domingo, 12 de dezembro de 2010

MEU AMIGO SECRETO É.............

image by Google


“Vive-se uma vida em um momento.”

Esta frase foi dita por Frank Slade (Al Pacino), no filme PERFUME DE MULHER (1992).

Mas, e o que isso tem com relação ao meu amigo, ou amiga, secreto (a)?

Dizem que a boca é a porta para o que o coração diz. De um coração amargo, palavras amargas. Mas, de um coração bondoso e repleto de paz, as palavras são belas, doces e verdadeiras. E foi o que vi nestes dias, no blog que tanto visitei. Beleza e verdade.

Fiz uma pequena viagem, nos textos desta pessoa. E aprendi muito. Vivi uma vida num único momento. E que vida!!! Essa pessoa é capaz de mudanças radicais, adaptações. Mas, é também de uma sensibilidade enorme, e de uma generosidade fantástica.

Uma pessoa única, e tão fácil de descrever que, se falo o que vi pelo blog dessa pessoa, todos descobririam neste exato momento quem essa pessoa é. Então, terei algum trabalho para “camuflar” esta informação. E nem se atreva a ir para o final da postagem para antecipar... não seja curioso e continue lendo.

Paixão por escrever. E como escreve. Viaja das reflexões das frases aos contos. Dos poemas vai ao cordel, à oração, mas também faz prosa. Essa pessoa, enfim, é prosa e verso.

Tem uma criança encravada no peito, e o melhor, não tem vergonha de mostrá-la. Atira-se na brincadeira e depois nos conta, com a maior alegria. Com essa pessoa, aprendi que de uma farpa, faz-se uma jóia. Vi que um percalço pode nos ensinar muito. E também aprendi que uma pedra no caminho, pode se transformar numa pérola.

-Essa pessoa descobriu o poder do BOM DIA, e também sabe que sorrisos abrem portas, e que a gentileza revela todo um mundo novo.

-Essa pessoa tem filhos, e posso dizer que são seu bem mais precioso.

Uma das maiores lições que pude absorver nessa viagem que fiz pelo blog dessa pessoa, foi aprender a adquirir CALMA. Neste momento, tenho certeza de que a pessoa já se deu conta, mas vamos seguir com as informações, porém, agora de forma mais rápida.

-Considera a sogra linda e uma santa.


-Se pudesse ser um animal, seria um cachorro.

-Em suas garimpagens, mesmo olhando para pedras e entulhos, sempre acha uma jóia.

Nada ainda? Não descobriram? Então, de forma ainda mais rápida.

-Sulista. Homem. Um fabricante de pérolas.

-Segundo a própria sobrinha, em depoimento, é casado com uma mulher louca... louca de alegre, louca de feliz.

É um arquiteto de seu próprio ser. É um arquiteto de esperanças. É alguém das letras, é um pai consciente e apaixonado, pai do Gugu e do Rafa. É alguém que quase chorou, logo de manhã, quando leu um conto que eu escrevi, sobre pessoas abandonadas em asilos.

Só tenho uma pergunta a fazer. Como falar de alguém assim, sem se emocionar?


Sua mãe cantava para você, e você se transformou num construtor de pérolas. Você tomou medidas radicais na vida, e parou de fumar, e então montou um blog e começou a escrever para superar a separação desse vício. E conseguiu se fazer um ARQUITETO DAS LETRAS.

Achei que conhecia muito da vida, mas lendo suas postagens, suas poesias, contos, frases, notei que ainda sou um mero aprendiz.

“Vive-se uma vida em um momento.” E foi o que aconteceu comigo, quando me coloquei a ler teu blog. E não me admiraria se amanhã, você fizesse uma postagem e dissesse que, como Al Pacino, dançou um tango. Coragem, fibra e talento para tal, você já mostrou que tem.


O SOL EM CONJECTURAS POÉTICAS

Se da vida sou réstia de sol,
Aproveito cada momento.
Mesmo que brilhe, logo me vou
Solto noite adentro.

Se de luar me visto,
Voando espaço afora,
Corro na risca de um cometa,
Fazendo da vida meu agora.

Crio, re-crio, torno meus versos.
Me re-invento em prosa e lavra.
Dono de meu destino,
Renasço em cada palavra.

E se tombos e pedras achei,
Momentos vividos de dor,
Torno ao primeiro verso,
Refaço-me em sol e calor.



E como citei o filme PERFUME DE MULHER, deixo abaixo a cena em que Al Pacino mostra porque é um dos melhores atores dos últimos tempos. E,claro, como um incentivo ao Erico a dançar um tango. Abraços, meu amigo.

24 comentários:

  1. Que barato a descrição feita para anunciar o seu amigo oculto. Tenho certeza de que ao chegar aqui e ler suas linhas ficará emocionado!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. lindo o post ,linda homenagem ao Erico!
    parabéns Marcio bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ei Marcio!

