segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VACAS, MÉDICOS, ESPORTISTAS, CIENTISTAS E ATORES

image by Google

Qual é a melhor profissão que existe? Ou então, qual é a que melhor remunera? Pois saibam que, por mais que se esforcem, ou não saberão me responder, ou se surpreenderão e se irritarão frente a minha resposta. E, mesmo diante de meu escasso tempo (peço perdão aos blogueiros amigos pela ausência) por estar demasiadamente atarefado, garanto que profissão de desenvolvedor web não é a melhor em nenhum sentido.

Aqueles que me acompanham dos meus tempos de Recanto das Letras, sabem que leio tudo, da literatura clássica ao papel de bala, e sabem também que muitas de minhas crônicas nascem na cadeira de minha dentista. Pois bem, a de hoje não foi diferente. Eis que, na saleta de espera, entre machos medrosos e tremendo, e mulheres trançando comentários sobre artistas e novelas, uma revista Veja (edição 2100 – 18/02/09) me atiça. E foi justamente ela que me chamou a atenção e respondeu meus questionamentos sobre profissões e remunerações. E a melhor profissão, por certo, é a de ator, mas não qualquer ator.

Médicos, engenheiros, cientistas, advogados, dentistas, psicólogos, etc., passam anos num banco de faculdade. Depois disso, ainda precisam, dependendo da profissão, montar consultórios ou escritórios e, como se não bastasse, se atualizar constantemente. O preço para se formar é astronômico, mesmo numa universidade pública, e o tempo de retorno é enorme. Alguns sequer conseguem o retorno. E repare que muitos dos que citei, lidam constantemente com o ser humano, e um mínimo erro pode ser catastrófico. É justo não serem bem remunerados?

Muito me irritava o fato de ver e saber sobre os salários astronômicos de esportistas que pessimamente sabem escrever o próprio nome. Não que eles não mereçam os salários, mas é notória a disparidade de tempo investido na formação desse profissional, do empenho que se deve ter e, principalmente, na diferença de responsabilidade que existe entre estes profissionais e os do parágrafo anterior.

Não obstante, a melhor e mais rentável profissão passa longe dos esportes, ao menos pelo meu ponto de vista. Atuar na televisão, como ator ou atriz, é muito melhor. Mas, para ser um artista de ponta, o tempo e o investimento também são altos, e ainda há que se levar em conta o fator “talento”. Cursos específicos são necessários, e jamais se começa por cima. Atores podem levar décadas para obter reconhecimento. Mas, afinal, por que cargas d’água eu afirmo aqui que a melhor e mais rentável profissão é a de ator?

Pasme com a resposta. Segundo a revista Veja, a vaca (vaca mesmo, não estou brincando) que atuou na novela CAMINHO DAS ÍNDIAS, (Rede Globo – 2009), e que aparecia normalmente contracenando com Opash (Tony Ramos), faturava, por dia, um cachê de R$ 700,00 . Não, você não se perdeu na leitura. Este era o cachê diário da brasileiríssima vaca Emília. Além disso tudo, ela tinha acomodações vip, alimentação balanceada e todos os mimos dados aos grandes artistas. Se multiplicarmos por 22 dias, que seria o mês normal de trabalho da maioria das pessoas, esse belo pedaço de alcatra ambulante faturava R$ 15.400,00 . Imagino que as falas dela eram complicadas para decorar, e as cenas, sabe-se lá, eram dificílimas para interpretar. Além do quê, a agenda dessa “atriz” era concorrida. Quanto ganhava, por mês, o veterinário que tratava dela, e que gastou tempo e dinheiro para se formar? Não me recordo, no entanto, do grau de instrução da vaca.

Image by Revista Veja
O fato é que, além de perplexo, fiquei curioso e fui pesquisar sobre outro super-astro bovino. O Touro Bandido. Este célebre “ator”, que interpretou ele próprio na novela AMÉRICA, também da Rede Globo, percebia a inacreditável quantia de R$ 40.000,00 por apresentação. Há muita controvérsia sobre seu cachê diário na Rede Globo, na época da novela, mas, levando-se em conta que uma apresentação em rodeio ou em qualquer outro lugar, era de um dia, suas aparições não devem ter ficado com cachê diário muito inferior a este valor. Quer mais? Tinha tratamento vip 24 horas por dia, com dieta balanceada e água mineral. A natação era obrigatória e, duas vezes por semana, seu casco era afinado com lixa especial e tratado com iodo. Isso tudo, obviamente, sem contar as bajulações que todo astro recebe. Para o transporte do quadrúpede empolado, seu dono adquirira, na época, uma carreta especial de 14 metros de comprimento, totalmente decorada interna e externamente, com suspensão a ar, e o assoalho era recoberto com feno, numa tentativa de proteger os cascos. O valor desse veículo? R$ 1.000.000,00 .

