sábado, 7 de janeiro de 2012

ESSA TAL "VIDA"

image by Google
Essa tal de vida é por certo esquisita. Pelo que sei, já cheguei a este mundo chorando e apanhando! Alguém me arrancou do meu primeiro lar e me bateu, deu umas palmadas, e ainda teve o desplante de dizer que era para o meu bem. Vê se pode? Depois, um amontoado de pessoas vinha me ver, e olha, que gente esquisita! Faziam biquinho com os lábios e mais parecia um bando de malucos, pois utilizavam uma linguagem estranha. Falavam “gugú-dadá” e queriam que eu entendesse aquilo. Até aí, vai, tudo bem. No entanto, queria saber que inferno de mania é aquela que tinham de beliscar minhas bochechas. Por que não iam beliscar a #$#%#$^%$ deles?

música: SENTADO À BEIRA DO CAMINHO  (Roberto Carlos e Erasmo) - by YouTube

Porém, tinha suas compensações, ah se tinha. A hora do leitinho e da musica pra dormir, do abraço quentinho. Pena que com o passar do tempo, perdemos essa lembrança, e acabamos por esquecer a sensação de colo e carinho. Mas, diz aí, qual é o marmanjo barbado que não gosta de um colo e um chamego? Pode ser de mãe, de namorada, ou sei lá! E se dizem que não gostam, ou são uns insensíveis, ou tremendamente hipócritas.


Assim, o tempo acaba passando e cobrando seu preço. Logo, aprendemos a falar, andar, ler, escrever, discutir, consumir e, o que é pior, a ter encargos. Existe algo que me põe numa tremenda agonia. Alguns jovens, na flor da adolescência (até mesmo na infância), dizem que não vêem a hora de crescer e se tornarem adultos. Se eles soubessem o quanto isso nos faz mudar! A hora da brincadeira é trocada por horas de trabalho e estudo, e aquela inocência da infância vira um caos chamado responsabilidade. Porém, como tudo nessa vida acaba tendo suas compensações, descobrimos a paixão, o amor diferente daquele que sentimos pela família. Tem também o primeiro beijo, as sensações maravilhosas de vencer frente aos desafios que a própria vida nos impõe.


E vivemos. Nos “enterramos” nos afazeres e correrias desse mundo de tal forma, que quando nos damos conta, está na hora da fase idosa. Então, pensamos: COMO PASSOU RÁPIDO. ONTEM, EU ERA UM JOVEM! Pois é, e daí vem a saudade. É nesse momento que aquela criança ou jovem apressado, ávido em crescer logo, vê o quanto estava errado. Não que a fase idosa seja ruim, claro que não, mas sempre vemos que se tivéssemos vivido de forma diferente, se tivéssemos tido mais arrojo, ou até mesmo mais atrevimento diante das dificuldades, poderíamos ter aproveitado bem mais. Só que o tempo passou, e ele não volta. Máquina do tempo só existe em nossos sonhos.


Portanto, se você cultivou bem os campos da sua vida, talvez a colheita seja farta e boa, mas com certeza ela será ruim se você sequer se ocupou de tirar as pedras que existiam nesses campos.


image by Google
Já foi dito tantas e tantas vezes, mas repito aqui. AME MAIS, BEIJE MAIS, SORRIA MAIS... VIVA MAIS. Se quer ter um cachorro, tenha um. Se quer viajar, não deixe aquele dinheiro esquecido lá naquela poupança, porque depois de morrer, quem usufruirá serão seus herdeiros, e não você. Entendo quando você fala em precaução, em guardar para uma emergência. Mas existem aqueles sovinas e muquiranas, do tipo que só sabem economizar e reclamar que a vida está ruim, e que não são capazes de gastar nada além do previsto para sobreviverem. Juntam uma boa quantia e não aproveitam. Um dia, a vida cessa, e aquilo tudo guardado ficou lá, para outros aproveitarem.


Não sou um exemplo para ninguém. Gasto, por vezes, além da conta, mas sinceramente, se tenho algo em vista, vou lá e batalho até conseguir, até provar e sentir o gosto de ter ou poder ter feito. Não invejo o que os outros têm, mas não passo vontade. Se depois vejo que não valeu a pena, ao menos eu provei por mim mesmo, e não fiquei “só na vontade”. E se não consegui, ao menos tentei.


