sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CHICO CONTENTE – O CRIME NÃO COMPENSA

Image by Google
A movimentação intensa de pessoas não era muito comum na Piracicaba da década de 30. Todos estavam apressados, caminhando desconfiados e cochichando pelos cantos. Algo incomum estava acontecendo na cidade. E como numa cidade pequena, qualquer coisa é motivo para boataria, todos ouriçavam cada vez mais as orelhas.

--Mais i num é, seu Anésio? Intonce, é vredade qui tinha essa dinherama toda im óbra di oro lá na ingreja do Padre Mirto? --um dos clientes da mercearia de seu Anésio especulava, sabendo que o proprietário daquele comércio conhecia mais detalhes daquilo que estava acontecendo.

--Oceis páre di ispiculá. --sem ter muito o que fazer, seu Anésio tentava se desviar da conversa, mas não tinha meios para isso. --I ocê, Zé das Pórca, sabi bem qui o Padre num qué qui ispáie pur aí essas nuticia.

Musica: Mula Preta (Tonico e Tinoco) - by YouTube

--Oxe! Inté tão dizeno qui é o Chico Contente qui foi incumbido di arrastá os dinhero di lá. --outro cliente também cutucava.

--Tá bão, tá bão! Inquanto ieu num contá, ocêis num sussega o faxo. Padre Mirto mandô adirrubá uma parede, i parece qui incontrô umas image di Santo Antonho, tudu di prata i oro. Levô pra delegacia, i di lá vão transportá tudo pra Itú, qui tem mais cumo guardá a furtuna toda. Mais essa tramóia du delegado cu Chico tá istranha. U Chico passô hoji cedo prá módi leva umas lona grossa i quatro barrica. Pelo qui sei, o delegado só incomendô o carroção dele, mais parece qui tem mais coisa nesse tro-lo-ló todo.

Enquanto os três conversavam, seu Anésio reparou a presença de algumas pessoas estranhas, do outro lado da rua. Estavam parados próximos ao carroção que Chico Contente iria ceder para o delegado, e não pareciam muito amistosos.

Seu Anésio chamou seus cliente até a porta, e apontou para os forasteiros, mas logo viu o Chico e mais alguns policiais saindo da delegacia, carregados com dois grandes fardos enlonados, que mais pareciam ser aquelas mesmas barricas que o matuto havia pegado antes na mercearia. Carregaram tudo no carroção e voltaram para o prédio, enquanto o Chico, que apenas “coordenava” a operação, foi até onde estavam seu Anésio e os outros dois.

--Tarde! --Chico cumprimentou de forma seca, acompanhando com um aceno de cabeça. --Perciso di arguma coisa prá módi moia a guela, seu Anésio.

Chico entrou e os demais foram atrás, ávidos para saber algo a mais sobre tudo o que se passava na cidade. E o matuto parecia ser a pessoa ideal para colocá-los a par de tudo. Seu Anésio foi para trás do balcão e pegou logo o garrafão de cachaça, empurrando-o para o Chico, que não se fez de rogado.

--Chico! --seu Anésio interpelou bruscamente. --Aquelas barrica qui ocê levô notra hora daqui, são as qui tão no carroção?

--Duas delas. --Chico respondeu, sem alterar o semblante.

--I essas barrica é prá módi leva os santo do Padre Mirto? --continuou o dono da mercearia, ainda mais curioso.

--Duas delas.

Chico se encostou no balcão, quando um dos clientes de seu Anésio foi até a porta e voltou correndo, assustado e gritando.

--Chico, Chico. Aqueles forastero tão robano teu carroção, hómi.

Chico, calmamente, colocou o copo sobre o balcão e se serviu de mais uma dose de cachaça. Tomou num único gole e, quando todos acharam que ele sairia correndo atrás dos forasteiros, ele tirou palha e fumo de seu embornal e começou a preparar um cigarro.

--Chico, seu molenga? Vai ficar aí feito quatí cum priguiça? --seu Anésio se irritou, tentando motivar o amigo. --Vai lá, hómi!

--Dexa eles, seu Anésio. --Chico deu uma grande lambida na palha do cigarro e o acendeu, soltando a fumaça para cima. --Adespois, o degolado mi paga os prejuízo.

--I os santo? Quem qui é qui vai pagá pra ingreja?

--Qui santo, seu Anésio? --Chico retrucou, apoiando o cotovelo no balcão.

--Ára? Como qui santo? Vosmicê num tá puxano os santo qui o Padre Mirto achô na ingreja? Num vai levá eles lá prá Itú?

Chico soltou outra baforada de seu cigarro e deu uma cuspidela para o lado, acertando em cheio o pé de um dos homens que estava ao seu lado. Olhou para ele, e como viu que ele não se afastou, fez menção de cuspir novamente, até que conseguiu o que queria.

image by Google
--Puis óie, seu Anésio! Aqueles santo já dévi di tá lá em Itú. Falei pro degolado disviá a atenção dú povo, contano um monti di loróta, puis nóis tava divinhano qui vinha gente mar intencionada prá módi tentá robá eles. I ordenei prú Bastião qui pegasse a jardinera i levassi cum ela, pelo otro lado.

Todos ficaram apalermados com aquilo tudo. E quando seu Anésio correu até a porta, ainda teve tempo de ver a poeira que a carroça levantava no horizonte. Na delegacia, alguns policiais riam descabidamente. Então, sem entender, seu Anésio voltou para o balcão e ficou bem de frente para o Chico.

--Qui tramóia foi essa, intão? U qui é qui tinha nas barrica?

--Na semana trêstrazada, deu uns intempério na degolacia, i o seu degolado mi chamo prá arresorvê. Intupiu as saída das privada dus preso, i u qui aqueles ladrãozinho di araque carregaro cum eles, é só duas barrica di pura bosta dos preso.

Marcio JR
ILY

8 comentários:

  1. Ei querido!
    Vim te desejar um feliz Natal, tudo de bom pra vc tb no Ano Novo! Obrigada pela cia durante o ano!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. E dizem que os caipiras não são inteligentes, feliz natal e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha esse Chic contente...Coisa boa de se ler!!! abração,FELIZ NATAL e tuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcio
    Quanto termpo! só que nao esqueci .
    Pena que o tempo nem sempre é tão amigo e nos afasta de coisas assim tão boas como suas mensagens, seu jeito de postar.
    Venho deixar um abraço de Natal e que 2012 possamos nos ver mais por aqui.
    Uma linda noite de Natal em família ,muita sáude,inspiração e tudo que quiseres ok?
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo Márcio,

    Ler seus textos é sempre garantia de uma leitura agradável, limpa e que sempre traz em mensagens implícitas ou explícitas, alguma lição de sabedoria. Neste texto bem humorado renovo a minha impressão. Excelente!

    Meu amigo, ultimamente tenho sido negligente com as minhas visitas aos blogs e não tenho dado a devida atenção a aqueles a quem admiro e principalmente aos que tenho o prazer de chamar de amigos. Perdoa-me por esta falta, contudo a ausência não significa esquecimento, mas tão somente as demandas do inexorável tempo. Sei que também o seu tem sido assim, então pode compreender bem. Fico feliz que esteja por aqui publicando seus textos, mesmo que esporadicamente.

    No ensejo, quero deixar-lhe o meu abraço com muito carinho e os meus votos de que tenha pela frente um novo ano e os vindouros, muita paz, luz, harmonia, amor, saúde e tudo o mais que necessite para deixá-lo feliz e realizado. Estendo os meus votos a Ily e a todos os seus familiares.
    Um grande abraço.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  6. Um caso bão1 Tem hora que não basta só oração!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lindo!
    Você é muito especial mesmo.
    Não poderia deixar de vir aqui contigo maninho.
    Ainda mais com o presente tão lindo que me de(um segredo revelado)rsrsrs.
    Fiquei muito feliz com a pess
    Mas eu já desconfiava rsrsrs,dessa pessoa maravilhosa que faz parte do teu caminho.
    Acertou em cheio dessa vez mano querido!
    Que Deus proteja e guarde essa união.

    Voar por cima de mares, lugares,na fonte casta das águas.
    Anunciação...
    Entre o suave e o belo,união perfeita...
    Para agradecer teu carinho neste ano que finda, e desejar saúde paz e amor, no novo ano que chega.
    Obrigada maninho,por fazeres parte do meu caminho.

    FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  8. Acordei cedinho como sempre e ganhei de presente teu lindo comentário... Me emocionei..Lindo! ótimo pra iniciar um dia!rs

    Obrigadão de coração! Desejo pra ti, tua família e Ily, que sejam muito, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito felizes nesse ano bebê que vai chegar e que à medida que ele amadureça e até ficar velhinho, pronto pra trocar por outro, esses momentos felizes se repitam. Ou seja: que todos sejamos felizes durante TODO 2012! beijos pra vocês todos,chica e obrigadão!!!

    ResponderExcluir