domingo, 29 de abril de 2012

LÁ NÃO TEM MAR

Minas Gerais não tem mar. Ao menos, não aquele de água salgada e com uma faixa de areia, que maravilhosamente contorna esse nosso Brasil de norte a sul. Mas lá em Minas tem um mar de gente batalhadora, honesta e hospitaleira. Lá, tem um mar de riquezas inenarráveis nas artes, independente qual seja essa arte. Lá tem um mar de povo amigo, que recebe seus visitantes com pão de queijo e café quentinho. Lá em Minas, além desse mar todo que falei acima, tem o José Cláudio, ou simplesmente Cacá para quem o conhece a mais tempo.

Você não sabe quem é o Cacá? Bom, segundo palavras dele mesmo:

“Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei”



Ainda não se antenou sobre quem é o Cacá? Vou pedir ajuda para duas blogueiras e amigas que guardo no coração para me ajudar a defini-lo:

“Para mim ele (Cacá) é uma pessoa que trata a literatura com afagos fortes e bonitos, e isso me encantou ainda mais, além da simplicidade que ele esbanja.
O tempo, esse que chega sempre e nos faz esquecer uma tristeza forte, corre veloz e nos presenteia com pessoas assim sinceras, corretas e sem papas na língua pela verdade.
Cozinheiro de plantão na essência, a sinceridade que há em ti (Cacá) são hierarquias fortes.
Ser intelectual é isso, ser simples, sábio e prudente, e empregar a cautela, a cultura em prol de algo que valha a pena lutar.”

“O Zé é um inominável talento literário por inúmeras razões: é um leitor voraz e muito atento; um grande pensador com referências morais e éticas de coerência ímpar; um cronista que retira do cotidiano detalhes ínfimos que passariam despercebidas aos menos atentos, mas que em sua visão, transforma a nossa; um poeta fenomenal, embora insista em não expor muito este lado, além de contar com um senso de humor apuradíssimo. A figura humana? Esta é a parte mais interessante, é fantástico. Um pessoa agradável, gentil, amigo e extremamente generoso. Tímido, sabia?”

Preciso dizer mais? Sim, preciso dizer.

Cacá é um ser único. Um homem com H maiúsculo e que habita este planeta com uma missão nobre. Ser amigo, companheiro e um descobridor de talentos fora do comum. Mesmo que ele esteja um tanto afastado da web nesses últimos tempos, suas crônicas e ensaios estão atualíssimos, e dão norte para muitos autores que ele mesmo fez emergir. E eu me considero um deles. Se hoje sou um “escrevinhador” de minhas mal traçadas linhas, muito disso devo ao Cacá e aos seus comentários e críticas sempre pontuais e zelosos aos meus contos e crônicas.

Quantas vezes, ainda no Recanto das Letras, eu aguardava o comentário do Cacá aos meus textos, para que assim pudesse ter parâmetros para o que ainda pensava em escrever. O que sentia, quando ele comentava, era algo como se fosse um aval para poder continuar. Outros nomes como Daniel Monge (nosso querido André), Celêdian, Chica, Ana Marly, LenaPena, entre outros, também compunham essa casta fantástica que me comentava e criticava, mas o Cacá sempre foi especial.

Lembro que em algumas madrugadas, ao abrir minha caixa de e-mail, lá estava uma mensagem do Cacá, indicando um ou outro novo talento que ele “adotava”. Sim, o Cacá adota autores. Ele adota e orienta, e tolo daquele que tem esse moço ao seu lado e não sabe (ou não quer) se beneficiar do zelo que ele tem com os novatos. Outra coisa que me faz tirar o chapéu a este mineiro de coração enorme, é o fato dele sempre estar disposto a receber os talentos que lhe são indicados. Lembro de ter passado, pelo menos, dois nomes a ele, e sempre que eu passava pelo blog dessas pessoas, lá estava o Cacá com seus comentários e incentivos.

Cacá, meu querido amigo e companheiro desse tempo todo que nos conhecemos. A web está meio chata sem você. Sei do trabalho que dá o lançamento de um livro, e sei também das demais circunstâncias que te envolvem, mas cá pra nós... volta logo, meu amigo. Vamos pensar a web como uma cozinha. Sem o cozinheiro, até nos alimentamos, mas os bons pratos, esses estão a espera do mestre para saírem do forno.

Meu grande abraço, Cacá.


