sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TUDO TEM UM FIM




Que tal parar para refletir por alguns minutos?

“Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele...". Depois, conto quem foi o dono dessas palavras. Mas, vamos pensar um pouco sobre isso?

O planeta terra, antes do surgimento do homem, era um lugar horrível, cheio de animais gigantescos e perigosos, que viviam se devorando uns aos outros. A lei era aquela, o maior come o menor, ou, a união faz a força, e então, quem sofria era o maior. Feio isso, não é? As florestas eram dizimadas, muitas vezes, por vulcões ou períodos de intenso frio. Os animais também contribuíam para isso, pois precisavam de muita comida. Será que esses animais não tinham um pingo de consciência de que estavam acabando com o meio em que viviam? Mas eram animais irracionais, e só o que faziam, era lutar pela sobrevivência. E a natureza sempre tinha tempo de se refazer.

Então, o homem apareceu. Descobriu o fogo, a roda aro 17’’, plantou, colheu, desmatou para construir cidades, enfim, evoluiu e se transformou num ser racional. Fez guerras, dizimou e foi dizimado em vários locais durante esse período evolucionário, cometeu as maiores atrocidades em nome de qualquer tolice que achasse certo ou que pudesse lhe dar mais capacidade de domínio, se tornou mesquinho, egoísta, e passou a viver, também, pela lei do “maior come o menor”. Implantou-se uma corrente de poder mundo afora. Capitalistas, socialistas, anarquistas, fascistas, comunistas, neoliberais... não importa o nome que se dê ao movimento ou a corrente de poder, pois todas seguem um único mandamento, evoluir e tomar espaço a qualquer preço.

O mundo está sofrendo, e a natureza sangra mais a cada dia. Geleiras estão derretendo, oceanos subindo, o ar fica mais poluído e pesado, as florestas somem de nossas vistas numa velocidade espantosa. E sabe? Muitos defensores das florestas repousam o corpo em móveis de mogno. Hipocrisia? Não, ganância.

Os animais pré-históricos matavam outros animais para se alimentar, mas nunca os da mesma raça. E se algum estava doente, se afastava do grupo, evitando contágios e atraso no percurso, e morria solitário, para não degenerar ou enfraquecer a prole ou o grupo como um todo. A coletividade sobressaía. Já o homem, na sua ânsia de poder e na gana de estender seus territórios, aniquila seu semelhante, mata seu próprio pai para tirar-lhe as gerências, arrebenta o meio em que vive unicamente para construir artefatos que lhe dêem mais poderio e força. Ou seja, constroem algo para destruir algo. Inventam doenças para vender a cura.

Lévi-Strauss / image by Google
Autor: David Levine
Claude Lévi-Strauss, nascido em 28/11/1908 e falecido em 01/11/2009. Francês. Ele foi um dos mais renomados antropólogos que já passaram por este planeta, e falou aquela frase, lá do começo da crônica. Um visionário? Não. Apenas alguém que constatou uma triste verdade.

E hoje, olhando para nosso sofrido planeta, posso dizer que o homem e a natureza não co-existem em harmonia, e alguém terá que prevalecer. O engraçado é saber que, destruindo a natureza, estamos destruindo a nós mesmos. Cabe, então, dizer que basta a natureza cruzar os braços, para deixar que o homem se destrua sozinho?

A ganância e o egoísmo são os maiores entraves para a evolução humana. E você? O que tem feito para melhor o mundo em que vive?


MarcioJR


21 comentários:

  1. Importante alerta embutido no teu post. A chamada à consciência tão necessária!

    Cada uim pode e deve fazer sua parte...Eu tento e faço o que dá!

    abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. E dizer que nós somos os racionais...
    Quanto a mim, tenho certeza de que poderia fazer bem mais. Mas, por enquanto, reciclo o meu lixo, não compro móveis cuja madeira não tenha certificado de procedência fornecida pelo IBAMA, uso detergente líquido biodegradável, uso sacolas ecológicas, jogo o lixo no lixo e leio textos maravilhosos sobre o meio ambiente como o teu.
    Beijin!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiê!

    Marcio, sua crônica é de utilidade pública! Infelizmente o lema para os poderosos é criar dificuldade para se vender facilidade. Fiz um post alguns dias atrás onde afirmo que enquanto o animal está sendo humanizado o homem... Robotizado!

    Valeu amigão! :)

    ResponderExcluir
  4. E so jeito que as coisas vão, haja covas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vai ser interessante se o povo não se rebelar. Vão sobrr apenas os muito ricos e poderosos e todo o seu poder e dinheiro de nada vai servir (a menos que consigam colonizar alguma galáxia). Eses textos tem que "poluir" mesmo a rede para ver se afetam mais e mais mentalidades, Márcio. Muito bom! Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei seu post Márcio, mais algumas pessoas com essa consciência e o planeta estaria em uma situação melhor....

    Bjs

    Mila

    ResponderExcluir
  7. Ei Marcio,
    Este tema é atualíssimo, estou sempre tentando falar sobre o assunto em meu blog, porque vejo que mesmo com tanto debate, as pessoas ainda não mudaram de atitude. Pensam que, os reucuros naturais são inesgotáveis, acabam com o que é de todos, enfim, temos que mudar a nossa volta, fazer a nossa parte.
    Gostei muio do ambiente e por aqui ficarei.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente parabéns pelo ótimo texto e pela iniciativa!
    Concordo plenamente com tudo o que aí está dito e acredito que diariamente devemos estar nos policiando e "melhorando" nosso modo de levar a vida.
    Se todos fizessem sua parte ninguém precisaria sofrer com as consequências advindas da agressão a natureza!
    Abraço,
    Letícia Cunha!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!!!
    Amei ler esse texto magnífico.
    Tudo verdade, escrevi algo do tipo agora só que em prosa.

    Olha meu amigo, desde que me conheço por gente , tento viu?Amo o planeta, a natureza.
    Tudo isso é meu elo e bússola.
    E sei de muitos outros também que fazem muito, mas infelizmente parece ser pequena parte.

    Mas falando por mim, sou persistente!
    Beijo Marcio, você é dez!

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  10. Márcio, gostei muito da tua crônica! Peço licença para divulgá-la em meu perfil no twitter.
    Faço o que posso para minimizar os estragos que nós causamos ao planeta. Iniciativas bem simples, mas que ajudam. Faço separação de lixo seco, químico e orgânico. Utilizo energia solar em minha casa de praia (a única em todo município a utilizar esse tipo de energia), não jogo lixo nas ruas, ligo o ar condicionado da casa da cidade só mesmo quando estou fritando de calor, pq o inverno, já que sou gaúcha, não me assusta.
    Pois é, meu amigo! Destruimos o que não temos capacidade para (re)construir.
    Um beijo, querido.

    ResponderExcluir
  11. É amigo, o ser humano só sabe cavar a própria cova!
    quem tem consciência faz pelo menos sua parte que já é de grande valia!
    cada um fazendo sua parte, formam-se várias partes dentro do todo.
    excelente crônica para alertar os cegos que enxergam!
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Puxa Marcio, gostei demais desse seu "alerta".

    Neste momento em que esperimentamos uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade, é importante reconhecer a nossa responsabilidade. como espécie "mais evoluída", na destruição dos rescursos naturais não renováveis fundamentais à vida. Mudanças climáticas, escassez de recursos hídricos, produção monumental de lixo, destruição sistemática e veloz da biodiversidade, crescimento caótico e desordenado das cidades em que vive maior parte da população mundial, transgenia irresponsável, são problemas causados por nós, pelo nosso estilo de vida, hábitos, comportamentos e padrões de consumo monstruosmamente alimentados pelo capitalismo, vaidade, ganância humana.

    De alguma forma, é o nosso livre-arbítrio em ação, determinando essas escolhas alienadas que têm pressionado a resiliência do planeta e o conforto ambiental dessa espécie que se considera no "topo da cadeia evolutiva". Ilusão mais falsa.

    Somos nós os predadores do ambiente que nos acolhe e não se trata de uma fatalidade, castigo divino e outras desculpas e teses mascaradas. Estamos hoje (desde muito antes) sofrendo os efeitos das escolhas que fazemos no dia a dia. A partir de dentro de nossas casas mesmo.

    Se somos a causa do problema, o eixo do desequilíbrio, é verdade que também as soluçãoes precisam partir de nós. Devemos buscar as alternativas, novos conceitos de gestão, uma nova economia, uma nova ética civilizatória baseada na sustentabilidade... a partir das nossa próprias mãos. E não somente fazê-las percebidas, aplaudidas e mortas na esquina somente das nossa palavras e intenções.

    O planeta está dentro de nós. Somos feitos rigorosamente dos mesmos elementos que o constituem. A palavra homem, de onde vem Humaninade, tem origem no latim húmus. Essa mesma terra- que empretsa o nome ao planeta e á nossa espécie se revela no mais rudimentar dos exames de sangue, quando descobrimos que por nossas veias transportamos minério que jazem nas profundezas do solo. Ferro, zinco, cálcio, selênio, fósforo, potássio e outros elementos que são fundamentalmente vitais à nossa saúde e bem estar.

    O mesmo ocorre com a água. O líquido que nos envolve durante todo o período de gestação. A proporção de água no planeta (70%) é a mesma com que esse elemento compõe o nosso corpo físico... irrigando células, glãndulas, órgãos, tecidos.

    O ar, elemento mais urgente para nossa existência. Podemos passar dias sem ingerir alimentação sólida, dias menores sem líquidos, mas apenas alguns poucos instantes sem ar.

