sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FÉRIAS (E ALGUMAS MENTIRAS DE PESCADOR)

image by Google
Mesmo em férias, não posso deixar de relatar um feito que eu e dois amigos conseguimos numa pescaria. Peço desculpas também pela ausência nos blogs parceiros, mas logo retorno ao meu rítmo normal.
Um grande abraço a todos.


Uma das coisas mais difíceis de fazer é você tentar acreditar nos exageros que os pescadores utilizam ao comentar as “façanhas” que realizam.

Janeiro é sinônimo de férias, mas sem pescaria, é como se faltasse alguma coisa para ficar completo. Foi então que, no dia dois de janeiro, recebi um convite irrecusável. Pescar numa das chácaras mais belas e disputadas da região metropolitana de Curitiba. Seu Vitório e Dona Nena, descendentes de italianos, são conhecidos pela famosa polenta com marreco, e atraem turistas de todos os cantos. O vinho, feito artesanalmente, é uma perdição, e o trato acolhedor faz qualquer um ter vontade de não sair mais do lugar. Para completar a tela, um rio ladeia toda a propriedade, o que a transforma praticamente numa ilha, e os peixes representam a fartura do lugar.

Equipamento de pesca no carro, repelente e protetor solar na mochila, e começaram os exageros. Meus companheiros de pesca, um farmacêutico e um construtor, são pessoas acima de qualquer suspeita em seus respectivos campos profissionais, mas quando se trata de peixe, a coisa é bem diferente. Eles juraram de pés juntos que já tinham conseguido a façanha de pescar, nesse mesmo lugar descrito acima, mas de 300 lambaris em menos de 15 minutos. Não contentes com a mentira inicial, ainda aumentaram, dizendo que cada um deles havia pescado essa cota de 300. Duvidei, e pedi alguma prova disso, e foi onde a mentira ficou insustentável. Os peixes, num passe de mágica, desapareciam do samburá, o que impedia que a pescaria fosse comprovada.

A cara-de-pau dos dois foi tão grande, que o farmacêutico, descendente de japoneses, sorriu e soltou a seguinte pérola: “sei não, mas acho que os lambaris foram abduzidos por algum extraterrestre”.

Para encurtar a história e as mentiras que tive que engolir pelo percurso, chegamos à chácara e fomos quase imediatamente para a pescaria. Iscas prontas, anzóis na água, e uma constatação. A mentira não era tão exagerada assim. A quantidade de peixes era tão grande, que abandonei dois dos caniços que tinha armado e fiquei apenas com um, pois era impossível atender aos três, tamanha era a quantidade de peixes. Logicamente, aquele número de “300 peixes em 15 minutos” era um exagero, mas eu já estava quase perdoando as mentiras daqueles dois. Não demorou muito, e veio a segunda constatação. O sumiço dos peixes também era verdadeiro.

Do nada, meu samburá, que já estava com uns 35 ou 40 peixes, esvaziou. Furado talvez, ou quem sabe a malha era muito graúda e os peixes passavam através dela? Àquela altura, já não existia mais mentira, mas sim a minha irritação pelo fato de perder todos aqueles peixes. Foi quando algo me chamou a atenção. Um pouco mais adiante, entre algumas moitas, o capim se mexia freneticamente, e alguns barulhos começaram a se tornar mais intensos. Fui até lá e, meio de longe, tive uma grata surpresa. Um casal de lontras, com três filhotes, fazia a farra com meus peixes. Elas eram tão acostumadas com os pescadores, que nem ligaram para minha presença, e quando acabavam de comer o que tinham carregado para os filhotes, iam até o samburá e, com exímia habilidade, saíam com mais uma bocada de lambaris. Mas, se eu conto essa história para alguém, iriam me chamar de pescador mentiroso, e foi quando a maravilha da tecnologia moderna me salvou. A câmera do celular. Foram 10 minutos da mais bela filmagem, e a prova definitiva de que os pescadores podem até aumentar, mas não mentem.

image by Google
Só vai demorar um pouco para que eu possa colocar as imagens do vídeo aqui no blog. No meio da euforia entre a pescaria e as lontras, uma nuvem de mosquitos enormes nos atacou e me descuidei com o celular. Quando me dei conta, os mosquitos haviam levado com eles o meu celular. Uma pena. Mas dou minha palavra de que não tem exagero nessa história.


Marcio JR


26 comentários:

  1. bom dia!
    hehehe, que seja mentira mas que foi interessante foi!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , Márcio! Olhe, se você não publicar as fotos eu vou ter que lhe contar uma história de uma pescaria que participei e o peixe era tão grande que o rio entortou mas ele não saiu. rsrs. Aguardo. Abração, ótimas férias, paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh tá !!!! Macaco viu mermo dois ( SMS ) em meu celular avisando que o Marcio tava alugando uma carreta pra módi levar os PEXÊ pra casa....
    E mais eu Tenho o filme pois um dos BOSQUITOS era mó xegado meu e me enviou por BRUETHUTE... kkkkkkkkkk

    ÓiÊ que tontooooo.
    Deusssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Rsrsr...
    OI Maninho, mas que coisa hem! Me fazendo rir assim logo que acordei.
    Vou aguardar esse video ansiosa hehehe...
    Amei o texto!
    Você é maravilhoso!

    Adoro você!
    Com carinho,
    Maninha.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei a narrativa.
    Fico fascinada com tua maneira de escrever,
    você leva-nos à atmosfera do ambiente que
    descreve,deixando-nos "viajar",quando lemos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ai, ai, ai...
    Estou di-vi-di-di-nha... Não sei se levo fé no meu amigo ou se dou crédito à história do pescador. Acho que vou aguardar o pedido de resgate do seu celular. Porque suponho que os mosquitos entrarão em contato, não?!
    Smackssssssssss

    ResponderExcluir
  7. ADOREI.
    Gente, vi meu padrasto contando a história, ele é pescador e adora um 'exagero'.