Marcio JR

***************************

Quer conhecer mais sobre o Cacá, ou ver o que outros blogueiros estão falando sobre ele? Dá uma passadinha nestes blogs:

  • Anne Lieri

  • Otilia Lins

  • Chica

  • Neno

  • Fernanda

  • Majoli
                 Blog Rabiscos da Alma

  • Toninho Bira
                 Blog Mineirinho Passaredo

  • Sam

  • Celêdian

  • Leninha
                 Blog Tudo a Ver



***************************


As citações do próprio Cacá, da Fernanda e da Celêdian, foram retiradas da entrevista que o Cacá gentilmente me concedeu para o Blog Arena das Crônicas. Caso você tenha curiosidade em ler a entrevista na integra e, também, os comentários daqueles que passaram por lá, acesse o link abaixo.


Conheça o Cacá - Blog Uai! Mundo

30 comentários:

  1. Ual! Que deslumbrante texto maninho.
    Você que sempre está pronto a nos abraçar, em cada momento que uma tempestade se faz, nos dá de presente mais um valioso. Ensinamento. O amor ao próximo.
    E nessa união cada um daqueles que participam aqui, vestindo-se de amor e carinho arma preciosa para acolher tristezas, e unimos força para uma boa causa.Nosso amado Cacá.Ele que sempre nos presenteou com textos incríveis e sua amizade preciosa.
    Para mim foi uma honra participar dessa homenagem, juntamente com pessoas tão amadas na mesma causa.
    Obrigada maninho, por seres esse moço simplesmente amigo e companheiro.
    A cada um dos participantes minha admiração e respeito.
    Somos uma família virtual real.
    “Um por todos e todos por um”

    Adoro você Marcio.

    ResponderExcluir
  2. Não tem mar, mas tem a quer amar. rs

    Que fantástica homenagem, meu querido!

    Cacá é mesmo digno de receber todos os aplausos do mundo, pela pessoa, profissional, pelas pérolas de sua escrita e só nos resta apreciar o tempero mineiro de querido nosso que com certeza, deve ser mesmo um musssst.

    Lindo lindo e meus parabéns pela iniciativa e para cada um de nós, que a nossa corrente seja mais que um pedido de volta, de apoio, de ombro amigo, seja uma amizade cada vez ma consolidada e que tempo nem distância há de romper.

    Beijo meu, Sam.

    ResponderExcluir
  3. Fantastica idéia Marcio,que com certeza está aquecendo o coração de meu amigo lá naquela pequena cidade cercada de serras e pó de minério.Que ele sinta este afago e saiba o quão é importante para todos.
    Lá não tem mar,pois o mar secou, mas há Minas tão Gerais e um monte de portas para ela entrar neste domingo e sentir o carinho dos amigos.
    Sei que ele está bem lá na nossa cidadezinha.
    Um abração Marcio.

    ResponderExcluir
  4. Uai,Cacá vai adorar ver tua homenagem, assim como eu gostei de ler!! As definições de Cacá estão ótimas e ele é um baita amigão. Sinto falta! Mas ele vai voltar,tenho certeza! abração aos dois,chica e lindo feriadão!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Prazer em conhecer seu espaço. Como amiga e admiradora do escritor Caca não podia ficar de fora. Tomei a liberdade e me inseri, acrescentando ao post que publicara hoje, o chamado ao Caca.
    Bela sua iniciativa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Belíssima a tua idéia,Márcio!Também faço parte do enorme grupo de amigos do Cacá e também estava sentindo sua falta.Eu o conheci por causa do nome,o mesmo de meu filho e me aproximei mais quando percebi a generosidade,o carinho e a maciez desta pessoa tão linda que sempre teve uma palavra amiga,um comentário terno e uma presença tão marcante.
    Esta presença,eu a sentia como um afago em meu coração... e as minhas manhãs eram mais iluminadas,o meu dia mais ensolarado e o seu sorriso largo e bondoso penetrava em meu sotão trazendo as minhas Minas Gerais para dentro de minha alma e aqui,nesta serra do Estado do Rio,sua mineirice me alegrava e encantava.
    Espero,como diz o mineiro Toninho,estar aquecendo o coração de nosso querido amigo...e que volte depressa,ele que gosta de andar devagar...

    Um lindo domingo para você,Márcio,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. SÓ PASSEI PRA DIZER QUE ADOREI TODAS POSTAGENS E QUE VOLTO DEPOIS PARA LER COM MAIS TEMPO ESTOU SEM NET EM CASA ..MAS QUERO DESDE JÁ AGRADECER SUA IDA POR LÁ QUERIDO COMO SEMPRE...
    CACÁ MERECE TODA ESSA HOMENAGEM...
    BEIJOS AOS DOIS
    VOLTO DEPOIS ....

    OTILIA

    ResponderExcluir
  8. Êba que a festança tá boa hem maninho?
    Nossa emoção pura!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. OLá Cacá! Vim lá do blog do Toninho conhecer teu espaço e acrescento como boa mineira que lá em Minas tem um mar de histórias, um mar que sonhou a liberdade de verdade...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou achando muito bacana essa homenagem que muitos de vocês estão fazendo para o Cacá.
    Também concordo que ele está fazendo falta aqui na blogosfera, embora respeito seu tempo.
    Grande iniciativa.
    Xeros

    ResponderExcluir
  11. Marcio querido, show, show, show!!
    Você é sempre especial ao se referir aos amigos e falastes do Cacá de forma ímpar, eu amei te ler.
    Tomara que ele volte loguinho, né mesmo?
    Beijos meu querido amigo.
    Tenha uma deliciosa tarde de domingo.

    ResponderExcluir
  12. Marcio, vc tem mesmo um carinho com os amigos e isso sentimos ao ler essa linda e emocionante homenagem ao Cacá!Ficou maravilhosa e espero que ele tenha oportunidade de ler!Tanta amizade nos dias de hoje tem que ser reverenciada!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  13. Me junto a vcs nesse apelo de saudade, do desejo de reencontrar, pelas manhãs, o Cacá sorridente e afetivo nos nossos cantinhos.

    Pessoas do bem como ele fazem muita falta, e fazem a diferença. Bela iniciativa, Marcio, esta demonstração de carinho que nosso amigo merece.
    Um abraço para todos.
    Beijo pra ti, PAZ e BEM, Cacá!

    ResponderExcluir
  14. Meus queridos amigos, Cacá e Márcio, a generosidade é uma via de duas mãos, ela vai por uma e volta pela outra mão. Mão que afaga, que apoia, que se estende desinteressadamente, mão que se entrelaça na outra, formando elo firme, mãos que transmitem em seu contato, o calor da amizade. Não importa que elas não se toquem fisicamente, elas se tocam como se fossem almas.

    É assim que os vejo, a todos que fazem parte deste convívio amistoso que se criou nas redes virtuais e que aqui, juntos, nos abraçamos e abraçamos ao nosso amigo Cacá. Assim é que vejo e reafirmo o quão é especial esse amigo, a quem tenho muito carinho, pela pessoa que é e a quem tenho o orgulho de conhecer pessoalmente e por todas as qualidades que o igualmente querido amigo Márcio, tão bem realçou.

    Obrigada por lembrar em seu texto um outro depoimento meu sobre o Cacá, a quem eu chamo de Zé, que bem demonstra a minha enorme admiração por ele.

    Meu querido amigo, Márcio, a sua generosidade, amabilidade, gentileza, são motivos para que todos nós nunca deixemos de acreditar, na força da união pelos laços do amor e do respeito.
    Belíssima e merecidíssima a sua homenagem e a sua iniciativa encantadora.
    Um abraço com todo o meu carinho, a todos vocês.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  15. Linda homenagem pro Cacá!!!
    Adorei a visita!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  16. Linda essa homenagem ao Cacá tem pessoas
    que mesmo não conhecendo ficamos encantadas só com o sorriso como do Cacá.
    Foi do blog de uma amiga que acabei chegando aqui fiquei muito feliz em ver que ainda podemos contar com grandes amizades.
    Muito mais que merecida essa grande iniciativa.
    Beijos linda semana.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  17. E o mestre Cacá tem um lindo afilhado com esse texto maravilhoso que voce o homenageia Márcio.
    Se nao me falha a memoria estivestes tambem um tempinho distante,ou eu que me perdi de ti? rs
    que bom vê-lo aqui,poder parar um pouco pra te ler.
    Linda mensagem de saudade e admiração.
    Parabéns.
    E que nosso amigo volte porque faz falta!

    ResponderExcluir
  18. Qual pessoa neste mundo em que vivemos não se sentiria numa nuvem cor-de-rosa com uma tal homenagem, querido amigo – me diz, qual pessoa? conheço o Cacá desde tempos já idos, de outros recantos, ainda da época em que Daniel Monge amarrava versos com lingüiça... e sei que este nosso irmão de letras merece as belas homenagens que aqui recebeu.

    Tal homenagem, vinda de um coração tão generoso como o seu, amigo Marcio, duplica-se em prodigalidades que nos são muito caras, tal o carinho, o préstimo desinteressado, a lembrança e a amizade verdadeira.

    De parabéns estão o Cacá, você e todos que aqui deixaram seus testemunhos de amizade e companheirismo sadio, ah, se toda a blogosfera fosse igual a essa seleta esfera de letras aqui, que maravilha viver....

    Um forte abraço, meu irmão, uma bela semana prá você.

    André

    ResponderExcluir
  19. Márcio, pra mim também foi legal e só podemos te agradecer a idéia de homenagear nosso querido Cacá que espero saia da "folga, doa rede e das pescarias " e venha TRABALHAR aqui,srsr abração ,chica

    ResponderExcluir
  20. Cacá colaborou e incentivou quando da criação do meu blog. Não o conheço pessoalmente mas trocamos e-mails sempre que publico algum texto seu. É gente da melhor qualidade e por quem tenho um profundo respeito. Um abraço Cacá.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela iniciativa da homenagem, não o conhecia, agora li bastante sobre o Cacá e ja gostei o bastante. Beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
  22. Márcio obrigada pelo carinho.
    Você disse muito sobre o Cacá, coisas que ainda não sabia. Palavras sinceras de um amigo e admirador. Através de vc, posso dizer assim, conheci Cacá, com suas palavras de incentivos , aprendi apreciá-lo e junto com vcs sinto a sua ausência.

    ResponderExcluir
  23. prazer imenso estar aqui.
    eu tenho me ausentado da blogosfera mas percebi de forma intensa a falta do Cacá lá no meu cantinho.
    Esse amigo tem sabedoria e quando fala traz paz ao coração da gente, né.
    Linda homenagem....
    Linda mesmo.
    parabéns

    ResponderExcluir
  24. Olá Marcio, estou ausente da net há um tempinho, problemas de saúde na família e sabe como somos as mãezinhas.... (risos) mas amei passear por aqui e quero parabenizar sua bela homenagem ao nosso amigo. Ele merece. O Cácá é o incentivador da família recantista, sempre nos ajudando com boas e construtivas críticas. Parabéns amigo. Beijo da nuvem.

    ResponderExcluir
  25. Márcio, Márco, Márcio! Que emoção, me caro amigo! Eu estou dizendo que agora, sim, meu ano está começando pra valer. Já até mudei a minha postagem de retorno e ela vai ser didicada ao agradecimento a você e a todas as maravilhosas e indispensáveis amizades que tenho construído por aqui e alhures na blogsfera e nos sites literários. Eu estava bem e agora estou ficando ótimo. OBRIGADO, meu amigo. Eu também senti muito a sua ausência aqui e espero que tenhamos todos momentos tã bons que nos mantenham sempre assim, unidos e cada vez mais amigos de verdade. Obrigado também a cada um daqueles que passaram por aqui , deixando seu afeto e sua tão doce lembrança para mim. Já, já eu publico minhas palavras de gratidão mais elaboradas, pois a emoção agora está subtraindo-as de mim. OBRIGADO, um grande abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  26. Uma homenagem linda assim só poderia vir de vc Márcio, uma pessoa encantadora que tem o coração repleto de bons sentimentos.

    Um beijo aos dois.

    ResponderExcluir
  27. Marcio quero agradecê-lo pela atenção, respeito e carinho com o meu blog. Fico feliz com a notícia boa que o amigo falou a respeito do Cacá. Muito bonito o que vocês fizeram em relação ao amigo Cacá ... isso não tem preço. Viva o Cacá!

    ResponderExcluir
  28. Márcio, obrigado mais uma vez. Inclusive corrigi o lapso lá no texo de hoje. Coloquei a orção da Anne, (não podia deixar aquela belezura de oração de fora). Abraço grande e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  29. Marcio,passei para dizer que morri de rir com seu comentario no meu blog!...rss...e chegou antes da Chica mesmo!E olha que sei que ela levanta cedo!..rss..obrigada por sua gentil presença!Bjs e boa sexta!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite maninho querido.
    Não podia deixar de vir te desejar um domingo, cheio de dádivas.
    Um beijinho nesse coração de anjo.

    ResponderExcluir