    Enfim, enquanto o homem diferenciar ele e a natureza como 'coisas" distintas e independentes, enquanto ele ainda acreditar que a natureza é que depende dele e por se achar o "mais inteligente" entre os seres vivos, sua arrogância não o deixará ver que um único dedo seu apontado, apontarão três em sua direção.

    Ação e reação, só que a volta é muito pior.

    Ele está se destruindo, se auto extinguindo e num conceito eu acredito: o homem é o único animal que se desaparecesse da terra, ela voltaria ao seu equilíbrio.

    Ela não precisa do homem, nós é que dependemos infinitamente dos seus frutos, seus recursos. Dessa CASA!

    (continua abaixo rs)

    ResponderExcluir
  13. (continua)...

    Bom, aqui em casa separamos o lixo reciclavel do orgânico e o orgânico misturamos num cantinho com terra para adubarmos nossa horta, nosssos jardins.

    Procuramos diminuir o consumo de sacolas plásticas utilizamos sacolas de pano ou plásticas mesmo, mas de maneira fixa para ir á feira, ao mercado.

    Desligamos os aparelhos da tomada quando não estão sendo usados e no calor diminuimos o uso de água quente nos banhos e desligamos o chuveiro, criando intervalos entre o ensaboar, enxaguar... Parece pouco, mas o consumo de água e energia elétrica faz uma diferença pro ambiente e pro bolso.

    Eu morro de vergonha de jogar lixo na rua, papelzinho no chão, garrafinha, fico roxa de vergonha rs... guardo na minha bolsa ra jogar em casa ou num lixo mais próximo.

    Entre outras coisas que são mais como um "bem estar de alma". pra mim é assim. Prcuro estar em contato com a natureza desde a hora que acordo, com a agua doce pro beija flor, admirando minhas flores no jardim com borboletas, os passarinhos que cantam estrondosamente aqui logo cedinho aqui na na Serra.

    Procuro fazer do lugar onde estou meu paraíso, começando pela minha casa... não apenas a que eu moro, jeita de alvenaria, mas a interior.. A casa de dentro, onde acredito que mora minha maior paz e carinho pela vida.

    Estamos ainda engatinhando, mas é assim... de passo em passo que se constrói caminhadas, acredito que com finais felizes...

    só espero nãos estarmos tão mais atrasados do que já estamos em relação à isso.

    Puxa, gostei mesmo... até me empolguei rs
    Você é danado! rs

    Beijo na alma, Marcio querido!

    ResponderExcluir
  14. Você ainda pensa que não é um educador? Um texto para ser lido e debatido em sala de aula. Posso? Márcio, esse tema tem sido uma constante nas escolas, não só nas aulas teóricas, mas através de interessantes projetos de reciclagem, uso da energia solar, economia de água, etc. Mas nunca é demais. Você e os amigos blogueiros estão certíssimos em bater insistentemente nessa tecla. A conscientização é fundamental para que haja mudança de hábitos. Obrigada por mais essa sacudida, meu amigo. Bjo.

    ResponderExcluir
  15. Marcio,
    Eis uma verdadeira aula de consciência ambiental, sociológica, política e outros temas relacionados. Você diz na crônica anterior que anda sem tempo, se tivesse mais então como seríamos premiados com seu saber.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  16. Estamos involuindo...que triste!

    =(

    Um beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  17. Meu caro Marcio, tuas crônicas são sempre muito bem escritas e objetos de reflexão, não importa o tema escolhido. Se bem que não sendo um grande admirador de Lévi-Strauss, não posso deixar de concordar com a justeza da sua frase. Parabéns pela crônica, muito oportuna e lúcida. Obrigado pelas linhas e também pela escolha da ilustração, assinada David Levine, um caricaturista que, este, eu admiro incondicionalmente. Um forte abraço, amigo, bom fim de semana. André

    ResponderExcluir
  18. Marcio querido,
    passando para um beijo.
    Com carinho.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada querido
    Por tanto carinho que vem de ti para mim.
    É muito bom sentir esse sentimento, doado a nós né?
    Sou muito carinhosa com as pessoas, e graças a Deus recebo sempre da mesma forma.
    O amor move barreiras.
    O amor deveria mover o mundo, infelizmente ainda não é assim.
    Mas chegará o momento de libertação e então tudo será doação.
    Gosto muito da tua presença, ela passa uma energia bonita, boa.
    Obrigada Marcio.


    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Marcio, eu concordo com a frase, pois o negócio não é a sobrevivência do mundo, pois mais poluido que deixamos ele, ele vai se recuperar, mas a humanidade, não...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi Márcio adorei esse seu texto, um verdadeiro alerta, atual e pertinente à data e ao cotidiano. Eu moro no Pantanal e admiro e respeito a natureza e ensino isso ao meu filho. Inclusive lemos juntos seu texto e vimos o vídeo. Como professora tento conscientizar meus alunos sobre a importancia de cuidar do nosso Planeta.
    Obrigada pela sujestão da leitura, valeu a pena! Beijos! Linda semana!

    ResponderExcluir