segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM

image by Google
O que observamos primeiro em alguém? Como julgamos uma pessoa? Será que nossos critérios estão aptos a separar o joio do trigo, ou nos deslumbramos com meras cascas, sem nos importar com o principal, ou seja, o conteúdo, a essência?

Iludimo-nos, às vezes, com aspectos físicos, inteligência, nível de conhecimento ou posicionamento social das pessoas. É algo até certo ponto normal, pois quem não gosta de observar alguém bem apessoado e demonstrando firmeza ao descrever certo assunto?
As pessoas belas e que ostentam bens materiais caros sempre nos despertam a atenção também. Mas, o que agrada aos olhos e ouvidos, normalmente ilude o cérebro à primeira vista. E, em certas ocasiões, ilude tanto, que nos vemos envolvidos em grandes equívocos.

A questão de beleza física é muito relativa, tendo cada indivíduo um padrão para classificar esse item. Porém, com a tecnologia caminhando a passos largos, hoje se pode utilizar várias formas para produzir beleza artificial, seja em aparência facial ou condicionamento físico. E quantas vezes olhamos para alguém sem o mínimo atrativo e ficamos pensando: “essa pessoa é feliz assim, sem chamar a atenção de ninguém?” Talvez seja, pois não é a ostentação de beleza que vai fazer de alguém uma pessoa feliz. Assim como a quantidade de bens materiais ou um nível superior de conhecimento vai render mais ou menos essa condição.

São muitas as qualidades que admiro nas pessoas, e uma das que mais me apetece é a humildade. Uma pessoa humilde, independente de beleza física, condição social ou nível de conhecimento, jamais se aproxima de alguém com o intuito de menosprezar ou espezinhar. A humildade implica em despojamento, modéstia e simplicidade. A bondade que emana da alma de uma pessoa humilde a faz extremamente atraente, e ela dissemina essa bondade sem exigir nada em troca. Ela não humilha ninguém, não rebaixa ao próximo com seu conhecimento ou posicionamento social, ao contrario, ela reparte o conhecimento que tem. E então, por menor que seja o atrativo físico que essa pessoa humilde tenha, ela passa a ser de uma beleza enorme, pois é a grandeza de seu espírito que passamos a enxergar.

Já a pessoa sem essa bondade de espírito, se utiliza de cada aspecto artificial para se aproximar de alguém e tentar causar boa impressão. Essas pessoas nos iludem, se instalam em nossas mentes com uma facilidade enorme e, quando estamos entregues a elas, sofremos grandes decepções. Acordamos para o fato de que fomos enganados, e por vezes sem nenhum propósito concreto. Existem indivíduos que fazem isso como um ardil para algo ilícito ou simplesmente por crueldade mesmo. Dilapidam o patrimônio de terceiros ou magoam as pessoas para saciar um prazer sórdido que carregam com elas.

Image by Google
Logicamente, nem sempre essas pessoas iludem outras por pura intenção. Fazem até sem ter noção do ato que estão praticando. São pessoas que iludem a si próprias, muito mais do que aos outros. Gastam o que tem para produzir um visual da moda, se endividam para adquirir bens que causem impacto (automóveis, por exemplo, ou telefones e jóias caríssimas), e se utilizam de conhecimentos adquiridos em almanaques de farmácia como uma forma de se mostrarem inteligentes. Por que isso? Pela necessidade que têm de aparecer perante aos outros, de se sentirem notados, pela ânsia ignorante de terem o ego massageado. Não causam relativo perigo, mas perturbam nossa paciência.

Então, não julgue ou pré-julgue alguém sem antes conhecer de fato essa pessoa. Você poderá desperdiçar a chance de conhecer alguém muito belo(a), e isso, independente da beleza física ou qualquer outra coisa que os olhos ou ouvidos possam vir a notar.

Marcio JR



31 comentários:

  1. Interessante o psot, mas lenbrei que vcascas vazias não param em pé, mesmo que a embalagem seja muito bonita...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marcio...
    Primeiro gostaria de parabeniza-lo pela postagem de Natal que ficou divína "sorry por não ter tido tempo hábil pra faze-lo"....
    Segundamente... Sobre essa ótica posicional do ser Hómis-Tontus !!!
    ??Será que isso não se traduz num BULLYING sadomazoquisteal do bixo humano??

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Marcio!!!!
    Aplausos e mais Aplausos a ti...
    O Padrão imposto por essa sociedade me inoja sabe!?
    O pre julgamento faz parte da minha vida a todo instante ... Sei bem o que isso causa !!
    A minha "sorte" é que qdo percebo q estão me vendo com olhos malz treinados... abro um belo sorriso e consigo assim kebrar essa barreira que por vezes ainda me encomoda !!Mas garanto que não é algo fácil ... é uma superação diaria !!!
    Parabéns pela abordagem
    Amei
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Marcio...
    So voltei pra agradecer suas palavras no comentário segundos atrás!
    Entendeu a essencia do post !!
    Suas palavras me fizeram um bem danado !!
    Tava precisando
    Obrigada
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam (Sérgio Natureza/Tunai).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcio...muito pertinente seu texto...acho que as máscaras sempre caem...e dai...é que vamos ver quem é quem....muitas vezes no cair das máscaras somos machucados...mas as feridas acabam sendo curadas...mas quem mostrou a cara...de verdade...nunca mais vai poder usar outra...

    Desejo lhe um ano de 2011 abençoado pelo nosso DEUS!!!!

    Bjos e obrigada pelo carinho...atençao...de sempre!

    Paz e luz!!!!

    Zil

    ResponderExcluir
  7. Marcio,

    Mais uma das suas muitas crônicas irretocáveis!
    Esta agrada muito pelo fato de falar de valores que vê-se raramente hoje em dia, o que é belo salta aos olhos, a mídia vende imagens de beleza exterior, de modelos que arrecadam muito dinheiro..
    Fez-me lembrar o nosso grande compositor e poeta Vinicius de Moraes com sua célebre frase: " as feia que me perdoem, mas beleza é fundamental". É certo que nunca iremos descobrir o que ele quis dizer com esta frase. O conceito de beleza é algo muito relativo. Em contrapartida prefiro esta outra frase, mais popular: "quem ama o feio, bonito lhe parece"

    Você não imagina como fiquei contente com seu comentário! Sim, a felicidade dos meus amigos é a minha também. Se eles estão bem eu também estou... Que em 2011 você tenha ainda mais motivos para sorrir e estar feliz! Que seus sonhos que hoje são projetos sejam concretizados..

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Marcio.
    Amei o comentário da mamy, foi bem claro.
    Você passou com esse texto lindo uma reflexão grandiosa.

    "Algumas pessoas" sempre darão o que possuem.
    Ás vezes chega a hora do bastae tudo se renova.
    Jesus era um home justo e bom, mas sabia ser alterado quando necessário.

    Lutava por justia e encontrava em seu caminho não só pessoas boas, mas aqueles que faziam questão de querer humilhá-lo.

    Cada ato tem seu próprio desfecho.
    Mas julgar alguém é demasiado tolo.
    Amei o texto.

    Um abrao.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcio
    Bom ve-lo novamente ,ainda em ritmo de festas, afinal o Natal passou mas agora entramos na expectativa de partcipar de mais um ano novinho quando temos a chance de voltar a Janeiro.Sabe tenho sempre essa sensação- de novo Janeiro, que benção! preciso aproveitá-lo bem!
    E justo agora voce me lembra com esse texto sobre beleza,ah a beleza que aos poucos me escapa , já escapou! rs e lembrar que estamos no lindo verão de sol ardente e brilhante , de mar azul e cheio de si porque todos o desejam! aí deusdoceu a beleza é fundamental rs
    Márcio, dizem que só arquiteto gosta de beleza interior rs mas concordo com voce - perdemos tanto quando julgamos pelas aparências.
    Um lindo 2011 pra voce.
    Obrigada pela presença brilhante nesse mundo de blogs, voce é especial.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Marcio ! Acebei de postar ... Depois dah uma olhada lá ... esse post me inspirou ! rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Marcio,

    Já se passaram mais de dois mil anos que alguém falou de lobos vestidos em peles de ovelhas...
    Faz pouco, alguém falou que o essencial é invisível aos olhos...
    Seu texto já estava presente em meu coração, antes mesmo de você "escrevinhar", rsrsrs

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Teu post (perfeito, por sinal!) me fez lembrar de uma música do Cidadão Quem que começa assim:
    "Se alguém já lhe deu a mão e não pediu mais nada em troca, pense bem!, pois é um dia especial. Eu sei, não é sempre que a gente encontra alguém, que faça bem, que nos leve desse temporal".
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,meu querido Amigo...Você sempre muito direto e claro no que diz,eu adoro isso. Realmente olhos e ouvidos muitas vezes nos pregam peças...Eu sempre procuro enxergar a alma, pois é nela que existe o melhor de nós.Seu texto nos permite um longo refletir.Obrigada. Sempre no coração.bjs na alma

    ResponderExcluir
  14. Marcio,
    Oportuna a reflexão. Iludir a si mesmo parece ser um dos males permanentes que afetam o ser humano ao transitar pela vida. E isso é muito triste, pois deprecia as coisas boas que estão ao nosso redor.

    Sobre a beleza física, é impossível ignorar seu caráter transitório, por isso, acredito que temos obrigação de cuidar de nosso corpo. Ele nos foi dado como empréstimo para nosso aprendizado e evolução espiritual. E as pessoas que convivem conosco devem ter uma boa impressão a nosso respeito, devem sentir-se bem ao fixar seu olhar em nós. É uma energia muito positiva. Sim, a beleza é fundamental, e, nesse sentido, Vinicius sempre esteve com a razão. Mas, em se tratando de beleza física, parou por aí. Exagero é escravidão, é carência, é exibicionismo, é doença.

    Convém lembrar que temos a nosso dispor, outra beleza que podemos (e devemos) cuidar com bastante desvelo, pois, ela é fundamental para nosso bem viver. Refiro-me à beleza interior. Essa sim é perene, é uma luz que podemos ou não mantê-la acesa. Nada, nem ninguém pode nos impedir de sermos belos interiormente e refletir essa beleza, iluminar nosso caminho e, de quebra, alumiar a vereda de nossos semelhantes. Aqui também, a beleza é fundamental.

    Como se vê, é apenas uma questão de escolhas. Simples e complicado.

    Adorei tua crônica, até me empolguei.
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  15. Pelo título, Marcio, eu achei que irias complementar com "...o coração sente.". Mas, após ter lido esta tua bela crônica, penso que o discernimento – como um todo – é que seria o melhor complemento ao título que escolheste. A soberba é algo puramente social e quanto mais o meio é díspar, mais ela se destaca nas pessoas. Se bem que as individualidades existem.

    Mas não creio que seja de índole, se bem que possa existir assim também. Conheci pessoas arrogantes que, por uma virada do destino na vida delas, tornaram-se humildes. E, infelizmente, conheço tbm casos contrários. No fundo, são maus frutos do ego de cada um, e somente pela verdadeira instrução é que poderiam ser transformados em bons frutos.

    Tua crônica é lúcida, caro Marcio, e nos deixa uma excelente mensagem a refletir, sobretudo às vésperas de mais um novo calendário. Muito obrigado, meu amigo.

    Um forte abraço,
    André

    ResponderExcluir
  16. As aparências enganam, já dizia o ditado. E como enganam! Eu conheci um monstro em forma de anjo, mas Deus é maior e me mostrou isso há tempo. A verdadeira beleza é quela vinda de dentro para fora, porque as outras, ahhh... essas passam e passam logo. Maravilhoso teu texto, meu caro. Brilhante!
    Beijo grande no coração.


    Vanessa

    ResponderExcluir
  17. Marcio!
    Fiquei feliz ao ler suas palavras hj ...Não conseigo escrever como vc, mas rolou uma inspiração básica e resolvi registrar td antes que o pensamento me fugisse !!!
    Obrigada mais uma vez, viu?

    Beijossss

    ResponderExcluir
  18. Marcio
    Encontrei-o no blog do André, que nem me conhece ainda, pois lá estive pela segunda vez.
    Senti curiosidade, vim ver o seu espaço e estou encantada com seus escritos.
    "O que os olhos não vêem" é texto simplesmente maravilhoso !
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Marcio
    Me emocionou com suas palavras , tanto que tive que me acalmar para conseguir começar a digitar isso aki ...
    É MTO BOM ser vista da forma que vc me vê ...É a prova que não passo em vão e que minhas linhas tantas vezes escritas como se fossem um desabafo, alegra por um segundo que seja a vida de algm que sequer vejo o rosto
    Muitoooo obrigada mesmo!!!!

