segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FATOS DO COTIDIANO?



Ele disse:

“Só sei que nada sei”
  
citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", 
o primeiro discurso, 21d




Eu digo:

E quanto mais eu sei, mais a ânsia em aprender eu tenho, mas também vejo que morrerei na ignorância, frente à vastidão de dados para absorver.

Marcio JR 



Alguns estudantes dizem:

Vamos arrebentar um professor hoje?





Não há algo errado nisso tudo?

Nossas escolas estão, praticamente, abandonadas, largadas à mercê de alguns vândalos e criminosos. Quem deveria cuidar, cruza os braços.

Enquanto isso, nossos professores são humilhados, agredidos ou mortos.

A eleição passou. E as promessas de campanha? Serão cumpridas, ou guardadas para iludir o povo no próximo pleito?

Mas, não tem problema, afinal, o que custa para o Estado, e, consequentemente para o bolso do povo, a reforma de escolas depredadas, ruíndo? E segurança para os professores e funcionários... bom, deixa pra lá. Nada é tão ruim, que não possa piorar.

Sarcasmo à parte, até quando toleraremos esse tipo de situação? Ou, será que já passamos a considerar isso tudo como "fatos do cotidiano"?

21 comentários:

  1. É triste saber que quem pode mudar essa situção são aqueles que precisam que a situação continue assim para se perpetuarem no poder!
    Obrigado pelo seu comentário tão carinhoso lá no Baú fiquei emocionado, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sim, as autoridades já consideram isso atos do cotidiano, e quer saber mais, se as escolas começarem a criar punições para esse alunos logo aparecerá a mídia, os didreitos humanos, a proteção aos menores vândalos. Os professores, as escolas, passarão de vítimas a monstros que impedem um jovem de aprender barrando ele, ou expulsando da escola, pra mim só assim resolveria...posso até ser radical, mas fala serio, quem quer estudar vai para o colégio pra isso, quem não quer mais tarde descobrirá quanta falta o estudo lhe fará, e se não for tarde pode recuperar o tempo perdido...

    Bela sua postagem!

    Bjs

    Mila

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Márcio! Diz o senso comum que a sociedade que prega o consumo individual e progressivo, que ser competitivo e arrojado, são coisas evolutivas. Estamos vendo no que tem dado esta evolução. A escola pública não representa mais uma instituição auxiliar no processo de formação dos mais carentes, uma vez que as facilidades do contrabando e do tráfico mostram que não há necessidade dela. A escola particular está voltada para os desejos dos endinheirados. Se atreverem a se meter na formação dos filhos dos ricos, podem enfrentar a fúria dos pais que estão mais preocupados em arranjar algo que ocupe o tempo de seus filhos do que com sua formação humana. Do lado do estado, houve uma "lavada de mãos", à medida em que passou a quantificar mais do que qualificar o investimento público em educação. Estamos, então , no meu entender, numa encruzilhada, onde os caminhos a ser seguidos são pedregosos, espinhentos e desagregadores, tal como a sociedade como um todo vem sendo. PS: esta semana, depois do último assassinato de um professor daqui de BH, assisti e li muito sobre o assunto: quase unanimidade das opiniões era a de que é preciso aumentar o policiamento nas escolas. Combater o mal da raiz pela superfíce(?), eu penso. Um abraço e uma ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. ótima postagem, problema sério esse.
    e é o que sempre acontece ,eleições passam e as promessas vão junto e só voltam na próxima com os mesmos ladrões porque isso que são!
    não estão nem ai, pra educação, pra saúde, ou seja pra nada menos ainda com a segurança de lugar algum que mesmo sabendo ser obrigação deles nada fazem.
    professores que continuem na profissão por amor!
    será?
    e quando não haver mais amor e ai?
    é a situação é séria..
    eles querem mesmo é encher o bolso e nada mais..

    bjO e boa semana...

    ResponderExcluir
  5. Profundo e cheio de verdade...Incrível e isso não pode se aceito como normal...Espero!!! abraços,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  6. Quem tem que estudar, agride. Quem tem que gerir, rouba. Quem tem que legislar, se omite. Quem tem que administrar, prevarica. É.. nada é tão ruim que não possa piorar.
    Bjitosssssss!

    Ps.: muitooooooo legal a tua homenagem de amigo secreto!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vivermos na igonorância é o que eles desejam. Boas Festas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querido Marcio! ...Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite... dependendo da hora que vc veja este comentário, risos.


    Querido amigo, semana passada eu assisti naquele programa o profissão reporter, uma matéria falando sobre esse assunto que vc menciona em sua postagem. Menino! Eu fiquei impressionada com tanto vandalismo.É assustador o retrato dessa sociedade que se forma sem limites, sem família, sem Deus, sem cultura, sem nada... Vazia!!! E os professores, que ainda resistem, são ameaçados, torturados em sala de aula, quando não, afastados por problemas médicos de tanto sofrerem agressões, físicas e mentais por parte dos alunos.


    Isso me faz lembrar uma frase daquele filme - O Clube do Imperador que diz: O fim depende do começo!

    - Mas sabe, eu verdadeiramente acredito que, em meio a isso tudo, ainda há chances de mudar o fim. Não podemos nunca deixar de acreditar que o ensino mude e transforme a conduta de um garoto e transforme seu destino.


    Bem meu amigo, ha muito o que se fazer e dizer, mas por ora fico até aqui.


    Quero agradecer sua visita e comentário, que confesso, encheu minha manhã de alegria.


    Grande beijo e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcio!Tudo bem?
    Tá caindo a maior chuva aqui em Curita, quem dera ela pudesse lavar a alma do nosso país, libertar-nos dos arrolhos da ignorância e violência. Seu texto está muito bom. Esse mundo está mergulhando em caos. palhaços viram políticos, professores sacos de pancada...
    Enquanto isso a caravana passa e os pequenos choram, ah Platão, eu só sei que já vi demais.

    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Márcio. Sabe, fico grata à midia por tornar públicas algumas situações de violência que, infelizmente, estão cada vez mais comuns no cotidiano de várias escolas. Quem sabe assim, muitos pais se conscientizem de que estão falhando na educação de seus filhos. Escrevo isso porque, como professora, posso afirmar que a causa de boa parte dessa violência é a falta de limites, a falta de respeito uns com os outros e, em especial, com quem exerce autoridade. Estas coisas aprendemos em casa. A Mila Lopes foi bastante feliz em seu comentário quando afirma que a punição por parte da escola pode se tornar motivo de escândalo. Não é o objetivo das escolas punir alguém. Por isso todas elas deixam claro aos professores, alunos e responsáveis seus direitos e deveres. Acontece que alguns insistem em ignorar os deveres. O resultado disso só pode ser desastroso.
    Ótimo texto, meu amigo. Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Meu caro cronista, permita-me aqui citar o brilhante Marcio JR: "E quanto mais eu sei, mais a ânsia em aprender eu tenho, mas também vejo que morrerei na ignorância, frente à vastidão de dados para absorver." Bela frase à qual concordo em gênero, número e grau. Sobra-me, porém, uma pergunta: "E por que, então, não aprendermos apenas o que é essencial?" Como sempre, Marcio, tua lucidez brilha em todos os seus watts. Um forte abraço, amigo. André

    ResponderExcluir
  12. rsrs.

    Caro André. Sempre instigador, e isto é muito bom.

    Quando atingimos um certo nível de raciocínio crítico, adquirimos verdadeiro vício em sempre aprender mais. Creio ser natural, além de salutar.

    Também penso que o ideal seria aprender apenas o essencial, mas aí cabe outra questão: como determinar o essencial?

    Que tal um fórum? Gostei da idéia do debate.

    Abraços, tanto a você, André, quanto a todos os outros que interagiram com esta postagem.

    ResponderExcluir
  13. Oiê!

