quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOVOS AMORES

Image by Google

Adolescência, fase adulta ou idosa. Não importa muito a idade quando o assunto é amor. Ele chega de vários jeitos, seja de mansinho, sem que o procuremos, ou num rompante estrondoso, tomando-nos totalmente despreparados. E nessa hora, o que menos importa é a idade.

Cada pessoa tem um jeito próprio de lidar com a paixão e o amor. Alguns fingem que nada está acontecendo, e resistem o máximo possível, mas pouco adianta. E quando se dão conta, já estão tomados por completo. Outros, no entanto, se entregam logo, ávidos por vivenciar as benesses que isso pode trazer. E assim a vida segue, com amores surgindo todos os dias. No entanto, os amores também acabam, cessando muitas vezes da mesma forma como começaram: de mansinho ou abruptamente.

Alguns defendem que “se o amor acabou, é porque nunca existiu”. Não pretendo entrar nesse mérito, mas sim no que diz respeito a amar novamente. Raramente, as relações amorosas terminam de forma tranquila, e num grande número de vezes, alguém absorve traumas profundos, e se sente receoso ou incapacitado para amar novamente. A amargura aparece e essas pessoas entristecem, fechando completamente as portas do coração para qualquer sentimento mais profundo que possam vir a sentir por alguém. E por quê? Pelo medo que sentem em se “ferir” de alguma forma num novo relacionamento.

No entanto, o amor não liga muito para isso, e do nada, ele brota novamente, seja nos corações mais abertos para ele, ou naqueles trancados e fechados para balanço. A diferença é que todo aquele que aceita um novo amor em sua vida, o aproveitará em sua plenitude, e saberá absorver cada momento de felicidade que se apresentar com a nova relação. Já aqueles que se sentem receosos, irão sofrer. Tentarão repudiar cada assédio de outras pessoas no sentido de uma nova paixão, e se por acaso se sentirem presos por esse sentimento (que não pede licença), lutarão de todas as formas para se livrar dele, tentando se manter na solidão. E isso, unicamente na intenção de se eximir de possíveis sofrimentos, que podem sequer vir a existir. No fim das contas, sofrem da mesma maneira ou até mais, pois passarão a enfrentar duas novas brigas, a paixão por alguém, e o medo de amar novamente.

Nunca vi o divórcio como um pecado, e nem entendo aqueles que consideram seu par como uma propriedade ou uma posse. Ninguém é dono de ninguém, e todo aquele que tenta obrigar o parceiro ou parceira a ficar ao seu lado, mesmo quando infeliz, é a pessoa mais egoísta do mundo. Vejo isso como um desvio profundo de caráter e uma atitude doentia. Casamento indissolúvel? Somente enquanto o amor estiver presente. Se ele deixar de existir, somente duas pessoas muito educadas (em todos os sentidos) é que conseguirão manter a relação. E caso o amor e o respeito mútuo deixem de existir, o melhor a fazer é separar ou optar pelo divórcio, para evitar confrontos mais árduos e até a insensatez.

Todo aquele que teme um novo relacionamento, pelo motivo que for, deveria rever seus conceitos. Sei das dificuldades de superar um medo, ainda mais quando a ferida provocada por relacionamentos antigos ainda está aberta, mas também sei o quanto um novo amor ajuda a cauterizar essas feridas. Cicatrizes sempre existirão, claro, mas é mais fácil lidar com elas do que com as feridas latentes. Então, procure orientação psicológica, ou tente se abrir para a vida e para novos relacionamentos. Não é vergonha alguma admitir que precisa de ajuda, ainda mais quando o assunto é amor. E saiba que ninguém, ninguém mesmo, tem o direito de cercear a felicidade de outras pessoas, ainda mais por motivos toscos, doentios e mesquinhos, como o ciúme e a possessão.

IMAGE BY GOOGLE
E amar novamente, além de trazer felicidade, é rejuvenescedor. É muito comum as pessoas dizerem que seus hormônios “enlouqueceram”, que seus corpos começam a reagir mais rapidamente a impulsos que antes sequer eram percebidos, que os dias ficaram mais claros e quentes, mesmo no inverno. Enfim, as pessoas se percebem mais ativas, como se estivessem vivenciando bons tempos passados.