    Não sei se mereço , mas obrigada !!!
    Bom, dps eu volto pra fazer um comentário mais decente ... por agora o xoro tá me tirando "a atenção"

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Ótimo texto,como já disse-lhe há pessoas que
    tem a técnica,mas falta-lhe talento;outras tem
    talento mas falta-lhe a técnica,em você as duas
    coisas estão juntas,na escrita.

    Nossos ouvidos e olhos muitas vezes
    engana-nos,dai;vem a decepção.
    Porém temos o coração para um olhar"além",dai;
    o que vem é sentimento puro;amizade,paixão,
    amor...o que "vem é tudo de bom".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. ... O coração não sente?
    Não concordo, literalmente.
    Aí então que jogo todas as cartas e coloco minha mão no fogo, se depois na água rsrs... pelo meu!
    Aí que presto uma atenção danada nos meus sentidos, no meu jeito de captar as energias, as vibrações que de uma forma ou de outra, as pessoas transmitem, as coisas, tudo.
    Ë como ar, você não vê, mas sabe que existe, que está lá e que você pode sentir, como numa brisa, num vendaval... sem tocá-lo.
    A energia é isso. Sentidos.
    Coisa que vai muito além dos olhos, da visão. Nem sempre é palpável, mas perceptível.
    Já pararam para pensar que todos nós uma vez ou outra, se não sempre, julgamos as pessoas pelas suas aparências? As julgamos pelo chapéu, pelo bigode, pelo corpo, pela cor da camisa. Achamos que pela a sua aparência, sabemos como são por dentro. A verdade é que o gosto de cada um é muito pessoal, e depende de como a pessoa gosta de aparecer para a sociedade. Muitos acham o rosa bonito, outros acham o rosa afeminado e por ai vai. Uma garota que veste rosa pode ser julgada como patricinha, mimada, um homem que veste rosa pode ser julgado como homossexual. E se na verdade essas pessoas não forem nada disso? Se estivermos nos enganando e deixando de nos relacionar com essas pessoas por puro julgamento.
    Cada um tem o seu interior e esse só pode ser visto quando as aparências são deixadas de lado. Isso é o que Jesus e os grandes mestres fazem. Eles vêem as pessoas como elas são por dentro. A verdade de cada um esta no seu interior, na sua essência. Muitas pessoas são maravilhosas e puras por dentro e são deixadas de lado por puro julgamento. Sabe aquela vez em que você provavelmente disse, “ah, não sabia que você era assim tão legal”? Então, foi o julgamento que você fez sobre a pessoa que o afastou de sua verdade. Quantos momentos realmente legais vocês não deixaram de ter juntos?

    (continuação)

    ResponderExcluir
  22. (continuação)

    Bem, vocês podem estar se perguntando agora, “mas como eu posso ver o interior da pessoa? Eu não tenho raio x.” rs Na verdade todos podem ver como as pessoas são por dentro, apenas esforce-se. Quando conseguimos nos enxergar por dentro, fica fácil enxergar os outros por dentro. O bom disso tudo é que você acaba tirando a máscara de cada um. Se gostar da pessoa, tudo bem, poderá fazer uma amizade, porém se não gostar, já estará sabendo com quem esta lidando.
    Um coisa, que acredito que muita gente nem faz questão de notar é a tal da intuição, a energia, a vibração.
    É preciso aprimorar essa ferramenta tão intrínseca e primitiva.
    Tudo que é vivo e inanimado tem uma energia, transmite algo que claro, cada um percebe ä sua maneira.
    Quantas vezes, dizemos que nosso santo não bateu com fulano ou ciclano ou que nem sequer trocamos uma palavra, ou apenas meia dúzia, ou ainda, nunca nos vimos... mas houve uma sintonia, uma sincronicidade, se instalou uma afinidade, uma semelhança.
    Prestar amis atenção aos nossos sentidos, à energia das cosias, da natureza, das pessoas, em tudo à nossa volta... tudo isso ainda pode te supreender e desmentir muita lorota que seus olhos andam te contando por aí, “precocemente”rs
    Abraços, flores e estrelas Marcitcho.... em muito mais em 2011!