    Amigão, Quando fiz meu estágio para atuar como professor de língua portuguesa (escola pública) tive uma surpresa que me fez desistir (deu medo), escolas completamente destruídas, as carteiras cortadas com estiletes, palavrões escritos sobre a lousa, estudantes ameaçando professores, uso de drogas, veículos modificados e condutores fazendo manobras perigosas, som extremamente alto, enfim, uma verdadeira selvageria!!!
    Hoje, atuando como educador de trânsito, posso dizer que o problema está na sociedade de uma maneira geral, posto que a educação vem de berço!
    Afirmo que nossos professores são verdadeiros mártires da educação!!!

    Um forte abraço :)

    ResponderExcluir
  14. Como sempre seus textos vão fundo na realidade em que vivemos...Esse é mais um,meu Amigo.Assino inteiramente com você. E aqui no meu coração sempre tenho a esperança de que isso algum dia mude, de que em algum momento os poderosos venham realmente se importar com algo fundamental como a Educação.Aplausos sempre.Sempre no coração.bjs na alma,Ione

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente acharemos normal o mal até quando nos comportamos como pessoas egoista e isoladas...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Marcio
    Com todos esses comentários está provado
    que não passamos à considerar "fatos do cotidiano".Muitos importam-se com isso,muitos trabalham pra tudo mudar,é preciso ter fé,é preciso acreditar que vai mudar,já está mudando.
    O processo é lento,já houve atitudes humanas pior,e foram superadas.Acredite
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Marcio J.R.
    primeiramente , agradecer a levantada em meu ego no comentario do video da neca do "ai de mim que sou romantica"... DéussssssLhepague... rss
    segundamente.. que gostoso saber que existem pessoas como tu que tem a coragem de botar a boca no trombone.... faz minha linha de raciocínio.. e luto junto se necessário for!!!!
    terceiramente... gostaria que lesse esta matéria em meu humirdi porem pretensioso bróguinho... rss
    http://xipanzeca.blogspot.com/2010/09/amo-ser-macaco.html
    Vivo dando uns pitís aqui tentando acordar esse povo.... e quando vejo uma matéria feito essa que vc escrivinhou sobre educação... faço das suas minhas palavras... Acorda BRAZIL... hey car´*** de povo lérdo e lêsso.... pô !!!
    Cara... tens o meu espaõ pra hora que quiser usar feito gatilho da arma do bem ... use e abuse ... tô contigo...
    Abraços admirativos
    Tatto

    ResponderExcluir
  18. Márcio, vc fez uma maiúscula homenagem ao seu amigo, no entanto, arrebentar um professor seria muito cõmico... se não fosse verdade. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Márcio,
    sua crônica serve de alerta para todos.
    ser professor neste país é ter que ser um mágico, ou santo pois só dessa forma para conviver com tamanho descaso e ignorância, especialmente daqueles que estão no comando.
    parabéns amigo.
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Marcio,
    Há muito o professor deixou de ser herói de seus alunos para tornar-se vítima.
    Há uns 6 anos um ex-aluno, professor excelente, viu em sala de aula que um aluno de 14 anos portava maconha. Como educador, conversou com o menino e chamou o pai na escola. Dias depois foi assassinado em um ponto de ônibus próximo à escola.
    Algumas averiguações e tudo ficou por isso mesmo.
    Nossas autoridades não estão nem um pouquinho preocupadas com a Educação, um povo educado é um povo perigoso. Se tivéssemos um povo educado, consciente não teríamos essa corja a nos representar no Governo.
    Meu carinho,

    ResponderExcluir
  21. É, maninho, infelizmente, no país do samba e do futebol, a educação fica em último plano. Quem sabe um dia, a gente chega lá ( no país sério que idealizamos e lutamos tanto)! Obrigado pela crítica dos meus textos. No meu blog, também venho denunciando a crise político-social; é o mínimo que posso fazer deiante do caos.

    Abç!

    ResponderExcluir