terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PESSOAS ILUMINADAS

image by Google
  
Quanto mais conhecemos o ser humano, mais nos surpreendemos negativamente. E, quem sabe, se olharmos para dentro de nós mesmos, mas olharmos a fundo, também veremos muitas coisas erradas. Será que somos capazes de nos julgar com imparcialidade? Temos essa capacidade? Estamos prontos para ajudar nosso próximo com total desprendimento? Ajudaríamos a toda e qualquer pessoa, independente de cor, credo, raça, condição sexual ou qualquer outro fator? Ajudaríamos, se necessário fosse, um criminoso ou um inimigo?

Alguns de nós, seres humanos, buscam a elevação do espírito, a evolução da alma, na tentativa de ser alguém melhor. Alguns fazem isso de forma incansável, enquanto outros agem conforme o vento, às vezes rápido, outras como uma leve brisa e, em algum tempo, simplesmente ficam imóveis. Nascemos trogloditas, e desde que inventamos o fogo, caminhamos num sentido de evolução espiritual moroso. Queimamos, em épocas passadas, algumas “bruxas”, aquelas mesmas que curavam dores de estômago com ervas ou alguma outra coisa natural. E isso passa a ser tragicamente cômico, pois hoje, compramos essas poções de bruxaria em pequenas caixas, nos supermercados. Em nome da fé Cristã, caçamos e exterminamos pessoas, de outras crenças, na tentativa de recuperar a Terra Santa. Foram 7 as Cruzadas, e por onde passaram, deixaram um rastro de destruição. Aproveitaram-se para converter seguidores de outras religiões para o Cristianismo. Logicamente, era dada uma escolha justa: se convertia ou morria. Isso tudo ficou no passado, e existiu, logicamente, uma grande evolução frente a isso tudo. Mas estamos longe, ainda, de dizer que somos seres evoluídos.

Existe, no entanto, um tipo de ser humano que nasce sob o brilho de uma estrela poderosa. São o que se pode chamar de “pessoas magnânimas”, ou “pessoas iluminadas”. Não interessa em que berço elas nasçam ou a criação que elas venham a ter, o seu coração já tem um destino certo, o de ajudar ao próximo, independente de quem seja. Essas pessoas sabem reconhecer o sofrimento dos outros, sabem se aproximar de quem está com alguma agonia ou desgosto, e simplesmente ajudam, sem exigir nada em troca disso. Seus predicados são a benevolência, a humildade, a generosidade e a indulgência. Esquecem, por vezes, deles próprios para atender alguém que esteja sofrendo, e não raro, acabam prejudicados por isso, pois largam seus afazeres, absorvem muito daquele sofrimento, e sequer recebem um reconhecimento, por mínimo que seja.

Essas pessoas, quase sempre, têm histórias sofridas e de verdadeira abnegação, num altruísmo impossível de ser compreendido por outros meros mortais. E quando estão sofrendo, fazem isso quase sempre calados, para evitar que outras pessoas sofram com elas. Não são em grande número, mas se desdobram de tal forma, que conseguem se fazer presentes em vários lugares, como se seu dia fosse o dobro do nosso. Cansaço, intempéries, obstáculos, barreiras? Essas palavras não existem nos dicionários desses seres abençoados. A resiliência também lhes é peculiar, faculdade que lhes permite tornar a se erguer sempre após algum grande sofrimento.

image by Google
Quiçá todos fôssemos assim, mas somos apenas humanos normais, em constante evolução. Então, se você conhece ou se vir a conhecer alguém assim, estenda-lhe a mão de forma carinhosa, pois, muitas vezes, essa pessoa pode estar sofrendo calada, receosa em incomodar alguém. Dê-lhe uma palavra de conforto, ofereça seu abraço, pois ela, certamente, fará isso e muito mais por você, se necessário for.


E para todos, meus votos de

FELIZ NATAL, PAZ E FELICIDADES.

Marcio JR


44 comentários:

  1. Que nesse natal, possamos rever o nosso passado para melhorar o nosso futuro. Que Deus nos abençoe e brilhe com sua luz perante você, abrindo o caminho até Ele!
    São os votos de J Araújo

    ResponderExcluir
  2. Você Marcio é um "ser" desses!
    Poucas são as pessoas que tiram um pouco do seu tempo a falar de um assunto assim ..
    Poucas são as pessoas que dedicam ainda que 5 minutos de seu precioso tempo a falar de humanidade em troca de nada..

    boa noite amigo..
    adorei sua poesia lá em casa..

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcio...

    Maravilhoso seu texto...bom pra refletirmos...

    Adorei conhecer vc e ter tido o previlégio de compartilhar meus posts e tb participar dos seus....

    DESEJO-LHE UM NATAL SANTO E ABENÇOADO!

    PAZ E LUZ!

    Bjo!

    Zil

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Marcio.

    Meus sinceros agradecimentos pelas boas vindas deixadas em meu blog. Um feliz Natal para o amigo.

    Isidoro.

    ResponderExcluir
  5. Marcio,

    Muito propícia reflexão em um momento quando a maioria está um pouco mais sensibilizada a doar-se de alguma maneira,
    como vc bem disse, precisamos estender a mão também para essas pessoas que pensam mais nos outros que nelas mesmas,
    isso me fez lembrar uma passagem bíblica quando Jesus, momentos angustiantes que antecederam sua cruscificação, procurou seus amigos e eles estavam dormindo, não conseguiram ficar acordados naquela noite tão difícil para Jesus, em meio aos seus amigos ele estava sozinho. Os amigos não se davam conta que Jesus também era homem e como tal também precisava de atenção e do apoio de seus amigos...

    Quero desejar para uma pessoa iluminada um grande e especial Natal!

    ResponderExcluir
  6. Posso estar enganado, mas quem eu considero neste perfil são Gandhi, Madre Teresa da Calcutá e Nelson Mandela.

    E algo bom para refletir nesta época.

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Uma mega reflexão meu amigo, maravilha de post bem apropriado. E quero desejar o Feliz Natal e agradecer pela sua amizade linda que me presentou este fim de ano. No ano que vem estaremos juntos e a gente vai se falando, e se lendo, rss,
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  8. Lindo teu texto e que bom quando nos deparamos com as iluminadas em meio à tantas que nem gostaríamos de ver, não?

    Um lindo e abençoado NATAL e tudo de bom,abraços,chica

    ResponderExcluir
  9. Sabe Marcio? Teus questionamentos são preciosos.
    E realmente é assim.
    Somos seres humanos em busca de nosso próprio entendimento.
    Muitas vezes egoístas,
    muitas vezes mesquinho,
    muitas vezes sem saber por onde começar a ajudar.
    Amar ágüem em suas limitações requer entendimento.
    Muitas vezes estamos conversando com alguém sem perceber que áqüea pessoa está precisando de uma palavra amiga, um carinho.
    Nem todas essas vezes se precisam ir muito longe para afagar.
    O próximo está ai bem próximo e a gente nem percebeu.
    Madre Tereza na sua sabedoria dizia” Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
    mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
    Ajude-os MESMO ASSIM.
    Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
    você corre o risco de se machucar.
    Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM”.
    Acho que é por aí.
    Sem distinção.
    A resposta está em neon.
    Beijo meu amigo querido.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  10. Marcio... meu amigo
    Confesso fiquei extasiado ao ler essa homenagem à minha pessoinha... "Minha Humirdade" num me deixa avivar meus sentimentos.... Macaco Ficou igual a Milene do Inquietude.. ( todo rosadinho de vergonha )... rss

    Forante as brincadeiras, seremos melhores um dia " quem sabe " ou não... podemos até piorar mas o bacaninha de tudo isso é que num tem como apagar e re-escrivinhar dinovo....

    Forte abraço
    Tatto

    ResponderExcluir
  11. Marcio,
    Às vezes estamos tão 'entretidos' com nossos próprios umbigos que não somos capazes de olhar para o lado.
    Às vezes estamos tão soterrados por nossos próprios escombros que sequer percebemos a dor de quem está ao lado.
    Às vezes estamos tão envaidecidos com nossos méritos que não nos damos conta de que poderíamos fazer bem mais.

    Mas está chegando o Natal, é época de perdão, luz e arrependimento... Quem sabe consigamos enxergar além da nossa própria cegueira...
    Lindo texto, como de costume!!! rsss
    Um beijo,
    Neca.

