terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PODE ME CHAMAR DE MEDROSO. MAS QUE ELAS SÃO PERIGOSAS, ISSO ELAS SÃO.

Vovó (Warner Bros) - imagem
extraída do Google

Não negue. Você tem medo de algo. Pode ser de assalto, de altura, do boi da cara-preta, de gato preto, ariranha, pinguim azul, borboleta de quatro olhos... sei lá. Sempre tem alguma coisinha, lá no fundo, que deixa a pessoa, no mínimo, receosa.

Um fato estranho aconteceu no dia de ontem (30 de janeiro de 2012), e que por pouco não me leva para a delegacia. Dos males, o menor. Apenas quebrei um dente. Resultado de tudo, e para variar, paguei o maior mico.

Faz algum tempo, brinquei com uma pessoa de minha estima que morro de medo de... velhinhas. É. Senhoras inocentes, daquelas que passeiam por aí com seus amados guarda-chuvas pretos e longos, que estão sempre prontos pra acertar nossas cabeças caso elas pensem que estão sendo assediadas (não existe somente assédio sexual, seu mente poluída).


música: You Made it Right (OZARK MOUNTAIN DAREDEVILS) - by YouTube

Desde minha infância, convivi com senhoras idosas que, de boas almas e caridosas, não tinham nada. Educação mais austera, tias muito mais velhas do que minha mãe, e a maioria delas adoravam dar uns beliscões nos sobrinhos quando eles aprontavam. E eu aprontava muito. Com o passar do tempo, uma professora de matemática invocou comigo e com todo o restante da turma. Era uma ranheta, que usava um cabelo grisalho e vivia dando cascudos em nós. A matéria? Matemática. Ela falava que era para tirar a “serragem” da cabeça dos alunos. Doía demais.

Mais um pouco de tempo e noivei (oh! trem; não noivei com a professora de matemática não). Nessa época, conheci uma senhora muito pequenina e de cabelos alvos, que morava próxima à casa de minha noiva. Risonha, a diversão dela era matar gatos e jogar nas pessoas. Santa velhinha. Certa vez, eu passando perto da casa dela, cai em minha cabeça um gato morto. Eu, ainda sonolento, quase morri do coração, e desci o verbo. Além de ter que aguentar a cena do gato, ainda tive que escutar outro tanto de um cidadão desavisado, que achou estar eu ofendendo aquela “bondosa” senhora. Na semana seguinte era ele xingando a dita.

Passou mais um pouco, me separei, abri uma empresa e, ao lado da minha loja, uma linda e miudinha senhora de seus 70 anos (elas sempre são miudinhas, não é?). Adorava conversar com ela. Ria descabidamente, e o namorado dela, um senhor de seus sessenta e tantos anos, parecia andar nas nuvens. Certo dia, tristeza. O coitado do namorado morrera naquela manhã. No caixão, ele mostrava um sorriso enorme. Alguns dias depois, fiquei sabendo que aquele não era o primeiro distinto defunto daquele doce senhora. Era o quinto que morria, e nas mesmas condições. Uma semana depois, quando me dou conta, era o avô de um amigo que “conversava” alegremente com esta senhora. O velório dele foi no mês passado.

Sei que, no fim das contas, meu pior pesadelo é com a vovó do Piu-piu. Aquela mesma que vive “guardachuvando” a cabeça do Frajola. Já caí da cama ao sonhar com ela, e o pior, ela sempre me persegue. Se eu corro, ela vem de patins, se eu pego uma bicicleta, ela vem de moto. Um inferno, ou melhor, um pesadelo atrás do outro.

Resumindo, e respondendo a pergunta de todos. O que meu medo de velhinhas tem com meu dente quebrado e o fato de eu quase parar numa delegacia?