Pense rápido, ou não, e me responda. A profissão de “vaca atriz” ou “boi ator”, é ou não a melhor e mais rentável que existe? Falando nisso, você está contente com seu salário?

Para saber mais:
Marcio JR

17 comentários:

  1. Acredito que a vaca é bem mais útil, hahahaa!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marcio..
    Eu to ganhando o "justo".. Exatamente, ganho a quantidade justa pra se passar fome!
    Pq tu acha que virei Macaco? Sabe não? Por que tá na moda uai... - Longe de dizer que os valores estão invertidos, não .. Não é isso..! Somos todos merecedores é claro, desde que se tenha um ponto de equilíbrio nesse "TODOS TEMOS DIREITOS"... O que sei com certeza é que TODOS temos Deveres, direitos nem sempre.
    Licença pra contar .. Rapidinho exemplificarei...
    - Recebi visita em meu portão ( Um orgão novo que protege os animais ) aqui de minha metrópole, dois empunhando Livros, pranchetas de relatório, caneta e crachás... EU(??????)
    - Senhor estamos entregando uma ocorrência de maus tratos à animal solicitado por sua vizinha.
    Foi aí que a minha ficha caiu!!!
    "Certo dia ovacionado por latidos incessantes enquanto entrava com meu tomóve na Monkey-caverna , Bati com força o pé na calçada e gritei "- Fica quieto.. ca*****" pro cãozinho do vizinho.... "
    Éhh.. a coisa tá fêia meRmo, só faltou me entregarem a conta do psicanalista que tratou o cãozito do trauma que lhe proporcionei!!!!

    Deusssssskiajude
    Abraços
    Tatto ... Óiê que tontooooo

    ResponderExcluir
  3. É um ponto de vista...
    Agora, me diga... Por onde é que anda a Emilia (a vaca, não a boneca...)? Fazendo bico de figurante no Globo Rural? Nunca a mais a vi na tv...
    P/ ti ver como são as coisas.. Um dia se é protagonista da novela das oito, no outro, é mandado p/ geladeira (ou frigorífico, vai saber...).
    Brincadeiras infames à parte, dia desses ouvi um 'causo' que me deixou enojada.
    Um jogador de futebol conversava com um advogado justamente sobre salário. Indagou ele:
    - Doutor, quanto o Senhor ganha em honorários por mês?
    - Ahh, num mês razoavelmente bom chega no máximo a 7 mil. Mas aí têm as despesas com o escritório, com o imposto de renda, com a OAB, com a secretária, combustível, livros, congressos...etc..
    O jogador se calou e ficou pensativo. Mas no fundo exclamava em silêncio: "Bem feito! Quem mandou estudar...".

    Esse é o nosso país. Que coisa...
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Márcio, acho que estou investindo na profissão errada, gasto tempo, por sinal quase todo que possuo e dinheiro estudando para ingressar em uma carreira pública, onde na verdade eu deveria estar ruminando ou latindo, quem sabe assim eu sairia dessa estagnbação e não conseguiria uma "pontinha" em alguma novela Global.

    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Muuu, alguém quer me contratar ai? Rssrsrs...

    ResponderExcluir
  6. KKKK.
    Meu Deus maninho, assim de primeira a vontade é de rir sem parar.
    Mas não pense que é só por humor não, é por vários motivos.
    E um deles é que o caso realmente é sério.
    Imagina só a Vaca Emilia e seu salário exorbitante?
    E um pai de família e seus perrengues para conseguir o leite das crianças, afinal que local é este?
    E enquanto isso na sala de justiça, até uma vaca se dá bem hehehe
    Não desfazendo da mesma, porque é um ser vivo.
    Mas fico pensando.... Um trabalhador, que levanta às 3 da manhã para a labuta, toma na mão sua enxada e vai adubar plantar, às vezes nem um salário mínimo ganha. E um médico, um professor, que deixam suas famílias para ajudar, ensinar, cuidar, ganham menos que uma vaca. Não é abissal?
    Bom... Concordo com o Xipan, amei o comentário dele.
    Mas realmente já trabalhei tanto lavando, limpando e em troca me davam sorvetes, balas, menos o que tanto meu estomago precisava ,e o cachorro que havia no lugar ainda sabia o sabor de uma coxa de frango, e eu o cheiro que exalava apenas hehehe...
    Já passou, mas veio à tona lembrando teu texto.
    È de pasmar né maninho?

    PS: Ah eu conheço minha cunhada?
    Queria dizer a ela que você tem uma maninha ciumenta, mas só se não cuidar bem do meu maninho.
    Lembrei muito do que me dizia quando comentava no meu blog. Você é um ser humano incrível Marcio.


