sexta-feira, 25 de março de 2011

A AMANTE DO FINADO

image by Google

A capela mortuária estava lotada. Pessoas de todos os tipos estavam ali, prestando a última homenagem àquele homem. Tudo transcorria na mais pura normalidade, até que, do nada, apareceu uma certa mulher, apressada e arrastando três crianças pelas mãos. Era uma mulher comum, bela, e vestida de forma simples. As crianças, duas meninas e um menino, aparentavam ter entre seis e dez anos, e a menina maior parecia um tanto inquieta, e puxava insistentemente a mão daquela mulher. E acabaram parando bem próximas ao caixão, que já se encontrava fechado e na iminência de sair para seu destino final.

--Quem é a sirigaita, a tal esposa desse defunto safado? --a mulher perguntou em tom alto e chamando a atenção de todos.

Num canto, outra mulher levantou a cabeça e ficou apenas observando, quieta. Seus olhos se encheram de dúvidas, até que suas pernas a levaram até aquela outra, que parecia ter a única intenção de armar a maior confusão.

image by Google
--Você deve ser a esposa desse pilantra, não é? --a mulher invasora continuou, sem dar a chance da outra argumentar algo. --Pois saiba que esse safado, depois de te alisar em casa, saia por aí, pegando tudo que era “periguéti”. Vivia nos bordéis. Olha aqui o que ele me deixou. Três filhos. E agora? Você está aí, com tudo o que ele deixou... e eu? Como fico?

--Olha, eu não te conheço. --a viúva argumentou, mostrando descontentamento. --Meu finado marido era um homem bom, voltado para a filantropia e...

--Filantro... o quê? --a invasora ficou ainda mais indignada. --Esse borra-botas era um depravado. Quando estava sem dinheiro, até com travesti se envolvia. E sabe-se lá o que mais ele aprontava.

O murmúrio que havia se formado no local, cessou imediatamente. A viúva, ao ouvir aquilo, estremeceu. As pernas bambearam, e somente não foi ao chão porque um de seus filhos a amparou.

A filha mais velha da mulher invasora tentou chama-la novamente, mas não recebeu atenção. A mulher estava transtornada, e durante quinze minutos falou o que pode, sem ser interrompida por ninguém.

--E todos vocês aqui, prestem atenção. Ele xingava todo mundo, dizendo que nenhum dos parentes ou amigos prestava. Falou várias vezes que se vocês morressem, ele não se importaria. Vocês não passavam de lixo para ele.

Todos ficaram pasmos e começaram a sair do local. A viúva, cabisbaixa, se enroscou ao braço do filho e também se retirou. Em poucos minutos, restavam naquele ambiente apenas o defunto, a invasora e as crianças. E a filha mais velha continuava cutucando a mãe.

--O que foi, menina? Por que você continua me cutucando assim? Não tá vendo que eu to nervosa?

--Mas, mamãe... lá na portaria, falaram que o papai estava na capela 5, mas a placa ali fora diz que essa capela aqui é a número 3.

--Cáspita! --a mulher praguejou, olhando para aquele caixão fechado. --Até depois de morto, aquele peste do Aderbal me arruma confusão. É por isso que eu sempre falo: homem nenhum presta, nem depois de morto.

MarcioJR

20 comentários:

  1. EX-CE-LEN-TE!!!! morrendo de rir com tua história, meu caro Marcio, tão magistralmente descrita.

    Uma história absolutamente plausível, por sinal. Fiquei pensando, em um caso assim, mesmo que o êrro da mulher invasora se reconheça mais tarde e que se esclareça que tudo não passou de um malentendido da parte dela, tenho certeza que na cabeça de muitos da família iria ficar resíduos de incerteza. Sobrariam muitos "nunca se sabe" por aqui e ali, certamente.

    Meu amigo, fico imensamente feliz em saber que você voltou com a mesma verve de sempre, com esse talento ímpar que tem para a narrativa e a crônica e, não posso esquecer, para a poesia também. Desconhecia que vc estava ausente por razões de saúde, amigo. Espero, todavia, que não seja nada lá de muito grave, e lhe deixo aqui os meus mais sinceros votos de boas melhoras.

    Um grande abraço, Marcio, bom fim de semana, e parabéns pela bela história que nos contou.

    André

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Que confusão!!!
    Por isso se deve ter bem certeza das coisas.
    Um ato destes,fere muitas pessoas e fere feio.
    Maninho, como é bom te ter de volta.
    Não sabes como teus textos é maravilhoso para refletir.
    Te deixo um beijo com carinho e admiração.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Tásquêupariusss... rsrs

    Por isso que vou deixar um pedido de cremação instantânea sem presença de velantes...kkkkkkkk

    Deussssssssssszulivre mêu... que baixaria!!! kkk
    Valeu Marcio, vortô apimentado né amigo...
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Gente, que louca essa mulher.
    Adorei isso.

    Beijo, Márcio, saudade de vir aqui.

    ResponderExcluir
  5. Aaahhh! Que saudades de você, meu poeta! Não pode sumir desse jeito...rs! Confusão pouca é bobagem, né? Adorei sua crônica! Você faz falta, querido amigo, e torço para que você volte de vez logo! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. misericórdia que onda rsss , e o pior é que acontecesse mesmo...muito boa sua crônica beijo Marcio e obrigad pela visita e carinho.Um fds de muita paz

    ResponderExcluir
  7. Iupiiiiiiiii! Márcio. você voltou? Estou lhe escrevendo pela terceira vez espero que consiga publicar, não vou me estender como as outras duas vezes, pois acho melhor fazer um teste. Adoooooorei a sua visita como é bom reencontrá-lo. Abraços Poéticos desta piracicabana. Vou testar espero que este comentário chegue com sucesso e olha que nem cvou contar sobre os velórios que contei nos outros. Lá vai!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, jesussssss toma conta!

    Aiiiiiiii Moço! Que confusão que foi e quantas gargalhadas me rendeu!

    Por isso aconselho estar bem sóbrio e atento quando fizer certas coissitas.... hehe

    Beijosssss, querido meu!

    ResponderExcluir
  9. Que bafafá!!!rsrsr Muito engraçado.Tu és demais!Adorei! abraços,lçindo fds!chica

    ResponderExcluir
  10. Morreu o homem, talvez de morte natural, mas sua boa reputação foi assassinada brutalmente...que pecado!

    Rs

    Um beijo, moço.

    ResponderExcluir
  11. *•¨* ♥¨• ♥¨* •¨ ♥* ¨•¨♥¨•* ¨♥¨*.¨♥¨.*¨. ♥¨*
    Vim desejar um fim de semana de bençãos.

    Filipenses, 4:6 - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

    Deixo um abraço de paz e alegria.
    *•¨* ♥¨• ♥¨* •¨ ♥* ¨•¨♥¨•* ¨♥¨*.¨♥¨.*¨. ♥¨*

    ResponderExcluir
  12. Vim para certificar que o comentário foi publicado e resolvi publicar o meu comentário lá no Agenda Cultural Piracicabana: "Iupiiiiiiii! Você voltou! Que bom receber um comentário tão valioso e balizado como o seu, além de sincero e repleto de verdades, meu grande amigo e poeta Márcio. Obrigada pelas palavras tão repletas de entusiasmo. Valeu! Ana Marly de oliveira Jacobino Um abraço poético aqui dsta Piracicabana

    ResponderExcluir
  13. Ola Marcio, é profundo seu pensamento, a sua expressão é simplesmente maravilhosa, parabens poeta.

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkk!
    o que a falta de comunicação e atenção não faz!
    hilário!
    paarabéns Márcio!
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Sem preconceito com a expressão: isso não é um barraco, é um cortiço inteiro. hahahaha! Que mico, meu amigo! Nem tem como consertar uma cena dessas. Foi para o ar sem ensaio nem cenário adequado. hahahah! Muito boa, Márcio. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkk

    Eita ... eita ... eita
    Que confusão aiai

    Beijos Marcio
    Ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcio....

    Adorando suas visitas...obrigada!

    Ri muitOOOOOO....KKKKKKKK!

    Hilário!!!!!

    Amo piadas....

    bjo querido amigo!

    Zil

    ResponderExcluir
  18. Márcio, a condução de suas narrativas são simplesmente admiráveis. A leitura flui agradavelmente.

    Que baita confusão se armou por conta falta de atenção e de escrúpulos da amante do defunto. Entre o hilário e a seriedade fica a questão, ficção e realidade muito plausível de acontecer.

    Excelente texto, amigo.
    um abraço,
    Celêdian

    ResponderExcluir
  19. Coitado do finado! Tomara que essa barraqueira tropece e caia numa cova com bem mais de sete palmos...rsrs. Mesmo dodói você faz a gente rir, né, menino? Beijo no coração.

    ResponderExcluir