Como todo mundo, preciso ir ao banco para pagar minhas contas. Aquelas portas giratórias sempre, mas sempre mesmo, se invocam comigo e travam. Mas passei. Fui até minha gerente e estava eu lá, conversando, até que olho para a porta giratória e vejo o vigilante “liberar” a porta para uma inocente senhorinha de cabelos grisalhos (pequenina, para variar) e seu enorme e assustador guarda-chuvas. Do nada, dispara um desgraçado dum alarme...

...o reboliço foi geral. Minha gerente conseguiu, em dois segundos, se enfiar debaixo da mesa, e ligou para a polícia (nem precisava, pois o alarme dispara diretamente na delegacia). A balburdia continuava, e ninguém se entendia. A única pessoa a ficar em pé foi a velhinha, que carregava o guarda-chuva como se fosse uma espingarda.

image by Google
Não me aguentei e pensei: “ela tá assaltando, e tá de costas; vou passar uma rasteira nela”. Mas não deu tempo. O alarme parou de soar, e dos males o menor, era só uma falha no sistema. Foi só o susto.

Só não deu tempo para refrear minha boca. Quando desligaram o alarme, estava eu lá, acusando aquela senhora de tentar assaltar o banco. Eu estava cego de “sei lá o quê”, e falando pelos cotovelos. Saí completamente do meu estado normal de lucidez. Piorou ainda mais quando o vigia tentou me conter.

--Essa mulher é um perigo. --falei, assustado.

Nem bem terminei de falar e a senhora, quase surda ao que tudo indicava, pois não entendeu patavinas do que eu falei, se virou para o lado, e a ponta do guarda-chuva pegou diretamente em minha boca. Detalhe, a boca estava aberta, e o dente quebrado voou para dentro... do meu estômago.

Resultado de tudo. Perdi um dente, queriam me acusar de agressão verbal a um idoso, e minha dentista, tirando o maior sarro da minha cara, ainda fala a seguinte pérola:

--Me traz o dente que eu colo ele.

Engraçadinha ela, não é?


MarcioJR
************


É claro que tudo o que foi descrito acima não passa de brincadeira, com exceção de eu ter quebrado, realmente, um dente. E tudo se deu num descuido caseiro, num instante de pura desatenção e uma porta de geladeira esquecida aberta. Até acho que a geladeira me agrediu, a bem da verdade. Mas nem tente imaginar a cena comigo batendo contra a geladeira e caindo de boca aberta sobre as costas de uma cadeira. Foi hilária para quem assistiu e muito, mas muito dolorida para mim.


Que me desculpem a enormidade de senhoras idosas que conheço, e são muitas, muitas mesmo. Adoro todas, se bem que, depois dessa crônica, elas vão me odiar. Mas tudo bem, desde que a dona Maria, aquela viúva por seis vezes não venha me perseguir... eu eu não conseguiria passar esse episódio do dente quebrado sem alguma risada. Perdão a todas.


Abraço a todos.


PS.: meu livro já está a venda, mas somente na livraria virtual. Para aqueles que estiverem curiosos, é só clicar na capa, logo abaixo do banner, ou neste link:

livro ABISMO DAS VAIDADES - Coletânea de Crônicas

17 comentários:

  1. Eu nada tenho contra velhinhas, agora professor odiava todos, na verdade odiava a escola mas enfim, abração Márcio :-)

    ResponderExcluir
  2. Hoje é um dia especial....

    dia do seu aniversário...

    PARABÉNS, MEU QUERIDO AMIGO Marcio JR...

    desejo à vc tudo de melhor...que todos os seus sonhos se realizem...muita saúde...

    um grande e afetuoso abraço....

    Zil

    PS:gostei muito do conto...vc é bom demais....

    ResponderExcluir
  3. Mas que grande trapalhada.
    Algumas de verdade metem medo quer pela apresentação quer ainda pelos modos austeros com que se resguardam.

    Quanto ao dente - paz à sua alma- à dele claro.

    ResponderExcluir
  4. rssssss... eu não uso, AINDA guarda-chuva!!! Adorei tua criatividade em tantas trapalhadas... Muito bom de ler e imaginar as cenas descritas..