    PS:Eu me sinto muito feliz por te ter assim nesse grau de amizade, porque te considero mesmo o irmão que nunca tive. Num momento em que eu me senti muito sozinha, em volta a maldade alheia, você segurou na minha mão e me fez caminhar num jardim muito bonito, o jardim da amizade, da fraternidade, e eu perdi o medo, porque você não se esquivou não se escondeu não me deixou só.
    E tudo que me disse um dia, hoje se reflete em realidade.
    Com minha família linda que ganhei e com meu namorado Felipe.
    Sou uma garota agraciada, por eles e por todos os amigos que fiz e o irmão que ganhei e que sempre vou querer tê-lo a vista viu?
    Felipe é pediatra e no dia que nos conhecemos ele havia largado o plantão e estava querendo encontrar o livro ORGULHO E PRECONCEITO.
    Uma amiga lhe havia indicado.
    E eu como sempre que passo próximo a uma entro, pego um livro e peço um café , foi magia pura.Mas qualquer dia conto direito.
    Por agora , esse comentário virou foi um post. (Risos...) Desculpa mano.
    Saiba eu jamais esquecerei o teu carinho, o teu cuidado. O que eu desejo é que um dia possamos nos encontrar e eu possa te dizer tudo que escrevo olhando nos olhos, sei que um dia isto será possível.
    Por agora meu irmão querido, fica com meu amor, carinho e amizade.
    Desejo que você seja muito, muito, muito F E L I Z!

    Beijo querido.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Olha Marcio, nem vou responder à sua pergunta final... Seria impróprio o que eu escreveria aqui... rs! Mas que interessante! Dá até para pensar em criar gado, cavalos e afins e aluga-los para todos os canais de TV... Quem sabe não dá muuuuito mais dinheiro? BEIJO!

    ResponderExcluir
  8. É, Marcio eu considero que o nosso sistema é o do pão e circo. Nesse sentido, os "atores e atrizes" envolvidos com shows e espetáculos tem mesmo que ser mais bem remunerados (isso inclui vacas, atores e esportistas). Afinal o circo é que garante que o pão continue sendo dividido desigualmente. Mesmo assim, ri demais dessa história bem contada. PS: Em algum momento que você tiver um tempinho, entre na busca de meu blog e procure por uma crônica chamada OBELA (falo de uma estrela vaca ou de uma vaca estrela. hahahaha! ) abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, eu não me importaria em comer capim se tivesse o salário de uma "vaca atriz".hahahaha...

    Beijos de passarinho!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, amigo.

    Gostei muito do seu perfil.
    Voltarei depois para ler com mais calma.

    Estou lhe seguindo. (Maria Auxiliadora) Amapola.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    A gente investe tanto em educação, cursos de especialização, mestrado, e por ai uma vaca e um cão ganham muuuuuuuuuuuuuuito mais do que um profissional qualificado. Fazer o que? Pedir para na proxima encarnação vir como uma vaca talentosa, rsrsr
    Muito boa sua abordagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. bom dia amigo!
    pensando bem depois dessa, acho que vou correr atrás, para alguma agência ter meus bichos como protagonistas de novelas ou filmes.
    como professora sei que não consigo, ou quem sabe virando uma palhaça e candidatando-me a cargo pollíico?
    ótima crônica!
    é para rir ou chorar?
    abraços

    ResponderExcluir
  13. É... Acho melhor eu me conter e escrever apenas uma palavra: revoltante. Se for falar mais, vou desfiar um rol de reclamações contra as injustiças da vida e torcer para que o mundo acabe logo. Ô país de gente imbecilizada! Essas coisas ocorrem porque as pessoas alimentam, né? Pagar pra ver "touro bandido"? Poupem-me! Ninguém saindo às ruas qd os parlamentares mais que dobram seus próprios salários? O que a gente deve esperar de um país assim? Ah, já falei demais e tô aqui quase tendo uma síncope!!! Vou parar pelo meu próprio bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Amigo Márcio, só não fico indignada porque, depois do cachorro, a vaca é o bichinho de quem mais gosto. Tomara que a vaca atriz leia esta minha declaração, fique comovida e divida seu salário com a sofrida professora aqui...rs. Bjão.

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkk moooooooooommmmmmmmmmm é de lascar mesmo.
    bjs marcio e um bom dia!

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, fora que há outros animais artitas como os cães usado nos filme, os porquinhos que fizeram filme "baby" e por ai vai...

    Fique com Deus, menino Marcio J.R.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. É Márcio, realmente, depois dessa, acho que vou repensar minha vida. Quem sabe começar a treinar meus bezerrinhos e mandá-los pra Globo dá uma grana boa, né?! kkkkk De qualquer forma, sonho é sonho, não tem como desistir de medicina, continuo tentando, mesmo que o retorno financeiro não seja o mesmo desses "fantásticos" animais! rs

    ResponderExcluir