Vida, vida
Por vezes bandida,
Dolorida,
Mal vivida,
Escondida.
Mas é a vida,
Por mais que doída,
Há que ser sentida,
Sorvida,
Absorvida.
Vida que do tempo se ressente,
Que atemoriza nossa mente,
Que nos deixa doente,
Que tem seu nascente,
Levando-nos sempre ao poente.
Só existe um caminho certo,
Nosso norte,
Para todos, um único destino,
Lá na frente, a morte.


É um pouco assustador pensar que só temos um destino certo, não é? E que esse destino é justamente a morte. No entanto, há que se pensar que esta é a maior prova de igualdade que existe para todos nós, pobres ou ricos. E quer saber? Também precisamos de um certo descanso, portanto, a lei da natureza foi muito sábia. Quando chegar nossa hora, vamos sim, e nem adianta espernear.


A vida é curta, e perdemos tempo divagando sobre ela. Então, com licença, mas vou ali viver mais um pouquinho.


Marcio JR
ILY

6 comentários:

  1. Jogue seus sonhos aos ventos...Eles voltaram para você em forma de realidade!Tenha uma linda noite de sabado e um ótimo domingo bjos de uma amiga!

    ResponderExcluir
  2. Essa tal de vida é danada de boa, mas complicada mesmo! Temos que aprender a cada dia.

    Sabes, meu marido está em tratamento pós cirurgia de retirada de um câncer. Aí, hoje fez exames e faz pouco, procuramos na internet o resultadoe o que deveria ter baixado, não baixou em números.

    falando com o médico ele nos fez ver que NÃO BAIXOU,mas não AUMENTOU. Então disse pra irmos em férias e só na volta repetir exames e tomar procedimentos.

    Estava jantando e dizendo agorinha que a cada dia vamos viver conforme ele se apresenta. E assim, vamos sendo felizes, nos momentos que podemos e nunca antecipando dores... Que achas? Aprendemos sempre e esse médico é genial! abração,(fiz um jornal) chica

    ResponderExcluir
  3. Marcio meu véi.... Cara nova no Abismo das Vaidades hêin!!

    Acredite, mas passei por tudo isso aí... E de repente tava eu aqui coçando a grisalha quase mais pra branca barba e reclamando das dores dos "ENTAS".
    Aí prestei bem atenção em teus escrevimentos e vi que é realmente tudo igual.. Só se troca o endereço, e quando tive aquela tár poupança ali que ocê citou, não fiz jus ao que deveria.
    Proveitei e li a TILINHA com essa força e ginga de muié batalhadeira e despois me comovi com a estória de Chica a quem muito tenho apreço e deixo minha palavra de força... Chica, a vida nos ensina até quando pensamos que já sabíamos.


    Amigo... Descobri como fazer o tempo parar, e só assim tenho percebido o quanto deixei passar sem aproveitar... Ahh!! tu quer saber como se para o tempo né?
    Fácil... "Entre num processo judicial por dívida"... E cada dia seu vai parecer um mês... kkkkkkkkkkk

    Hoje adorei passar por aqui... Cheguei, arrastei uma cadeira, apoiei o cotovelo na mesa, peguei o copo com uma bela duma cachaça e "talaguei" ela goela abaixo e devaneei junto contigo meu grande amigo.

    Deusssssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto / Xipan

    ResponderExcluir
  4. Voltei pra agradecer o carinho e votos, força... Amanhã iremos pro mar e lá literalmente JOGAREI nele tudo que tiver de ruim e voltaremos TRI BEM,srsr Isso espero! E ainda lá, festejaremos 43 anos de casados,legal,né?

    Um abração e tuuuuuuuuuuuudo de bom,pra ti e Ily, sempre!!!chica

    ResponderExcluir
  5. Formidável! Hoje li bastante sobre a vida e, aqui, leio mais um notável texto sobre ela, seu começo. É a vida plena, com um caminho a se percorrer e que siga adiante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!! Depois que perdi irmã aos seus 49 anos sempre aconselho as pessoas a viverem todos os momentos de forma prazerosa, procurando sempre fazer hoje tudo aquilo que deseja, nunca deixar para depois, pois pode ser tarde.. Obrigada pelas palavras..
    Eu tbm adoro os dias de chuvas.
    Estava de férias estou retornando hj..
    Abraços

    ResponderExcluir