sábado, 21 de janeiro de 2012

NÃO VOLTAREMOS A VIVER OUTRO HOJE

"Precisamos semear boas sementes. Amar a vida e vivê-la plenamente.
Não voltaremos a viver outro hoje, mas também nada levaremos na bagagem.
As boas coisas falarão de nós e que as menos positivas sejam esquecidas..."
citação de Luiz Coelho         

image by Google
Ela saiu apressada naquela manhã. Acordara atrasada, e entre o banho e as vestes, descobriu o quanto sua desorganização habitual a estava prejudicando naquele momento. Mas, tudo bem. Bastava rumar por algum caminho alternativo e acelerar muito seu novo, belo e possante automóvel. Assim fez.

musica: TODO AZUL DO MAR (14 BIS) - by YouTube

Já no primeiro quilometro rodado, uma triste descoberta: a polícia acorda cedo, e não gosta nada de quem desrespeita as leis de trânsito. Tudo teria ficado apenas numa única multa, caso sua carteira de motorista não estivesse vencida e, além disso, dela ter sido flagrada dirigindo e telefonando ao mesmo tempo. Descobriu também que não é nada conveniente tentar subornar um policial, seja ele qual for. Resultado disso: veículo apreendido e ela num ônibus apertado e ainda mais atrasada.

Por mais que se apertasse e se irritasse naquele ônibus, não pode deixar de constatar algo. Nos últimos dez anos, passou diariamente naquele mesmo itinerário que o ônibus estava percorrendo, mas estava tudo tão estranho. Ficou na ponta dos pés e, pasme, enxergou o mar. Para ela, o mar jamais esteve ali. Alguém o colocou naquele lugar durante a noite, ou então, ela estava enlouquecendo. E estava mesmo.

--Amigo, por favor! Esse trem azul ali... é mesmo o mar? Não pode! Passo aqui todos os dias e nunca vi ele nesse lugar. E como é lindo! –perguntava ela a um dos passageiros, que apenas a olhava sem nada entender.

Ao descer do ônibus e olhar para o relógio da torre da igreja, viu que de nada adiantaria ir até o escritório. O cliente, àquela altura, já deveria ter desistido de esperá-la, e o chefe... esse ela preferiu nem imaginar. “Quer saber? To cheia de horas-extras, e nunca recebo. Vou é andar nessa areia fantástica”, ela pensou, ao se abaixar para tirar os sapatos.

Enquanto caminhava pela areia e molhava os pés, seu celular tocou. Ela o pegou e viu que não teria muito como escapar das broncas do patrão. Era ele telefonando. Ao atender, alguém que também caminhava na areia esbarrou nela, e fez o celular cair dentro da água. Prejuízo total. Ou, nem tanto.

Ao se abaixar para tentar socorrer o aparelho, viu que um sujeito muito bem apessoado também fazia o mesmo. Falar em amor a primeira vista seria até algo bem aceitável neste momento, mas foi mais. Ela descobriu ali, naquele instante, o futuro marido e também o futuro sócio num escritório jurídico. Mas isso é outra história.

image by Google
Cabe dizer que naquele dia em que tudo se mostrava fatídico, o simples fato de um atraso matutino mudou toda a vida de uma pessoa comum. Ela, ao quebrar sua rotina, reparou no quanto deixava as coisas boas de lado. Quantas viagens adiou, ou caminhadas que não fez, roupas que deixou de comprar, empregos que não aceitou sequer cogitar por já estar empregada, ou ainda aquele curso de alguma coisa que o tempo a limitou e impediu. A lista é infindável. Até o filho que não teve, ou aquele namorado que era mais atiradinho e poderia ter apimentado sua vida e ela, por ouvir esta ou aquela pessoa, acabou por dispensar. Ela morava há mais de dez anos naquela cidade litorânea, e pela primeira vez, teve tempo de andar na areia com calma e tranquilidade, mesmo sendo um dia de trabalho. Será que se arrependeu? Talvez não tenha sido a atitude mais correta, pois foi irresponsável ao negligenciar suas atividades na empresa, mas se não tivesse feito tal coisa, ainda estaria solteira e aguentando um patrão ranzinza.

Corremos tanto nesta vida, nos dedicamos a tudo, seja filhos, emprego, rotinas do dia-a-dia, que quando nos damos conta, todo o tempo que temos é dedicado a qualquer outra coisa além de nós mesmos. É claro que precisamos de emprego, assim como cuidar da família e tudo mais, mas algumas coisas podemos deixar de lado vez ou outra.

Dia desses ouvi alguém falando assim: "PERDEMOS MUITO TEMPO EM FILAS DE BANCO, SUPERMERCADO, ETC.". Isso é uma grande verdade, mas, e o tempo que perdemos somente apertando a tecla ENTER do computador? Ou as teclas de um celular? Algumas pessoas estão viciadas ao extremo na correria dos dias atuais. Saem em férias e carregam o dito do telefone celular para todos os cantos, até dentro do mar. Querem tirar férias, mas vivem procurando o que fazer, e depois reclamam que A VIDA PASSOU E NÃO SOBROU TEMPO PARA NADA.

Honestamente, se você é uma dessas pessoas, vai procurar tratamento psicológico, porque a vida é rápida demais, e não "temos tempo" para aguentar ranzinzas que só sabem reclamar que NÃO TÊM TEMPO PRA NADA, mas que, em contrapartida, não sabem sequer sentar a bunda numa areia de praia e ficar ali, apenas aproveitando um pouco mais a vida. O Luiz Coelho está certíssimo. NÃO VOLTAREMOS A VIVER OUTRO HOJE. Então, pára de reclamar e vai aproveitar o hoje, pois amanhã já é outro dia.



*********************************************************



A citação que deixei logo no começo, antes do texto, é de autoria de um dos grandes blogueiros que encontrei por este mundo virtual. LUIZ COELHO.

Revendo algumas de minhas crônicas, parei em uma (PENSANDO NA VIDA), e encontrei um comentário que me chamou a atenção justamente por falar sobre TEMPO, que honestamente, é algo que me fascina. Na época em que escrevi a tal crônica, não dei a devida atenção ao comentário do Luiz, seja por pressa ou qualquer outro motivo, mas agora não teve jeito. As palavras que ele deixou ficaram rebatendo durante dias na minha cabeça.

Sou fã dos escritos deste português de Leiria. Quando me coloco a ler, é como se o tempo deixasse de existir. E quer saber? Ao final das crônicas que ele escreve, sempre fica aquela sensação de "quero mais".

Vai lá conhecer. Vale a pena. Eu garanto

Luiz Coelho - Blog LIDACOELHO

Marcio JR


7 comentários:

  1. Como eu sempre digo, as vezes faz falta simplesmente parar e respirar fundo, e vislumbrar todas as possibilidades possíveis.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Desejo-te Paz e Bem, Saúde e muitas felicidades.

    Ao,ler o teu artigo senti-me ainda mais pequenino com uma lágrima enorme a lavar-me os olhos de um verde seco, amadurecido com o tempo e com os muitos erros praticados.

    Não inventei nada. Escrevo o que penso e transmito um pouco do que vivo. As histórias no blogue são de pessoas minhas amigas com quem convivi durante todos estes anos. Tenho gravado na alma aquilo que os fazia serem tão especiais. Pessoas de bem e de paz. Pessoas que lutaram e sofreram, pessoas que se deram à família e me deixaram marcas positivas.

    Obrigado pelas referências. Bem hajas.
    Lidacoelho - blogspot é um espaço aberto a todos. Não é perfeito, mas procuro dar-lhe muito carinho para o tornar agradável. Procuro sempre fazer o melhor que posso e sei.
    É formado pelo nome dos meus filhos - Lia e David.
    Juntei as duas primeiras letras de cada palavra com o nome da família Coelho.
    Olhando a palavra podemos entendê-la como lida- trabalho.

    Um abraço do coração.

    ResponderExcluir
  3. Tens toda razão...Temos que olhar nosso caminho pois a cada passada de olhar, poderemos ver coisas boas e lindas, talvez nunca vistas ou percebidas pela falta de um olhar atento...

    Adoro ler o Luis Coelho também!!Abração e tuuuuuuuuuuudo de bom, adorei teu corretíssimo comentário por lá! abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcio, querido!!!

    Que show essa cronica, amei demais!! Vc citou grandes verdades aqui, as pessoas gostam de reclamar do tempo, da falta de tempo, de como elas dividem esse tempo que tem para fazer muitas vezes aquilo que nao lhes da prazer, porem, que é necessario... Quando foi que o tempo ficou tao curto e as pessoas tao chatas? Temos cada vez mais eletronicos e ap. sofisticados vendendo a ideia de deixar nossa vida mais pratica, porem, parece que estamos cada vez mais estessados, correndo mais, com mais atividades e mais trabalho... Ha uma inversao aqui! todos reclamam, falam em felicidade, lazer, mas andam sem tempo para viver... é triste e lamentavel! Ja nao existe prazer nas pequenas coisas, mesmo que seja ao pegar uma fila no caixa de supermercado... É tanta correria que enlouquece!


    Marcio, adorei sua visita la pelo Insanas, mas esse é um blog que tenho com uma amiga, e que publicamos quase nunca, está meio morto... se vc quiser me visitar, passe pelo Boutique de Ideias, essa é a minha casa oficial, haha

    Vou colocar aqui, hein!!!!
    Beijo grande pra vc!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Márcio.Quanto tempo!

    As vezes estamos tão "bitolados" numa vida sem sentido que só mesmo um acaso para mudar o rumo das coisas.

    Gostei muito do texto e a homenagem ao Luis, que já acompanho a algum tempo e que gosto muito.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Márcio,

    Costumo dizer que o amanhã não existe, até que se faça hoje e agora. Entretanto ontem existiu e deixamos marcados no tempo, ações, atitudes, pensamentos, sonhos. Hoje está existindo e este é o tempo certo de rever e mudar tudo que ontem não foi bom.

    Texto coerente, sensível, marcas registradas de suas letras meu amigo. Para mim é sempre um prazer desfrutar delas. A homenagem ao Luis Coelho é muito merecida, pois trata-se de excelente escritor.

    Um grande abraço Márcio,
    Celêdian

    ResponderExcluir