    ResponderExcluir
  12. A primeira frase de tua bela, lúcida crônica, Marcio, tem já o seu impacto. Realmente, meu caro, as nossas expectativas baseiam-se sempre em parâmetros de uma certa "civilidade" que nem sempre corresponde à realidade. Aonde escapa o gás? em nós mesmos? nos valores que a sociedade nos legou e lega a todo instante? na nossa idéia, quase atávica e ideal, de um "mundo melhor" para todos os seres viventes?

    Talvez que as respostas venham mesmo do nosso atual estágio de evolução espiritual, sempre mais voltado para dogmas e o que vem de fora do que o ir buscar, pela reflexão, os nossos reais valores dentro de nós mesmos. No entanto, uma coisa é certa: entre a hipocrisia e a segregação e todos os monstros que ela acarreta, restar-nos-á sempre a tolerância. Cultivemo-la pois.

    Bela, lúcida e, como sempre, oportuna tua crônica, meu amigo. Obrigado pelos votos, faço-os meus a ti e a todos os teus próximos. Um forte abraço,

    André

    ResponderExcluir
  13. Belíssima reflexão, quiçá as pessoas conseguissem refletir as questões humanas da forma que colocas. O mundo, ou as pessoas do mundo seriam mais felizes e conseguiriam entender os problemas, principalmente dos próximos. Abraços e obrigada pela sua visita e tão importante comentário no meu blog.
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  14. Eu lembro (isto é um elogio grande!) já ter lido este seu texto quando postado no RL.
    Muito belo e marcante este seu texto!
    Sem dúvidas um texto muito apropriado para estes dias natalinos!

    Encontro seu blog cada vez que entro mais e mais lindo!
    Um lindo dia para você e uma feliz véspera de natal!

    ResponderExcluir
  15. Ser feliz é fazer feliz oa outros.
    É um fato, mas e a prática?
    precisamos praticar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Caríssimo amigo Márcio: podemos encontrar seres iluminados aqui mesmo na nossa cidade não precisamos ir longe ou vislumbrá-los na história eles estão ao nosso lado. Parabéns! Ana Marly de oliviera Jacobino aqui da minha natalina Piracicaba

    ResponderExcluir
  17. Marcio
    Que texto hein??
    Sabia que esse espaço me traria bons minutos de reflexão...
    Parabéns!!
    Agora é colocar em pratica (a parte mais dificil disso)
    Beijos e obrigada pelo Carinho em Meus Sonhos !
    Volte mais vezes !

    ResponderExcluir
  18. Eu já conheci pessoas assim, de verdade, e são os seres mais lindos do mundo. A gente os encontra pelo olhar e sorriso.
    Lindo texto, Márcio.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Sabe Marcio, o que me entristece quando chega essa época, é perceber que o consumo disparou apesar da crise . Não nos conseguimos libertar do materialismo, estamos a perder de vista, já há muito tempo, o essencial , as relações humanas.

    Devemos cultivar a felicidade , as boas relações e ter paz. A crise de valores e da própria consciência imperam. Nesta altura de Natal , muitos de nós relacionam-se com os outros , não por que querem ou lhes apetece, mas sim , porque sentem a obrigação de o fazer . Há uma série de rituais e tradições impostos pela sociedade.

    Encontrei um poema lindo que no fundo, é o que desejo que o natal se torne e tornando-se assim... que todos os dias sejam iguais.

    ESPÍRITO DE NATAL
    Ah, se os homens compreendessem,
    o sentido real do Natal,
    se todos se amassem com igualdade,
    tivessem o amor, a caridade,
    o mundo não seria tão desigual.

    Natal, é quando você ora,
    quando dobra os joelhos e chora,
    as lágrimas do seu irmão,
    que passa por você e mendiga,
    um teto, um pedaço de pão.

    Natal, é nascer todo dia,
    é doar-se em gestos de amor,
    é ser o sol que aquece,
    ao irmão que adormece,
    sem teto e sem cobertor.

    Natal, é ser o acalento,
    da criancinha faminta,
    que lhe estende a mão,
    com os olhos marejados,
    ela suplica calada,
    um pouco do seu amor.

    O Natal, é todo dia,
    quando se dá alegria,
    quando você é uma luz,
    iluminando os caminhos,
    de todos os seus irmãos.

    Natal, é viver plenamente,
    em comunhão com Jesus,
    Natal, é ajudar seu irmão,
    à carregar sua cruz,
    esse é o Natal verdadeiro,
    é esse, o Natal de Jesus.
    (Autoria: Socorrinha Castro)

    É isso meu querido...SE QUEREMO PAZ, AMOR, UNIÃO E QUE NOS ACEITEM COMO SOMOS, ENTÃO QUE AS NOSSAS MÃOS SEJAM AS PRIMEIRAS A LANÇAREM ESSAS SEMENTES!

    Feliz Natal e seja sempre essa luz de pessoa, nos iluminando os caminhos, os olhos e o coração.

    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  20. Amigo,
    Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderExcluir
  21. Ótimo texto.
    Ainda não somos evoluídos,estamos em evolução.
    Temos que ter a paciência,para aprendermos e ensinarmos,isto é uma constante.
    E uma pessoa como você;é fundamental para a evolução.
    Beijos.

    PS: Obrigada pela dica do blog da Sheilla
    Ela tornou-se até uma seguidora.
    Gracias.

    ResponderExcluir
  22. Olá Márcio,

    Sua mensagem é linda e verdadeira!

    Aproveito o momento para agradecer todas as vezes que me fez visitas ocupando seu tempo para deixar comentários generosos no Conjecturas.

    Não poderia deixar de agradecer, também, a postagem de "amigo secreto". Apesar de trabalhar em sala de aula com vários alunos, sou extremamente tímido em dependendo da circunstância, e diante da magnitude de seu texto, fiquei extasiado de tal forma que me faltaram palavras e atitudes para um agradecimento a altura... Desculpe!

    Meu desejo para você, amigo, é que Deus continue a dar-lhe este dom maravilhoso de escrever e ajudar as pessoas!

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

    :)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Márcio. Obrigada por mais uma vez nos lembrar da grande lição do Mestre Jesus Cristo: fomos criados para servir uns aos outros, em amor. Que Ele nos faça generosos e sensíveis às necessidades dos outros, sejam elas materiais ou não. Um Feliz Natal para você também, doce amigo. Sua amizade tem sido um grande presente para nós. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  24. Marcio, essa sua frase: "Quanto mais conhecemos o ser humano, mais nos surpreendemos negativamente." Esses dias até chorei de raiva, é meu amigo! Justamente em virtude dessas pessoas vazias. Sofri está semana o preconceito por ser de outro estado, sofri descriminação por estar vestida simples, pois as pessoas na grande maioria vão te julgar sempre pela maldita aparência; onde entra o seu texto "o desprendimento... cor, credo, raça, condição sexual ou qualquer outro fator." Tudo isso na mesma semana, tudo isso meu amigo e muito mais. Eu vinha caminhando pela rua, com os olhos apertados de lágrimas e o coração doendo. E chamava por Deus! Meu Deus me cure desse vazio que as pessoas sentem, me proteja para que eu seja humana até o fim, que eu me preocupe sempre com meu irmão, seja ele um conhecido, ou desconhecido, que meus princípios cristãos sejam verdadeiros e fortes dentro de mim, que eu consiga ser uma mensageira do amor, da justiça, da solidariedade, da verdade e do bem comum.


    Compartilho contigo esse pensamento:

    "Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. "

    Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
    Perdoe-as assim mesmo.
    Se você é gentil, as pessoas podem acusá-la de egoísta, interesseira.
    Seja gentil assim mesmo.
    Se você é vencedora, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
    Vença assim mesmo.
    Se você é honesta e franca,as pessoas podem enganá-la.
    Seja honesta e franca assim mesmo.
    O que você levou anos para construir,
    alguém pode destruir de uma hora para outra.
    Construa assim mesmo.
    O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã.
    Faça o bem assim mesmo.
    Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo.


    Madre Tereza de Calcutá (Pessoa Iluminada)


    Grande Beijo em seu coração, que Deus esteja contigo!


    Ps.: Desculpe-me o pequeno desabafo!

    ResponderExcluir
  25. Ei Márcio,
    Adoro essas indagaçãoes, adoro a discussão e os questionamentos - acho que só se cresce quando não se tem certeza de nada.
    Com releção aos seres humanos, acredito que não são totalmente maus ou bons, cometemos muitos erros e tentamos concertá-los em nosso dia a dia. Sim tem muita gente praticando atos indignos, absurdos, mas acredito que em algum momento façam algo correto - isso é a nossa natureza, nem por isso deve-se achar correto se esconder através dessa roupagem para cometer ou fazer o "mau", mas essas pessoas benevolentes, que são raras são dignas de aplausos e graças a Deus que elas existem.

    Um Feliz Natal para você e que nesse próximo ano possamos ser indagados mais e mais cpor você e trocarmos muitas experiências.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  26. É um texto genial! Parabéns! Até porque estão ficando raras estas pessoas tão benignas... O mundo está ficando cada vez mais cão... E materialista... E individualista... E capitalista... Mas há por aí - eu sei que há - pessoas que ainda crêem no amor e na paz... Talvez até tu seja uma delas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Esse seria o verdadeiro espírito do natal, mas poucas pessoas o exercitam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcio!
    Primeira vez m seu blog.
    O título de sua postagem me chamou atenção nessas minhas andanças pela net e resolvi ler.
    Nossa como gostei!
    Texto bem escrito, com zelo, altruísmos...
    Acho que vou ficar para poder ler mais dos seus posts se vc assim me permitir!
    Tbém tenho um blog onde falo sobre diversos assuntos, apesar de tê-lo feito inicialmente com o intuito de relatar meu emagrecimento, mas como amo escrever e descobri neste universo da blogsfera um artíficio de me desnudar, faço dele um local onde me brindo com a possibilidade de não colocar barreiras a meus sentimentos, intuições e constatações acerca de meu meio e de minhas emoções.
    Caso queira fazer parte de meu cantinho me brindando com sua companhia, será bem vindo!
    eufacominhasescolhas.blogspot.com.br
    Sinta-se convidado!

    ResponderExcluir
  29. Vim sorver esta mensagem, verdadeira página de sabedoria e genorisidade de sua aparte, Márcio, você, que para mim faz parte desse rol citado no seu próprio texto, pelo que já o conheço. Desejo-lhe também, assim como a todos os seus mais queridos, um belo natal e que 2011 seja para nós, saudável e fecundo. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  30. Em resposta ao seu comentário muito gentil e antencioso:

    Querido Marcio, obrigada!! Essas situações infelizmente acontecem, mas é como eu sempre digo: Eu me arrebento de existir, esfacelo-me em mil pedaços e rocomponho-me na mesma medida. Isso dói?! Dói muitas vezes, mas minhas conversas com Deus me revigoram e me fazem seguir.

    Mais uma vez obrigada, e um grande beijo em seu coração meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  31. Marcio querido,
    Hoje vim com todo meu carinho, desejar a você e aos seus um feliz natal e um ano novo cheio amizade, de realizações.
    Porque fazemos nossa amizade, do tamanho do nosso sentimento.
    Sentir no outro essa ternura , esse aconchego é muito bom.
    Caminhei contigo e teu ato de carinho, de importância e por ele agradeço de coração.
    E que 2011, venha abarrotados de amor, saúde, sintonia, crescimento, coragem, humildade, tolerância, carinho, respeito, livros, poesias, mais tempo, mais brilho nos olhos, mas beijos, mas abraços, mas amizades.
    Mas encontros, verdades, aproximações, entendimentos, olhos nos olhos, mais riso, menos guerras,mais amor , menos dúvidas.
    Que os dias tenham as cor do arco Iris e a noite estrelas e lua no céu, que cada um seja o conforto do outro e tente sempre ser melhor.
    Agradeço a você que foi no meu cantinho e deixou sua marquinha amiga, que significou te conhecer melhor sendo reciprocidade , porque pude te conhecer cada dia mais um pouquinho.
    Dividimos emoções, carinhos, amizade.
    Dividimos o ano que passou com alegria e conhecimento mútuo.
    Amei sua presença em minha vida e que 2011 nos aproxime ainda mais se é que é possível.
    Muito obrigada!
    Tim-Tim!

    Com carinho.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  32. Márcio,entrei aqui só pra dizer que fiquei feliz que tenha aberto este canal...voltarei pra ler você como disse no e-mail,quando assentar os pés no chão...ou no espaço,sei lá...
    Um beijo,Márcio!Como diz o anti-herói:Eu voltareeeeeei!rsrs

    ResponderExcluir
  33. Ei querido, belo post, adorei! Passando para te desejar feliz Natal, a vc e aos seus, tudo de bom, e que o ano de 2011 seja maravilhoso cheio de coisas boas! ;)
    Bjo, bjo!
    She

    ResponderExcluir
  34. Marcio,

    Estou visitando meus amigos e oferecendo meu sincero presente de amor.

    Todos os dias improviso uma oração sincera: As mãos de Deus de um tamanho que me caiba.

    Ao iniciar esta jornada, peço a tua proteção.
    Volta teus olhos pra o caminho que ora vou trilhar, estendendo a tua proteção sobre todos os meus passos.
    Ilumina a minha estrada pois, sempre que estás comigo, sou forte e capaz de suportar as lições que me destinas.
    Orienta as decisões que deverei tomar.
    Acompanha-me e certifica-me de que estarei indo ao encontro das minhas melhores opções.
    Faz com que minha jornada tenha sucesso, Senhor.
    Livra-me dos perigos, dos acidentes e de qualquer situação que me impeça de construir a minha felicidade.
    Governa as minhas ações e o comportamento daqueles que podem influenciar o meu destino.
    Dirige a tua luz divina para este filho teu que ora com fervor e é motivado pelo teu amor.
    Que assim seja, para sempre. Amém!!!

    (Oração inspirada no Salmo de Davi)

    Meu desejo à todos os meus queridos, de um Feliz Natal! Esqueçamos um pouco os presentes, o consumismo e estejamos mais P.R.E.S.E.N.T.E.S., de alma e coração.

    Beijo na alma.

    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  35. Oi Márcio
    Obrigada pela mensagem.
    Obrigada por acolher-me tão bem!
    Obrigada pelo nome que tens que é mesmo escolhido para o meu filho que é lindo como voce!
    Obrigada obrigada
    que possamos estar juntos aqui, sempre que quisermos.
    Um lindo Natal poético, amoroso e fraterno.
    Abraços a familia e fique bem, te cuide!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  36. Querido amigo, obrigada por sua companhia por esses caminhos virtuais, mas que reais! Que Deus esteja contigo, hj e sempre. Deixo aqui parte da minha árvore, para que saibas que do outro lado te desejo a mesma força que vem de Deus Pai. Boas Festas!!!

    JESUS
    União
    Alegrias
    Esperanças
    Amor. Sucesso
    RealizaçõesLuz
    RespeitoHarmonia
    Saúde Solidariedade
    Felicidade Humildade
    ConfraternizaçãoPureza
    Amizade Sabedoria.Perdão
    IgualdadeLiberdade. Boa - Sorte
    SinceridadePaz, PazFraternidade
    EquilíbrioDignidadeBenevolência
    FéBondade.Paciência.Gratidão
    Força

    ResponderExcluir
  37. Poeta MarcioJR: a minha gratidão!
    Publico com imenso carinho e gratidão o maior presente de Natal recebido de um grande amigo que fiz neste Recanto e também publiquei lá no blog da Agenda Cultural Piracicabana.

    Como forma do imenso carinho que sinto por todos os amigos deste Recanto das Letras, que aprendi a amar mesmo estando longe, e até os conhecendo de uma forma tão inusitada, através desta tela iluminada, publico, agora mais bela mensagen recebida através do meu e-mail.
    "Caríssimos Amigos: Que a luz do Mestre Jesus, se misture com a luz da Cultura para iluminar todos os nossos caminhos em 2011! "