    Aplausos de pé para vc, meu caro!
    Fantástico como vc conseguiu nos guiar até chegarmos no Erico, até eu mesma fingi não saber para acompanhar sua linha de pensamento,
    Se eu conheço o nosso amigo ele vai se emocionar muito!

    Para um principiante em amigo secretos virtuais você saiu-se explendidamente.. hehe!!!

    Bjs!



    P.S. Vou dar uma pequena dica de quem te tirou, já que vc anda tão ocupado no trabalho, sei que não terá muito tempo para visitar os mais de 60 participantes, pelo menos não de uma só vez. A pessoa que te tirou está entre os que começam com a letra M.

    ResponderExcluir
  4. ola Marcio..
    "fantastica ficou sua postagem"

    belissima mesmo..
    eu sinceramente não consegui, fazer legal.
    não tive aproximação nenhuma e ficou dificil sou dada a emoção... mas valeu muito foi muito boa essa interatividade de Ester..

    bjos e boa noite querido..

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo meu, obrigada por seu carinho lá no Harmonia, bom quero deixar aqui minhas reverencias ao meu amadinho amigo Erico, nossa o Erico é um ser especial, eu o admiro tanto, ele é um anjo meu, falar dele, poxa é de emocionar sempre. Muito lindo e rica sua homenagem ele merece tudo isso. E vc merece os créditos por ter este coração lindo e falar desta maneira do meu amigo Erico!! Grande abração de urso pra vc e pro meu amigo que adoro, o Erico.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  6. Nossa Márcio,
    Não sobra muita coisa a dizer, você disse tudo e com uma propriedade magnífica.
    Beijos meu caro.

    ResponderExcluir
  7. A vida é uma via de múltiplas vias, tem de se estar atento com o fluxo, e com a direção.
    O professor ensina. Muitas vezes, tive professores (na época o salário compensava) e professoras, sentavam-se à mesa, abriam o livro, e nos faziam ler, o texto. Líamos o texto, em conjunto, individualmente frente à classe.Textos deploráveis, insossos, caóticos...
    Batia o sinal, e íamos todos embora infelizes...
    O educador abre um caminho de duas vias: ensina e aprende com os alunos. Traz suas experiências, confronta com as do aluno, faz magias de vivenciarmos, suas experiências com as deles. E... Faz-nos refletir, sintetizar nosso sentir á partir da experiência pessoal, tomar consciência, fundamentá-la, analisar a realidade e interagir.
    Eu julgava você um educador. Um senhor educador. Até hoje...
    Pelo seu texto, envolvido por suas palavras, fui digerindo, passo a passo, vivendo suas experiências. Conhecendo um pouco de seu trabalho, sei do seu relacionamento com as pessoas. Intenso, emerge e imerge. Compactua, conduz, deixa-se conduzir, seduz e é seduzido.
    Com a habilidade de um contista, criou o mistério, sobre uma pessoa fantástica. No mínimo com 4 metros de altura. Quem seria esse seu misterioso amigo secreto? Acompanho seus textos, esbarro em seus comentários nos nossos autores preferidos. Imaginei inúmeras pessoas, que poderiam ser a descrita. Creio que muitos também tiveram essa impressão e pensaram: “Sou eu, o Marcio me tirou!”
    Tenho observado, a maioria de seus amigos se encaixariam nas qualidades tão bem descritas do Enrico. Como o flautista de Hamelin, você junta os melhores. Conduz com habilidades, para terras míticas e sonhadas.
    Reune e reparte, compartilha, cria um grupo, torna amplo o sentido de tribo.
    Aí você deixa de ser educador. Passa a um patamar maior, de condutor, filosófo, mestre, guru.
    Mostra as multiplas vias da vida...
    Vejo você como um filósofo grego, andando com seus discípulos. Trocando idéias compartilhando experiências e emoções. Procurando a verdade, no interior do Homem. Como Socrátes o grego, você nos leva a conceber, novas idéias.
    Com simplicidade Socrátes dizia: “Sei que nada sei.” Mostrando a imensidão de conhecimentos a serem explorados no Universo. Sobre essa frase você recriou outra, e digo as palavras do meu guru Marcio Jr:
    “E quanto mais sei, mais a ânsia em aprender eu tenho, mas também vejo que morrerei na ignorância, frente à vastidão de dados para absorver".

    Vou conhecer o Erico, merecedor da homenagem.

    ResponderExcluir
  8. Marcio confesso que qaundo quis descer li o aviso e subi novamente hehehe...
    Então fui lendo até chegar no Erico.

    Você foi d+ na apresentação, amei o texto inteiro.
    Parabéns aos 3.
    ?????