Tão comum ver adultos agindo como adolescentes. Chegam a ser criticados por isso, mas, quer saber? Às favas com o quê as pessoas pensam ou deixam de pensar. Se você está amando, e se sente um adolescente, aja assim mesmo, saia, brinque, passeie, ande de mãos dadas, dê aquele beijo cinematográfico na pessoa amada, em público mesmo. Tem algo de errado nisso? Pense bem antes de responder. Você pode ser tachado de recalcado, e não será culpa minha.

Amar não é pecado, e muito menos é restrito a alguma faixa etária. Amor não vem em dose única, e nem deixa de existir dentro das pessoas. Ele só fica esquecido, ou muitas vezes preso, por medo de se amar novamente.

Ame sim, ardentemente, e jamais tenha medo de demonstrar esse amor, de corresponder o sentimento de quem lhe dá amor. O amor é um sentimento abstrato, mas é físico também, e que me perdoem aqueles que carregam mais pudor do que eu, mas não existe nada melhor do que “fazer amor” com a pessoa amada. O corpo fica leve e o cérebro mais ativo. Lamento por aqueles que se prendem em sentimentos de culpa, medo, ou argumentos religiosos, na intenção de bloquear novos amores. Estes tenderão a se tornarem solitários e mais amargos. Eu quero mais é amar novamente, e amar sempre.

Marcio JR
ILY 

15 comentários:

  1. É, mas um período de "descanso" e reavaliação do próprio comportamento entre um amor e outro é sempre bom, né?

    Um beijo, moço.

    ResponderExcluir
  2. Oie querido amigo.

    Não consigo ler vc sem sorrir, rsss.

    Beijos pra vc e sua lindona Ily.

    ResponderExcluir
  3. Como já ouvi por aí, melhor que um amor só um novo amor, as vezes pode ser velho também nunca se sabe não é mesmo, abração até mais :-)

    ResponderExcluir
  4. Amar é bom. Vem desde o nascimento e prolonga-se por toda a vida.
    Sempre recordamos o nosso amor às pessoas e às coisas que nos ajudaram a crescer.

    Mais tarde vieram as paixões e essas tornam-se mais difíceis de controlar.
    Quantas noites perdidas e quantas caminhadas feitas numa descoberta que nem sabemos explicar porquê.

    As paixões atacam em todas as idades e muitas vezes são inoportunas e caricatas, mas enfim são as cores de certas idades na fase do entardecer....

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Marcio,

    após uma pausa algo forçada, eis-me aqui de volta à saudável prática de te ler. Este teu texto, como não poderia de ser, sintetiza de forma quase didática as múltiplas facetas que pode assumir o sentimento maior entre seres humanos.

    E, me parece, pela maneira de enfocar e de esclarecer certas nuances sentimentais, analisando-as e compreendendo-as com sabedoria, que este texto reflete bem o privilegiado momento que tu passas. Profícuo momento de vida.E que este seja, como diria o poeta, eterno enquanto dure.

    Uma bela crônica, meu amigo, com esse maravilhoso poder de síntese que tens, sem todavia menosprezar a importância de certos pormenores e fatores que configuram os às vezes simples, às vezes complexos, mecanismos das relações sentimentais.

    Renovo aquiminha admiração aos teus escritos, querido Marcio, e te envio e à Ily os meusmelhores votos de muita felicidade e de mútua compreensão, esta, a base de todo bom relacionamento.

    Um forte abraço do seu amigo,

    André

    ResponderExcluir
  6. Amar é...
    Isso aí que você disse.
    Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Marcio Jr.

    "Ahhh! L'amour est beau, comme disent "Le Gambá"
    - L'amour à l'amour"!