    Beijo na alma e um peteleco no nariz! rs

    ResponderExcluir
  23. Éh querido amigo! Vou fazer um comentário diferente.

    Estou aqui sentada no sofá da minha sala, meu filho no outro assistindo tv, olho a sacada e admiro a visão que tenho enquanto carrega a abertura do teu blog. Bom, volto a visão para meu monitor e começo a ler-te. Termino a leitura, elevo meus braços por sobre a cabeça, olho novamente para sacada e vejo as montanhas e os pássaros que nesse momento regressão para algum lugar para descansar. Penso em ti meu amigo nesse momento. Elevo meus pensamentos a Deus, e digo a mim mesma: a humanidade meu Deus é bela! Pois, temos muitos irmãos entre nós que querem ver teus filhos, além das aparências como tu mesmo os vês! Sábios são os homens em sua total humildade que enchergam as riquezas dos outros em sua essência.


    Abraços meu querido amigo, bela reflexão!

    Por isso sigo-te!!

    ResponderExcluir
  24. *********AGRADECIMENTO********

    Um agradecimento do Post de Mamãe... SPAM... Crtl+C / Ctrl+V

    Macaco só tem uma coisa pra dizer!!!

    Deussskiajude o carinho que vocês deram pra essa Mulher... Minha Mãe, Hoje menininha minha...

    Estou imprimindo e irei ler pra ela.. Queira Deus ela compreenda a força que tem essa Blogsfera!!!!!

    Amigos Bejô xoramingado de emoção
    Tatto

    ResponderExcluir
  25. Márcio, concordo totalmente contigo!
    Belo post! Fundamentação lógica!
    Bjo, amigo.

    ResponderExcluir
  26. Querido,
    Saudade de passar por aqui, ler e refletir sobre o que você escreve.
    Estou impossibilitada de digitar muito,portanto deixo somente meu carinho e meu abraço.

    ResponderExcluir
  27. isso me faz pensar em algumas coisas... rever outras!!! obrigada

    ResponderExcluir
  28. Oi voltei pra terminar meu raciocinio :

    ...É MTO BOM ser vista da forma que vc me vê ...É a prova que não passo em vão e que minhas linhas tantas vezes escritas como se fossem um desabafo, alegra por um segundo que seja a vida de algm que sequer vejo o rosto
    Pq escrevo sem pretensão alguma, vou pelo caminho que o sentir quiser me levar
    Passo horas Blog a fora e qdo me dou conta a tela está em branco bem na minha frente e começo a digitar sem grandes preocupações!
    Meus Sonhos se transformou em uma enorme ponte que me leva (ou deveria levar) a lugares que não posso estar !!
    E SABER QUE ALGM COMO VC GOSTA DO QUE ENCONTRA POR LÁ é especial pra mim !!
    Td bem, te conheço pouco quase nada , mas dá pra notar pelo seu jeito um pouco de sua essencia

    Ando sensivel esses dias , então n me mime demais senao vou cair no xoro outra vez !!

    Bom, acho que agora isso é um comentario decente ... hehehe
    Beijos e mais uma vez
    Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  29. Marcio entro, no seu blog como se estivesse entrando num templo.
    Vejo o carinho dos temas abordados, como perfeito tecelão de palavras e sentimentos, você constrói rede de emoções. Vejo com alegria a participação de seus leitores-amigos, de repente se transformando em autores, co-autores de uma idéia ou proposta.
    Gerador motriz.
    Digno de reverência.
    Acima do que os olhos não vêem. Aparências? Fundamental é a essência.
    Coisas de templos e gurus.

    ResponderExcluir
  30. COMPARTILHO DE SUA OPINIÃO CARÍSSIMO, E FICO FELIZ POR ENCONTRAR PESSOAS COMO VC NESTE MUNDO...
    BJOS E FIQUE C DEUS

    ResponderExcluir
  31. Marcio,
    Comecei a ler seu blog
    como gosto de fazer com
    a boa leitura: ler tudo desde
    o início e então compreender
    a linha de escrita da pessoa que
    escreve.
    Adorei começar aqui.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir