quinta-feira, 13 de março de 2014

É AO CONTRÁRIO






Nem sempre um “É” ao contrário é somente uma letra do avesso. Por vezes, um “É” ao contrário pode ser um “NÃO”.

A antecipação inconteste veio juntamente com a subversiva voz rouca e demente do peito.

―“É”! ―disse o peito, todo esfarrapado das quedas e derrotas. ―Eu não sei o peso do chão, mas ele sabe o meu, por certo. E sabe também da cor do meu sangue. Sabe da dureza de meus gemidos sempre que esfolo junto com a boca. “É”! O chão é duro, e estou cansado dele.

O pior não é o gosto salgado do suor. O pior é sentir o suor amargar com o salgado da lágrima. Azeda-se tudo. E não, não farei salada com os pepinos da vida, pois cansei de mastigar coisas insossas. Quero é beber vinho do bom.

―“É”! ―tornou o peito. ―A verdade é que apenas querer não basta. O avesso da letra é o inverso da palavra.

Acho que estou dormindo, e sonhando. Mas nem em meus sonhos me deixam quieto? Que quer então? A decisão não basta?

―“É”! ―aquele chato do peito falou novamente. ―Não, não basta. Decisão sem ação, é como reação cheia de omissão. É preciso determinação.

Cara irritante. E justo nessa hora? No instante em que sonho com meu bem querer, e em cenas censuráveis para olhos que não acatam lá muito bem a obscenidade de meus devaneios.

―“É”! ―lá vem o peito de novo, e vou dar uma porrada nele logo, logo. ­―Torça para ter uma única letra do avesso, pois se outras vierem, sabe-se lá quanto mais de mal agouro tua vida vai abraçar.

Desaparece do meu sonho. Me deixa quieto. Amanhã eu expurgo a dor, e tomo chá de compromisso. Mas agora, da pra dormir junto com teu dono? Eu, no caso!

―“É”! ―falou, e aquietou-se.

Ei, peito! Volta aqui, pra gente conversar mais um pouco. Perdi o sono.

É! Esse chato tá certo. Mas, com tanta coisa nesse mundo pra ilustrar meu sono, por que cargas d’água eu tenho que sonhar justamente com um “É” ao contrário?


Marcio Rutes



não copie sem autorização, mesmo dando os devidos créditos.
SEJA EDUCADO (A). SOLICITE AUTORIZAÇÃO.