image by Google |
A fofoca não anda muito longe da mentira. A diferença é que a mentira já floresce baseada em inverdades, enquanto que a fofoca se inspira em algum fato corriqueiro e ganha novos aspectos ou elementos na medida em que passa de pessoa por pessoa. É impressionante como cada um que recebe aquela informação a repassa sempre com algum ponto a mais. E o que nasceu como uma mera letra “a”, em pouco tempo se transforma em um “alfabeto” inteiro. É engraçado observar a disseminação desses boatos, principalmente porque sempre que se conta um mexerico para alguém, se pede segredo naquela informação. E essa palavra, segredo, parece ser o gatilho que detona a explosividade do boato. Em questão de horas, todos sabem daquilo, inclusive a própria vítima em questão. E não é difícil encontrar fofoqueiros que, perdidos na imensidão em que isso se transforma, acabam contando para a própria pessoa que deu origem a boataria. Detalhe: ainda pedem que aquilo não vá adiante.
Mas quero fazer justiça aqui. Dizem que a mulher é a maior fofoqueira. Ledo engano. Muitos homens são verdadeiras “lavadeiras”, daqueles que ao ouvirem qualquer coisa, mesmo sabendo que pode não ser verdade, sentem o maior prazer em sair contando mundo afora o que ouviram. Conheço alguns que chegam a roer os cotovelos, motivados pela raiva, ao não conseguirem arrancar de alguém algum boato. Quer deixá-los com comichão? Simples. Coloque-os próximos a pessoas que estejam falando em tom de voz baixo, cochichando, e não os deixe chegarem próximos desse grupo. Em pouco tempo, eles irão beirar a aflição. E na hora de espalhar um boato então? A mulher, nesse ponto, é discreta, pois prefere fofocar em foro particular. Já o homem, esse se esparrama, conta para todo um grupo, e se possível, coloca até na internet. Mas ambos, tanto o homem quanto a mulher, se descobertos, sempre têm o desplante de negar, e o fazem com uma veemência irritante.
Em tempos passados, uns dez anos, ocorreu um caso que ficou conhecido em toda a minha região, e que, inclusive, deu origem a esta crônica. Um amigo, hoje muito bem casado (terceiro casamento), e que tinha o singelo apelido de “bico doce”, foi envolvido numa rede de fofocas que quase o fez mudar de cidade, pela vergonha que passou. Omitirei o nome do coitado do Régis por motivos óbvios.
image by Google |
Conta a história que o “bico doce”, além de beber além da conta, não desprezava nem respeitava mulher alguma. Numa determinada noite, enganou a pobre da namorada e saiu com os amigos e, lá pelo meio da festa, se enroscou com uma loira alta e simplesmente desapareceu. Dois dias depois, reapareceu e comentou com um dos amigos de seu grupo por onde andou e o que esteve fazendo. Como a história toda poderia compromete-lo, quase suplicou sigilo naquilo tudo. E foi o que bastou para que o fato virasse a maior "bomba" de todos os tempos na região. Em questão de horas, todo o bairro já sabia do ocorrido, e com detalhes que sequer o “bico doce” conhecia. A coisa se espalhou de tal jeito, que até o padre, ao receber o “bico doce” para a confissão, saiu dizendo:
--Tá, pula essa parte, porque eu já sei da história.
--Tá, pula essa parte, porque eu já sei da história.
Injuriado com tudo aquilo, o pobre do “bico doce” procurou pelo amigo a quem contara a história, com a intenção de tirar satisfações.
--É dessa forma que você mostra sua amizade por mim? --questionou o irritado “bico doce”.
--Mas o que foi que eu fiz? --retrucou o outro, com a maior cara-de-pau. –Só contei para mais uma pessoa.
--Tá, eu sei. Mas precisava contar todos os detalhes, inclusive que eu me enganei e saí com um travesti?
Pois é. Algumas coisas, não se conta nem para o melhor amigo. E se você quer segredo em algo, guarde o fato unicamente para você, não é mesmo, Bico Doce?