    Beijo, Márcio.

    ResponderExcluir
  8. Bom amigo meu, só de ver a foto eu já me acabei de rir, né depois pensei, nossa tem mais, kkkkk, adorooooooooo!!
    com carinho

    ResponderExcluir
  9. rsrs... e eu que nunca pesquei nada, só vento. Nem entendo, nem faço idéia, tbm fiquei dividinha se acredito ou não nessa história de pescador.

    Vindo de ti, devo acreditar, mas sendo de pescador. hummmm sei nãoo rsrs

    Só sei que me rendeu boas risadas e umas pulguinhas atrás da orelha! rs

    Abraços, flores e estrelas... e um peteleco no nariz!

    ResponderExcluir
  10. Pena que eu nao vi voce contar esta historia de perto, porque se for alguma mentira eu conheceria os sinais de um mentiroso, rsrsrs
    Ao falar, o mentiroso sempre da uma paradinha para respirar forte... e quando conta a mentira, rsrs olha para o outro lado e nao nos olhos, sem falar nas coçadinhas no nariz rsrs
    Eu li o manual do mentiroso! Eu sei de tudo!
    kkkkkkkkkkkkk
    Ei Marcio mas eram mosquitos ou alienes, rsrs Talvez pegaram para fazer uma pesquisa deste lugar.

    ResponderExcluir
  11. Oi meu querido! Que saudade das suas crônicas! E essa está bem ao estilo Mário JR....rs! Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Com certeza é uma boa estória para contar =P

    E boas férias menino.

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. A saudade faz a gente ir atrás dos amigos, onde quer que estejam! Te achei no meio dessa enrolação toda, mas ela é parte integrante de quem se dedica à pesca! rsss Gostei!

    Beijo pra você! Talita

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkk aiai Marcio,que mosquitos feios, vou fazer cartazes e espalhar por aí dizendo: devolução do celular com a filmagem da pescaria, pago bem kkkkk
    bjos querido e um ótimo final de semana pra vc

    ResponderExcluir
  15. Pois é Márcio, vendo que trata-se aqui de uma história de pescador, vou ficar aguardando a postagem do tal vídeo com as imagens comprovante de tal fato!
    Meus aplausos para esta narrativa seja ela história de pescador ou não!
    Desejo a você maravilhosas ferias!
    Saudades...

    ResponderExcluir
  16. Oi Amigo querido...

    Qd vc puder...dê uma chegadinha no meu blog...e escorregue até onde guardo os selinhos...olhe...bem...se gostar...tudo bem...senão...sem problema...ok?

    Bjos!

    Zil

    ResponderExcluir
  17. rsrsrsrs Marcio eu ADOREI, rsrsrsrsrs então ta NÉ
    Beijosssssss menino e um super final de semana

    ResponderExcluir
  18. Márcio, voltei. Hoje, dando uma olhada no blog da minha irmã (E o pensamento voa...), resolvi ver pela milésima vez o video do nosso Natal (casa pequena, coração grande). Ao ler os comentários, dou de cara com você! Se o mundo é pequeno, o mundo dos blogueiros é menor ainda!

    Abração!

    Talita

    ResponderExcluir
  19. Menino
    Conheço Curitiba
    Mas ainda não houve oportunidade pra ir a esta chácara, mas logo que possível vou até lá, pois esta natureza da força sobrenatural,
    ah mas nem te preocupa com as imagens pois acredito na evolução dos mosquitos e sabemos que comunicação é tudo.

    Bjinhos e boa pesca e não se esqueça de levar minhocas.

    ResponderExcluir
  20. Maninho,
    passando para um beijo.
    E perguntar se o teu celular era um Nokia preto, os mosquitos daqui,andam voando com um kkkkk.
    Será maninho?

    Estou com saudades viu?
    Beijo.

    Maninha

    ResponderExcluir
  21. Confia e espera que os mosquitos foram abduzidos pelos extra terrestres para futuras pesquisas, sim, aqueles mesmos que surrupiaram os peixes dos teus amigos, logo, entrarão em contato e então você poderá nos brindar com as lindas imagens desta pescaria surreal.
    Abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  22. Que aventura hein e que mosquitos malz educados !
    Adorei te ver em meus Sonhos ... estava com saudades já !
    beijinhos

    ResponderExcluir
  23. rsrsr...A parte do celular levado pelos mosquistos foi a mais difícil de acreditar, mas que valeu os sorrisos durante a leitura,valeu. Até porque, eu precisava muito sorrir nesse dia.Obrigada,meu Amigo do Coração. Uma semana abençoada pra ti. bjs na alma

    ResponderExcluir
  24. Eu havia deixado um comentário para este "post" esta manhã, mas penso que esqueci de confirmá-lo e ele se perdeu. No fundo, eu dizia que, sem jamais ter pescado uma só tilápia de minha vida, eu no entanto sempre escutei histórias de pescador perto de mim. Realmente, o céu é o limite! fico me perguntando se a mesma coisa acontece com os caçadores...

    Belo texto, Marcio, fez-me rir um bocado e voltar nos anos. Um forte abraço, meu cronista.

    André

    ResponderExcluir
  25. kkkkk...Já sei porque os mosquitos levaram o seu celular: eles beberam o repelente que você havia levado e ficaram doidões. Isso acontece com os melhores pescadores. Agora eu sei porque a palavra "pescador" é tão parecida com "pecador". Ô povo que mente, sô! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  26. Rapaz! Eu já ouvi muitas histórias de pescador... risos, mas as dos mosquitos levarem o celular foi ótima!!!


    Abraços querido amigo!

    ResponderExcluir