quinta-feira, 26 de julho de 2012

ALGODÃO DOCE



algodão doce - by Google
re-edição

Corria ligeirinho, apressado, e parecia que aquela rua não tinha fim. Ah! Mas lá estava ele, o vendedor daquele pedaço de nuvem rosada, deliciosa e que colava nos lábios. Algodão doce.

A fila estava grande, será que iria sobrar algum? Um só que fosse? Ele, pequenino, saltitava tal qual cabritinho. Os meninos maiores empurravam, pisavam. Mas ele era persistente, iria ficar ali o tempo que fosse, e até sentou para esperar a fila diminuir de tamanho. Aquilo era bom demais. Algodão doce.

Até que ouviu algo que não gostou muito:

--Tá faltando dinheiro, garoto! --o vendedor falava para algum menino. –- Volta prá casa e pede mais prá mãe. Fala prá ela que custam cinqüenta centavos.

Ali sentado, o menininho abriu as mãos e só viu vinte e cinco centavos. A mãe, tadinha, não tinha mais dinheiro. E o pai, se por sorte achasse um emprego, daria, mas também não tinha. Ficou ali, macambúzio, por um bom tempo. Olhava para os demais e notava que se deliciavam, mastigando, chupando aquele pedaço sublime do céu. Levantou e sentiu a barriguinha murcha mexendo e roncando, chamando por aquele doce. Mas ninguém olhava para ele, e nem dariam um teco que fosse. Quando havia somente mais um doce no tabuleiro, meio quebrado, meio amassado e pela metade, foi até o vendedor e fez uma proposta. Seus vinte e cinco centavos por aquele meio algodão.

--Tá sonhando? Vai trabalhar. Ainda ganho uns quarenta centavos neste aqui.
image by Google

O menininho baixou o rosto, já cheio de lágrimas, e sumiu estrada afora.

Vinte anos depois, aquele mesmo menininho, já homem feito, caminhava com sua enxada apoiada no ombro, a caminho do roçado. Ao passar por uma árvore, notou um amontoado de terra com uma cruz de madeira plantada ao centro, e uma placa fixada na árvore, que dizia o seguinte:

“Aqui jaz o doceiro. Mais um esganiçado e egoísta que a fome matou”.

Pense nos seus atos agora. O que você negar hoje para alguém, amanhã pode faltar para você mesmo. Sempre tem Alguém olhando seus atos. Alguém que tudo vê e tudo anota.


Marcio JR

10 comentários:

  1. Meu querido,

    Esta sua parábola, que mais parece um tesouro ( e na verdade, é) é muito emocionante e por demais triste também. Porém, guarda reflexões e ensinamentos que não se precisa procurar muito para descobrir, nem compreender.

    É preciso nunca dizer que daquele copo não bebebrá água, pois esse copo pode ser o único existente em meio o deserto.

    Nunca despreze os sentimentos de alguém, nem ignore o mundo quando estiver "por cima"pois esse mundo é pequeno e dá voltas infinitas e, sem esperar, um dia você precisará daqueles que tanto fez desiludir da vida.

    Ficou show, meu anjo!
    Um beijocaaa bem estalada pra você e algodão doce da cor do céu rs

    Te adoro!
    Sam.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Márcio,

    Sua história é tão perfeita,tão real,que me fez ficar com vontade de voltar no tempo e ir até lá entregar um lindo algodão doce para o menininho...e ver o seu sorriso substituir o pranto,vê-lo correndo feliz pela estrada saboreando o doce sabor do sonho.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  3. Verdade... Sempre tem algum "encravo" pra apontar suas falhas, falta até dedo... Mais o cara lá de cima... Deus, sabe de todas as coisas... Sempre! Por mais que eu lhe passe um rádio e lhe mando um sms, um e-mail, ele me responde me abençoando na minha vida.


    ótimo texto. Parabéns!


    Seguindo o seu blog, ficarei grata se puder retribuir. Seu comentário é fundamental.

    www.medicinepractises.blogspot.com



    By


    Nathacha Phatcholly

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiro teu texto,o ser egoista, o não ver a importância que é um gesto, ato não nos faz crescer e nos leva para situações tristes.
    Amei! Tenha lindos dias!

    ResponderExcluir
  5. Tadinho do menininho, Márcio... e o pior é que essas "pequenas" maldades podem ficar mal resolvidas para sempre dentro da pessoa, como é o caso desse vendedor que não sabe nada e perdeu a oportunidade de desfrutar da alegria que é ver uma criança feliz.

    É sempre uma satisfação enorme te ler, querido.Obrigada pela partilha.

    Beijos e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de dizer que amo algodão doce...rs

    ResponderExcluir
  7. Poxa Marcio, esta me maltratou.Criança que fui desprovida de recursos muitas vezes vivi cenas semelhantes.Coisas que marcam e criam feridas para toda a vida.
    Adorava algodão doce, mas no meu tempo não tinham cor,kkkk.
    A reflexão está perfeita amigo,na bela lição.
    Um terno abraço de paz e luz.
    Bela semana amigo.

    ResponderExcluir
  8. Algumas de tuas crônicas, meu querido amigo, tem essa particularidade de me fazerem voltar à minha infância, àquelas histórias que lia e ouvia dizer nos meus verdes anos. Havia sempre uma lição de moral a ser tirada, no fim. E contrapunham, sempre e de forma didática, a boa ação à atitude errada, egoísta e pretensiosa de alguns.

    É uma pequena história real, mesmo que se afigure aqui como ficção. Quantas vêzes já não nos deparamos na vida com circunstâncias semelhantes a que viveu este garoto? é muito provável que exista, realmente, uma lei de retorno das ações que cada um executa, e disto os exemplos abundam. E não são meras coincidências, posso dizer. O que se semeia, se colhe.

    Tua crônica reveste-se aqui das feições de uma parábola, meu irmão, eu poderia dizer. E como sempre, escrita nesse teu estilo direto, sem afetações, quase espontâneo, e que muito me agrada. Tu estás mais uma vez de parabéns, meu querido Marcio, pela beleza e profundidade de tua crônica.

    Passando aqui de forma esporádica, apenas, para deleitar-me com as letras dos amigos. Continuo ainda vindo pouco ao nosso amical mundo de letras virtuais, o meu coração (e pernas) desanda a bater desvairado, quando entra o verão... *rs

    Um forte abraço, meu grande amigo, muita saúde e continua sempre inspirado. Até mais.

    André

    ResponderExcluir
  9. Olá, Márcio!
    É um prazer conhecer os seus escritos. Vim por causa do poema que a Sam publicou no blogue dela. E como não me tornar sua leitora?
    A história desse post é muito comovente. O avarento faz sofrer os que estão a sua volta, mas sofre muito mais...Tem uma cegueira na alma, jamais conseguirá ser feliz.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir