domingo, 13 de maio de 2012

A MENINA QUE AMAVA ARCO-ÍRIS

image by  Google
Faz algum tempo, escrevi a fábula abaixo e mandei para alguém que não estava num bom momento da vida. O engraçado é que essa pessoa precisou chover um tanto para, posteriormente, enxergar um arco-íris na vida.

Nem tudo são rosas, no entanto existem muitos espinhos por aí. Espinhos de todas as formas e tamanhos. Eles cortam a pele, mas ela cicatriza, e o importante é saber que a dor não irá durar para sempre.

Um arco-íris não é sinal de um pote de ouro, mas ele sempre tornará mais belo o que, em algum momento, pode ter sido uma chuva forte ou, até mesmo, uma tempestade.

Musica: Elevation (U2) - by YouTube


Caso você não consiga acessar o player acima,
ao fim da postagem existe um link para o vídeo no YouTube.

***********


A MENINA QUE AMAVA ARCO-ÍRIS



image by Google
Num lugar qualquer, repleto de uma vegetação exuberante, nasceu uma menina predestinada a um feito complexo: ser feliz.

Ela cresceu rodeada de amor. Todos a adoravam, e ela tinha uma vida que muitas crianças sonhavam. Muito traquina, ela brincava solta e livre, e tudo o que ela queria, conseguia com seu jeito meigo e doce. No entanto havia algo que ela, por mais que quisesse e admirasse, não conseguia ter. Um arco-íris. Quando via um, saía correndo atrás, mas por mais que se apressasse, nunca conseguia chegar perto. E todas as vezes que isso acontecia, ela entristecia.

Existiam poucas coisas que ela não gostava. A chuva era uma delas, e sempre que as nuvens escureciam, ela desanimava e ficava triste.

O tempo passou, e aquela pequena menina se transformou numa mulher bela e altiva. A paixão por arco-íris também cresceu, e num dado dia, ela tomou uma decisão: correria o mundo atrás daquilo que tanto queria, ou seja, um arco-íris. Sabia que precisava alcançar um, ou jamais sua felicidade estaria completa.


Andou pelo mundo... andou, andou e andou. Nada. Ela enxergava de longe aquelas listras arqueadas de cor e luz, cada vez maiores e mais belos, mas nunca conseguia pegá-los. E havia outro problema, pois eles sempre vinham rodeados de chuva fina, e aquilo, para ela, era terrível.

Já cansada e desanimada, sentou num bosque e conversou com Deus. Questionou o porquê dela não conseguir ter ao alcance das mãos algo tão simples, mas que a faria tão feliz. Chorou, e adormeceu.

image by Google
Alguns minutos depois, algo estranho aconteceu. Pingos de chuva molharam seu rosto, e fizeram-na despertar. Ela desanimou de vez. Irritou-se com a chuva. Mas, ao abrir os olhos, reparou que, além da chuva, raios solares vazavam por entre as árvores e batiam em seu corpo. Foi nessa hora que ela pode ver algo que a deixou boquiaberta.

Com a chuva e os raios solares, um arco-íris, pequeno e particular, formou-se exatamente sobre ela. Ele saia de seu peito e ia até seus pés. E naquele momento, mesmo no meio da chuva que ela tanto repudiava, ela conseguiu o que tanto buscava. Um arco-íris só dela.



Marcio JR

***********

Segundo novas diretrizes do YouTube, alguns vídeos não podem mais ser executados fora do próprio YouTube. Quem utiliza os navegadores do próprio Google, como o Chrome e o Firefox podem assistir normalmente, mas isso não acontece com navegadores como o Opera ou o Internet Explorer.


Caso você não tenha conseguido ouvir a música do player que deixei na introdução do texto, mas tenha interesse em conhecê-la, click em um dos links abaixo:

música e letra:

vídeo oficial

23 comentários:

  1. Bonita esta lenda. Parece-me que ela é comum e não haverá ninguém que não se tenha apaixonado pelo arco-íris.

    O mesmo só é possível com a chuva, assim como o amor nas nossas vidas só é possivel com as dores.
    Quem ama sofre.

    Bom dia das mães para todos.

    ResponderExcluir
  2. As alegorias de alegria e felicidade na vida estão todas representadas pelas cores do arco´iris, onde vamos buscar o sentido verdadeiro para a existência. Esta fábula capta essa trajetória tão bacana que podemos chamar de metáforas e ao mesmo tempo, ilustrar a criança descobrindo a busca pelo prazer de tornar a vida amena e bela. Ótimo, Márcio. um grande abraço para você e a todas as mamães que por aqui passarem. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Marcio, já nas palavras de apresentação você nos gratifica de uma pequena jóia literária ao escrever "essa pessoa precisou chover um tanto para, posteriormente, enxergar um arco-íris na vida." Eu já me sentiria plenamente satisfeito de ter vindo até aqui, até suas letras, acredite-me. No entanto, estas me puxaram pela mão para a crônica mais abaixo, e eu me deixei, já encantado, levar…

    O que se apresenta diante dos nossos olhos nem sempre é a expressão absoluta da coisa em si, a percepção se faz segundo as circunstâncias do interior de cada um. Se abstraímos o preconceito negativo que se dá à chuva, ao caráter lúgubre com que ela reveste o dia, o caos no trânsito que ela proporciona, além da desagradável sensação de umidade, e nos remetermos ao mundo das plantas, da terra, dos rios e lagos, a nossa percepção se daria exatamente ao contrário. A chuva seria, neste caso, um sinônimo de vitalidade, de fertilidade. Buscar um arco de sete cores irisadas para tê-lo nas mãos, é como buscar apalpar um travesseiro em um sonho. A imagem é por demais rica e prenhe de significados.


    Sua crônica, meu irmão, insere-se no molde das melhores fábulas literárias que conheço. Densa de poesia, de lirismo e, sobretudo (e esta é uma de suas marcas maiores), de sabedoria. O seu talento de grande narrador e de grande cronista, continua a voar, sobranceiramente, nas estratosferas literárias… para maior deleite daqueles que sabem apreciá-lo. Obrigado pelo tão belo momento de mágica sabedoria que você nos deixou aqui.

    Não poderia também deixar de lhe agradecer a dádiva de suas visitas e comentários a meus prosaicos e imperfeitos textos, essas também uma marca maior da grandeza de seu espírito: a generosidade.

    Um forte abraço, querido Marcio, e uma bela semana inspirada para você.

    André

    ResponderExcluir
  4. Eita moço, que carrega um dom nas pontas dos dedos.
    Que precioso te ler maninho.
    Fico aqui imaginando quanta beleza existe dentro de cada ser humano, Deus é maravilhoso conosco.Além de nos mandar vir viver no mundo, ainda nos enche de dons tão belos, para germinar na vida.

    Você tem o dom de acolher, de ensinar, de ninar as pessoas ao teu redor.Que preciosidade!
    Não consegui assistir o video, mas vou conseguir rsrsr.
    Linda homenagem a tua amiga.

    Marcio de coração, eu adoro você!
    Pelo seu coração enorme, alegrando os amigos, cuidando mesmo de longe. Li teu comentário lá na Anne, essa moça de coração nobre e a emoção fez festa no meu rosto.
    Eu já esperava um abraço apertado de tua parte, mas você sempre vai mais além no seu amor, e faz virar SOL tuas palavras.

    Meu maninho querido obrigada por tudo.
    Te adoro!
    Maninha.

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso te dizer que me emocionei acompanhando tudo e vendo, ao final as cores lindas aparecerem. Dar-se conta que por vezes, é preciso CHOVER, faz bem. A "chuva" nos faz ver o brilho e as cores muito melhor... Obrigadão por me emocionar sempre e fazer chover,srrs

    abraços, tudo de bom e teu carinho SEMPRE faz bem, chica

    ResponderExcluir
  6. ARCO IRÍS

    A GENTE ENCONTRA NO CORAÇÃO NÃO É MJR?

    TODOS NÓS BUSCAMOS ARCO IRIS PRINCIPES PALACIOS HAPPY END E SÓ ESQUECEMOS DE QUE TUDO ISSO ESTA DENTRO DE NÓS ... DEMORA POR VEZES EM CERTAS VIDAS NÃO ACHAMOS POR ISSO VAMOS EM BUSCA DE OUTRAS EXISTENCIAS LEVANDO O VESTIGIO DA PROCURA ... ESTIVE PENSANDO ESSES DIAS ACHO QUE EU ..AINDA TENHO VIDAS A PASSAR PARA ENCONTRAR O MEU... E ATÉ NEM TRISTE FIQUEI ACHO QUE É PRA SER ASSIM SEJA ONDE FOR UM DIA WNCONTRAREI O MEU
    LINDO CONTO ... GOSTEI DE RELER

    BOA SEMANA PRA VOCE

    OTILIA

    ResponderExcluir
  7. Ah, essa menina. Será que ela sabe o quanto é feliz? Não pelo arco-íris em si, mas pelos tesouros que encontra vez ou outro. Não no final da estrada, não. Mas pelo caminho.

    Guardou essa carta num embrulho com água e luz de sol pra colorir os seus dias que mais pareciam minguados e desaguados de tanta desilusão, de tanta carência das bonitezas da vida. Carregou um universo inteiro no brilho dos olhos depois que esse presente fez um arco de todas as cores na sua íris, de tons liláses e gris, de tons vibrantes e diferentes de todos que já conheceu.

    Essa menina sabe do tesouro que carrega junto, do presente que se faz futuro, pelas pegadas de diversos sabores, amores, de todas as cores pra quando haver dias de chuva e ainda assim, aprendeu a destilar no céu, o seu brilho de sol.

    A dor, nem sempre ensina num primeiro momento. Apenas faz doer. E só o tempo sabe transformar a água em fruto e flor. Um prisma em arco íris bonito, como se fosse um gesto ancorado na palma da mãos, num riso na face, num mergulhar em voo alto e livre, todas as vertentes de se fazer (c)asa, com uma ponte bem bonita como essa, para atravessar qualquer abismo intrometido por entre os campos floridos e choro de Deus.

    [Segundo a menina, o arco-íris é o choro de Deus]

    A menina sabe. Sabe desses tesouros. Ela me contou.
    E eu como sempre, ouvi.

    Como não trazer uma leveza dessa no peito depois de ler um verdadeiro tesouro como esse, hein Marcio?

    Um afago na alma, um abraçar imenso foi só o começo do que eu senti. Há de se sentir sempre muito mais. As palavras disponíveis é que não acompanham o sentir.

    Beijo em tua alma, tesouro do meu arco da íris.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, querido.

    Uma belíssima metáfora da vida.Ẽ preciso correr atrás do que queremos... é preciso fazer chover, mesmo quando não gostamos de nos molhar.

    Adoro sua presença lá em meu blog, Márcio.Seus comentários são enriquecedores.Obrigada.

    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Pois, cá está a tal mocinha do arco-íris...
    Chuvas? Foram muitas, de fato, choveu um bocado.
    Tempestades? Algumas, e a maioria delas bem feias devido ao mau tempo.
    Mas e o arco-íris? Ahhhhh, o arco-íris.... Depois de um tempo é que fui perceber que ele sempre esteve ali, debaixo dos meus olhos, e foi preciso primeiro enxugar as lágrimas para só então poder enxergá-lo na sua plenitude.

    Foi barra, Márcio, e por vezes cheguei a pensar que não conseguiria. Parafraseando a poeta, naquela época, me deixei despedaçar em mil pedaços para depois renascer inteira. Hoje percebo que foi a melhor decisão.

    Entre chuvas e trovoadas salvaram-se todos, eu inclusive.

    Sobre "os outros", realmente não sei se chegaram a vislumbrar o tal arco-íris. Aliás, taí algo que não me interessa.
    Mas, falando sobre mim, posso te afirmar com todas as letras que muito além de vê-lo, encantei-me com suas nuances.

    Deve ser por isso que desde então, quando chove, eu não fico triste, pois sei que logo depois eu vou poder contemplar o mais belo dos espetáculos (bem diante dos meus olhos - que não estão mais embaçados...).

    Elevation, meu amigo!
    The goal is elevation!!!!!

    Beijocasssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá maninho, quero dizer a você, que pode sim contar comigo, para o novo presente a nós. (O seu livro). Só me diz o que tenho de fazer tá?

    Passando para deixar um beijo moço querido.

    ResponderExcluir
  11. Marcio,que beleza de história!Uma lição de vida e encantamento!Adoro seus textos!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Quando temos um sonho,dele devemos tirar todas as emoções,desistir jamais e sua personagem teve nos braços as cores que tanto sonhava.Emocionante Marcio seguir com esta menina pelas estradas na ansia louca,com todos os medos da chuva e para no fim receber o lindo presente vindo de uma goticula que se multiplicou na fusão de cores, que com certeza estava nos olhos da menina.
    Parabens pela construção maravilhosa.
    Meu abraço e fique sempre a vontade amigo,para nos ajudar a fazer melhor.
    Boa semana voce.

    ResponderExcluir
  13. Maninho bom dia!Vim matar a saudade.
    Te deixar um beijo e meu carinho.

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Márcio,

    Ainda bem que os olhos da menina não estão mais embaçados...agora ela pode vislumbrar a beleza das cores,a ternura das palavras e o encanto do sentimento livre e solto.
    Sua fábula me fez sonhar com as histórias que minha avó me contava e me encantei com a menina se tornando mulher, perseguindo o seu destino e encontrando-o bem ao alcance de suas mãos.
    Se soubessemos que as nossas dores são escadas para nossos arco íris,não sofreríamos tanto...
    Bjsssss,amigo,
    Leninha

    ResponderExcluir
  15. Maninho querido,
    estou de atestado rsrssr. Calma! Como as chuvas aqui estão em abastança, me machuquei num trabalho de campo ontem, mas apenas a perna. Está tudo bem, só não posso cuidar dos sapinhos por enquanto rsrs. Segunda-feira já estarei refeita. Você disse comentou que eu estava “ativa de mais,” e Felipe riu e disse: “ Fernanda parece uma formiguinha labutadora Marcio.”Risos...
    No Recanto dos autores, a menina voadora (Anne) é maravilhosa. De uma humildade grandiosa. Dando oportunidades para cada um de nós interagirmos fora de nossos cantinhos. Acho linda a forma que ela acarinha a gente.
    É maninho, estou estudando, trabalhando, visitando uns abrigos de velhinhos por aqui, e ainda estou no meio do pessoal que trabalha no arrecadamento de famílias. Retirando das palafitas, para um lugar seguro, e namorando rsrsrs. As fotografias é que nem bloco de papel que levo na bolsa. A maquina desde que ganhei de Felipe, não deixo quieta. Ela está se tornando uma escrita para mim. Estess dias irei descansar srsrs
    O bom de nossa família virtual-real é que fazemos esta corrente bonita, cheia de muito carinho por cada um né? Então obrigada por se juntar na oração pelo pai do Erico.

    Fica com Deus maninho.

    ResponderExcluir
  16. Márcio, meu querido amigo!

    O bom texto é aquele cuja leitura te conduz a despeito do tema, pela sensação de bem estar e leveza. O prazer então se completa quando o conteúdo é exposto de forma a fazer o leitor pensar, interpretar, deduzir, inferir, tudo que se consuma no exercício de fazê-lo refletir. A reflexão é uma atitude que se torna ainda mais positiva quando há uma identificação leitor/pensador, no sentido de que seus questionamentos são pontos em comum, ou, mesmo que sejam vários e diferentes, ainda assim, são mediados pela sensibilidade de um que toca o outro.

    Então assim passeei pelo seu texto, como se passeia com o olhar pelo arco-íris em toda as suas cores, notando a peculiaridade de cada nuance, desde os tons mais suaves das considerações sobre sentimentos, até os mais fortes tons da emoção, que você nos ofereceu com a sua imensa sensibilidade.
    Excelente texto, meu querido amigo. Ler você é sempre um exercício de satisfação e contentamento.
    Um beijo no seu coração.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  17. Hola amigo!

    Amei tudo que li.

    Nada como manter acessa uma esperança, um sonho, uma vontade. Pensar no arco-íris como uma promessa feita que jamais será quebrada, é assim que o vejo.

    Meus sonhos não estão além do arco-íris, estão aqui ao meu lado, só esperando que eu acorde para torná-los reais.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Ao ler essa história pensei,engraçado que a menina sonhava tanto com o arco-íris que não conseguia perceber que ele sempre vem depois da chuva.
    E nós somos assim,quando temos um problema deixamos que ele invada nossas vidas e nos impeça de ver outras coisas,então ele fica ali martelando e quando passa a gente se dá conta de como perdemos tempo buscando uma solução para o problema enquanto a vida nos mostrava outras possibilidades.
    Adorei o texto,vc tem um lindo blog!
    Um belo final de semana,abraço,=)

    ResponderExcluir
  19. Marcio, antes de falar sobre sua postagem, quero agradecer sua visita lá no Umas e outras. Encantada por vc ter me encontrado pelo blog do Cacá e tido a curiosidade de visitar meu cantinho. Como essa blogosfera é danada, né!? Vai juntando as pessoas de uma forma maravilhosa. Fiquei super feliz pelo seu comentário lá no blog do Cheng. Muito obrigada!

    Ah, sobre a minha publicação, realmente triste a situação do pai... o nó na garganta que vc citou pegou muita gente de jeito. Acho que é o tipo de situação que todos acabam se emocionando mesmo, né!?

    Sobre as ilustrações feitas pelos meus alunos, preciso dizer que fiquei super feliz por vc ter comentado sobre a atividade ter sido feita em dupla. Eu comentei isso no texto, mas vc foi o único que ressaltou esse ponto. Eu gosto muito de realizar atividades desse tipo, justamente para despertar o que vc pontuou, o espírito de conjunto, de que precisamos compreender que o outro é fundamental na vida da gente. Enfim, legal vc ter notado isso. Sobre as duas ilustrações, imagino quais sejam, mas fiquei curiosa para ter certeza!

    Não se preocupe pelo comentário ter ficado grande. Vc perceberá que sou adepta dos comentariõõõõõões! rsrsrsrs

    Sobre sua publicação, preciso dizer que me lembrei de um livro da Ruth Rocha(é infantil... dicupaí se minha veia fessora sempre fala altão! ahahahah... mas, apesar de ser apaixonada por livros adultos, tbem adoro livros infantis. Eles têm sempre algo a mais para nos ensinar.)... então, como eu ia dizendo, esse livro da Ruth chama-se A primavera da lagarta e fala de uma lagarta que era odiada por todos da floresta... mas, ao final, quando as borboletas aparecem para enfeitar a primavera eles compreendem que "É preciso ter paciência com as lagartas, Se quisermos conhecer as borboletas"... Adorei seu texto!

    Novamente, obrigada por ir em meu cantinho. Volte sempre que desejar!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicy, os desenhos que me pegaram de jeito foram "Se a bruxa fosse mãe,..." e "Se a mesa fosse mãe,...".

      No primeiro, mesmo com muitas publicações mostrando que as bruxas não são aquelas coisas demoníacas que víamos no passado, elas ainda são muito estigmatizadas. Para uma criança de 7 anos é um tanto complexo ter discernimento sobre o que é real (não que eu acredite em bruxas... rsrs), ou o que é invencionismo de televisão. A dupla que trabalhou este desenho, partiu do princípio de que mesmo algo ou alguém tão difamado, pode ser do bem. Repare que a bruxinha está sentada sob uma nuvem azul, que aliás é a cor que denota força de caráter, firmeza de ações e confiança (segundo estudos para a publicidade, bem entendido). E ao que parece, ela usa a nuvem também como cama, então, ela mora no céu, o que para uma criança é sinônimo do que é dom e do bem. Não entendi direito se o que está sobre a nuvem amarela é uma TV ou um animalzinho engaiolado, mas isto não me tirou a atenção da alegria de um trabalho muito criativo. Sem contar que o toque final de delicadeza na personalidade da bruxa foi dado na blusa cor-de-rosa. Muito bom.

      No segundo trabalho, o da mesa, as crianças pegaram o trivial, ou seja, uma pizza (são crianças observadoras do cotidiano)e desenharam uma mesa com visão do alto. Repare que com um pouquinho mais de tempo, essas crianças estarão fazendo estudos em perspectiva. Muito mais do que o desenho em sí, neste caso fui tomado pelo elemento talento inato desses pequenos. A visão deles é um tanto diferenciada, pois conseguiram captar algo que eles somente viram em seus lares se moram em casas de dois andares e já haviam reparado a mesa dessa forma. Se viram, souberam retratar perfeitamente. São perspicazes e merecem um acompanhamento e incentivo mais aproximado.

      Resumindo, adorei todos e poderia comentar um a um deles.

      Te falei que meus coments são longos.

      Abraços, Joicy.

      Marcio

      Excluir
  20. Olá, caro Marcio!

    É bom estar de volta, e principalmente coincidindo com uma postagem que tem tudo a ver com esta minha nova fase.

    "Nem tudo são rosas, no entanto existem muitos espinhos por aí. Espinhos de todas as formas e tamanhos. Eles cortam a pele, mas ela cicatriza, e o importante é saber que a dor não irá durar para sempre"

    Somos feridos e ao mesmo tempo sarados, um pouco como usar o veneno como antídoto, a vida nos fere e nos dá o remédio.

    Muito bom voltar a ler seus escritos. O bom filho a casa torna, o dito popular, no meu caso é o contrário, eu volto a casa do 'afilhado', como costumava te chamar.

    Estive duas ou três vezes aqui nesse período que estive fora e deixei comentários, como não obtive resposta resolvi deixar o tempo passar e ele passou e estou novamente aqui. Não espero resposta, apenas gostaria que soubesse que continuarei te lendo, enquanto essas palavras me fizerem bem.

    Sucesso sempre para você, Marcio!

    ResponderExcluir
  21. Às vzs os nossos dias não tem a cor que desejamos, mas no outro dia rd poderá ser diferente.
    Parabéns pelos lindos textos e por compartilhar com cada um de nós.Amo ler-te.
    Tenha um lindo fim-de-semana!

    ResponderExcluir