sábado, 25 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA DE CARLINHOS, UM CONTO DE NATAL

image by Google

Baseado em fatos reais

Nas mãos de Iara, mãe de Carlinhos, estava a carta que o menino de oito anos havia escrito para o Papai Noel.

“Meu amigo Papai Noel.

Nunca te pedi nada, mas, neste ano, preciso de algumas coisas. Sei que o senhor enxerga tudo daí do Pólo Norte, então sabe que mamãe e papai estão brigando um pouquinho além da conta. Faz eles terem mais paciência um com o outro?

Quero também que o senhor lembre da Ana, minha irmã. Ela sempre precisou de um pouco de carinho, mas tá faltando tempo aqui em casa para darem mais atenção para ela. Bem que o senhor poderia arranjar um namorado para a maninha. Mas alguém bom de coração. E aproveita e arranja um namorado também para a tia Cristina. Depois que separou do marido, anda tão chaaaata...

Papai Noel, traz um cachorrinho pro Lucas? Ele gosta tanto do cachorro do vizinho, e sei que morre de vontade de ter um.

Prá Joana, minha irmã que nasceu por minha causa, faz ela crescer feliz, faz?

E para mim, só quero uma coisa... pede pro Papai do Céu prá deixar eu viver só mais um pouquinho, só até o Natal. É a data que mais gosto, e quero poder ver minha família sorrindo só mais uma vez.”

Carlinhos, portador de Leucemia, não aguentou a espera por um doador de medula óssea que fosse compatível, e deixou este mundo no dia 27 de dezembro de 2007, exatamente uma semana antes de um doador apto ser localizado.

Se mais pessoas se cadastrassem como doadores, Carlinhos e várias outras crianças poderiam estar correndo por aí. É Natal, então, dê esse presente para essas crianças e para você mesmo. Elas terão mais esperanças em viver, e você terá feito um dos mais belos gestos de amor pelo próximo.

image by Google
Saiba mais:






Marcio JR

18 comentários:

  1. E podemos fazer tantas coisa se nos predismos a olhar mais para o lado e não apenas o nosso umbigo...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vamos celebrar estas últimas horas natalinas... BATE O SINO!!!

    DEIXO AQUI:

    "Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

    Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou com o vestido de baile. E o supra-realismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

    Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

    A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

    A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram; equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

    Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

    O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

    Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

    A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

    O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

    E será Natal para sempre.

    Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta se transformassem em realidade."

    (Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir
  3. Tocante esse texto, Marcio!
    Se cada um de nós fizesse sua parte, certamente teríamos uma mundo bem diferente..

    Interessante notar que esse garoto com um sofrimento desses passou a observar o que os outros de fato precisavam e pediu as coisas certas..

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Quantos meninos a escrever diariamente cartas doridas ao Pai Natal, ao Menino Jesus e a quantos deuses que se agitam neste universo.

    Estes gritos são chocantes como são toda a indiferença que habita o coração dos homens que vivem olhando para o lado esquecendo estas realidades.

    Hoje como ontem e talvez amanhã continuaremos a ignorar estes gritos e a olhar apenas com uma visão curta demais.

    Todos nos preocupamos em dar coisas boas aos nossos filhos e pouco nos importamos em dar ao mundo filhos melhores, com as melhores qualidades e aptidões de servir o seu semelhante.

    ResponderExcluir
  5. Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito comovente, Márcio. Esperemos que toque o coração de possíveis doadores. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ei Márcio,
    Sem medo de ser repetitiva e endossando o que todos já comentaram, também acho que o ser humano está sempre a esperar que tudo venha pronto para ser desembrulhado, não faz a sua parte, acha que todos tem que fazesr menos "ELE", quantas vezes já não ouvi atrocidades de pessoas que jógam lixo nas ruas e dizem que se não fizerem isso deixariam um monte de "garis" sem emprego, pode isso? Nâo.
    Se cada um fizer a sua parte tudo seria diferente...

    Muitos abraços para ti.

    ResponderExcluir
  8. Oi Márcio!

    Linda postagem... de se emocionar! E refletir!

    Tenha uma linda semana!

    Deixo beijo

    Sil
    Sempre aqui

    ResponderExcluir
  9. Lindo e comovente o texto.
    Realmente, o mundo seria diferente se as pessoas ajudassem mais quem está precisando...

    Querido, eu queria lhe desejar um lindo e maravilhoso 2011 e que possamos continuar a nossa amizade aqui na blogosfera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,Márcio!

    Já havia estado aqui anteriormente e me emocionado com teu post!

    Tenho um filho que fez transplante renal graças a uma tia querida que era compatível e que doou um de seus rins. Então sabemos muito bem da importância dos doadores!

    Vim também agradecer tua tão querida visita em meu blog!
    Espero que seu Natal também tenha sido abençoado, e que 2011 seja um Ano maravilhoso para você e teus familiares, Márcio!

    Uma beijoca,
    Neli

    ResponderExcluir
  11. Linda a dica que deixaste. Vou procurar me informar melhor por aqui. Bjocas!!

    ResponderExcluir
  12. Poxa amigo Marcio, triste e marcante seu texto, e nos faz pensar. Bem apropriado este post...Vc tem um coração dourado, tenho orgulho se ser sua amiga querido anjo.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  13. Ah Marcio,
    Triste saber que Carlinhos representa milhares, milhões de crianças... e não apenas crianças, mas adultos na mesma situação. Aguardam uma chamada de esperança, uma oportunidade em receber medula óssea e tantos outros órgãos que nós, "saudáveis" e que os temos, nunca nunca, quase nunca damos valor. Enquanto tantos veem correr os dias pela janela de um hospital, veem os suspiros da vida naufragarem por entre os dedos, na ânsia de senti-la por mais um tempo.
    Mas feliz me sinto, Marcio ao me deparar com pessoas tão especiais como você, como tantos outros anjos que possuem um coração tão maior que o peito comporta.
    Esse seu olhar abençoado, e suas mãos que habitam gestos belíssimos, vindos do coração.
    Obrigada Marcio, por ser e possuir essa beleza, esse amor... pessoas com um amor assim que o mundo anda precisando, cada vez mais do que nunca.
    E tanto podemos fazer com gestos simples. Ser um doador. Um doador de sangue, de órgãos e tecidos.
    Um pedido. Um pedido nosso pode mudar o destino de alguém. Diga à sua família que você deseja ser um doador. Pois, é ela que decide no “final das contas”. Então, diga, expresse sua vontade em doar, um órgão, um tecido... o que for útil, pois com certeza será. Para que no momento, sua vontade seja respeitada.
    Posso dizer que tive a felicidade em poder compartilhar a vida do meu sangue com seres que, por um desvio do destino, lhe colocaram em situações que dependiam não apenas de mim, mas que feliz me senti, em poder compartilhar a vida que corria e cofrre em minhas veias.
    Como também , em relação à Medula Óssea. Já algum tempo que possuo cadastro e pude colaborar num caso assim.
    Não é nada de outro mundo, não há riscos do doador ter leucemia, nem se prejudicar por ser um doador saudável.

    (continua abaixo)

    ResponderExcluir
  14. (continuação)

    A medula óssea, é responsável pela produção das células sanguíneas do nosso corpo, quando ela pára de produzir as células ou começa a produzir exageradamente, por alguma doença, até mesmo a leucemia, nosso corpo entra em colapso. Então é nestes casos que a solução é o transplante de medula óssea, eu não me recordo agora quais são as probabilidades de compatibilidades entre medulas, mas é algoaproximadamente em torno de 1:100.000 ou 1:1.000.000, então quanto mais doadores de medula estiverem cadastrado mais chances de uma pessoa que precisa, tem de encontrar um doador compatível.
    Para ser doador, basta ir a um Hemocentro (banco de sangue) Uma sugestão são as Santas Casas (que possuem esse banco de cadastro de doadores de medula óssea bem como em relação à outros órgãos e tecidos também)., e dizer que você quer ser um doador de medula, no qual, se você passar pela triagem realizada para avaliar se você é ou não um doador apto, eles irão colher cerca de 10 a 15 ml do seu sangue, e fazer vários testes e pronto, você já estará cadastrado no sistema.
    Caso alguém necessite posteriormente, e você seja compatível, o Hemocentro entrará em contato com você explicando o caso, e perguntará se você ainda tem interesse em doar a medula. Se sim, irão realizar outra bateria de exames e se você estiver e for apto a doar, poderá fazer esta boa ação. Claro que como todo transplante, há o risco de rejeição pelo receptor, porém, hoje a tecnologia farmacêutica, os recursos para que isso se torne menos perturbante possível está mais avançada.
    Que tal nos interessarmos mais, nos informarmos à respeito? Cabe á nós também, fazermos nossa parte.
    O doador ficará internado cerca de 1 a 2 dias, receberá anestesia local ou geral, dependendo de qual procedimento o hospital irá fazer, eles irão então extrair um pouco da sua medula (dentro do osso), e pronto, mas não se preocupe, pois em pessoas saudáveis, a medula volta a se regenerar em algumas semanas, e não trará nenhum prejuizo para voce...
    IMPORTANTE: Muitos dizem não querer doar com medo de ficarem paraplégicos. Só pra esclarecer, não há perigo disso. Pois a medula óssea não pode ser confundida com a medula espinal. A medula óssea é o que chamamos de “tutano” e que se encontra no interior dos grandes ossos do corpo, enquanto que a medula espinal, está no interior da coluna vertebral. Não há perigo.
    Indico também um site: AMEO (Associação de Medula Óssea). Não custa nada dar uma pesquisada, uma olhadinha, conhecer um pouco mais sobre o assunto antes de fundamentar uma opinião, uma decisão, muitas vezes erroneamente baseada em (pré) conceitos. Você poderá se surpreender com o assunto, com os diversos tipos de transplante de medula óssea.
    E quem sabe, não vai querer entrar nessa “torcida”?!
    Vamos então olhar um pouco pros nossos semelhantes.
    Eles continuam a nos aguardar, a nos esperar...
    E a esperança, vem mesmo do verbo esperar!
    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  15. Márcio,

    Uma belíssima e importante campanha para arrecadar aquilo que não se compra com dinheiro... Em prol da vida!

    Realmente, precisamos fazer a nossa parte!!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. A doença nos chama às reflexões. Daí temos que botar a solidariedade pra fucionar, não é mesmo Márcio? Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Só quem já perdeu alguém com essa doença sabe a importância desse gesto.Aplausos,meu Amigo...Fiquei profundamente emocionada.Seu texto me trouxe muitas lembranças...Uma abençoada semana.bjs no coração

    ResponderExcluir
  18. Márcio, vim aqui pra te dar um beijo ...aí encontrei este escrito.É difícil ler algo assim...sinto-me "o" poço do egoísmo...aqui já estava chovendo muito ,agora vai chover ainda mais...

    ResponderExcluir