    A você pelo belo texto.
    Ao teu miguxo secreto pela bela homeangem.
    E A minha mãe, por estar nos proporcionando essa alegria.

    Beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Márcio a sua postagem já é um grande presente não só para o Erico mas para todos nós, ficou maravilhoso, parabéns!! Um bom dia, bom domingo, beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  10. "Você não fez uma apresentação de amigo secreto. Você deu um show.

    Que homenagem fantástica!"

    Eu aqui estou passando para dizer o mesmo a voce! Suas palavras sao de admiraçao e senti até um pequeno desejo que a minha homenagem fosse para voce... Mas aqui eu direi o mesmo, Show!! Também desejaria poder ter tido voce como um amigo secreto, foi linda demais a sua homenagem!
    Eu adoro Al Pacino, um dos meus atores prediletos e se hoje eu escrevo devo a ele no seu modo de atuar fazendo estar em minha memoria cenas de como se descreve uma bela cena!
    Quem me tirou Foi Machado de Carlos e eu adorei a homenagem...
    Aqui cada um tem seu estilo, mas todos sabem doar muito calor!
    A partir de hoje estou seguindo o seu blog, somente agora pude conhecer!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Márcio querido,

    Que homenagem digna de ser realmente aplaudida de pé, como disse nossa querida Ester.

    cada palavra, cada vírgula posta simetricamente nos trouxe essa sensação de descoberta, de de admiração e digo mais, de curiosidade para conhcer esse nosso amigo tão digno por esse carinho.

    Suas palavras são sempre como faíscas que lançadas ao vento, deixam marcas... de luz e sim, suas palavras possuem perfume... Que faz bem pra todos os nosso dias.

    Linda homenagem meu querido.

    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  12. Olá! gostei muito dos seus textos, encontrei seu blog
    nua lista de um amigo, já sou seu seguidor. E adorei
    o desgner do seu cantinho.
    vou colocar em meu blog, um direcionamento do seu
    link para que através de suas atualizações eu esteja te
    acompanhado. bjos e abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcio! Um belo texto, querido, tenho certeza de que o Erico vai adorar! Beijo! Ah, agora deixa eu procurar lá no cantinho da Ester quem te tirou, estou curiosa para ver o que escreveram para você...rs!

    ResponderExcluir
  14. Vim via amigo secreto e ganhei um presente um ótimo blog para seguir fica com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo,

    Belíssima descrição...é do tipo q dar gosto de ler...criatividade escorrendo pelas beradas. Seu amigo q n é mais secreto, ficará envaidecido kkkk

    ESTOU TE SEGUINDO!!!

    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  16. Oiê!

    Marcio de Deus!!! Não sei se choro ou se saio correndo... Será que sou eu mesmo? Até eu acabei gostando deste cara que você descreveu, rsrsrs
    Não tenho palavras para agradecer o carinho dedicado...Muitíssimo obrigado!

    Um grande abraço AMIGÃO :)

    ResponderExcluir
  17. Que barato Márcio, muito bacana mesmo. Ei! Tu manda muito bem nos teus textos... Achei legal o depoimento do teu amigo... "Não sei se choro ou se saio correndo", risos.


    Abraços querido amigo e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi querido! Que barato o post! Ficou linda a forma que vc fez, adorei e a festa foi mesmo linda!
    Beijo, beijo!
    She

    PS: Ahhhh e essa cena é magnificamente lindaaaaa!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela postagem. Super fofa e inteligente.
    Realmente esta confraternização deixou todos muitos inspirado para revelar os amigos secretos.
    Amei a sua postagem..

    Uma postagem bem deliciosa e cheia de ternura.
    Este Amigo Secreto,foi simplesmente maravilhosos.
    Um Feliz e Santo Natal a você. Desculpe não ter vindo antes, pois durante o dia não tive tempo...
    Foi um dia muito corrido.Tive formatura do meu filho no Taekwondo.
    Amigos São sempre amigos. Não importa se são secreto. eles são formidáveis. Seu amigo Secreto é uma pessoa maravilhosa.

    Bjs.
    Até mais.
    Sandra

    ResponderExcluir
  20. Homenagem bonita, sendo que perfume de mulher é lindo...

    Contudo, isto foi possivel pela Ester.

    Fique com Deus, menino Marcio Jr.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. MUITO, MUITO, MUITO LINDOOOOOO MARCIO!!!
    BEIJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcio...

    Seu post é um dos mais lindos que já vi!!!!

    Qta sensibilidade meu amigo!!!!

    Sua homenagem é simplesmente maravilhosa!!!!

    Bjos ...carinho e admiração!!!!

    Zil

    ResponderExcluir
  23. Muita sensibilidade 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir