sábado, 21 de julho de 2012

BLOGS INFECTADOS COM MALWARE - cuidado, o seu blog pode ser um deles.

image by Google

De tempos em tempos, algumas pragas aparecem pelos cantos da web para destemperar o humor daqueles que fazem uso correto do mundo virtual.

Faz algum tempo, vários blogs foram listados pelo Google como prováveis “portadores” de “malwares”, ou seja, eram suspeitos de disseminarem softwares maliciosos aos computadores que por ali se aventurassem.

Malwares” são programas e comandos feitos para diferentes propósitos: apenas infiltrar um computador ou sistema, causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços, etc.

No entanto, a grande maioria dos proprietários de blogs que estavam na “lista negra” do Google, sequer sabia disso, pois nem sempre o “malware” estava em seu blog, e sim em algum outro blog ou site. Estes sites (os verdadeiros vilões) utilizam programas distribuídos de forma gratuita, como gadgets e widgets, e por meio deles, disseminam seus “malwares” de forma mais rápida e quase invisível. O blogueiro instala esses programinhas legais e aparentemente inofensivos em seus blogs e, sem se dar conta, faz o serviço sujo para o real pilantra.

Nem todos os navegadores avisavam da possibilidade de perigo. Mas quem utilizava o Google Chrome, na época, tropeçou em dezenas de blogs por aí com o aviso.

Ontem, 20 JUL 2012, ao tentar acessar alguns blogs amigos, reencontrei a mensagem de perigo, a qual reproduzo abaixo (ocultei o nome do blog porque a pessoa em questão não tem culpa, e também é vítima):

para melhor visualização, clique na imagem


O que fazer se você é proprietário de um desses blogs listados como possível disseminador de pragas?

  • Antes de qualquer coisa, pare de baixar para seu blog ou computador tudo o que você encontra pela frente na web. ISSO É MEDIDA BÁSICA DE SEGURANÇA. Só porque tal gadget ou widget é bonitinho, faz borboletas voarem e peixinhos nadarem pelo seu blog, não quer dizer que ele é inofensivo. Não digo, com isso, para você não utilizar tais elementos em seu blog, mas sim para TER CUIDADO COM A PROCEDÊNCIA DE TAL COISA. Gadgets e widgets de previsão do tempo, players de música ou vídeo, contadores on-line, link para isso ou aquilo, tem aos montes, então, procure um lugar seguro para baixar. Onde? Essa é uma boa pergunta. 
  • Faça uma verificação de vírus no seu próprio computador. Sim, exatamente, pois se seu blog está com problemas de disseminação de "malware", é sinal de que seu computador já foi infectado. A grande maioria das pessoas só se preocupa em atualizar o anti-vírus APÓS PERDEREM TODOS OS SEUS ARQUIVOS. Um pouco de responsabilidade, nesta parte, também faz muito bem. 
  • Elimine as últimas coisas que você instalou no seu blog (gadgets e widgets), e torça para que surta resultado.


O que fazer se você está navegando e se depara com um aviso igual à imagem mostrada acima?

  • A decisão de acessar ou não o blog em questão é sua. Você estará ciente do risco. 
  • Como sinal de companheirismo, faça o que eu fiz e avise o proprietário do blog. Ele pode desconhecer tal fato. 

Não sou especialista da área de segurança para a web. Portanto, se alguém discorda do que escrevi neste artigo, ou quer acrescentar algo (informações úteis, evidentemente), basta escrever no próprio comentário, e terei imenso prazer em acrescentar na postagem.

Repito: visualizei a mensagem de perigo utilizando o navegador Google CHROME. Se você está com seu blog mais pesado (lento para abrir), ou ficou com receio de ter sido vítima de algum programa que instalou recentemente em seu blog e que contenha “malware”, e você não tem o Chrome instalado, solicite a alguém que possua tal navegador para acessar seu blog ou, então, faça o download do mesmo. Não estou fazendo propaganda do navegador. Apenas indicando um meio de prevenção.

Importante: Se seu blog está aparecendo nos navegadores com a mensagem mostrada na imagem mais acima, o prejuízo vai além da disseminação de um programa malicioso. Algumas pessoas que visitam seu blog  não voltarão, independente se você é ou não responsável por tal fato. Então, previna-se.

Para saber mais:

MALWARE

GADGETS E WIDGETS

GOOGLE (PÁGINA OFICIAL COM EXPLICAÇÕES E AJUDA)

Marcio JR

4 comentários:

  1. Uma ótima dica e sugestão Marcio!
    Já cheguei a ver também isso ao fazer busca na net, pois uso o Google Chrome.
    Sempre é bom estar alerta mesmo.
    Parabéns pela postagem.
    Um feliz dia do amigo atrasado mas com carinho.
    Aliás deveria existir o dia do padrinho, aí não teria como você ficar sem ser cumprimentado,hehe.
    Um excelente fim de semana pra ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  2. Marcio,andei vendo alguns blogs com essa msg e tive medo de entrar.Meus blogs tem essa msg? Se tiver,me avisa? O seu está perfeito!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Marcio, obrigadaaaaaaa meu querido!
    BeijosSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Bela generosidade amigo, estas pestes de Malware tem sido uma dor de cabeça dos navegantes, como um rio cheio de piranhas.Nem sempre eles são perigosos,porem maliciosos.Creio que muitos deles acompanham as aplicações que se usa para enfeitar blog com animações.Quer dizer nada vem de graça mesmo.
    O alerta esta perfeito.Quem usa antivirus licenciado livra-se do mal maior com estes bloqueios citados.
    Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir