sábado, 17 de novembro de 2012

O PERFUME QUE FICOU EM MIM

filme PERFUME DE MULHER - by YouTube

O ar da manhã, sempre perfumado daquele cheiro de flor acordando, me encanta os sentidos. Durante muito tempo, foi este o perfume que carreguei comigo. Até acredito que era o único perfume de que precisava em mim.

O tempo, com seu perfume amadeirado, caminhou comigo e contagiou minha pele. A impetuosidade da juventude, que acomete nos verdes anos com seu odor mais ácido, porém um tanto volúvel, ficou para trás. E o que era pressa se transformou na mais pura vontade de aproveitar o odor de cada dia, de cada instante.

Aprendi que cada coisa, cada acontecimento, cada momento (seja ele feliz ou não) tem uma identidade bem marcada. É como se uma memória olfativa me dominasse e me impusesse fragmentos perfumados daquilo que vivi e absorvi por essa já longa estrada. Seletivo que sou, o que me fica são os bons momentos, pois, e por sorte, os cheiros desagradáveis dos momentos ruins, esses se confundem e amenizam com o tempo. Não serão esquecidos, por certo, mas serão sobrepostos por odores que possuem elementos capazes de eternizar sentimentos bons na alma.

Estranhamente, e como a memória não é capaz de sintetizar odores, associo aromas e cheiros a imagens. Dia desses embarquei numa nostalgia tremenda, relembrando instantes de pura magia. Um filme brotou em meus pensamentos, e nele, um casal dançava tango. Al Pacino e Gabrielle Anwar protagonizaram uma das mais belas cenas a que pude assistir, e foi então que me dei conta de que não existia, ainda, um perfume a que eu pudesse associar tal momento.

Celêdian Assis
Revirei toda minha bagagem de memória, andei pelo jardim de casa, busquei no mais remoto daquilo que conheço, e somente um perfume me ocorreu para ancorar nesta tão bela recordação: o perfume do carinho, do afeto, da simplicidade, e da magia que vem de ti, Celêdian Assis.

Hoje é teu aniversário, minha querida amiga. É pena que a única coisa que posso te dar é o meu abraço imaginário e todo o carinho que consigo te enviar daqui, em palavras. Mas, saiba que você é uma das pessoas que mais admiro e respeito. O fato de poder tê-la como amiga já é, por si só, um dos maiores presentes que a vida me deu.

O perfume que ficou em mim? É o mais puro aroma de nossa bela amizade, Celêdian.

Feliz aniversário, minha preciosa e estimada amiga.


Marcio JR

8 comentários:

  1. Que linda homenagem, meu amigo querido. Nossa querida perfumada realmente merece todos os carinhos, os abraços, todos os afagos na alma.
    Tenho imensa admiração por essa mulher, que leva o teu sorriso brando e a força de garra e determinação.
    Que carrega olhares quietos e faz gestos de se recordar.

    O meu abraço sincero minha querida.
    Que haja mil perfumes pra te ancorar seja qual for o teu jardim.
    Que as escolhas sejam sábias, embora laboriosas.
    Que tudo nesta vida, seja recompensado... com o mesmo amor.

    Beijo na alma, aos dois,
    Sam.

    ResponderExcluir
  2. Aproveito a oportunidade para deixar a você o meu abraço, Marcio, pela belíssima e sensível homenagem e parabenizar Celêdian pela ocasião. Sim, conheço-a há bem pouco tempo e já penso que tens razão. Parabéns, Celêdian, muitas bençãos e felicidade! Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Márcio querido,

    Falas de perfumes e imagino odores de almíscar, sândalo e madressilvas em flor...falas de amizade e imagino almas unidas por sentires infinitos e doces...falas de Celêdian e imagino estrelas e luares,libélulas e colibris em um jardim encantado.
    Um beijo para os dois,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo, assim como o aroma que você associou à mais grata lembrança de mim, de minha eterna amizade por você, impregnou-se na minha alma o mais raro perfume da emoção e que exala dela com gratidão, com afeto, com enorme carinho, espalhando-se por tudo de mim que se percebe SER. Que palavras mágicas saíram do seu coração para o meu. Quando em mais um dia eu celebro a vida, eu renovo a certeza de que cada dia, cada momento vale a pena, quando nos sentimos afagados, abraçados e nos sentimos tão especiais para alguém que amamos chamar de amigo. Obrigada, meu querido, o perfume que se aspergiu no ar, ficará eternamente gravado em minha memória. Amo você, meu amigo. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho e pela atenção que manifestaram aqui, a Sam, Leninha e Helena Frenzel. Vocês certamente me afagaram e me fizeram mais feliz. Um beijo grande para cada uma.

    ResponderExcluir
  6. Que lindas palavras.É muito bom ser acarinhada através das palavras. Bjs

    ResponderExcluir
  7. O filme chamava-se "Profumo di donna" e não era americano, mas italiano. Nele Vittorio Gassman interpretava um cego que dizia conhecer a beleza de uma mulher apenas pelo seu perfume. E, no filme, ele enreda-se nas fragrâncias de Agostina Belli, então, no auge de sua beleza. Eu devo tê-lo visto nos idos de 1974, acho, e lembro até, dentre outras coisas, de uma frase que Fausto/Gassman diz: É uma dádiva ser cego porque os cegos não vêem as coisas como elas são, mas como imaginam que sejam.

    Uma frase poética que me fez refletir e acrescentou novas luzes à minha percepção do mundo. Todavia, não vi o filme de que você fala nesta crônica, mas penso que deve ser um remake do italiano.

    Pouco importa, com este seu admirável talento, meu querido amigo, você soube partir do argumento do filme para recriar um outro argumento, todo seu, e assim homenagear a nossa muito querida amiga comum, a Celêdian, pela passagem de seu aniversário. Uma data que, no afã de minhas atividades desde que voltei de férias, eu confundi na minha agenda e saudei a nossa amiga no mesmo dia 17.... mas de outubro !!! que a Celêdian me perdoe, eu me enviarei a um calabouço por dez dias – e a pão e água, apenas!

    Meu irmão, este seu texto-homenagem é de uma expressividade e de um carinho que deixaria qualquer poeta não apenas lisonjeada, mas a emocionaria, mesmo. E, sobretudo, se for uma do quilate da Celêdian. Parabenizo também a você pela beleza da crônica, realmente muito especial.

    E quero agradecer, como sempre, a generosidade de seus comentários aos meus alinhavos poéticos, eles sempre foram a melhor parte de meus textos.

    Excelente fim de semana, querido Marcio, um forte abraço,

    André



    ResponderExcluir
  8. Voltando aqui para reler esta deliciosa homenagem, para sorver o perfume que ficou no ar, para reeditar a emoção, que o carinho de Márcio me provocou, eis que encontro também o carinho deste doce amigo, André, em suas tão amáveis e generosas palavras. Que coisa boa é ter amigos como vocês, certamente a vida se torna mais perfumada. Obrigada, meus queridos, ambos são muito especiais para mim.

    Ah André, não precisa enviar-se ao calabouço a pão e água, foi igualmente gratificante e emocionante receber o seu abraço antes, você apenas propiciou-me mais emoção antecipadamente.
    Um grande e carinhoso abraço para você.
    Celêdian

    ResponderExcluir