quinta-feira, 24 de março de 2011

QUANDO SÓ SE VÊ O QUE SE QUER VER

Image by Google
Antes da crônica, peço desculpas aos amigos pela minha ausência. Por motivos de saúde, fui obrigado a me afastar temporariamente de minha rotina, principalmente dos computadores. Mas, mesmo contra ordens médicas, é complicado manter distância deste vício que se chama “web”.

Ainda ficarei um tempinho de molho, mas, aos poucos, vou retornar aos meus velhos hábitos.

Quero deixar um agradecimento especial para todas as pessoas que me mandaram e-mails durante esse período de afastamento. Com o tempo, responderei a todos eles.

Abraços.

*********
QUANDO SÓ SE VÊ O QUE SE QUER VER



O vídeo acima é importante para a perfeita compreensão da linha de raciocínio desta crônica. Portanto, se você ainda não assistiu, dedique 2:25 minutos. Vale a pena.

Não sou um admirador do boxe ou dos esportes de contato violentos, eu admito, mas, como meu filho é praticante de “Chute Boxe”, passei a ter certo interesse. O fato é que, num dia qualquer, ele me enviou o vídeo que ilustra o texto, e algo me despertou uma centelha de curiosidade.

A produção, muito bem feita, é assinada pela HBO, e conta a trajetória de um personagem que tenta, a todo custo, se tornar um lutador de boxe. É uma história de superação até certo ponto normal, afinal, a resiliência é um dom inerente ao ser humano. Caímos e levantamos, caímos novamente e tornamos a levantar. Várias pessoas passam por isso todos os dias.

No vídeo em questão, existe ainda a referência ao racismo e discriminação social, principalmente na cena em que o personagem está no metrô, e todos os que estão próximos se recusam a sentar ao lado dele. Um fato comum não apenas nos Estados Unidos, mas já bastante clichê nas produções televisivas norte-americanas. Nada, no entanto, que desmereça o esmero no resultado final do vídeo.

Durante o desenrolar das cenas, o personagem arrecada dinheiro de todas as formas para atingir seu objetivo principal, o de frequentar uma academia de boxe. Esmolou, aceitou subempregos, vendeu o pouco que tinha, praticou “luta de rua”, exerceu sua fé, ou seja, se deixou levar pela determinação de superação. E conseguiu.

Você deve estar se perguntando: E O QUE ISSO TEM DE TÃO IMPORTANTE, A PONTO DE VIRAR CRÔNICA?

Eu respondo. Adoro o estudo do comportamento humano, e quando recebi o vídeo, mostrei a um amigo, que adora boxe. Esperava que ele elogiasse a qualidade da produção, ou a determinação do personagem principal, mas não foi bem assim. O que esse amigo comentou me deixou com a pulga atrás da orelha. Mandei o vídeo para mais três pessoas, e ouvi deles a mesma coisa.

Diante de tudo o que eles viram nos 2:25 minutos de duração da gravação, o único fato que eles realmente prestaram atenção foi que, aos 22 segundos, numa mercearia, o personagem “rouba” um sabonete. E o restante? Não valeu de nada?

Definitivamente, o ser humano só enxerga aquilo que quer ver. E diante disso tudo, me pergunto se isso acontece apenas naquilo que é visto na TV, em tom fictício, ou se essas pessoas deixam passar, também, as coisas importantes e reais do dia-a-dia, como as falcatruas, malandragens políticas ou outras encenações ridículas que armam apenas para desviar a atenção do povo.

Por vezes, até penso que alguns, ou muitos, preferem fechar os olhos para tudo o que acontece em seu entorno. Vivem assim, sem se preocupar com nada. No entanto, vez ou outra, reclamam de tudo sem ter o mínimo cuidado se sabem do que estão falando ou não... e haja paciência para aguentá-los.

MarcioJR

12 comentários:

  1. Bom dia
    Gostei da linha de raciocínio e penso que ela é habilmente explorada pelos nossos políticos.
    Conseguem cansar-nos de coisas sem importância para não vermos as coisas que devem ser vistas e que são realmente importantes.
    Na nossa vida do dia a dia também existem pessoas que só vêem aquilo que é mais colorido ou que faz mais gritaria, barulho, e se esquecem de tantas outras coisas importantes.

