terça-feira, 3 de maio de 2011

FÁBULA DAS PÉROLAS

image by Google
Certa vez, num reino da fantasia muito, muito distante, nasceu uma menininha de nome Pérola. Essa menininha crescia e brincava como todas as outras crianças, mas ela era especial, pois sua lágrima era brilhante. Num certo dia, um bruxo mal mandou sequestrar a menina, pensando que suas lágrimas fossem mágicas. Mas a menininha fugiu e se escondeu, deixando o bruxo muito zangado. Ele, então, exigiu que lhe fosse trazido a mãe da pequena Pérola, e assim foi feito. Pérola, depois disso, nunca mais viu sua mãe.

A pequena menina sempre perguntava para o pai onde sua mãe estava, e ele dizia que a mãe havia se transformado em duas pequenas pérolas, e que estas moravam nos olhos da menina. Num certo dia, à beira mar, Pérola achou duas conchas amareladas, e dentro de cada uma, havia uma pérola azul, muito rara. A notícia correu por todos os lados, o que atiçou a ganância de muitas pessoas. Pérola, que sempre ouvira do pai que sua mãe teria virado pequenas pérolas, guardava aquelas jóias como se elas fossem sua própria mãe.

Com o passar dos anos, Pérola virou uma mulher muito bela e cortejada por vários rapazes. Mas todos só se aproximavam dela por ganância. Ora queriam as pedras preciosas que ela carregava, ora queriam suas lágrimas brilhantes, por acharem se tratar de uma poção mágica. Fizeram, então, uma grande festa, e ali Pérola iria decidir com qual dos pretendentes se casaria. Ela, para escolher, fez uma única pergunta a todos, e aquele que acertasse, teria sua mão.

--O que eu tenho de mais precioso? --Pérola perguntou, olhando para todos os jovens ali presentes.

Obteve apenas duas respostas, as pérolas azuis e suas lágrimas.

Pérola não conteve sua irritação e jogou as duas jóias azuis ao chão.

--Vejam o que faço com essas pedras!

Num ato de desespero, pisou sobre elas, esmagando-as.

--Mas, por que fez isso? São jóias raras, e sua mãe pode estar morando dentro delas!

--Vocês estão loucos? --Pérola respondeu, ainda mais irritada. --Minha mãe nunca morou nestas pedras. São apenas pérolas tingidas, iguais a todas as outras.

Aqueles que responderam que seriam as lágrimas, começaram a comemorar, mas foram contidos pela moça.

--E tampouco são minhas lágrimas. Elas nunca foram mágicas, apenas são carregadas com meu suor, têm mais sal. E estou cansada de tudo isso. Vou arrancar meus olhos. Assim, ninguém mais me perseguirá por isso também.

Pérola levou os dedos aos próprios olhos e estava por arrancá-los, quando ouviu outro rapaz gritar.

--Seu coração, bela moça!

Pérola parou o que fazia e olhou para o fundo da grande casa onde a festa era realizada. Lá, observou um jovem, todo roto e estropiado. Ao lado dele, outra pessoa se fazia presente, uma senhora já idosa e também muito humilde, e que mantinha a cabeça baixa, como se procurasse captar no ar algo mais do que seus sentidos lhe traziam.

--Como pode saber que é o coração o meu bem mais precioso, meu rapaz? --Pérola perguntou, surpresa.

--Por esta senhora, que me acompanha! Ela é cega, e me guiou até aqui.

Ninguém entendia o que estava acontecendo, e nem mesmo Pérola parecia saber. Ela desceu de onde estava e foi até aquele rapaz, para tentar entender melhor. Chegando até ele, pediu suas explicações.

image by Google
--Quando eu era muito novo, meu pai saiu atrás de um bruxo, para dar fim em suas maldades, e o acompanhei. Ao chegarmos até o local, encontramos o tal bruxo e a luta foi fatal, tanto para ele quanto para meu pai. Sobramos eu e esta senhora cega, que lá estava aprisionada. Ela, durante anos, me guiou até aqui, conduzida unicamente pela luz que enxergava e que dizia vir dos olhos de sua filha. Aqui chegamos, mas descobri que tal luz pode até vir de seus olhos, mas apenas um coração que tem um amor muito grande, é que pode emanar uma força dessas, tão rica e poderosa.

Pérola, estarrecida, abraçou aquela velha senhora, e bastou um único carinho recebido para saber que era realmente sua mãe. E ali teve a certeza de que poderia possuir qualquer riqueza ou poder, mas nada jamais superaria seu maior tesouro: o amor que carregava no coração.

Marcio JR

22 comentários:

  1. O amor que emana do coração e nos guia através da vida é a pérola mais preciosa.
    Devemos cuidar desse amor e fazê-lo chegar a todos para que o mundo seja melhor sem tanta ganância nem guerras injustas.

    ResponderExcluir
  2. A fantasia das palavras na curiosidade de segui-las até ao fim da história...

    ResponderExcluir
  3. Marcio, conseguiste me emocinr assim cedinho ,ainda madrugada por aqui...Lindo e mostar que teu coração, como o da Pérola é lindo também.

    Adorei! Parabéns! Linda fábula tão rica e perfeitamente escrita. abração e estás te cuidando?rsr

    chica

    ResponderExcluir
  4. Bravo, bravo!!!
    Amei o conto maninho.
    Realmente o amor não tem rival, ele é precioso demais para isto.
    Você é realmente maravilhoso maninho.
    Que bom que teu médico te liberou hem? Que falta faz teu escrito.
    Você é uma pérola moço.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Lindo, e nada mais propicio nesta época, flara de amor qdo se celebram a morte de assassinos!!!! estou num novo cantinho, que gostaria muito de lhe convidar para participar:
    www.falandonacozinha.blogspot.com
    estendo a todos daqui!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Amigo Marcio....

    Se a intenção não era a de homenagiar o personagem principal do mês de maio que esta por chegar... Não há como não te chamar de contador de fábulas hipnotizatívas... rss
    Cara!! fiquei grudado no texto já fazendo meus finalmentes antes de acabar.... Quase acerti o final.. rss

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Marcio, fiquei emocionada e ao acabar e ler, corri abraçar a minha Mãezinha.
    Bom te ler e sentir esse calor gostoso que brota do amor, contagiando esse cantinho.
    BeijossSSSSS



    Nossa, faltam 2 dias, coração esta disparado.

    ResponderExcluir
  8. trazemos uma pedra no peito e preciosa. Seja a pedra preciosa mais bonita que for pra algu~em. Pra mim, as pedras mais preciosas do mundo s"ao quartzos, embora as pérolas sejam bonitas.
    Nem diamentes ou rubis, ou esmeraldas me cativam mais.

    Se cada um valorizar aquilo que se traz por dentro de herança, como tesouro... talvez não se pressentiria tanta rivalidade e gan6ancia daqueles que ainda, carregam pedras pontiagudas e que ferem, não só dentro do peito, mas nas mõs.

    Lindo, lindo, Amigo.
    meu carinho
    Samara Bassi.

    ResponderExcluir
  9. Linda história, e como já disseram hipnotizadora também, li tudo de uma vez só, e muito bom o final.

    ResponderExcluir
  10. Contos fábulas,magias.É preciso sonhar e acreditar que as pérolas estão por aí.
    E do seu comentário lá: você foi cirúrgico,estou naquele conflito cínico que rir da gente por assitir uma agonia.
    um beijo Márcio e adorei ler este seu sonho.Uma ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Ah, meu querido amigo, eis aí o maior sentimento que podemos ofertar e também receber de alguém: o amor. É ele quem nos permite sonhar, lutar e fazer acontecer coisas que uma grande maioria julga impossível. Excelente essa fábula. Parabéns! Aplausos infindos para você, meu caro.

    ResponderExcluir
  12. Oie Marcio

    Que lindaaaaa, o amor mostrando caminhos, que bom que temos certeza que muitas pérolas andam por aí, e uma delas é vc.
    lindo tudo que escreve.

    To tão feliz de vc estar bem.
    e já liberado.

    beijinhos e carinho moço
    se cuida querido.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcio,
    é sempre surpreendente sua desenvoltura.Surpreendente e envolvente.Visita gostosa de se fazer.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  14. Afilhado meu querido e sumido afilhado Márcio: um conto de fadas que me fez derramar lágrimas azuis e encontrar outra virtude em você meu querido amigo escritor: o de se revelar completo ao escrever um conto de fadas que me fez sonhar e relembrar nas histórias que papai contava na minha infância junto a minha irmã aqui no interior paulista, e que, anos depois vim a estudar na minha especialização na literatura em que pesquisamos a verdadeira "história" dos contos de fada. Parabéns, por mais está belezura que emanou das suas mãos são palavras- pérolas repletas de riquezas imensuráveis. Com orgulho, por vir aqui, e descortinar este ma-ra-vi-lho-so conto de fadas contemporâneo. Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  15. Que bonito conto Márcio
    voce é mestre na arte de emocionar com as palavras.
    Obrigada por essa pérola que seu conto traz,
    - o amor.

    deixo abraço

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Márcio!

    A fábula é um dos tipos de textos que muito aguçam a nossa percepção e nos fazem refletir para além na narrativa alegórica ou imaginária do autor. Ela já contém em si uma conclusão ou ao que chamamos de "lição de moral", mas ainda assim nos conduz a outras, sempre úteis ao nosso exercício de pensar.

    A lição de amor, do que podemos conseguir através dele, foi lindamente passada neste texto leve e muito bem narrado. Além dela, eu extrai algo sobre os valores pelos quais alguns homem (raça humana) se norteiam, ou seja, aqueles para quem pérolas importam mais que a grandeza de amor de Pérola.

    Feliz de saber já que está bem dos olhos e de volta à telinha.

    Muito lindo texto!
    Um abraço, querido amigo Márcio.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  17. Passando e deixando meu carinho..
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi amigo ,uma homenagem lindíssima para as mães!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nossa e a história que li lá no Blog da irmã , sobre sua mãe , essa fábula é toda para ela e para todas a mães . Eu não sou mãe, posso até dizer ainda, ninguém sabe, não é mesmo?? mas eu sei que é o amor mais insano e mais completo de todos os amores.Um amor puro, sem cobrança,sem porques, sem noção as vezes. Eu fico arrepiada quando ouço pessoas dizerem que nas filas dos presídios a maioria das pessoas é de mães.Isso me intriga, mas é realmente isso que acontece.Uma mãe jamaisssssssss deixa seu filho.É por isso que quero registrar aqui que aquela criatura que largou um bebê no lixo seja lá por qual motivo que foi, não tem o direito de querer ser chamada de mãe. E para todas as mães de verdade deixo aqui meu beijo e meu coração e um especial para sua mãe que amou vocês da maneira mais sublime : poupando-os do sofrimento.
    bjos milenares
    Renata

    ResponderExcluir
  19. Oi Márcio, vc está bem dos seus olhos?? fica bonzinho e se cuida hein??
    bjos bjos

    ResponderExcluir
  20. Querido amigo, tenho verdadeira paixão por poesia, contos e parábolas... Coisas de menina mulher que fingi não fantasiar e fantasia fantasia... risos, pegando emprestado de Caio Fernando Abreu. Que fábula linda essa que você postou. Esse tipo de leitura sempre me agrada.


    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  21. Emocionante e linda estória com valores espirituais!
    Ver além da beleza física ou seja ver com os olhos da alma.
    um ótimo fim de semana para ti.
    abraços

    ResponderExcluir
  22. Lindo! Levou-me às lágrimas... Muito belo teu conto... ♥

    ResponderExcluir