quarta-feira, 12 de abril de 2023

DOS TONS DE TUAS NOTAS

 

image by Google
Não da palavra, mas sim da letra que te compõe.
Foi escrita como uma melodia, como uma cantiga de acordar, como versos de embalar a alma
e acalentar a saudade.
É assim que Deus te compôs, rimada com o vento em uma escala sempre de um sol maior.
Os acordes da canção dançam por teu corpo, te escorrem livremente da boca para as mãos, encaixando-se não nos ouvidos de quem te escuta, mas diretamente na vereda que se abre nos olhos. O concerto é dado pela orquestra de cordas afinadas, todas raiadas por teus cabelos soltos.
O solo, sustenido pelo vocal alerta de um passarinho, faz dueto perfeito em teu colo reconfortante.
Então, um tanto adiante, que se adiante a fala, aquela minha, em uma súplica de um bis. Sonoro, retalho meu pedido, aplaudo, saúdo, e concluo entre arrebatado e encantado:
tua letra, a da tua vida, é uma trilha ainda inacabada, lançada ao tempo e sendo escrita em capela, aquela mesma que se encaixa com a nota mais bela, essa mesma que sempre me vem nas lembranças, quando da janela me invade a saudade.
Te concluir, jamais.
Teu show apenas começou, e a música mais graciosa ainda está por ser escrita.



Marcio Rutes

14 comentários:

  1. Clave de Sol? De Fá, ou Mi menor? Não, eu não sei nada disso. Nunca aprendi essa linguagem, mas tive na infância um caderno de música. Tinha a capa cor de laranja, era grande e aquelas linhas aglomeradas eram de cor cinza. Até iniciei umas aulas num conservatório que não deram em nada.
    Mas agora tenho uma certeza: "dos tons de tuas notas" poderia ser escrito num caderno de música. É pura melodia, música para bailar.
    Aplausos!
    ana paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Na minha adolescência também tive um caderno desse na escola. Mas foi um desastre. Eu não entendia a dinâmica daquilo, de como trabalhar com ele. Ninguém explicou, e já chegaram despejando matéria em nossas cabeças. Quase reprova a turma inteira. Foi um caos. Mas, é passado.
      Gratíssimo pela crítica e pelo elogio. Este texto era uma prosa versada, mas resolvi compactá-la, para dar maior velocidade no desenrolar, e parece que funcionou. Me agradou a forma como ficou, e que bom que você também gostou.
      Abraços pra ti e família, Ana. E um ótimo fim de semana a todos.

      Marcio

      Excluir
  2. Pois, é Márcio, Ana Paula foi pura poesia no comentário às suas notas musicais, poéticas. A aliteração do título nos arrasta sem que façamos resistência, evocando outros tons, dedilhando ou soprando as notas das escalas que se agrupam, reverberam e se espalham depois que nos encantam. Quase tiro minha viola do caixa, risos.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu caro professor.
      Vamos, então, montar uma dupla. Você na viola e eu na arrecadação... rsrs. Preciso confessar que, para a música, sou um "bom" ouvinte.
      Essas prosas poéticas, ou alguns versos e poesias, são raras vindas de minha criação. Mas gostei do jeito que esta, e algumas poucas outras, ficou. Deu ritmo e cadência, e isso é algo que não me é muito fácil de conseguir quando vou para o gênero.
      Muito grato pelas considerações, Sant'Anna. Sempre muito bom receber suas críticas. Grande abraço e ótimo fim de semana pra tí e família.

      Marcio

      Excluir
  3. Oi Marcio, é muito bom chegar e encontrar algo tão bonito e bem feito como são todas as suas criações literárias. Cada pedacinho se encaixa com perfeição ..É por isso que sou tão apaixonada pela música e as melodias que as compõem..Você escrevendo sobre, ficou lindo assim, imagine se fosse versar todas essas palavras, inserir uma melodia suave e transformar em música? Ficaria lindo e místico!!
    Ahh e aproveito para falar dos comentários anteriores dos seus amigos. Ambos muito bonitos e verdadeiros!! É muito bom poder colher bons frutos no mundo dos blogues com pessoas que escrevem com gentileza e que apoiam e incentivam a escrita e as artes. Parabéns!
    Tenha um ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá convidadíssima, você e o Sant'Anna, do comentário acima, para transformarem esse post em música. Quero ficar lá na platéia só apreciando e aplaudindo. (?)!!! Neeeem me convide para tocar algum instrumento ou cantar, pois passaríamos vergonha. Cantar, tocar ou desenhar? Afffff. Esquece! rsrs.
      Dri, minha querida amiga, grato pelas palavras de aconchego ao meu texto e a mim. É bem como você citou, tão bom andar pela web e ainda encontrar pessoas, assim como você, que são carregados de gentileza e generosidade, apoiado quem escreve. Sempre um afago. Grato, sempre.
      Menina, grande abraço, e olha só, consegui ir até o Natureza Capixaba e, pasme, o blogger me deixou até comentar. Lindo fim de semana pra ti, Dri.

      Marcio

      Excluir
  4. Uma tarde explosiva , meio verão meio outono , primeiro a surpresa da sua presença e no rastro dela uma prosa poética , em tons de ternura que faz a tarde de abril melhorar sensivelmente, sem precisar da partitura para saber se está em bemol ou sustenido .A harmonia está perfeita,Márcio tão perfeita como ter também o nome do meu filho. risos Gostei muito.
    Deixo abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lis.
      Pois é, menina. Depois de muito tempo afastado dos blogs, resolvi voltar, mas em um ritmo menos acelerado. Aos poucos, vou revisitando os amigos lá daquele tempo do Abismo das Vaidades. E já fazia um tempinho que eu vinha te visitando, mas aqui anda bem corrido, comigo abrindo meu comércio e, pra piorar, precisando tratar minha saúde. A coisa tá movimentada por aqui.
      Fico imensamente grato por suas palavras de carinho com minhas letras, e que bom que você apareceu por aqui. É sempre muito bem-vinda. Um grande abraço e ótimo fim de semana pra ti.

      Marcio

      Excluir
  5. Mas bah, Márcio, um belo texto poético e numa cadência linda! Não tinha lido nada de você nesse ritmo, ainda. Nessa composição. Mas descobrimos nos amigos, surpresas muito agradáveis. Tem um poeta por aí que estava escondido, desabrochou!?
    Uma crônica musical de uma sensibilidade muito bonita, encanta pela leveza, pela suavidade.
    Aplausos daqui, amigo! Um ótimo fim de semana, com novas e belas criações!
    Grande abraço daqui do sul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vez ou outra eu me arrisco nessa área, Taís. Mas ainda tropeço um pouco, pois tanto concepção quanto criação carregam uma dinâmica totalmente diferente dos contos e crônicas, e isso me segura um pouco. Mas tenho algumas outras coisas no gênero perdidas ai dentro do blog.
      Sempre muito grato por suas críticas e elogios a mim e meus textos, Taís. São um incentivo a não parar mais. Um ótimo fim de semana pra ti e família, e semana que vem tem mais. Será conto? Fábula? Trágico? Cômico? Boa pergunta... rsrs. Abraços, Taís.

      Marcio

      Excluir
    2. O que vier, sei que vem muito bem!
      Claro que é o "não parar mais"! 😅😊😁
      Um feliz domingo!!
      Abraços.

      Excluir
    3. Grato, sempre, Taís. Grande abraço.

      Marcio

      Excluir
  6. Márcio,
    Vc sempre com Conversas
    Novas e muito intrigantes que nia
    faz penar, refletir.
    Te espero no Espelhando pra uma
    Boa Conbersa.
    Adorei ler,
    só não posso
    comentar a altura.
    Bjins de bons novos dias.
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero achar um tempinho pra pousar por lá e retirar o atraso nos comentários, Catia. Esse período anda meio estranho por aqui, pois estou preparando a instalação de um novo negócio próprio. Correria pura. Mas logo, logo estou por lá.
      Abraços, Cátia, e uma ótima semana pra ti.

      Marcio

      Excluir