Marcio JR
MEU AMIGO MaRCIO....lendo este seu post,fico de bobeira lembrando de "figuras" das quais fui vítima, homens ,daqueles que os olhos brilham de prazer por fofocar,por fazer intriga.Como diria nosso filósofo Xipan: DEUSKIAJUDE.Perfeito o artigo.os homens são piores neste aspecto.Livrai-nos rs
ResponderExcluirbeijo e um otimo dia!
rsssssss...adorei o "Omitirei o nome do coitado do Régis por motivos óbvios.",rsrsr...
ResponderExcluirTem gente que como vampiros, se alimentam de fofocas...Pena! nem sequer lembram de olhar para seus rabos,né?
Mas que é fogo é!!! abraços,linda crônica...chica
Fofocar faz parte da humanidade desde sempre....
ResponderExcluirExistem os descarados e os implícitos, em qual vc se encaixa!? =0 Rsrsrs! Agora com certeza o homem é bem pior, terrível, pq ele não só aumenta uma letra, ele cria trechos enormes com uma criatividade absurda...
Bjos!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNão se podia esperar outra coisa de uma pessoa que atende pelo apelido de "Bico doce" ...
Crônica excelente e divertida, querido.
Adoro te ler.bjs
Marcio amigo véi.....
ResponderExcluirCoitado do régis meRmo... senti na pele o ocorrido.
- Certo dia maiomeno na meRma época do acontecimento com o "bico doce", Eu aqui estava em minha frôresta bem despreocupado e eis que derepente uma "coxada" feis com que um "peidim baruiênto" se esvaisse di EU....
O pior que foi perto de nada mais nada menos que Anésio Lingua Sorta....
Resumindo...
- Quando cheguei em casa depois de nada mais que 15 minutos do ocorrido... O porteiro da minha arvore se encontrava abanando uma cueca samba canção branca e limpinha dizendo em fortes brados... "- Xipan, vai lavar a bunda que a cueca limpa eu empresto!".... Putzzzz que Réiva........ rsss
Mas é fato! Quando o homem dá de ser fofoqueiro ele é simplesmente o “The Best”... Eu só sortei um PUMzinho e do outro lado da froresta chegou a fofoca de que eu havia cagado... Ta Loco Meu !!!!! AVACAGÁ... kkkkkkkkkkk
Deussssssskiajude
Abraços
Tatto
Ei Márcio,
ResponderExcluirTudo bem com você? Espero que tenha tido uma excelente páscoa.
Sobre a fofoca, acho que no geral todos contam ou em alguma circunstância da vida irão contar, o problema são aquelas pessoaas em que não se pode confiar porque estão sempre contando algo da vida alheia.
Gosto muito de uma frase que diz: "os sábios discutem ideias, os tolos discutem sobre pessoas", só não me lembro a autoria no momento, rs...
Beijão
Muito bom!
ResponderExcluirAdorei.
A fofoca é coisa séria...
Af!
Abraço.
Oi maninho, desculpa a demora, mas hoje o dia estáva complicado, ando cheia de provas e trabalhos que canseria boa Aff! rsrsr..
ResponderExcluirMas esse teu texto está muito dez viu?Sei lá, há pessoas que não perdem uma chance de entrigas né? Bom mas para estes eu não dou caso e sim descaso.
Você escreveu de um jeito muito bacana.
Um beijo Marcio.
Com carinho.
Fernanda
Oi Marcio...
ResponderExcluirdesejo que tudo esteja bem com vc...
amei seu post!!!!
pois é assim mesmo que funciona a industria da fofoca....
boa semana!!!!
meu carinho...sempre!
Zil
Muito legal essa preocupação em nao discriminar as diferenças... gostei do nome do seu blog. Primeira vez aqui.
ResponderExcluirO "bico doce" devia ter esse apelido por várias razões, fazendo fofoca e se "enganando" em sair com um gay? Lol!
Márcio
ResponderExcluirmuito divertido...
Mas ainda acho que a mulher é campeã da fofoca...enquanto o homem gosta mesmo é de contar vantagem...rsrs
beijocas
Loisane
kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMarcio muita cara de pau sua dizer o nome do bico doce rssss que coisa!!! E Xipan tinha ainda que repeti, não guento vcs dois.rsssss
E devo te dizer que homem é pior na fofoca, muito, muito mais perigoso e maldoso desulivre.
Ta aí acho que vcs são em campeões em tudo até em contar vantagem como disse Loisaine rsss, ixeeeee, tá feia a coisa pro lado de vcs.
beijos sem ser fofoca, ouvi dizer que um tal de Xipan vai dar entrevista, eita tá xique ele neh rsss e outra ainda, dizem que tem uma tal de Dja que adora vc, só que acho que isso é verdade rss.
Abraços de ursa bem pertadinho moço e se cuida.
Carinho sempre.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarcio, aprendi algumas coisas com essa tua excelente crônica ("lavadeiras", por ex) e morri de rir com o teu fino e inteligente humor – Omitirei o nome do coitado do Régis (Carvalho? Almeida? ou foi o Machado? *rs) por motivos óbvios. E, no final, concordei com a sua idéia, realmente, a fofoca é universal ou, como se dizia nos anos 70, unissex! (aargh!)
ResponderExcluirConheci mulheres na internet com quem eu tentava criar uma fofoquinha com elas, só para ver o que dava, mas elas se saíram sempre muito diplomaticamente, ou melhor, da forma mais digna possível, e sempre evitaram entrar no mérito das coisas (todas inventadas) que eu lhes propunha de comentar.
Em compensação, com uns dois ou três amigos que falei "algo que não devia", não deu outra: no dia seguinte, "o algo" estava lá nos blogs deles! *rs rs
Como disse, Marcio, excelente crônica, plena dessa verve bem-humorada que é tua marca de estilo, meu caro amigo, é realmente um momento de inefável deleite vir aqui e haurir de seus magníficos textos. Decididamente!
Um forte abraço, querido amigo, muita saúde e criação para ti.
André
Boa tarde amigo!
ResponderExcluirFofoca é que nem praga em planta, espalha rápido e só traz destruição.
Esse bico doce,azedou-se e lascou-se,hehehe.
Ao mesmo tempo sério o tema mas abordado de forma muito divertida!
abraços
Adorei o blog criativo dinâmico e lindo estou seguindo e sempre estarei aquia te ler e comentar bjos de boa noite!
ResponderExcluirFofoca...Quem já não fez? Muitas vezes até sem querer comentamos alguma coisa com pessoas erradas e pronto... O fuxico está plantado e as sementes se espalham mundo a fora. Veja bem, na sua crônica você colocou um veneno, tipo armadilha, quando citou o nome do "Bico doce", essa é às vezes o tipo de fofoca malvada e intencional...Ahahah, que se for um "língua de trapo" a ouvi-la, vai espalhar e nem vai lembrar quem contou...
ResponderExcluirSua criatividade trabalhou muito bem sua inspiração e nos deu um texto com ritmo,alegre, interessante e real.
Olá, Márcio!
ResponderExcluirMais um texto divertido e bem humorado, mas que na verdade é assunto sério, ou pelo menos para ser levado a sério, pois a tal da fofoca costuma tomar rumos imprevisíveis e causar danos irreparáveis.
Ahh...até que enfim alguém concorda comigo...rsrs...eu sempre achei que homens são mais fofoqueiros que as mulheres. Pior, fofoca de homem em geral até ganha credibilidade, como se fosse verdade irrefutável e de mulheres nem tanto, por causa da fama que já levamos de graça..rssr
Gostei da sua observação e da sua teoria sobre a proximidade dos sentidos da mentira e fofoca e também da diferença entre os aspectos de abordagem femininos (particulares) e masculinos (grupos).
Agora, vou te contar uma coisinha, só entre nós quatro rsrs(eu e você, você e eu), mas jura que não conta para ninguém? Adoro seus textos, Márcio e passar por aqui é satisfação garantida.
Um abraço, meu amigo.
Celêdian
Ahahahahaha. Eu amei passear por aqui... Tenha um lindo domingo! Beijo da nuvem sem net (risos)
ResponderExcluir