta.
    Eu tenho cá minhas precauções, principalmente quando se refere aos meus filhos, cuidado máximo no que administro.

    Agora, adoro o senso de humor teu, descontrai no meio da leitura, não deixa cansativo, mesmo o texto sendo grande.

    Tenha um bom final de semana.
    Beijos meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Marcio,genial seu artigo e de grande utilidade publica!Chá de pedra do rio?Essa é demais!E tem gente que cai nessa...um perigo para a saude!Não sabia dos perigos do copo de leite,uma flor tão bonita!Muito boas suas dicas de emagrecimento!Vamos ao bom e velho arroz!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  8. Meu caro amigo, Márcio!

    Este é um daqueles artigos que podem ser chamados de utilidade pública. Além de chamar a atenção para temas que são comumente veiculados de forma irresponsável por alguns canais da mídia, é uma leitura agradabilíssima pela forma bem humorada que você o conduziu.

    Dietas totalmente malucas, sem nenhum fundamento científico e em geral propaganda enganosa, pois não surtem nenhum efeito, são exaustivamente lançadas todos os dias, na web, revistas e até clínicas supostamente sérias. Convivo diariamente com relatos de muitos clientes em meu consultório, que só procuram a ajuda de um profissional Nutricionista, depois de totalmente frustados com promessas mirabolantes de perda de peso "milagrosa". Em geral já com problemas associados pelos abusos, tanto com as tais dietas, quanto pelo uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer. Com os chás e plantas milagrosas, não é diferente e na maioria das vezes as pessoas não tem conhecimento do risco que correm. Existe aquela máxima de que se é natural é bom. Ledo engano. Quando se consome um chá sem medida adequada, não se tem noção da quantidade da substância ativa presente naquela porção. A auto medicação é ainda mais perigosa e você apontou muito bem em seu texto, os fatores de risco desse consumo.

    Quanto ao arroz, é sim um complemento precioso no prato do brasileiro e realmente matar não mata, mas ai vai uma dica *rs, você tem sorte de ter uma constituição física de magreza e poder consumir arroz mais a vontade, mas para quem tem facilidade de ganhar peso, é bom não não abusar na quantidade. Muito arroz é um bom criadouro da famosa barriguinha *rs.

    Parabéns por tão importante e especial abordagem. Atitude responsável.
    Um garnde abraço e belo domingo para você.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  9. Oie Marcio.

    Importante alerta, que as pessoas nessa loucura que tem hoje em dia que todos tem que ser magro, e emagrecer a qualquer custo e pegando receitas milagrosas é realmente um crime que elas fazem a elas mesmas.

    Não sabia do copo de leite, nosso tão bonitinho neh, mas nunca pensei em comer.

    Tive uma amiga de 17 anos com tudo pronto pra casar, mas com paronoia que estava gordinha, tomando medicamento pra emagrecer, passada por medicos essas formulas que alguns passam e ficou resfriada, tomou uma injeção pra gripe e morreu, uma hora depois. (eu ia fazer uma piada a respeito de casamento, tipo Deus sabe o que faz, mas não cabe aqui, rsss, pq foi uma morte muito sentida por mim.)

    Quanto ao baicú, nem te conto já contando, eu adoro pescar, e sempre ia pra Ilha de Paquetá, que peixinho pra me adorar, e pior quando a gente tira ele da agua o idiota ainda incha fica que nem uma bola rsss, e pra tirar ele do anzol, outro sufoco, eu só me ferrava, todo mundo me torrava muito, falava vamos pescar, dja nem precisa, já sabe que vem baiacu, rsss, lá na ilha ninguém come esse peixe, pelo que eu saiba, porque dizem que uma familia inteira morreu depois de terem consumido, mais ouvi dizer que na Bahia é um peixe muito consumido, to com vc, eu não arrisco.

    Não sou muito amiga de chás, detesto remedio, medico mesmo quando me passa algo, uso meu bom senso, vou falar baixinho, não confio muito neles, eu tenho alergia a sulfa e uma vez tive um problema e mesmo o meu medico sabendo da minha alergia me ministrou e eu que leio tudo que me cai na mão, inclusive bula, não observei o sulfa na composição do remédio, menino, e isso porque nem te falo onde era pra colocar. ninguém merece, to fora.

    Comer é bom,tenho sorte por ser magrinha, mais ou menos, mas me gosto, adoro um belo churrasco é pior adoro carne com gordurinha e não dispenso minha coca, nem meu cafezinho e o pior ainda não tomei vergonha e nem tenho vontade de largar o meu cigarro, mas na hora que tiver que deixar, não nasci com eles, paro.

    Então quem qr emagrecer, fecha a boca, come com moderação, e vai caminhar, andar de bicicleta, fazer qualquer exercício físico, é ótimo, coloca um fone com musicas legais no ouvido, ou vai de papo com amigos, dá seu jeito, só não fica esperando coisa fácil, porque nada nessa vida é, e se for, é que nem laranja madura na estrada, dando sopa, tá bichada ou tem marimbondo no pé.

    Marcio ... Marcio desculpa aí eu falo muito e com vc então nossaaaaa rsss.

    beijinhos e carinho moço, ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  10. Marcio querido!
    Parabéns pela postagem maravilhosa!
    Há duas coisas básicas para se fazer quando se quer emagrecer (até rimou): comer menos (reeducação alimentar) e exercícios físicos. Mas as pessoas preferem se arriscar.
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  11. Quantas dietas malucas já presenciei as pessoas fazendo, meu querido amigo Márcio; algumas são de deixar os nossos cabelos em pé. Cruzes! Melhor comer com moderação e fazer exercícos não é mesmo? Valeu o alerta tão bem escrito! Abraço Poético desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  12. No momento estou fazendo uma dieta indicada por uma amiga e estou na 3 semana e consegui perder 9kgs. Segue o site da dieta para quem se interessar: http://www.editoratmb.com/emagrecer/

    ResponderExcluir