quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

NO BALANÇO DO TEMPO

image by Google
Em 2007, alguém me mostrou o quanto é importante dar mais valor às pessoas e menos ao tão famigerado "tempo". A pedido de uma grande amiga, reedito este texto, lançado originalmente com o nome de "O TEMPO".

*********************

Existe algo na vida que é muito complicado de se fazer: viver.

Viver exige sacrifícios que, muitas vezes, não estamos dispostos a fazer. Compartilhar é uma delas. O egoísmo, se não cuidamos, toma conta de nossa existência, fazendo de nossas vidas algo fútil, que é viver para si próprio. As coisas mais simples, quando não sabemos compartilhar, passam a ser vistas como um meio material de se ter mais, sempre mais. Mas o compartilhamento não é restrito aos objetos ou artefatos, mas também aos sentimentos. Tornamo-nos egoístas por sequer dedicar o mínimo tempo para ouvir o que alguém tem para nos dizer, por não nos preocuparmos com o que alguém possa estar pensando ou se esse alguém tem algum problema. Parar para escutar outras pessoas nos toma tempo, e esse tempo é necessário para ganhar mais tempo. E assim vivemos, perdendo tempo para ganhar tempo.

O tempo, quem sabe, seja o maior vilão, induzindo o ser humano à ilusão de que, quanto mais tempo ele obtiver ignorando os outros, melhor ele viverá. Ledo engano. Quanto mais nos preocupamos com o tempo, menos tempo nos restará para simplesmente viver. E afirmo, a vida é curta e cruel. Se não aproveitarmos agora, amanhã não dará tempo para isso, pois o amanhã pode não existir.

Seria tão mais simples se as pessoas, ao invés de correrem desesperadas e sem olhar para o lado, simplesmente sorrissem e cumprimentassem alguém, por mais que fosse um desconhecido. Então, você perguntará: “Mas o que eu ganharia com isso, sorrindo para alguém, um desconhecido?”. E eu responderei: “Talvez nada, ou quem sabe a satisfação de ter, unicamente, sorrido e sido simpático para alguém que estivesse precisando do sorriso de outro alguém, um mero desconhecido, para melhorar seu dia”. Você estaria compartilhando alegria e simpatia e, mais, estaria começando a ser menos egoísta. Pode parecer engraçado, mas um simples sorriso pode mudar a vida de alguém, principalmente a de quem sorri.

As coisas mais belas e que nos dão mais satisfação estão nas coisas mais simples e singelas. Não precisamos de nada sofisticado e dispendioso para nos sentirmos melhores do que somos, pois somos todos iguais. Todos necessitamos de carinho, afeto, compreensão e, principalmente, da dedicação de outras pessoas. Não nascemos para vivermos sós ou isolados. O ruim é que, na maioria das vezes, demoramos para perceber isso.

image by Google
Tente sorrir mais, ser gentil, falar “eu te amo” para a pessoa amada ou, melhor, tente amar alguém. E então, você verá que o tempo passará a ser irrelevante. Tente fazer alguém mais feliz, e também verá que se sentirá mais feliz. Olhe diretamente nos olhos de alguém, mas não com o intuito de menosprezar, e sim, de compreender a mensagem que aquele outro par de olhos quer lhe dizer. Perdoe mais, o ódio deixa a alma amarga. Mas, principalmente, se entregue mais à vida, e só assim, você verá o quanto de tempo perdeu vivendo de forma errada.


*****************************************

Carregue contigo a verdade dos teus sentimentos. É a única verdade terrena de que você precisa. Mas nunca brinque com o sentimentos dos outros, ou a tua verdade passa a ser uma grande mentira.

MARCIO JR

25 comentários:

  1. Uma crônica linda meu amigo valeu a
    mensagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo, cá estou de volta, com saudades de todos.
    O tempo é aliado das dores da alma, mas inimigo do corpo...
    bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. O tempo é uma categoria abstrata inventada pelo homem para medir entre outros afazeres, o seu próprio vazio existencial. Então, precisamos colocar substância nele, que assim, estaremos colocando substância na existência e nem o veremos passar.

    Estamos vivendo a era da luta contra o tempo. Resistimos a tudo que nos “toma” esse precioso elemento. Estamos apressados para tudo. Como a nossa vida tem virado um perde-ganha descontrolado, o tempo é matéria.