    L'aide de Dieu....
    Abraços
    Tattô le parlê Francê.... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Márcio, não consigo entender porque uma pessoa que ama e não é correspondida quer obrigar a pessoa amada ficar ao seu lado. Jamais conseguiria viver ao lado de alguém que não sente o mesmo sentimento que sinto, para mim é uma situação muito constrangedora e ruim. Prefiro viver só. Quando a gente ama de verdade, queremos que a pessoa amada seja feliz. Para mim esse é o verdadeiro amor. Com palavras simples e claras vc disse tudo em seu texto. Felicidadessss... Abrços

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Márcio!
    E quie venha o amor com toda sua loucura e força.
    Infeliz é aquele que nunca amou ou assumiu que amava.
    Parabéns amigo querido!
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  10. Olá Márcio, boa noite! Saudades!
    Que supressa agradável encontrar você por aqui! Tinha lido algum tempo passado seu "triste aviso" sobre sua ausência por tempo indeterminado. Sempre que posso entro aqui para dar uma olhadinha se você postou algum texto novo ou informações sobre um novo blog....
    Fico contente em saber que esta tudo bem com você. Sua ausência tem deixado saudades por aqui!
    Enquanto este seu texto.... Quem sabe não encontra-se aqui uma fonte de inspirações para um futuro (rabisco) poema meu! Amar não é pecado ! Já veio como inspiração o título !
    Uma linda noite para voce!
    Lembranças!
    Ange.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Simpatizei-me bastante com seu blog, principalmente depois que li a descrição do seu perfil. É bem...verdadeiro.
    Ha, o amor é, realmente, inesperado e metamórfico. Eu, por experiência própria, digo.
    Convido-te, humildemente, a visitar o meu blog, e a seguir, caso goste do meu recanto de pensamentos.
    Deixo o link para você.
    Beijos,
    Ana Pontes

    http://asoleneanapontes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Meu querido amigo Márcio,

    Estou em falta com você, já que desde o dia da publicação deste texto, o li, mas não pude comentar naquele momento e só hoje estou voltando aqui. Claro que eu não poderia deixar de comentar a bela reflexão contida nesse tão especial texto.

    É mesmo verdade todas estas facetas pelas quais as pessoas às vezes se distanciam da felicidade, relegando o amor; a idade, o medo, a insegurança, os traumas e a descrença, entre outras razões. Entretanto, tudo não passa de mitos, quando o amor chega e se instala, sem avisar, sem pedir licença e nos surpreende tão positivamente, dá-nos a certeza de que era preciso só abrir uma porta.

    Lindo ver as pessoas renascendo pelo amor e se dedicando a ele. Lindo ver o meu amigo amando e sendo amado e irradiando luz. Desejo toda a felicidade do mundo para você e Ily.

    Um grande abraço, meu estimado amigo.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  13. Bom poder voltar a te ler, amigo Márcio. Ausente por motivos ténicos, retorno a esse seu espaço tão gostoso.
    bração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  14. Márcio, eu que ando totalmente anestesiada ultimamente, fiquei feliz por vocês e com vocês!!!!

    Vocês me trouxeram uma nova esperança.

    Uma beijoca,

    neli

    ResponderExcluir
  15. Ola Marcio,
    Quanto tempo nao passava aqui...
    Palavras envolventes e sabias. Tudo que voce diz neste lindo texto é a pura verdade. O amor nos da asas como se estivessemos renascendo... Mas muitas vezes sao ilusorios quando no passar do tempo sentimos que um deles nao soube continuar, nao soube se alimentar desse amor a cada dia...

    Nao é que estao errando... Acho. Talvez seja somente porque se torna um vicio para muitos desejar sentir o gosto do primeiro encontro.. O sabor da primeira fase do amor que é tao maravilhosa! Sao pessoas que nao conseguem passar para a outras fases, como em um Video Game, rsrs Se conseguissem ao menos experimentar as novas fases saberiam que elas também tem o seu sabor e posso garantir que nao é amargo como muitos dizem e sim iluminado por saber o quanto alguém te da valor, mesmo que o teto caia sobre nos.

    Seu texto é lindo e digno de estar em primeira pagina do google para que todos que o avistar possam ler e acreditar neste amor tentando mudar este modo que tantos agora nao conseguem mais acreditar.

    Te deixo uma enorme boa fortuna pelo amor que voce encontrou e que suas palavras se tornem reais no seu dia a dia!
    Beijos

    ResponderExcluir