domingo, 6 de fevereiro de 2011

NUM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE…

Image by Google
Pico do Marumbi - Paraná

Subtítulo: AS MINA PAH!, E OS MANO PUM (?).


Por mais que o tempo passe e a memória enfraqueça, algumas coisas ficam registradas e, vez ou outra, florescem de tal forma, que é impossível não rir (ou chorar) com as lembranças.

Esta é uma história baseada em fatos ridiculamente verídicos.

O verão de 1997 corria com um sol escaldante, e um grupo de surfistas me convidou para participar de um acampamento na face oeste do pico Marumbi, na serra do mar paranaense. Era evidente o convite recheado de interesses. Eu, por mais que fosse mais velho e destoasse daqueles adolescentes, era o único que conhecia aquela trilha, assim como tinha todo o equipamento necessário, como barracas, lanternas, etc. Se não estou enganado, havia naquele grupo um sujeito bem parecido com o Xipan Zeca. Mas isso é outra história.

Convite aceito, ordens dadas e hierarquia estabelecida (por mais que seja um local bem conhecido, os perigos existem, e adolescentes sempre arranjam problemas nessas situações), e lá fomos nós. O trem demorou um pouco, e a subida do morro seria sob garoa. Quando saltamos do trem, notei que faltava uma mochila, justamente a que tinha todo o suprimento para os três dias de acampamento. E como aguentar quatro moleques esfomeados nesses dias? Por sorte, eu conhecia um velho armazém, pouco visitado e daqueles que ainda expõe carnes e salames às moscas. Fomos até lá e, enquanto eu me preocupava em comprar barras de cereal ou algo que alimentasse e não causasse volume, os quatro imbecis, digo, os meus quatro acompanhantes sumiram, e quando retornaram, traziam três enormes sacolas abarrotadas de comida enlatada. Tentei argumentar que não seria necessária toda aquela quantia, mas foi inútil. A discussão ficou acalorada, e para amenizar a questão, deixei-os ficar com a teimosia. Então, iniciamos a subida da trilha escorregadia. Eu, com minhas barras de cereais, água mineral e frutas cristalizadas, e eles, sofrendo e escorregando com aquelas sacolas inadequadas.

Já no alto, depois de muitas horas, armamos o acampamento e, do nada, apareceu um grupo de garotas. Eram seis no total. E começou o desastre. O que vi, a partir daquele ponto, foi negligência e falta de respeito com a natureza. Isso sem contar que pareciam felinos no cio, tal foi o assédio sobre as garotas. Ao fim de tudo, eu é que acabei por montar todo o acampamento para elas. Na boca da noite, já com a fogueira alta, os garotos resolveram comer algo. Naquela altura dos acontecimentos, cada um de meus acompanhantes já havia se “enroscado” com uma garota, e sobravam as outras duas, que por uma questão de opção sexual, não estavam disponíveis. E a fome apertou. Eu comia algumas frutas secas, quando um dos garotos me chamou para comer com eles. E ali, mais desrespeito aos conselhos de quem sabia um pouco mais da vida: aquela comida enlatada estava vencida. Salsichas, feijoada e repolho, tudo com um aspecto, digamos, esverdeado. E a voz da experiência precisou se calar. Mas eu já imaginava o que iria acontecer.

Lá pelas tantas da madrugada, fui olhar o perímetro do acampamento e verificar a fogueira, e quando me dei conta, os moleques não estavam em suas barracas. Mas não demorou para descobrir onde eles passaram a noite, ou, ao menos, tentaram passar.

Com o dia amanhecendo, aticei o fogo e preparei um café, e foi quando vi as maiores caras de decepção de minha vida. Uma a uma, as meninas rodearam o fogo, e me olhavam com puro ar de tristeza. Quando argumentei o que havia ocorrido, elas explicaram que, após pouco tempo de “festinha” com os garotos, eles simplesmente saíram correndo, sem explicações.

Como o tempo não estava bom, e ameaçava chuva forte, achei por bem descermos a trilha, e apurei as meninas, pois a experiência delas era menor. Ao procurar pelos garotos, encontrei-os num pequeno córrego, completamente pálidos. Naquele momento, e já imaginando o que havia ocorrido, fiquei em dúvida se aquilo era efeito da vergonha que haviam passado diante das meninas, ou era, simplesmente, efeito do alimento vencido.

Image by Google
Para encurtar a história, durante a descida, eu e as meninas vinhamos cantando e apreciando a natureza, enquanto os moleques não largavam as moitas. O que eles faziam nessas moitas? Bom, cabe dizer que, a cada vez que um deles se apropriava de uma moita, o cheiro que levantava era de espantar até urubu. E ainda havia um agravante: o papel higiênico havia ficado na mochila com os suprimentos.

Pois é, como a molecada fala por aí, neste dia AS MINA PAH!, E OS MANO PUMMMM.

Marcio JR

23 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei!
    Tadinhos...

    Bjsss Marcio!

    Mila

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahah.
    Maninho, que aventura essa hem?
    Imagino lendo esse texto como deve ter sido a experiência para eles.
    Deve ter ficado na memória até hoje. hehehe.
    Passei para te deixar um beijo e saber de você.
    Quero noticias viu? (Risos..)
    Na verdade estou com saudades.

    Beijo.
    Maninha.

    ResponderExcluir
  3. hehehe, só passando pela experiência desastrosa para esse povo mais jovem aprender!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cada qual com seus próprios pesadelos particulares, em suma, quando a razão falta, a encrenca aparece! :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. rsrsrsrsrs
    As meninas são mais ligadas, né?
    Passo para te convidar a conhecer minha ilustração lá no blog da Construtora de Palavras. Encontrei um comentário teu em um post da escrevedeira, que conta minhas aventuras, sobre meu crescimento e sexualidade, então...Adorarei te ver por lá!
    Bjinho :)

    ResponderExcluir
  6. O que é o poder de 'emburrecer' que a testosterona tem, né?
    Ri muito.

    Beijo, Márcio.

    ResponderExcluir
  7. Só uma coisa a dizer: que mico!!!! rsss. Tadinhos dos piás...

    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  8. rsrsrsrsrrs que legal essa historia Marcio e fico imaginando o Xipan Zeca nessa dizendo: AVACAGAAAAAAAAA RSRSRSRSRS Adorei!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  9. Ri muito agora, tio Márcio. Mas esse texto me fez lembrar do passeio que fizemos, de trem, de Curitiba a Morretes. Gostei de tudo, menos do (como é mesmo o nome?) "barreado". Comi por insistência de um amigo e acabei passando mal (mas não tão mal quanto seus adolescentes...rs)
    Beijo procê. Sua terra é linda!

    ResponderExcluir
  10. Eu rio muito dessas peripécias, Márcio. Mas rio de mim mesmo também. Na minha adolescência já aprontei muitas vezes esse tipo de coisa em acampamentos que fazíamos. Tinha uma vantagem (a do papel higiênico). Era sempre em cachoeiras ou rios e dava pra gente se lavar depois. Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Marcio...
    Obrigado amigo por estar me seguindo lá no HELP.. É um grande prazer..
    Respondendo sua pergunta.. Sabe tem horas que nem sei como consigo.. rss Mas pra mim é primordial esse entretenimento ou ocupação chamem assim ou assado, me faz um bem danado esse agito.
    Vamos tentando fazer um de cada vez e de uma forma que flui bem no próprio andamento do dia a dia.. Acho que é este o segredo.
    Amigo Marcio... Saiba de uma coisa, sempre que tiver alguma coisa da linha de seu trabalho que queira divulgar e ou direcionar ao meu publico leitor, sinta-se convidado para faze-lo em meu blog.. Sera um prazer postar algo seu por lá.
    HELP DO TATTO

    Um Grande Abraço
    Tatto

    ResponderExcluir
  12. Marcio..... kkkkkkkk
    Eu sabia!! Sempre tem nesses grupos um FÉLA parecido com o Macaco.... hehehehe "Galanteador, Forte, Xêroso e Munitinho".... bão!.. Mais isso é outra histórinha né!!
    Cara!! mais se eu tivesse por lá meRmo cos Tistínus sorto... Eu fazia avuá pena cas minas drento das barracas... kkkkkkkkk
    É a experiência é o que a idade nos trás o resto é só CAGÁDA meRmo... Atrás da MOITA.... rsrs

    Abraços amigo ....
    Tatto

    ResponderExcluir
  13. Pois é, meu querido amigo, idade difícil a adolescência, realmente. A sensatez é automaticamente recusada em nome da rebeldia.... quando esta é consciente! não obstante o final pouco feliz para os mancebos, é uma crônica que porta a tua assinatura, gostosa de se ler.

    Não sabia dos teus dotes de trilheiro, poeta. Realmente, como se diz por aqui onde moro, o teu arco, caro amigo, tem bem mais que uma corda!

    Meus parabéns, Marcio, e continua com os cereais, sempre!

    Um forte abraço, um bom dia prá ti.

    André

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia
    Marcio


    É meio estranho vir aqui pra lhe dizer que tem um selo a sua espera no Fluid, mas é só pq realmente penso que ele tenha qualidade e expressão para meu universo particular( ainda que não tenha ali seu nome, na pag da frente) independente de como vc percebe o Fluidfic’art Ki
    Sinta-se a vontade como a essência de uma brisa
    Abraço afetuoso na intensidade desta Lua Crescente que surgi.
    Ana Diniz.

    ResponderExcluir
  15. Olá Adorei teu blog. Faça uma visitnha e seja mais um membro do nossso você é nosso convidado especial. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/

    Abraços! Renato Douglas

    ResponderExcluir
  16. Marcio,
    Ri muito imaginando o mico dos meninos e a frustração das meninas.
    Todos nós temos uma história de micos na adolescência e é muito gostoso quando recordamos.
    Muito bem conduzida sua crônica, lendo e imaginando a paisagem.
    Saudade d'ocê.
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Marcio,
    No meu post de hoje tem um presentinho p/ ti!!!
    Beijitos

    ResponderExcluir
  18. Vixi.. nem sei se a msg anterior foi, mas vamos de novo para garantir... rsss
    No meu post de hoje tem um presentinho procê! Passa lá...
    Beijin

    ResponderExcluir
  19. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    MARCIO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  20. Mano,
    cada vez que leio esse texto não consigo parar de rir.
    Escuta, mas tem adolescente ajuizado viu?hehehe.
    Vim te deixar um beijo.
    E saber como você está, depois me diz tá?

    Beijo querido.
    Maninha.

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcio,
    Que aventura! Ta parecendo o titulo que eu dei la no meu livro imaginario: Vida de louco... Todo mundo quer um pouco!
    Todo mundo tem historias alegres para contar e essa eu adorei!
    Como eles nao te escutavam o melhor foi ficar calado, mas coitados, a surdez deles os fizeram sofrer, rsrs
    Fiquei imaginando o fundo das calças deles toda borrada e voce tentando respirar o ar de toda aquela natureza e em vez o que vinha era um ar de arrepiar, rsrsrs!
    Adoro ler o que escreve, pois é tao natural!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ai, ai, quando acontece isto dá uma maior melda...

    Fique com Deus, menino Marcio JR.
    Um abraço.

    ResponderExcluir