    Os muito atarefados se horrorizam com a possibilidade de deixar de aproveitar algum tempo que todos chamamos de útil. Mesmo que a utilidade em questão seja nada, lugar algum.
    É tão urgente a vida que estamos esquecendo até de “perder” algum tempo com nós mesmos ou com os que nos são queridos ou próximos, para podermos viver bem mais tempo. Estamos só passando. Passando correndo, aliás. Precisamos começar a perder algum tempo com umas coisas que farão a nossa passagem ser ganhadora. Não de tempo, mas de substância.

    Esse é um dos meus assuntos prediletos, Márcio!

    A existência poderia ser mais simples.

    Excelente esta sua abordagem, pra variar. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Muito linda e cheia de verdades,Marcio! abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Marcio,

    Bonito seu texto.
    E verdadeiro.
    Faço o convite para que venha conhecer meus blogs.
    Te sigo com alegria!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  6. Maninho, você havia me dito e também havia me dado muita força.
    Eu sou uma garota privilegiada!
    Virtualmente tenho uma família linda e brevemente estarei tendo uma outra aqui onde estou.
    Marcio, você deixou de ser apenas o amigo, nosso querer foi mais além és meus irmão do coração assim como a minha estrela mãe Ester é minha mãe.
    Adoro você maninho.

    Volto mais tarde para comentar esse teu belo texto.

    Beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. quantas verdades querido ,belissimo post um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nada melhor do que o tempo para esfregar na nossa cara todas as verdades que, por um motivo ou outro, durante muito tempo(!) fizemos questão de não ver.
    Hoje podemos escolher quê face da verdade enxergar, como agir, onde estar, qual ponto de vista seguir, para onde ir e com quem estar... Mas, só lá na frente... daqui a um certo tempo(!) é que sentiremos o peso das nossas escolhas sendo contrastado com a outra face da verdade. Alguns carregarão nas costas uma mochila leve como uma pluma (afinal, viveram a verdade e a tempo escolheram segui-la em seu coração), outros carregarão o fardo de ter perdido tempo com o que menos importava.
    O tempo certamente não pára e existem verdades que são atemporais.
    Brilhante seu texto!
    Beijocas,
    Neca.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Marcio...Mais adorável e reflexivo texto.Creio que a maioria de nós perde tempo demais com o que não vale a pena e esquece o que é realmente importante viver.Lindo dia pra você.bjs no coração

    ResponderExcluir
  10. Gosto, Márcio, de um adágio que diz: "O sorriso é como um idioma universal: em toda parte e em qualquer lugar todo o mundo o compreende." Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcio....

    Adorei seu texto...e todas as verdades contidas...

    Tomara que não sirva só pra ler....

    Tem selinhos pra vc no meu blog.

    Bjos e carinho!

    Zil

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto Marcio!
    Fico encantada com tua sensibilidade ao escrever lindas verdades...

    Bjs querido

    Mila

    ResponderExcluir
  13. Eu demorei a perceber que o tempo é secundário, mas não acredito tanto na entrega ao outro. Acho bonito, poético, mas eu gosto de me amar, desse egoísmo sabe? Não que eu me feche por todo, sem deixar frestas pra que alguém, ou muitos entrarem, mas eu prefiro me amar muito antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  14. uma bela mensagem com realismo, e com conduta de apoio á sensibilidade, que tanto faz falta as pessoas apressadas!
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcio,
    Voce tem um modo de explicar os sentimentos, os erros... E' de uma maneira que quem nao modifica é realmente um que nunca ira se modificar! voce ao escrever coloca em nos um sentimento de culpa caso esteja agindo de uma maneira contraria de seus conselhos...
    Algumas pessoas nao gostam de errar e ao ler e ver este erro, de certo irao se corrigir.

    Eu copiei este trecho aqui que voce falou: "Pode parecer engraçado, mas um simples sorriso pode mudar a vida de alguém, principalmente a de quem sorri."
    E' verdadeiramente correto, pois eu sinto isto quando tomo em açao algo que muitas vezes deixo de lado... Aqui ninguem sorri para ninguem, sao frios!
    E eu sinto falta de um bom dia daqueles da minha cidade que ao sair nao existia um que nao deixava de me dizer: "oi Aymée", rsrs entao quando alguem sem querer me esbarra e logo me pede scusa(desculpa) eu logo dou um enorme sorriso, e digo: Nao tem problema!
    Aquele sorriso me alimenta... Muitas vezes depois de meu sorriso, caso seja uma senhora ou senhor idoso, eles continuam a falar comigo, dai eu nao paro, esqueço de parar de falar, kkkkk
    E quando me param para perguntar o nome de uma rua? rsrs Eu me sinto util demais, kkkkkk

    Agora esta situaçao que vivi estes dias foi linda: Dias antes do Natal, tarde da noite, por volta das 3:30 da manha depois de ver um filme e estar tentando dormir (porque era domingo e no outro dia eu deveria trabalhar e nao conseguia dormir) entao, quando estava quase dormindo a campanhinha começou a tocar. Confesso que comecei a sentir medo, mas nao estava sozinha em casa e comecei a perguntar quem é? Quem é?
    E la fora um falava:
    - Por favor me ajude, eu estou me sentindo mal! e repetia sem parar Por favor me ajude!
    Era o meu vizinho... Ele é muito idoso e mora sozinho, e a casa dele por tres dias nao havia luz, coisa que para ele era absurdo pois era pontual com as contas e mesmo assim cortaram a sua luz, e penso que isto o causou nervoso ao ponto de quase morrer. Eu abri a porta correndo e vi que ele suava demais e a cor nao existia, mas Deus o deu força para bater na minha porta... Chamamos a ambulancia e agora ele ja esta em casa novamente.
    Me senti a mulher maravilha depois desta! kkkkkkkkkk
    Bjao Marcio!

    ResponderExcluir
  16. O tempo é uma ilusão, uma invenção contemporânea que atualmente utilizamos para nos escravizar.
    Realmente, de um modo geral, a perspectiva sobre o famigerado TEMPO, vai se modificnado com o seu transcorrer... enfim, dá para ficar horas divagando sobre o tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Márcio, mais um belo texto que nos leva à reflexão. Um bom relacionamento pede paciência, que exige tempo, que demanda vontade. Não ter disposição para sentir e demonstrar simpatia e amor é não viver de bem com a vida, é viver perdendo tempo. Abração, querido amigo.

    ResponderExcluir
  18. Colha o dia
    Aproveite o momento
    Carpe diem, carpe diem
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Tempo... Atualmente sempre parece que me falta. Mas não creio que seja por eu não ouvir os outros. Eu simplesmente não tenho conseguido equilibrar minha vida profissional e a pessoal. Trabalho porque preciso, tenho contas a pagar e um filho para criar. Mas tenho tido péssima qualidade de vida e menos tempo do que gostaria para me dedicar ao que realmente gosto e às coisas que realmente importam. Não porque eu queira. Estou tentando arduamente atingir um equilíbrio. Não conseguir é profundamente frustrante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Ler suas verdades me encanta ...
    Post mto bommm!
    Parabéns !
    Tempo... é o que mtos não tem já que estão tão envolvidos com o próprio umbigo !!!
    Um dia a coisa muda e passam a dar valor para o q de fato importa, mas isso leva tempo, necessita de disposição e boa vontade ... :)
    Beijos e saudade

    ResponderExcluir
  21. Mah
    tem selin pra ti em Meus Sonhos !
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Na minha última postagem também falo do tempo,
    o homem detém muitas coisas, mas não pode deter o tempo, o tempo é como o vento..

    Muito bom seu texto, não temos desculpas de não amarmos o próximo por falta de tempo,
    concordo com vc, começa com pequenos gestos,
    não precisamos sair distribuindo cestas básicas para todos para demonstrarmos amor, se bem que isso é recomendável, sorrir já é doar-se e um ótimo começo..

    Obrigada por compartilhar conosco esta reflexão!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Ficou bonito o comentário da Aymée Lucas.

    Mas engraçado como arranjamos tempo para coisas que nada nos acrescentaram, porém aqueles que vão nos marcar de forma boa nem nos preocupamos em achar algum tempo...

    Fique com Deus, menina Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Linda(mente)!
    Parabéns Márcio! Um texto para refletir!
    Em especial a frase final achei marcante.
    Deixo aqui minha admiração e carinho.
    Ange.

    ResponderExcluir