    ResponderExcluir
  2. BASTANTE AGRADÁVEL ESTA REFLEXÃO, MÁRCIO, DO PONTO DE VISTA DAQUILO QUE GOSTO DE OBSERVAR NO COTIDIANO SOCIAL. ACHO QUE É EXATAMENTE ESTA A QUESTÃO QUE GUIA COMPORTAMENTOS: O TAMANHO DO MUNDO PARA CADA UM É A LEITURA QUE SE TEM DELE. DAÍ SE ESTABELECEM OPINIÕES E JULGAMENTOS. QUANTO MAIS AMPLIADOS FOREM OS HORIZONTES, MAIOR A TENDÊNCIA A SE AMPLIAREM OS JULGAMENTOS, DEIXANDO ASSIM MENORES ESPAÇOS PARA GENERALIZAÇÕES A UMA PRIMEIRA VISTA. É TRISTE SABER QUE ISSO ACONTECE COM UM SEMI ANALFABETO E COM UM LETRADO QUASE NA MESMA PROPORÇÃO, APESAR DAS APARÊNCIAS E CIRCUNSTÂNCIAS INDICAREM O CONTRÁRIO. ABRAÇÃO, MEU AMIGO E ESTOU AQUI TORCENDO PELA SUA RÁPIDA RECUPARAÇÃO A FIM DE PODERMOS CONTINUAR CONTANDO COM SUAS VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Realmente essa situação,chega a ser intolerável
    Uma vez vi uma notícia na tv de uma mulher que
    foi presa por ter roubado um pote de manteiga
    em um supermercado.Na delegacia ela disse que
    já à muitos dias o filho estava comendo pão
    puro e velho,mas o delegado disse que ela
    roubou e ele não podia fazer nada ela teria
    que permanecer lá.É muito dificil.
    Abraços e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  4. A zona de conforto aprisiona, sim.

    Um beijo, fica bem.

    ResponderExcluir
  5. hahaaaaaaaaa.. meu querido,
    que bom que tenha voltado, mesmo assim aos poucos... e que seja aos pouquinhos pra se recuperar bem e termos sua presença por inteira rsrs

    Aqui nao abriu o vídeo, mas pra registrar: Cada um faz do lugar onde está, seu inferno ou paraíso.

    meu beijo querido, meu! Muahhh!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Marcio... saúdo em vê-lo dinovotrávêis.. rss
    Sei bem do que se trata quando se diz.... Tô voltando mesmo que devagar!
    Ô!! Hómi, tu nem foi ver a "menage" quêu fazi procê lá no Help do Tatto... Vai lá dispois... OK

    Ó... Quanto ao video sou franco em dizer... Que dependendo da ótica e dos que rodeiam o envolvido SEMPRE ( Já vi cão sendo sacrificado por proteger o dono )Não importa o quanto se cuida, se doa, se sacrifica e ao menor deslize de um grito ou ação marcante.... Vem abaixo toda uma ideologia ou idoneidade "Mas nunca vi se construir ídolos em alicerces de mentiras" O fato do furto do sabão ou não nesta ficção ao menos não prenuncia que a Glória de uma vitória não seja merecida!

    Deussssskiajude " Estimo Melhoras "
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Enquanto tem os que reclamam de barriga cheia, há os que tentam desesperadamente achar uma saída no fim do túnel.
    Um belo exemplo para acordarmos e tomarmos atitude
    ao invés de assistirmos tudo passivamente.
    Parabéns amigo mais uma vez e obrigado pela força e carinho.
    abração

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcio...

    Desejo que se recupere e volte logo para esse lado de cá....vc faz muita falta!!!

    Saudades.....

    Fique com DEUS!

    meu carinho!

    Zil

    ResponderExcluir
  9. Márcio,amigo, boa noite! Que prazer encontrar seu comentário lá na minha página! E o prazer maior é saber que você está voltando as suas atividades usuais.
    Muitas vezes entrei aqui para ver se encontrava algumas notícias suas. Eu não sabia que andavas doente! Como podes ver deixei no seu último texto (perdição) várias mensagens reclamando esta sua ausência!
    Vendo o fato que anterior esta sua ausência o último texto por você postado foi (perdição) um texto de contexto muito apaixonante, pensei então que você talvez estivesse se "enroscado" nesta perdição e esquecido todos nós!
    Que bom que estás de volta! Senti saudades das suas sempre muito bem fundadas e amigáveis palavras!
    Uma linda noite para você! Saudades...

    Ange.

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcio
    Saudade do "Abismo das Vaidades"
    encontrei voce lá na Sam e vim correndo te abraçar , também estive fora no verão.
    Sua sáude vai se restabelecer totalmente e te teremos inteiro aqui ,ok?
    só que nao pode desobedecer o médico, claro!
    Gostei do texto ,importante destacar a luta dos pequenos Davis contra os gigantes Golias!
    todos temos nossas batalhas particulares , nao podemos deixar que nos sufoque.

    grande abraço boas vindas!

    ResponderExcluir
  11. Que bom ter vc de volta
    Saudades imensas

    Kda um sabe o que faz!!tornando vida ou morte todos os seus momentos

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Márcio, pensei que você tivesse morrido de amor...rs. Mas que bom saber que está melhor de saúde! Sentimos bastante a sua falta. Continue se cuidando, hein?
    Achei curioso o seu texto. Que triste tendência a nossa de ver primeiro o lado, digamos, mais feio das coisas, né? O que nos falta, muitas vezes, é a sensibilidade para perceber a luta do outro, o seu esforço para atingir seus objetivos, mesmo que isso o faça, às vezes, "pisar na bola". Um texto reflexivo, amigo, como tantos outros seus. Abraço de saudade.

    ResponderExcluir