    O SEGREDO DOS NATAIS VINDOUROS
    Mini-conto
    Marcio JR

    Num desses dias chuvosos que a natureza nos brindou neste ano que passou, tive a oportunidade de conversar com alguém, um certo Papai Noel, e ele me confidenciou que, logo após o Natal, ele tira alguns dias de férias. Ah! Mas ele sabe escolher muito bem para onde vai. Nada de frio, nem de praia, e muito menos a loucura das grandes metrópoles. Disse-me ele que o interior de São Paulo é o lugar escolhido, mais precisamente a cidade de Piracicaba.
    Indaguei então, o porquê dele escolher justamente Piracicaba, e foi quando ele me confidenciou outro segredo. Diz ele que nesta cidade, existe alguém que conversa com a Emília e com o Visconde de Sabugosa, e que esse alguém, uma Poetisa, adora escrever contos de fadas. Disse-me o Papai Noel, que em cada período de férias que ele tira em Piracicaba, ele se renova e se inspira para o próximo Natal, sempre bebendo da sabedoria e bondade dessa Poetisa.
    Fiquei curioso, e perguntei a ele o nome dessa Poetisa, e ele me pediu segredo, mas, mesmo assim, me contou. Ela é dona de um dos sorrisos mais cativantes e contagiosos que já vi. Ela se chama Ana Marly.
    E foi nesse dia que descobri o segredo dos Natais vindouros.


    Ana Marly de Oliviera Jacobino muito agradecida por receber em palavras toda a bondade e a singeleza da alma deste incrível Poeta Marcio JR da bela Curitiba mando abraços natalinos daqui de Piracicaba

    ResponderExcluir
  38. Minha irmã é dessas pessoas,Marcio.Tenho imenso orgulho dela, pois reconheço que minha personalidade não permite que eu seja iluminada o tempo todo.Excelente texto para refletirmos e não desistirmos de melhorar a cada dia um pouquinho mais. Quero aplaudir o mini-conto que ofertou a Marly...Simplesmente magnífico e genial.Tinha que sair de você mesmo.rsrsrs...Pedi a ela para fazer um pedido ao Papai Noel quando por lá estiver...que traga-o de volta ao Recanto para nos alimentar a alma com seus maravilhosos textos.Feliz Natal,meu Amigo. te amodoro...sempre no coração .bjs

    ResponderExcluir
  39. Não somos perfeitos, isso é patente, mas temos a perfeita capacidade de tomarmos consciência de cada um de nossos atos e escolhas e com isso melhorarmos a cada dia. Esse deve ser nosso esforço diário e constante.
    Que bom que te conheci e que compartilhamos sentimentos e impressões, e espero que continuemos juntos por muito tempo nessa blogosfera.
    Um Natal maravilhoso na companhia amorosa dos seus queridos.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  40. Nobre amigo Marcio excelente texto, desejo-te tudo de bom extensivo aos seus. Força sempre.

    ResponderExcluir
  41. Encerra-se mais um ano em sua vida...
    Quando este ano começou, ele era todo seu.
    Foi colocado em suas mãos...
    Podia fazer dele o que quisesse...

    Era como um Livro em Branco, e nele você podia ter um poema, um pesadelo uma blasfêmia, uma oração.


    Podia... Hoje não pode mais, já não é seu.É um livro já escrito......Concluído...
    Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e não poderá corrigi-lo.
    Estará fora de seu alcance.

    Portanto... Antes que termine este ano, reflita, tome seu velho livro e folheie com cuidado...

    Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência;
    Faça o exercício de ler a você mesmo.
    Leia tudo......

    Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
    Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.

    Não.......Não tentes arrancá-las. Seria inútil... Já estão escritas.
    Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue

    Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.

    Para escrever o seu novo livro, você cantará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superficie do seu mundo.
    Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
    Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
    Não importa como esteja...


    Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Obrigado e Perdão!!!

    E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar...
    FELIZ NATAL

    FELIZ LIVRO NOVO
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  42. Marcio,
    Muito obrigada por suas palavras.
    Eu precisava muito delas e elas vinheram por aguém tão legal feito você.
    Me sinto agradecida.

    Ando meio tristinha, mas vai passar.
    Pensei em deetar o meu blog, mas a Cris disse que eu não fizesse isso, porque ali só tem o que sou e são verdades que ajudam.
    Com isso eu também posso aprender.

    E alguns comentários de pessoas do bem, que existem nesse mundo,me fizeram entender que sou corajosa e nunca fugi de lutas.

    Obrigada meu amigo, por suas palavras de amizade e força.
    Com carinho.

    Fernanda.

    ResponderExcluir