sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BELOS SEIOS. MAS, O CÂNCER É SILENCIOSO. CUIDADO.

 image by Google

E essa agora? Será que o ABISMO DAS VAIDADES mudou a temática do blog?

Não, mas a imagem acima é muito propícia para ilustrar um assunto muito sério.

Faz algum tempo, uma amiga, pessoa muito próxima, passou por alguns problemas de saúde e, num exame rotineiro, descobriu ser portadora de Carcinoma Ductal, ou seja, câncer de mama.

O tratamento teria sido facilitado, caso essa amiga tivesse descoberto muito antes a doença. Mas, quis o destino e a teimosia dela em não fazer o auto-exame ou em não consultar um médico, que o quadro só fosse descoberto tarde demais. O seio esquerdo foi retirado e, agora, ela corre o risco de perder o outro.

Se você é mulher, e acha que é besteira o auto-exame, tome cuidado. O câncer de mama não pede licença, e em seu começo, é indolor. E mais para frente, cobra um preço muito alto. Não custa perder alguns minutinhos e fazer o auto-exame. No entanto, somente o auto-exame não basta para uma maior prevenção. Consultas regulares com especialistas também são necessárias.


Mas, que os homens não se iludam, achando estarem livres desse terrível problema. Os índices de câncer de mama masculino vêm crescendo assustadoramente nos últimos anos.

E se você é homem, conheça um pouco mais sobre a doença em seu aspecto masculino (PORTAL G1 ou no site BEM DE SAÚDE). E mais um detalhe. Perca um pouco a vergonha, e incentive sua esposa, filha, mãe, amante, amiga ou qualquer outra mulher que esteja próxima a você a se auto-examinar. Não é feio nem ridículo se importar com a saúde de alguém de quem se gosta. Porém, no caso das amigas ou de mulheres conhecidas que estejam próximas a você, É APENAS PARA INCENTIVAR, E NÃO PARA FAZER O AUTO-EXAME NELAS, principalmente se você for casado.

Os principais sintomas:

Feminino:
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Masculino:
O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.


Saiba mais:




31 comentários:

  1. Oi Márcio
    Obrigada pela presença e comentário.
    Assim que chequei andei navegando pelos blogs amigos ávida pra descobrir quem tirou quem rs
    Gostei de tudo , em particular a homenagem que fez ao outro amigo Érico.
    Que use seu dom da palavra, seu talento pra levar alegria e ternura a todos. Parabéns!
    Boa lembrança em informar, alertar sobre o auto exame, um assunto que nao podemos negligenciar.
    deixo abraços ,
    a madrugada já vai alta rs
    fique bem e uma ótima sexta feira.

    ResponderExcluir
  2. Ola marcio, bom dia, olha brigadão pelo toque, a gente na nossa correria diaria acaba deixando pra lá, coisas de maxima importância, nossa saúde, aquele trem de ser humano que acha q as coisas so acontecem com os outros, o que não é verdade, bjos no coração, ótima sexta feira pra vc e se cuida.

    ResponderExcluir
  3. Utilidade pública da mais nobre relevância. Parabéns pelo alerta, Márcio. Agora dá licencinha que vou seguir o link que você indicou e ver sobre os casos masculinos. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Cuidar da saúde é ter amor por si...

    Obrigada pelos comentários carinhosos em meu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este é meu amigo, por isso querido vc é feliz, pq esta sua doação, é linda, poderia estar qui falando de sim mesmo, ou cultuando problemas, mas esta tentando ajudar o maior número de pessoas, vc amigo que orgulho...ainda bem que sou sua amiga...de gente assim que eu preciso perto de mim!!
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marcio.
    É isso mesmo meu querido, amei o alerta.
    Temos que ficar atentos para esse lado.
    Acho tão mais bonito o simples, o natural, ao menos é o que deve seguir no curso de Deus.
    E devemos cuidar da mama com carinho.
    Esse jeito de abordar esse fator foi belo meu amigo.
    Fico impressionada com tua atitude, simples e grande.

    Beijinho Marcio.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Marcio...
    Esse tipo de postagem deveria ter prioridade e acesso ilimitado alcançando proporções estratosféricas ......... Pois somente quem passa por esses traumas se atenta sobre o assunto... Pena que funciona assim, depois a mídia esquece até que outro pereça e afronte mais uma vez...
    Botaria a boca no trombone pra dar efeito ... tipo assim!!
    A La Caetano Veloso..
    "Dona das divinas tetas
    Derrama o leite bom na minha cara
    E o leite mau na cara dos caretas"
    Os governantes até dão um certo suporte... MAS É POUCO PÔ.... Tem obrigação de dar mais ( Pena que tem político que rouba descaradamente até nessas campanhas ) E o BRASILÌS segue assim...
    "POUCOS GRITAM, POUCOS OUVEM E MUITOS... CHORAM"

    Déusssssssssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  8. Lindo e importante alerta.Precisamos tomar cuidado! abraços ,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. Tudo o que se refere à nossa saúde devemos ter o máximo cuidado e evitar que ela se deteriore irremediavelmente.

    Gostei do teu campo e continuarei seguindo na leitura.

    ResponderExcluir
  10. Grande post, Marcio!
    Valeu pelo toque. Bjin

    ResponderExcluir
  11. Bela inciativa, ja tive caso de cancer de mama na familía e bem sei o quanto é complicado o tratamento para quem a possui. A prevensão é simples, basta perder a vergonha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Não podemos descuidar nunca da saúde... Um simples exame e podemos ter vida por muitos anos.

    Aproveito a oportunidade para convidá-lo para participar do Concurso Literário do Blog Espaço Aberto e desejar a você e aos seus familiares um natal rico em dádivas!

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcio, belo tema! Recentemente minha avó precisou retirar o seio por conta de um CA de mama. No início, ela pensou que fosse um nódulo de gordura (não sei de onde ela tirou isso) e só quando ficou maior ela resolveu conversar com alguém sobre o assunto e, no final, foi inevitável a retirada total. Mas as mulheres são teimosas, poeta. Minha mãe, por exemplo, não faz uma mamografia de jeito nenhum. A prevenção sempre é o melhor remédio. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Marcio,

    hoje, aprendi algo que não sabia... MUITO OBRIGADO!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. É uma chamada importante Márcio.
    Nós que fazemos parte desse segmento de informação não podemos nos abster de apoiar essas campanhas sociais e de saúde. Estou com você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Marcio, parabéns!
    Parabéns pela preocupação, iniciativa e alerta a favor da saúde pública. Á informação e conscientização, claro, não apenas do público feminino.

    O câncer de Mama,apesar dos avanços da medicina, tecnologia, recursos físicos e humanos à disposição, além da informação, infelizmente ainda é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres. No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Porém, vale lembrar que tem cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente.

    Assim como pra maioria deles, quando diagnosticados precocemente e, uma vez detectado, outros exames são essenciais para garantir que o tratamento seja eficaz.

    Por isso é muito importante a prevenção, promoção è saúde e a educação em saúde. O que vem há alguns anos sendo investido.
    Hoje se percebe de que é mais viável, barato prevenir que remediar.

    Começando com o auto-exame da mama, que deverá ser feito todo mês, sete dias a partir do primeiro dia da menstruação. Esse é o momento de você mesma fazer esse exame. Se estiver na menopausa, marque um dia fixo para todos os meses.
    É rápido , podendo ser realizado no banho, antes de dormir, em frente ao espelho e se bem feito, poderá evitar dores de cabeça mais adiante.

    Algumas orientações:

    • De pé, em frente ao espelho, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila.

    • Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos.

    • Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.
    Caso você perceba qualquer alteração, mínima que seja, ou tenha alguma dúvida, procure o mastologista ou seu ginecologista, um posto de saúde ou um ambulatório.

    (continua abaixo)

    ResponderExcluir
  17. (continuação)

    IMPORTANTE: O auto-exame das mamas NÃO deve substituir o exame clínico e laboratorial.

    Importante também frisar a MAMOGRAFIA, que é um exame radiológico realizado em um aparelho de alta resolução que permite visualizar imagens tumorais e calcificações. Consiste em colocar a mama entre duas placas e emitir um raio-X. A radiação recebida pela paciente é pequena, não sendo prejudicial à saúde. A mamografia permite identificar lesões não-palpáveis e descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.

    E aproveitando o espaço, quero além da informações, compartilhar uma experiência familiar. Pois foi graças à mamografia que minha mãe, há um pouco mais de um mês, detectou uma microcalcificação, sendo posteriormente encaminhada para uma biópsia no qual o diagnóstico foi esse que o Márcio citou: Carcinoma Ductal In Situ. Ou seja, Um início de Câncer localizado dentro de um ducto mamário.
    Pela nomenclatura utilizada, Carcinoma remete á um tumor maligno, porém, graças a descoberta muuuuito precoce, pela mamografia dessa alteração. O câncer estava no ínico, tão pequeno que não havia se diferenciado em maligno ou benigno. Estava encapsulado, não havia atingido tecidos adjacentes e poderia ser retirado com cirurgia, o que se não tivesse feito, as chances de se desenvolver e se tornar maligno, passando para metástase que é o surgimento de tumores secundários, ao se espalharem para o resto do corpo.

    Enfim, faz 15 dias que fez a cirurgia e está ótima, seguindo recomendações para o tratamento.
    Hoje em dia, essa história de que Cãncer é somente hereditário, vem caindo por terra. O estilo e hábitos de vida, alimentação, tabagismo, fatores ambientais, hormônios entre outros são hoje muito mais desencadeadores dessas diferenciações celulares do que nunca, claro, associados á uma propensão hereditária.

    O Marcio está certo quando alerta os homens, pois eles também têm Cãncer de mama, simplesmente porque eles têm glândulas e ductos mamários, só que não desenvolvidos como na mulher.

    A cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um em homens, embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes despreocupados com a qualidade de vida e histórico familiar.
    O maior motivo de descoberta da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização da importância da realização dos exames de rotina. ( e vale pras mulheres também!)
    O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.

    Geralmente o tumor é percebido pelo próprio homem ou por sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.
    A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes como: histórico familiar correspondente aos pais, irmãos ou filhos, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.

    Então pessoas, um toque, um simples toque... PELA VIDA!

    ResponderExcluir
  18. Boa velho guru! Perdi uma tia com esse problema, esquecemos de nos cuidar.
    Bem lembrado! Câncer de mama também ocorre em homens.
    Além daquele outro exame, que a maioria dos homens correm...

    ResponderExcluir
  19. Oi Márcio,
    O coneheço a pouco tempo, mas a cada dia aumenta a admiração que tenho por você.
    Viu, quando o chemei de salutar, sapiente não aumentei em nada!!!!
    Nós seres humanos temos um problemas sério de só nos preocuparmos em nso cuidar por causa da estética, poucos são so que se cuidam visando ter qualidade de vida, saúde.
    Você está alertando, conscientizando e isso é o poder mágico que esse espaço nos oferece e você o utiliza com muita prioridade.
    Parabéns pela matéria.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Antes de terminar de ler o texto ja estava fazendo um auto exame, rsrs

    Otimo! Muito instrutivo e é um tema que muitos irao procurar na net e encontrarao voce ali a nos ensinar o que voce aprendeu, o que leu, o que escutou, o que escreveu!
    Ou voce foi muito esperto para ser encontrado facil no google, ou voce é um homem justo e de principios, rsrs
    Claro que é a segunda hipotese, pois o pouco que te conheci eu te admirei muito!

    Queria aproveitar aqui para dizer que os homens tem de fazer o mesmo também mas... Na prostata, kkkkkkkkk Vai la hem no doutor, kkkkkk

    Marcio eu traduzi o poema agora e se voce quizer reler ja pode acessar...
    Mas eu vi la que voce ja havia entendido tudo, e aquele passarinho la ja encontrou sim o seu novo ninho de amor, rsrsrs Ele nao esta mais sozinho... Passarim esperto este! rsrs

    ResponderExcluir
  21. Sabe o que é pior, muitas doenças podem ser facilmente curadas se fosse pegas no inicio, pior que quanto mais tempo se demora detectar, mas caro é o tratamento...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Bacana o alerta!

    Deveria ser uma constante na mídia, mas pouco se houve sobre o assunto, depois que passou o modismo de alertar..

    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Cidadania sempre, Márcio. Alerta em tempo. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Sim nos conhecemos no RL, tuas poesias são lindas em qualquer lugar Márcio... Não se preocupe, que algum dia o tempo renderá-se-á a ti, aí tudo será mágico pra você.
    Achei muito boa a informação no teu blog, muitas pessoas descuidam-se da saúde e quando vão corre atrás já é tarde demais...
    Que Deus te proteja poeta.

    ResponderExcluir
  25. Marcio..encontrei seu blog hoje e ao deparar com sua postagem fiquei surpriendida
    ao ver um homem estar preocupado com a saúde da mulher.
    È maravilhoso demais isso amigo .
    Para ser franca ñ sou vitima do cancer de mama ,mais de fibrose cistica e desplasia mamaria cronica.
    Durante quatro anos de tratamento e alguns deles bem dolorosos infelizmente vim a perder as duas mamas.
    O ultimo exame deus cistos incontaveis ñ tendo mais tratamente .
    Marcio só estou dizendo minha história de vida
    para confirmar mais uma vez ñ devemos descuidar pois mesmo cuidando perdi..
    Um feliz final de semana.
    Um santo Natal.
    Um abraço carinhoso,Evanir.
    Estou seguindo seu blog ficrei feliz se seguir o meu .
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  26. Achei bacana.
    Muitos homens também correm o risco e não sabem.
    Por isso eu sempre tou esperto comigo.

    Beijo, querido.

    ResponderExcluir
  27. Que legal sua preocupação com a saúde de seus leitores. Mais uma prova do quanto você é gente boa, meu amigo. Apesar de não haver nenhum caso de câncer de mama na minha família, não deixo de fazer o exame preventivo. Viver com saúde é infinitamente melhor. Obrigada pelo excelente texto. Um ótimo fim de semana pra você. Bjo.

    ResponderExcluir
  28. Realmente muito bem lembrado!O cancer é silêncioso e mata!

    Vou te seguir pra trocarmos...

    Aproveitando queria te onvidar a conhecer o meu blog pois stou retomando depois de 4 meses hibernando.rs...


    Um bom dia pra vc

    Maria

    ResponderExcluir
  29. Pois é MARCIO
    O cancro de mama assusta hoje milhões de mulheres em todo o mundo.
    E se há ser algum que não merecia tal castigo são exctamente as MULHERES.
    FELIZ NATAL
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu caro!
    A correria do dia-a-dia nos faz deixar de lado o que deveria ser a nossa prioridade, ou seja, a nossa saúde. Teu texto é um grito de alerta, e, sem sombra de dúvidas, nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter com nós mesmos.
    Parabéns pela generosidade, meu amigo. Você foi brilhante, como sempre.
    Um grande beijo no seu coração.


    Vanessa

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde prezado Márcio! Olha onde vim parar!
    Eu li este marcante texto lá no RL na página da colega de letras Camila Lima.
    Algo que muitas de nós mulheres já sabemos no entanto bate forte o confrontamento com a realidade assim escrita. Meus aplausos aqui!
    Uma linda noite de natal!
    Ange.

    ResponderExcluir