terça-feira, 10 de maio de 2011

MUITO ALÉM DE UM OLHAR

Jesus e as Crianças / image by Google
Conta a lenda, que quando Jesus andou na terra, ele foi convidado a ir até um vilarejo muito rico. Lá, todos queriam a salvação, e pensavam que agradando a Jesus, eles conseguiriam uma passagem para o reino de Deus.

Jesus aceitou o convite, e iniciou sua caminhada até o vilarejo. A pessoa que o convidou se apressou e correu na frente, montado em seu belo cavalo, para preparar uma grande festa. Levaria alguns dias para que Jesus chegasse até lá, e a comemoração em homenagem a ele deveria ser a maior já vista. E assim foi feito.

Vários escravos foram trazidos de todos cantos, muitos cabritos recheavam espetos e panelas, outros ficaram guardados para sacrifício, e as donzelas acabaram retiradas para seus lares e trancadas, para que Jesus pudesse escolher uma delas para desposar. Enfim, tudo estava preparado para a satisfação do salvador daquelas almas.

Quando finalmente o grande dia chegou, todos estavam afoitos. Esperavam ansiosamente pela entrada do Mestre pelos portões da aldeia. Mas ele não chegava. Mandaram que batedores verificassem o caminho, e nada. E foram todos para os portões do vilarejo. Então, sem que eles se apercebessem, alguém vindo de dentro da vila chamou-os.

--O que vocês tanto esperam? Por que a ansiedade?

Todos olharam para trás, e se surpreenderam ao reparar que aquele que os chamava era, justamente, Jesus. Correram até ele, cercaram-no e caíram de joelhos. Alguns trouxeram pão e vinho, e os mais afoitos já carregavam até as filhas para entregar ao Mestre.

--Parem com tudo isso. --Jesus ordenou, afastando-se. --Vocês querem salvar suas almas dessa forma, comprando o perdão? Passei entre vocês, vestido de mendigo, e quase ninguém me viu. Só ligam para a ganância que carregam nos olhos.

--Mas, senhor. Se estava disfarçado, como poderíamos vê-lo? E quem o reconheceu, afinal?

Jesus se afastou um pouco e puxou para perto de si uma menina, muito nova e com trajes rasgados e sujos.

Jesus e as Crianças / by Google
--Senhor, isso é impossível! --um dos aldeões se indignou, chegando mais próximo do Mestre. --Essa menina, além de escrava, é cega!

--Sim, ela é uma escrava, e também cega. Mas ela não me viu com os olhos do rosto, ela me enxergou com o coração. E quando me aproximei, ela me acolheu de imediato, mesmo eu me vestindo de mendigo, e dividiu comigo as únicas coisas que tinha dela própria. Algo que, pelo que vejo, falta a todos vocês e os afasta cada vez mais do Pai.

--Mas o que uma escrava pode ter que seja dela mesma, e que nós não temos?

Jesus, naquele momento, puxou a menina para perto de si e colocou a mão sobre a cabeça dela. Ficou assim alguns instantes e depois olhou um por um daqueles que o cercavam, até que falou:

--Ela tem algo que ninguém pode retirar, seja pela escravidão ou pela cegueira. Ela tem amor no coração e humildade.



*******************************


música: Ciclo Sem Fim / Tema do filme O REI LEÃO
Um presente para uma GUERREIRA
FLÁVIA



Este texto é dedicado a alguém muito especial, uma menina de 14 anos, e que perdeu a visão em 2008. O nome dela é FLAVIA, e a história dela chegou até mim faz pouco tempo, através de uma amiga blogueira, chamada Otília (blog DE MÃE PARA MÃE).

Não conheço a FLÁVIA, mas adquiri por ela uma grande afeição. Ela é batalhadora, e mesmo tendo tudo para se entristecer, ainda sorri, e não perdeu as esperanças de, um dia, voltar a enxergar. Para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da história dela, basta clicar neste link (FLÁVIA..MEU NOVO E DOCE APRENDIZADO!!! ).

Se estivesse diante dela agora, creio que não diria absolutamente nada. Sorriria para ela, e acho que algumas lágrimas correriam. Mas falaria sim, através do coração, porque sei que o coraçãozinho dela vê tudo o que se passa a sua volta.

Peço àqueles que passarem por aqui hoje, que não deixem abraços ou beijos para mim, mas sim para ela, que merece todos os abraços e beijos do mundo. 


Deixe, se quiser, um recadinho para a Flávia, pois tenho certeza de que alguém irá ler para ela, não é OTÍLIA?


Marcio JR

25 comentários:

  1. Ola, Marcio parabens pelo texto !!!

    Muito lindo!!! acredito que nao seja lenda ,e que esse fato realmente aconteceu .

    Era exatamente assim que Jesus agia durante o seu ministerio aqui na terra .

    Super beijo pra Flavinha e que Deus continue abençaondo grandemente e que ela continuei perseverando sempre.

    ResponderExcluir
  2. E beijo Tambem pra Otilia ,essa mulher maravilhosa,sensivel, gerreira e sempre pronta para uma palavra amiga e para ajudar quem precisa.

    ResponderExcluir
  3. - Meu beijo carinhoso para a Flávia, que só conheço pela palavra do Marcio, e que me verá - espero, pela voz da Otília. Abraços aos três.

    ResponderExcluir
  4. É para você, Flávia!

    Os olhos enquanto instrumentos de visão, cumprem a função de captar o que vem do exterior, do meio que nos circunda e repassar a imagem para que nosso cérebro a processe. Mas o nosso cérebro processa muito mais do que imagens, ele processa emoções, sensações, sentimentos e para isto ele não precisa dos olhos. Ele conta com os outros quatro sentidos e recompensa com um outro sentido - a percepção da alma. Este é especial e só é concedido a quem cuida com esmero do próprio coração, assim como o seu e assim como mostra muito bem o belo texto do Márcio, na passagem em que Jesus reconhece na menina a pureza do amor sincero, aquele que brota do coração com simplicidade.

    Um beijo grande para você menina.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  5. Só posso dizer que sua homenagem é tão grandiosa como a fé. Como o carinho sincero.
    Vc tem alma rara
    um beijo e um bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  6. Maninho, sem ter lido ainda o final sabia que seria o amor.
    O amor pode todas as coisas e ele não enxerga o externo.
    A capacidade de amar é muito livre e não se prende a supérfluos, o amor é bem maior que riquezas, que ter a melhor túnica, a melhor casa, a mais deliciosa refeição.
    Ele se aninha na simplicidade, porque é bem aí que ele faz morada.
    Jesus sempre sábio em suas parábolas, deixava bem exposto as pessoas daquela época, todas as suas conversas, mas apenas sentia mais fundo aqueles que realmente amavam.
    O amor nos leva para onde precisamos ir, sem esse sentimento verdadeiro em nós, apenas se caminha em circulo.
    Adorei o texto.
    Otilia tem um coração de mãe mesmo, é carinhosa, amorosa, e abraça uma causa nobre sem meio termo.
    Admiro e adoro essa moça linda.
    Maninho teu coração de amor nos leva a voar por vários lugares.
    Nesse voejar conhecer um pouco de cada um .
    Conheci a Otilia por tua causa e saiba:Te agradeço de coração.

    Beijinho querido.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Olha só que coincidência!
    Também acabo de postar um texto no clima religioso!
    Estou voando aqui na sua página aqui entre pausa do meu trabalho
    Voltarei aqui ao fim da tarde para ler com tranquilidade este texto.

    Lindo dia para você!

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada e irei lá ver a Flávia. Mas essas palavras farão bem à ela, certamente que tem um coração que a faz ver verdadeiramente e mais profndamente.

    Lindo tudo aqui e esse despejar de carinhoque vi!

    abração,chica

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Marcio!
    Beijossss para Otilia, Flavinha e claro a você que nos trouxe essa história e a oportunidade de conhecermos a Flavinha.
    Vou la ja conhece-la e você, fica ajeitando os beijos ai, que eu enviei para o seu coração,

    ResponderExcluir
  10. Oi meu querido amigo, chegar aqui no início da manhã, depois de uma noite mal dormida, em que por momentos tive uma crise forte de pânico, é tomar uma injeção de ânimo e de fé.

    Hoje o meu especial carinho vai para a Flávia.
    Minha querida, no auge de sua adolescência, onde as descobertas são infindas, você desprovida da visão e demonstrando que mesmo assim encontras muitas razões para sorrir, toca fundo dentro desse meu coração.
    É uma lição de vida, é a prova de que obstáculos não impedem a felicidade, e sim fortalecem o desejo de ser feliz.
    Olhar com o coração, é ver a alma do nosso próximo, e você tem esse maravilhoso dom.
    Que Deus a abençoe, e que da melhor maneira tudo isso seja sanado.
    Deixo o meu beijo mais carinhoso, um abraço daqueles de urso e saiba que torço por você.

    Pra você Marcio, um doce beijo.
    Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  11. Maravilha de texto, Márcio. Vou dar um pulino lá para conhecer. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. Éh!! Marcio, tu não imagina a emoção que EU tive à algum tempo atrás quando a Otília me contou que até instalou um software de reconhecimento de texto para que a Flavinha ouvisse as Bobagens quase inelegíveis que o Xipan Zeca Escreve... rsss
    Juro cara, me elevou as alturas ter esse previlégio....

    Frávinha... que tem o meRmo nome de minha única Macaquinha tocadeira de Flauta e futura bióloga, DeusssssssssssssskiTeAbrace... Assim como te abraço agora cum esse texto mêi truncado dum macaco que páxôno por ti.... heheheh

    Valeu Marcio... Parabéns Tilinha M ... E um baita beijo com avacagázinho carinhozizinho pra Flávinha... rsss

    Tatto

    ResponderExcluir
  13. É como dizem o essencial é invisível aos olhos e só pode ser enxergado com o coração, e muito legal a história da Flávia também, as pessoas as vezes esquecem que a pessoa que tem deficiência não morreu, e que pode sim ser feliz, e ter um lugar na sociedde.

    ResponderExcluir
  14. Oi Márcio
    As histórias do "homem de Nazaré" sempre me encantam.A Biblia está repleta delas , assim como nesse conto maravilhoso e a beleza de ver com os olhos do coração.
    E qualquer trecho que voce leia será atual porque fala exatamente do humildade , do perdão, da generosidade e sobretudo do Amor .
    Parabéns pelo gesto de apresentar a menina Flávia.Vou lá ve-la rs
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Meu querido amigo....fiquei feliz com sua visita e suas delicadas palavras como sempre....

    seu texto me comoveu...que chorei com vontade....coisa pouca é bobagem...

    que lição de vida...de amor...

    parabéns pela sensibilidade meu amigo....

    meu carinho e montão de bjo!

    Zil

    ResponderExcluir
  16. Flávia, minha querida Flávia, com 15 anos após uma convulsão perdi a visão. Correria, procura por tratamento. Longo tempo na penumbra. Aprendi a me virar sózinha. Foi então que o Criador de todas as criaturas colocou no meu caminho um médico que estudou o meu problema com uma baita dedicação e para encurtar a história depois de longo tratamento, cirurgias... recebi como prêmio a visão do olho direito, ainda tenho sequelas em uma fotofobia, mas voltei a ter 60% de visão neste olho. Talves, por isso quando foi constatado aos 26 anos uma doença grave não deixei me abater e lutei como ninguém para hoje estar aqui escrevendo este pequeno fragmento do que passei. Ainda hoje vivo em tratamentos radioterápicos e quimioterápicos, mas a Literatura me acompanha em todos os meus momentos! Com amor e respeito desta CaipiracicabaNA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  17. Os olhos da alma, das almas bondosas é que enchergam o coração e chegam perto como quem estende as mãos, sim, como aquela mão no escuro, aquele brilho no fim do túnelo, aquela força gicante que vem de dentro. Força imensa e bonita como a determinação de Flávia e seu jeito bonito de perceber com mais clareza o mundo ao redor.
    Sentir com o coeração e tê-lo no olhar, num muito além do olhar físico, mas ofertar aos outros a mesma for'xca e boniteza, que o olhar do coração pressente.
    Meu carinho, queridos!

    Samara Bassi

    ResponderExcluir
  18. Um texto belíssimo, sensível e de uma grandeza sem igual. Infelizmente, as pessoas valorizam muito a "capa". Se estamos bem vestidos, somos tratados de uma forma, se estamos vestidos de forma mais simples e que vai contra os padrões, o tratamento é completamente diferente. Está faltando amor e humildade nas pessoas, e pelo visto, isso a Flávia tem de sobra. Quero deixar aqui um mega beijo para essa menina que dá uma lição de vida. Parabéns à você, meu querido Marcio, pelo texto maravilhoso. Aplausos!

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente a palavra humildade é pouco falada no nosso vocabulario. As pessoas estão apenas preocupadas o que temos para oferecer em bens materias, somente uma pessoa com amor no coração se preocupa com ela. Flávia, menina guerreira, nunca desista dos seus sonhos, acredite, tem muita gente torcendo por ti, eu sou um delas.. mil beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Gosto, insisto nisso, dessa sua amplidão.Faz bem, tambem pra quem lê um blog com tantas possibilidades.
    Parabéns, Marcio!
    Berzé

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcio!

    Deixo aqui um grande beijo pra Flávia, pra você e também pra Otília. Vocês dois são pessoas de grande sensibilidade, e a Flavinha, guerreira como é, por certo merece todo esse carinho!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Márcio!
    Confesso-te que não conhecia este texto.
    Um dos textos bíblicos mais belos que já li!
    Também a homenagem feita é muito marcante!
    Fiquei curiosa e fui lá conhecer o blog
    (de mãe para mãe) por você aqui mencionando.
    Muito belo também foi seu comentário lá deixado.
    Deixo-te aqui para você e a Flávia os meus aplausos!
    Uma linda tarde!
    lembrancas....

    ResponderExcluir
  23. Márcio! sobreviveu ao tsunami blogger? beijo e um otimo fds pra vc

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Márcio!
    Simplesmente maravilhoso!
    Emocionante lição de vida e para a alma.
    abração com carinho.

    ResponderExcluir
  25. Olá Marcio,como vai?!
    Eu escrevi um comentário enorme e na hora de postar deu errado e perdi tudo. ;/
    Mas pra resumir, primeiro queria comentar sobre a musica que você escolheu, que me levou lá pros meus 6 anos de idade quando assistia O rei leão todos os dias depois da escola. hahaha que saudade boa!
    Queria também parabenizar pelo blog e pelo post. Adorei aqui,pretendo voltar sempre. hehehe
    Esse tipo de lição de vida faz a gente repensar em muita coisa que a gente faz, e em muitas vezes que a gente reclama da vida sem motivo.

    Parabens mais uma vez.

    Grande beijo, até a próxima =)

    Tainah Lins

    ResponderExcluir