    Quanto ao dente,srsr vais esperar entre hoje, amanhã ele APARECE!!!rsr abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  5. KKkkk.....Maninho você quase me mata de rir.
    Mandei esse texto para Felipe ler, com certeza ele vai amar.
    E eu já estava ficando apavorada, porque adoro estas "mocinhas" rsrsrrs.
    Mas se existirem donas Marias, rsrsrsr cuidado maninho.
    Marcio é uma delicia te ler.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Criativo, fluente, divertido e agradável demais de se ler!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Saudade estava do teu jeito cativante de escrever e nos prender muito mais que os olhos, mas o sorriso e o coração.

    Seu humor é carisma, querido meu... são ingredientes que nos cativa cada vez mais.

    Parabéns pelo livro e claro, pelo aniversário.

    Felicidades sempre.

    Sam.

    http://apoesiadocotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu querido amigo Márcio,

    Antes de falar do quanto dei gargalhadas com seu texto, vou falar de dois assuntos sérios, viu?

    Primeiro, estou vendo aqui que é seu aniversário, ou foi no dia anterior. Então meu amigo, quero lhe desejar uma longa vida, mas que ela seja intensa de alegria e que esta alegria seja a simples consequência de toda a felicidade que você merece. Aniversário é coisa séria, afinal ele é a comprovação de que estamos vivos, concorda?

    Segundo e não menos importante, sobre o lançamento de seu livro. Vou repetir o que já lhe enviei antes: " Fiquei confusa por onde deveria começar, se cumprimentá-lo e dizer da minha enorme alegria em vê-lo lançar seu livro, ou se dizer da minha alegria por esta surpresa enorme que você me proporcionou com seu agradecimento.

    Pela ordem natural de importância, creio que, ver um amigo realizando sonhos, como o de ver nascer um livro seu, optei por ser essa a primeira abordagem. Não imagina o quanto é gratificante para mim, saber deste lançamento. Sinto um misto de orgulho e agradecimento de sabê-lo amigo e de participar do seu momento de felicidade. Sim, pois finalizar um livro é uma grande e difícil proeza e é assim que medimos o real valor da felicidade, através de nosso empenho em fazer com que ela aconteça. Enfim, quero lhe desejar todo o sucesso e parabenizá-lo pelo seu novo rebento. Tenho certeza que nós, seus leitores, teremos horas de muito prazer desfrutando da leitura dele.

    Seu agradecimento me emocionou e surpreendeu e por tudo que me causou de emoção, sou eu quem devo agradecer. Não há nenhum mérito meu, meu amigo, é todo seu. Tudo que até hoje fiz, foi apenas ler atentamente os seus textos e comentá-los com muito gosto, pois a qualidade deles é inquestionável e a sua visão humana e sensível os tornou muito agradáveis. Obrigada, de coração mesmo!

    Por fim, vamos às velhinhas...srrsrs...um conto espetacular, com a sua marca registrada de um humor invejável e de uma condução envolvente do começo ao fim. Quanto ao dente que perdeu, sinto muito, mas ai vai um conselho...srrs...olha por onde anda, viu?

    Márcio, um grande abraço, com carinho e gratidão.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  9. Olá Márcio. Adorei. Ri um bocado. Essas velhinhas 'inocentes' e 'frágeis' são perigosas para algumas imaginações. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Vc era um dos trapalhoes, amigo?? kkkkkk Salve as doces velhinhas...
    Mas ainda bem que tudo nao passou de uma brincadeira (super bem escrita e satirizada, por sinal), nao pude deixar de imaginar vc com o dente no estomago, aiiiiii...!!!


    Hilário, matou a pau!!!

    Beijo grande, querido!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcio, querido!!!!

    Adoro seus comentários, viu!! Meu blog conhece poucas pessoas que expressam opinioes como vc... (que pena!)

    No texto que digo: "somos todos escritores, até blogueiros", nao tem a ver com seu caso, pois me refiro ao pessoal que escreve em blogues e sai gritando ao mundo que é escritor, ganhando uma profissao da noite para o dia. Nao me refiro ao "livro" do blogueiro, pois nesse caso específico, ele nao tem, sequer pensei nisso. Talvez meu texto esteja confuso, pois em outro site onde foi publicado, alguns acharam que eu critiquei o fato de novos escritores divulgarem suas obras em blogs e redes sociais... haha que confusao!!! Tudo que tentei dizer foi que hj em dia todo mundo é escritor, quem escreve em blogs, em diários, em listas de supermercado, e fazem disso um grande show, como se fossem celebridades, divas e galas... Fui mal interpretada... Tal qual como vc fez com o "abismo das vaidades", tb quero fazer algum dia, mas ainda nao tenho textos suficientes no blog (pelo menos nao aproveitáveis, pois escrevo muita besteira e meto o pau em todo mundo, nao dá para publicar tudo que escrevo), hahaha

    Bom final de semana, amigo!!!

    ResponderExcluir
  12. Oie pessoa linda!
    Estou aqui com dó do seu dente, mas confesso que dei boas risadas também...rsrsrs e você é o culpado.
    Eita,acho que cheguei atrasada para o aniversário do meu querido Marcio...aceita os meus parabéns agora?
    Bom, se não aceitar, dane-se, porque eu vou gritar do mesmo jeito.
    1-2-3-
    VIVA O MARCIOOOOOOOOO!
    VIVAAAAA!
    PARABÉNS A VOCÊ
    NESTA DATA ATRASADA E TÃO QUERIDA
    MUITAS FELICIDADES
    MUITOS ANOS DE VIDA`
    Marcio, eu quero te desejar, não somente nesta data X.
    eu quero te desejar para toda vida
    SAUDE!
    SUCESSO!
    PAZ!
    AMOR!
    AMOR!
    AMOR!
    AMOR!
    AMOR!
    Mas, que seja uma vida margeada com muito Amor mesmo!
    E que você nunca deixe de ser o Marcio.
    O cara que encanta!
    O amigo!
    O grande cronista!
    Enfim...te gosto muito e de verdade!
    Deus te abençõe sempre.
    BeijoOOOOOo

    ResponderExcluir
  13. Ah, e esse livro maravilhoso, que capa linda!
    Parabéns, você merece!
    Claro que vou querer ele em minhas mãos,só me diga uma coisa, é possivel ao compra-lo,que ele venha autografado?
    Aguardo
    BeijosSSSSS

    ResponderExcluir
  14. Amigos, o meu blog "A Pequena Notável .poesia do cotidiano." foi alterado para o endereço abaixo:

    http://samarabassi.blogspot.com/

    Peço que atualizem e agradeço.
    Meu abraço,
    Sam

    ResponderExcluir
  15. Maninho, maninho querido, passei para te deixar um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Axé, axé muito axé... Feliz Aniversário , Parabéns!!!... rss

    Caráca véi... Cumé que tu num avisa que ficou mái véi... kkk Medo né? rss óiê que tonto.

    Amigo, que bom que ficou.... Pois qdo a gente perde o prazer de estar pela web e ainda por cima vê os amigos se escafedendo-se daqui.... Dá um pusta ódio e nem vô dizê o resto....kkkkkk

    Quanto a esses véios, guardas-chuva e ranzinzisse... Eu to cos espacová chéi.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços
    E Deusssssssssssssssssssssssssssskiajude
    Tatto/Xipan seu Fã...

    ResponderExcluir
  17. Marcio,sensacional essa história!...KKKK...Essas velhinhas parecem saidas de um romance de Agatha Christie!...rss...adorei te ler e agradeço tb o comentario sobre a Kunti em meu blog!Fiquei super feliz!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir