domingo, 17 de junho de 2012

SORRISOS DE MEL / TOCAR UMA ESTRELA

SORRISOS DE MEL


Quisera eu pintar um sorriso, 
com as palavras, tal como pincel,
esboçar na lauda, traçar na tela,
colorir de versos à viva tinta
de tons vivos, as estrofes no painel.
Fazer do poema, uma aquarela
aos olhos, assim tornar distinta
a rima senão a mais rica, a mais fiel,
do que a alma sente singela
e docemente, num sorriso de mel. 

Ah! Sorrisos de mel me lambuzam, 
deixam em fios, toda a ternura. 
Fazem escorrer doçuras e mais, 
aplacam de mim o fel e paralisam
da solidão, toda e qualquer agrura.
Escoam tristezas, das lágrimas, os sais,
acalentam, inspiram e cruzam
fronteiras entre riso e siso, fissura
da alma, em momentos cruciais.

Quisera eu pintar um sorriso,
em toda sua importância e valor
e num quadro registrá-lo,
o que dele louvo e divinizo,
na arte mais pura de amor.
Com requinte emoldurá-lo,
com os afetos que canalizo
na alma. E na poesia de cor
para sua morada, deve levá-lo, 
(eis que é o mais sincero sorriso)
onde eu quero e preciso eternizá-lo.






TOCAR UMA ESTRELA
Marcio JR

Estrela Dalva - image by Google
No poente, de uma tarde lá das Minas Gerais, me vem o gosto do sol da aragem quente, daquele mesmo sol que se vai para dar espaço para as estrelas vindouras. Olho e reflito, replico o céu olhando ao norte e depois a oeste, procurando Dalva. Cá ao sul está frio, chuvoso e acinzentado, mas mesmo assim, numa fresta, vem a réstia de uma luz mirrada. Já é noitinha, e a tarde se foi, preguiçosa para os mineiros e úmida para mim, mais ao sul.

A luz daquela estrela, mesmo mirrada, é a mesma que brota nos grotões das minas, dos campos ou das montanhas de outras paragens. Não há inveja que faça a estrela sucumbir, pois sabe ela que deve (ou empresta) seu brilho a todos. Ela, pequena, toma corpo, se reveste de um amarelado mais intenso e, repentinamente, se aquece e brilha intensamente. Dalva, seu nome, é migrante. Nasce ao leste, mas teimosa, gira o céu e termina a oeste. Uma estrela que brilha durante o dia. Uma estrela com porte nobre, um planeta, uma Vênus.

Estendo o braço e espalmo a mão. Meus olhos, sossegados e mesmo recebendo a garoa que me envolve, se fecham. Aprendi com o poeta que nada é impossível, e neste instante, toco Dalva em seu momento mais íntimo. Toco-a no exato instante em que dela se está fazendo POESIA.

Lá, nas Minas Gerais, a poetisa escreve sorrindo. Lá, nas Minas Gerais, a poetisa está poetando versos para um SORRISO DE MEL. Lá, nas Minas Gerais, a poetisa olha Dalva e se inspira, e toca a estrela com seus olhos.

Quando minha mão alcança Dalva, a poetisa a abraça com seus olhos. Nessa intimidade tão ardorosa, a estrela guia minha mão, e num breve instante, me vejo acarinhando os olhos da poetisa.

Vênus, Dalva... Estrela Celêdian. Eu toquei os olhos de uma estrela, eu toquei os olhos de uma poetisa.


*************************

A poesia que abre esta postagem me foi deixada em comentário por Celêdian Assis, do blog SUTILEZAS DA ALMA E MENTE. Foi um presente de imenso valor, e não achei justo deixá-lo apenas como um comentário. Então, deixo-o aqui, juntamente com esta singela homenagem que faço a esta poetisa/cronista que tanto admiro.

Celêdian Assis é a segunda pessoa a ter um texto publicado em meu blog. Além dela, Samara Bassi, em três oportunidades, havia dividido uma página deste blog comigo. São, para mim, muito mais do que duas amigas. São conselheiras, mestras naquilo que fazem e, acima de tudo, pessoas em quem me espelho sempre.

Minha querida Celêdian. Sinto-me gratificado e privilegiado pelo presente que me concedeu. Um beijo enorme pra ti.

Marcio JR

18 comentários:

  1. Meu Deus!Que lindo tudo aqui!!A poesia da Caledian, como sempre maravilhosa e a tua homenagem, belíssima!! Muito lindo e vindo do coração!! Valeu ler cedinho...

    E que susto essa do blog ter sumido,não?Que bom que voltou!!

    Obrigado pelo carinho e vamos que vamos, em frente sempre!! chica

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de poesia, Márcio! Celêdian conseguiu nos passar algo quase palpável, por mais impossível que isso possa parecer... de fato suas palavras são sutilezas da alma e da mente. Seu texto como complemento do dela caminharam juntinhos. Belo!!

    Ontem tentei entrar aqui, mas dava uma mensagem que o blog havia sido deletado... fiquei feliz por conseguir entrar hj!

    Dei uma sumidinha... andaram acontecendo algumas coisas complicadinhas na vida real, mas agora está tudo tranquilo.

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  3. Marcio,mais que merecida essa homenagem!Fiquei encantada com essa poesia!De fato não poderia ficar nos comentários!Muito lindo seu texto tb, colocando a poetisa como bela estrela que é!Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. linda poesia e linda homenagem. Têm pessoas que fazem a diferença.
    Tenha uma linda semana.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Um ajuntamento de Márcio, Celêdian é duplo prazer para qualquer ser vivente dotado de sensíveis olhos, ouvidos e peito que balança do lado esquerdo com gosto e emoção. (Sem contar que citou também a Samara que faria este prazer ir ao triplo. (duas construtoras mágicas quando mãos à pena). Que beleza de encontro, meu amigo! Celêdian dando uma abertura (uma pintura de abertura) e você namorando Dalva, esta solitária gigantesca que nos aparece tão delicada e bela nestas noites de outono quase inverno onde o ceu parece querer nos enfeitiçar com sua estonteante beleza. Aí, lembrei-de de um mestre poeta (que chamam de loucos, os poetas), Olavo Bilac (eu leria para você se estivesse presente no momento de sua criação:

    Ora ( direis ) ouvir estrelas!
    Certo, perdeste o senso!
    E eu vos direi, no entanto
    Que, para ouví-las,
    muitas vezes desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto

    E conversamos toda a noite,
    enquanto a Via-Láctea, como um pálio aberto,
    Cintila.
    E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
    Inda as procuro pelo céu deserto.

    Direis agora: "Tresloucado amigo!
    Que conversas com elas?
    Que sentido tem o que dizem,
    quando estão contigo? "

    E eu vos direi:
    "Amai para entendê-las!
    Pois só quem ama pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e e de entender estrelas
    Olavo Bilac

    Ah, que bom ter vindo aqui agora, meu amigo/irmão!

    Grande abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Márcio, meu queridíssimo amigo, chego aqui e me defronto com seu texto de tamanha beleza e tão pleno de significados, que me deixaram boquiaberta e com uma emoção desmedida. Que olhos benévolos são os seus meu amigo e quanta doçura há nas suas interpretações, no que seus olhos captam e tocam. Coisa mais linda de se ler e sentir. Obrigada, lá do fundo da alma. Ei de guardar seu texto, naquele bauzinho que fica escondido lá dentro do meu peito.

    Em seguida, vejo os comentários dos amigos e mais uma vez me emociono com o desprendimento e carinho de todos, para com você e para comigo, os que me conhecem e aqueles que ainda não. Obrigada a todos pelas amáveis palavras, Chica, Joyce, Anne Lieri, Filha do rei.

    Ao Cacá, um agradecimento especial, pois eu não poderia deixar de dizer de sua escolha maravilhosa, ao citar Olavo Bilac e a sua mais bela poesia "Via Láctea", além de seu comentário que me deixou emocionada.

    Amigos que amo, deixo aqui um grande sorriso, de contentamento, de felicidade e um sorriso que os abrace, que os toque com a minha mais sincera gratidão.
    Um beijo grande.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  7. Brilham, Assis tidas - por nós, simples pecadores e meros pescadores de palavras - pelo fulgor de estrelas, encantos celediânicos. Que esta, a de Celêdian, é uma alma despudoradamente encantada, inusitadamente resplandencente que, em lendo-a, toca-nos - ainda que com um jeitinho mineiramente envolvente, qualquer coisa semelhante a uma explosão contida - em pulsações de profundo prazer. Um prazer que é enlevo para todos os sentidos, que viaja de riso a siso e que se detem - por ora, apenas... ora, ora, como se poderia dizer ouvir sons do mel, dulce gosto na luz estelar? - em frases tão belas como "...Ah! Sorrisos de mel me lambuzam,
    deixam em fios, toda a ternura.
    Fazem escorrer doçuras e mais,
    aplacam de mim o fel e paralisam
    da solidão, toda e qualquer agrura."

    Da janela de um quarto, numa noite qualquer de Crescente ou Cheia, só mesmo um luar de encantamento poderia tornar-se testemunha da criação de tanta doçura - em piracêmica construção poética - em forma de pensamento e simbologia e letras e palavras. Assim é Celêdian Assis. E foste, também, de uma total felicidade, Márcio Jr., (e que sorte tiveste!) quando a tí se deu a chance de ouvir e tocar estrelas, "...Estrela Celêdian. Eu toquei os olhos de uma estrela, eu toquei os olhos de uma poetisa."
    Belezas que se somam e ornam o dia da gente mais ameno, mais belo, mais em paz... Congratulações a ambos. (Marco Aurélio de Figueiredo - Uberaba/MG)

    ResponderExcluir
  8. Realmente amigo não poderia deixar de ressaltar a poesia de Celedian com o destaque devido tamanha é a elegancia desta nossa mineirinha em poetar como pouco tenho visto.Bravo Marcio com com seu otimo dominio sobre as palavras e agora sobre a imensidão azul onde buscou a bela inspiração para enaltecer esta mineira que transforma palavras em doces da mais famosa gastronomia mineira.Parabens a voces pelo show particular.Tem de mim toda admiração e carinho,pelo engrandecimento de nossa literatura.
    Um admirado abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  9. Ai, ai, e fico aqui suspirando, e lendo estas artes belas, com os olhos brilhando de tanta emoção. Celêdian e você maninho brilhando minha noite.Vim porque nunca fui, apenas estou ausente, mas quando a saudade bate eu venho abraçar quem amo.

    Esse cheiro de casa da gente, é só sentida nas paessoas que nos são tão preciosas.Me sento e de camarote leio poemas que mais parecem brilho de estrelas.

    Beijos aos dois.
    Maninho, maninho, você é muito querido meu.
    Beijo.

    PS: Maninho desculpa é que deixei letra a mais como sempre rsrsrsr.Apaga.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Muito bela a sonoridade deste poema "Sorriso de Mel" e o seu significado. Parabéns a Celêndian pelo expressivo poema e seu belo blog que tive o prazer de conhecer!
    E Marcio sempre irretocável..

    Meu abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  11. Celêdian e Marcio em uma mesma publicação, aqui no "Abismo das Vaidades". Tive que me beliscar mais de uma vez para entender que não estava sonhando e nem tendo algum tipo de alucinação. Homessa!

    Marcio e Celêdian geminados em um mesmo texto. Um texto falando da beleza de um sorriso, o outro da possibilidade de se tocar uma estrela, ambos, através de metáforas que somente os talentos mais elevados podem tecer. Para mim é um deleite ao quadrado, que me leva às oitava superiores da poesia e das letras, daqueles que desejo que dure para sempre, ad saecula saeculorum.

    O belíssimo poema da minha querida amiga Celêdian tem a sua marca, sua assinatura, seu estilo. O domínio da forma, da versificação mais correta, da riqueza de rimas e construções poética singulares, a sabedoria e esse lirismo (tão tipicamente feminino) que impregna cada um de seus versos. Aqui a poetisa se vê sob o feitiço de um sorriso, apolíneo, revelador, catártico, quase ideal, um sorriso para ser emoldurado perenemente tal uma tela de mestre, uma obra-prima.

    Tu, meu irmão, nos doas um texto de rara beleza (vejo que nestes últimos tempos, a estrela d'Alva da Poesia rutila como jamais em tua inspiração), essa mescla de lirismo e sabedoria que sempre vi em tuas crônicas, essa marca quase que idiomática de tua literatura. Que beleza essa imagem que foste buscar,meu querido amigo, que momento de rara inspiração te acometeu, se ouso dizer! *rs leio e releio as tuas palavras entre admirado e arrebatado, crê-me. Transido desse sentimentos que tem as crianças quando vêem a primeira estrela cadente da vida delas, esse momento mágico, e que perdurará uma vida inteira, muito além da duração do traço de luz do astro no céu...

    Vir aqui no início de uma semana que se me anuncia intensa é mais que restaurador, energizante: é bálsamo para meu espírito. Um bálsamo que levarei ao longo dos dias, oscilando entre o lirismo encantador de um sorriso da minha tão querida Celêdian, e a imagem mágica de uma estrela a que se pode tocar do meu tão querido amigo-irmão Marcio. Após tal, meninos, confesso que vivi.

    Meu carinho, minha amizade e minha eterna admiração a esses dois amigos tão especiais. E bravo aos dois pelo sublime momento de literatura que nos proporcionaram. Sublime! sublime!

    André

    P.S.: perdoa-me, Marcio, pela extensão do comentário, foi mais forte do que eu...

    ResponderExcluir
  12. Márcio e amigos queridos,

    Venho novamente, sempre com renovado prazer, reler a maravilha texto que me presenteou, acrescentando destaque e beleza ao meu simples poema, Márcio. Venho ler o carinho de nossos amigos leitores, vertido em palavras tão generosas e amáveis. Como não deixar-me tomar pela mais profunda emoção e mais sincera gratidão.

    Sim, a emoção é o caminho mais curto de atingir a alma da gente e o coração rejubila-se com ela e se enternece e se manifesta na gratidão. Sim, a gratidão é o caminho por onde espalhamos sementes férteis do reconhecimento, da importância que os outros têm em nossas vidas.

    Portanto, quisera eu doar-lhes, a cada um, um sorriso meu emoldurado em um quadro e que o levem para a sua morada, onde verão nele pintado a minha emoção e a minha gratidão. Obrigada por cada palavra, meus mais que estimados amigos, Márcio, Marco Aurélio, André Bessa, Toninho Bira, Fernanda e também Ester, que acaba de chegar ao meu círculo de amigos e que já é muito bem vinda. Creiam todos, saio daqui agora com a alma em festa e obrigada a todos por este momento sublime.

    Um beijo para cada um.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  13. Honesta e sinceramente?
    A poesia de Celêdian me conquistou pela ternura e simplicidade.
    Já as suas palavras, literalmente, deram asas à imaginação.
    Parabéns a ambos. Belo trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Lindo, lindo, lindo!
    Pura beleza, magia e energia de amor e amizade.
    uma ótima semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  15. Marcio...

    Teu blog tem "um quê" familiar
    que me encanta.


    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Que linda homenagem.

    Merecida partilha e ambos, nada mais justo que aplaudi-los sempre e sempre. Juntos, formaram não só uma, duas, três estrelas brilhantes, Mas uma constelação inteira, completa, imensa, imponente.

    Que haja sempre estrelas belíssimas nessa nossa Terra, como vocês, meus queridos.

    Agradeço sempre pelo carinho, dos meus amigos preciosos e pela "oportunidade do encontro", sempre digo.
    Beijo na alma,
    Sam.

    ResponderExcluir
  17. Quantas saudades eu sinto
    quando fico ausente por motivos alheio a minha vontade.
    o importante é que essa fase passa tenho esperança
    na renovação ,e certeza de um amanhã com muita alegria ,
    mais beleza com uma visão perfeita desse mundo.
    Precisamos ter esperanças e seguir com certeza
    de grande vitória.
    Serei ousada o suficiente para enfrentar todos os obstaculos
    com fé e esperança .
    Agradeço de coração sua linda amizade tenho certeza
    que tudo voltará ao normal na minha vida.
    Beijos no seu coração.
    Com carinho.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  18. Belíssima homenagem,amigo Márcio.E me sinto íntima das estrelas quando te leio e leio a beleza dos versos da Celêdian.É o mel de um sorriso a invadir a minha casa e o brilho das estrelas a me iluminar.É o sonho,a magia,a ternura em forma de palavras suaves como uma renda,delicadas como o mais fino organdi,etéreas como as borboletas que voejam em torno de uma preciosa flor.E viajo nas palavras e embarco nos vagões dos sonhos,sem pressa de chegar...o infinito me espreita e espera.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir